De olho na escola

É assim que todos os pais têm que ficar sempre que tiverem os filhos em idade escolar. Eu sei que é difícil saber se a escola que seu filho estuda é realmente bem qualificada e oferece ensino de qualidade.

Muitas vezes os pais não dispõem de meios para realizar esta avaliação e quando constata que a escola está deixando a desejar, o filho já foi prejudicado por ela.

O Ministério da Educação através do Ideb que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e principal medidor da qualidade de ensino brasileiro apresenta, de dois em dois anos, a relação das escolas públicas qualificadas através de notas que vão de 0 a 10. É justamente através destes resultados que são estabelecidas metas de melhorias.

Ocorre que a apresentação destes dados é feita através de planilhas completamente complexas dificultando o entendimento e o acesso de pessoas leigas. Porém, agora o Movimento Educar para Crescer, que é uma iniciativa do Grupo Abril, está lançando a ferramenta “De Olho na Escola

Esta ferramenta coloca ao alcance de todos nós, de forma simples e prática, os dados do Ideb sobre qualquer escola pública de todo o país. Acessando o “De Olho na Escola” você é orientado por uma professora virtual sobre o que é o Ideb além de ter um passo-a-passo indicando como fazer para acessar os dados da escola ou das escolas que você quer se informar.

É importante que o professor também se mantenha informado sobre a nota que a escola em que trabalha obteve, o qual também poderá comparar o desempenho das escolas da sua região bem como acessar o ranking das 10 melhores instituições e suas metas estabelecidas.

Tomar contato com todos estes dados abre caminho para que os pais e professores, no caso da escola estar muito abaixo do desempenho esperado, tomem medidas para que encontrem as deficiências e dificuldades para que venham a alcançar melhores resultados.

A parceria pais/escola é fundamental para a melhoria do ensino no nosso país.

Este artigo foi inicialmente publicado no site Mãe com Filhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *