Organizando a Semana Pedagógica

Veja as postagens anteriores:

Semana Pedagógica – 2008

Semana Pedagógica – 2008 continuação

Semana Pedagógica – 2009

Semana pedagógica: o que não pode faltar

Fonte: Nova Escola

Organização

Se é verdade que um bom planejamento evita problemas posteriores, certamente a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) – o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar.

Antes de produzir esta reportagem, perguntamos a diretores e coordenadores pedagógicos, em nosso site, quais as principais dúvidas em relação à semana de planejamento. Recebemos 45 mensagens, questionando desde como organizar os encontros (e quem deve participar deles) até incertezas sobre os temas a debater. Para ajudar esses e outros leitores, sugerimos um cronograma para cinco dias de planejamento, com indicações sobre o que fazer em cada um deles e ideias práticas para conduzir os trabalhos.

A semana pedagógica, nunca é demais lembrar, não se restringe a esse período – pelo menos para os gestores. Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, professora de Didática, Currículo e Avaliação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), afirma que o diretor deve planejar com antecedência, executar a agenda definida e acompanhar os resultados durante o ano. A preparação prévia está reunida no quadro abaixo, e as dicas para garantir um bom acompanhamento dos resultados, no último quadro desta reportagem. O planejamento da semana em si ocupa as próximas páginas.

Uma regra geral é começar o encontro pela discussão dos grandes temas e depois partir para os desafios específicos. Para o presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Barbosa de Camargo, a melhor maneira de fazer isso é preparar bons diagnósticos. “As decisões essenciais decorrem da reflexão sobre os rumos que a escola quer percorrer”, diz.

O cronograma apresentado a seguir é apenas uma sugestão para ajudar você no planejamento da semana. Dependendo do tamanho da sua equipe docente e da escola, faça as adequações necessárias.

E um excelente planejamento para sua escola!

Primeiras providências

Reúna a equipe gestora alguns dias antes para preparar a semana. Algumas ações devem ser realizadas:

- Montagem do calendário da escola
Com base na programação oficial da Secretaria de Educação (em que constam feriados, recessos e eventos de rede), planeje o calendário da escola, reservando datas para reuniões periódicas, como as de pais, do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres. Eleja alguns dias para eleição dos representantes de classe, feiras de Ciências e de livros, confraternizações e festas ou outro evento que a escola costume realizar. Peça ao coordenador para sugerir dias e horários para o trabalho pedagógico coletivo (geral, por área e por série).

- Consolidação dos dados da escola
Faça uma tabela com os principais dados da escola – número de matrículas iniciais e finais e as taxas de aprovação, repetência e distorção idade-série (leia mais na reportagem sobre dados da escola) -, os resultados de avaliações e planilhas de aprendizagens dos alunos.

- Planejamento do tempo
Monte um cronograma da semana pedagógica baseado na quantidade de dias que a escola dispõe para o encontro.

- Organização do espaço
Calcule quantos grupos de trabalho serão formados durante os encontros e combine com o pessoal da limpeza para que os espaços estejam limpos e organizados. Exponha as produções de alunos e professores em corredores e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado pelos alunos.

- Previsão de alimentação
Como receber a equipe? Com um café da manhã de boas-vindas? Então é preciso contar com a presença das merendeiras no local e preparar um espaço para essa recepção. Se a equipe vai se reunir por alguns dias, planeje os momentos em que ocorrerão as pausas e o almoço e o que será servido. Peça que as merendeiras organizem o cardápio e façam as compras necessárias.

Evite!

Não perca tempo com dinâmicas de grupo e leituras de texto de “motivação” – práticas que não levam à melhoria da aprendizagem. A maneira mais eficaz de estimular a equipe é garantir um bom ambiente de trabalho e compartilhar metas.

PRIMEIRO DIANova Escola


Manhã: Recepção e apresentação

Este é o momento de dar as boas-vindas a todos e acolher os novos professores e funcionários de apoio.

Proposta de reunião
Peça aos participantes que se apresentem, contando rapidamente em que área trabalham e um pouco do histórico profissional. Em seguida, fale sobre o perfil da comunidade e das famílias atendidas. Com base no regimento da escola, explique como são combinadas as regras e como funciona a divulgação de informações administrativas. Fale um pouco da rotina da escola. Compartilhe também os novos materiais e equipamentos adquiridos e, caso tenha havido alguma reforma ou construção, convide o grupo para uma visita ao local. Divulgue a programação da semana pedagógica para que a equipe saiba de quais reuniões participarão e os assuntos que serão abordados. Assim, todos podem se preparar. Separe um tempo para esclarecer dúvidas.

Convide a equipe gestora, os professores e os funcionários dos serviços de apoio para estar presentes o dia todo, reunidos em um grupo único.

Providenciar…

– Crachá se houver muitos novatos.
– Um espaço adequado para todos os participantes e o material necessário (cartazes, data show ou retroprojetor, microfone, giz, papel e caneta).
– Cópias do PPP.
– Planilhas com os dados da escola.
– As metas da rede, que devem estar contempladas nas da escola.

Tarde: Análise dos resultados da escola

Com todos inteirados do funcionamento da escola, é hora de refletir sobre as metas da unidade e os passos que precisam ser dados durante o ano para atingi-las.

Proposta de reunião
Inicie uma discussão com base no PPP e nos dados da escola do ano anterior, tanto os revelados pelos diagnósticos internos como os de avaliações externas, como Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb). Depois de expor os números, levante questões que levem à reflexão: qual é o quadro atual da escola? Aonde queremos chegar e como fazer para ir da atual realidade à meta desejada? O envolvimento de todos nesse debate é essencial. Esclareça que até as funções administrativas têm papel educador.

A discussão do PPP na EE Arnaldo Guassieri

Em 2007, quando Catia de Freitas Oliveira assumiu a direção da EE Arnaldo Guassieri, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, ela traçou um perfil dos alunos com base em diagnósticos e questionários respondidos por eles e pelos pais. Na semana pedagógica, ela expôs o resultado desse estudo e perguntou aos educadores que tipo de alunos eles gostariam de formar. A resposta foi: pessoas críticas, participativas e competentes. O grupo resolveu então implantar um grêmio estudantil e adequar o currículo à matriz estadual. “Antes, os professores entendiam que produção de texto, leitura e oralidade estavam implícitos nas atividades de escrita. Passamos a ter um tempo específico para cada uma das habilidades citadas na matriz curricular”, conta a diretora.

SEGUNDO DIA – Nova Escola

Manhã : Organização de agendas

Use o segundo dia para apresentar o calendário escolar e definir a grade horária das salas, que já foi previamente elaborada com o coordenador.

Proposta de reunião
Entregue uma cópia do calendário à equipe e explique os itens marcados. Caso surjam propostas de mudança, cabe avaliar as alterações. No caso da grade horária das turmas, peça que cada um analise se sua área terá um bom funcionamento diante da programação sugerida. As merendeiras, por exemplo, conseguirão providenciar a merenda nos intervalos escalonados? E o pessoal da limpeza dá conta de preparar o laboratório para as aulas de Química se elas são em sequência? Defina os horários de formação permanente em que toda a equipe docente deverá estar presente e os que serão realizados somente com os professores de uma disciplina ou ciclo, tomando o cuidado de escolher data e hora em que todos possam estar presentes. Para isso, é essencial levar em conta, inclusive, a agenda dos professores que lecionam em outras escolas.

Reúna professores e funcionários para os informes gerais e, depois, divida a equipe em grupos, por área de atuação.

Providenciar…

- Cópias do calendário da escola.
– Grade com o horário de aulas das turmas.
– Salas adequadas, preparadas e em número suficiente para que os participantes trabalhem em grupo.
– Cópias e relatórios de projetos realizados no ano anterior que deram bons resultados.
– Projetos elaborados em outras escolas ou encontrados em bibliografia especializada para serem adaptados.

Tarde: Avaliação de projetos institucionais

Acertados os horários, a equipe deve planejar os projetos institucionais. Os temas escolhidos devem enriquecer o currículo, mobilizar a comunidade e ser coerente com o PPP.

Proposta de reunião
Apresente os bons projetos institucionais realizados e as contribuições deles para a aprendizagem. Abra a discussão para novas sugestões e promova a análise de cada uma sempre de olho na intencionalidade: quais os resultados esperados? Como os pais podem se envolver? Que responsabilidades os alunos terão na organização? Essa é a melhor forma de alcançar os objetivos? Também é interessante levar para a equipe projetos realizados em outras escolas ou encontrados em bibliografia especializada (e que possam ser adaptados). Quando escolhidas as propostas, defina com o grupo os professores e gestores que farão o acompanhamento. E não se esqueça de registrar as intenções no PPP.

A montagem de projetos no CE Professor Leão Magno

No CE Professor Leão Magno, em Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju, o diretor Gilzo Nascimento Bispo prioriza projetos ligados às áreas que os alunos necessitam de reforço. Em 2007, as avaliações externas mostravam que a maior dificuldade estava em Língua Portuguesa. “Criamos o programa Soltando a Língua, com teatro, poesia e produção de artigos, mas sentimos a necessidade de envolver toda a escola. Então, em 2009, lançamos o jornal Fala Leão, que publica os textos dos alunos sobre os projetos desenvolvidos em outras áreas.” Segundo ele, os resultados já são percebidos: “Nas mais recentes avaliações, as pontuações em Língua Portuguesa foram maiores que as de Matemática. Na próxima semana pedagógica, vamos pensar em projetos nessa disciplina”.

TERCEIRO DIA – Nova Escola

O dia todo: Passagem de turma Este é o dia em que os professores se dedicam a conhecer as turmas com as quais vão trabalhar durante o ano e os funcionários dos serviços de apoio analisam a rotina de trabalho.
Proposta de reunião
Aqui, o foco está no passado: cada professor fala da sala com a qual trabalhou no ano anterior, segundo um roteiro definido pelo coordenador pedagógico. Se um educador saiu da escola, um membro da equipe gestora deve assumir a tarefa. Certifique-se de que sejam abordadas as características gerais da turma, como os conteúdos trabalhados e os resultados das avaliações. Recupere documentos como mapas de aprendizagem e fichas de alunos para a análise dos docentes. Nas escolas que tenham o Ensino Fundamental completo, é essencial que o professor do antigo 5º ano converse com todos os do 6º ano para ajudar os colegas a criar um ambiente que facilite a adaptação ao novo ciclo. Preveja um orador para falar sobre os avanços em cada área e outro para discorrer sobre o perfil das turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Alerta

Fique atento para que os grupos mantenham foco no pedagógico e evite que o momento seja usado para disseminar ideias pré-concebidas sobre determinada turma ou aluno.

A passagem de turma na EE Maria Pereira Martins

A escola tem apenas 24 professores de Ensino Fundamental. Por isso, a diretora, Cristina Hermógenes de Andrade, pede que todos ouçam os relatos dos colegas sobre as turmas para as quais lecionaram no ano anterior. “Cada um tem uma experiência e um olhar particular que ajudam a compor o quadro sobre o grupo”, diz. Além de lembrar os conteúdos trabalhados, eles detalham o que os alunos aprenderam e os que precisam ser retomados. “O professor que vai dar aula para uma turma é o mais interessado nessa apresentação. Porém faço questão de que todos estejam presentes. É uma maneira de a equipe acompanhar a trajetória de todos os alunos. Afinal, os estudantes são da escola e não somente de um professor”, afirma Cristina.

Reflexão sobre a rotina

Enquanto o coordenador orienta os professores na passagem de turma, o diretor pode dividir o tempo entre os grupos de docentes e os de funcionários. Uma conversa sobre como eles podem contribuir nos projetos institucionais e em outras áreas certamente vai aumentar o envolvimento com as metas da escola. Proponha que todos avaliem os aspectos positivos e as dificuldades enfrentadas na rotina durante o último ano e façam sugestões. É possível visitar o programa Profuncionário, no site do Ministério da Educação (MEC), e avaliar se alguém da equipe pode fazer os cursos a distância oferecidos. Monte com eles um cronograma das reuniões ao longo do ano para deixar claro que você vai acompanhar o andamento das tarefas.

Chame professores e funcionários administrativos e dos serviços de apoio para a reunião. Porém eles trabalharão separadamente. Os docentes começam reunidos com toda a equipe e depois se organizam em série.

Providenciar…

- Portfólios de alunos e professores, separados por turmas.
– Mapas de aprendizagem e fichas dos alunos.
– Salas para as reuniões dos professores (em duplas ou grupos) e para os grupos de funcionários das diversas áreas.

QUARTO DIA – Nova Escola

O dia todo: Plano de ensino Momento de os professores se dedicarem ao planejamento geral da disciplina que ensinam. A equipe de gestão acompanha o trabalho como mediadora entre os colegas que vão compartilhar o mesmo plano e supervisiona os resultados. Os funcionários de apoio podem ser dispensados neste dia – com exceção das merendeiras -, mas deverão estar presentes no encerramento, no dia seguinte.
Proposta de reunião
Neste dia, os professores alinham os planos de ensino, distribuindo os conteúdos que serão trabalhados por bimestre (ou trimestre) e definindo os principais projetos e sequências didáticas, sempre usando como base o PPP, a matriz curricular da rede e as experiências de cada profissional. Proponha que eles preparem uma apresentação com as linhas gerais para o dia seguinte. Pergunte se alguém vai precisar de material e disponibilize a sala de informática, se for o caso. Ao acompanhar as discussões, os gestores garantem que os objetivos da escola sejam contemplados no plano de ensino de todas as áreas.

Agrupe os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental por série e os dos anos finais e do Ensino Médio por disciplina, com acompanhamento do coordenador pedagógico e da direção.

Providenciar…

- Espaço adequado para que os professores trabalhem em grupos.
– Pastas com propostas de atividades permanentes, sequências e projetos didáticos separados por disciplina e/ou por série.
– A proposta curricular da rede.
– Sala de informática em condições de uso para a produção de apresentações.
– Cartolina, papel e canetas hidrográficas.

Como a EE João Amos Comenius elabora o plano de ensino

O diretor João Cavallaro Júnior foi transferido em 2009 para a EE João Amos Comenius, em São Paulo, logo após concluir um mestrado em Educação e Currículos. Uma de suas primeiras providências foi investir na reformulação da semana pedagógica. Para ele, a função do diretor e dos coordenadores pedagógicos durante esses dias é mediar o diálogo para que a equipe docente chegue a um consenso sobre os conteúdos. “Antes, um professor de Arte apresentava o barroco enquanto o outro falava de modernismo para a mesma série, em turmas diferentes. No ano seguinte, o aluno transferido podia ter um conteúdo repetido ou ficar sem informação sobre algo”, lembra. Os docentes de cada disciplina se reuniram na semana de planejamento durante um dia inteiro para buscar um consenso. “Foram oito horas de conversa até chegar a um acordo. Dessa conversa, eles tiraram material para o começo das aulas e também para organizar o plano de ensino oficial, que foi entregue posteriormente, por escrito”, lembra Cavallaro Júnior.

QUINTO DIA – Nova Escola


Manhã: Apresentação do plano de ensino Depois de um dia de discussão, os professores precisam de um espaço para apresentar os planos e discuti-los com os colegas. Esse procedimento ajuda a dar unidade ao currículo.
Proposta de reunião
O coordenador pedagógico pode montar uma proposta para que todos os professores apresentem os planos de ensino para o ano que começa. O papel do gestor neste dia é contribuir para o aprimoramento do planejamento e estimular a equipe a dar sugestões.Convoque todos os professores para ouvir as exposições dos colegas, participar dos debates e, dessa forma, conhecer o plano de ensino de toda a escola.

Providenciar…

- Espaço adequado para reunir toda a equipe.
– Equipamentos como retroprojetor ou data show para as apresentações.
– Textos que tratem da importância do acolhimento dos alunos nos primeiros dias de aula.

Tarde: Encerramento

Reserve o último período para planejar a recepção dos alunos e avaliar as atividades desenvolvidas durante a semana de planejamento.

Proposta de reunião
É possível começar a tarde lendo com a equipe um texto sobre a importância da acolhida nos primeiros dias – e durante todo o ano. Promova um debate sobre como será a recepção dos estudantes, definindo questões práticas: onde receber os alunos, no portão da escola ou na entrada da sala de aula? Como devem ser recebidos os pais que acompanham os filhos? Uma revisão do que foi feito nos anos anteriores ajuda a pensar nos ajustes. Para encerrar, reserve um tempo para que todos falem sobre a semana pedagógica. Um membro da equipe gestora pode anotar as opiniões, os pontos que precisam ser retomados durante o ano e as informações que ajudarão os gestores na avaliação da organização do tempo, do espaço e dos trabalhos propostos. Não se esqueça de combinar com os professores um prazo para a entrega final dos planos de ensino e reforçar que haverá reuniões de formação durante o ano para tirar dúvidas e aprimorar o planejamento das aulas.

É hora de reunir toda a equipe novamente (gestores, professores e funcionários de apoio).

Mantenha o rumo durante o ano todo

A semana pedagógica acabou. Porém a discussão coletiva do trabalho pedagógico deve continuar por todo o ano. As reuniões de trabalho pedagógico, realizadas com regularidade, servem para aprofundar muitas questões disparadas durante o planejamento. Para garantir que a rotina não deixe que as decisões tomadas caiam no esquecimento, algumas providências são necessárias:

- Atualização dos documentos
Faça a revisão dos documentos que foram alterados no encontro, como a agenda da escola (caso tenham sido revistos os horários dos encontros de formação propostos inicialmente ou a grade horária). Não se esqueça de imprimir cópias para todos e distribuir.

- Revisão do PPP
Com as ideias que surgiram, o PPP vai precisar de modificações. Quando fizer isso, use uma linguagem clara para que ele seja compreendido por todos. Se possível, imprima-o, com destaque para as partes novas e as atualizadas, e coloque-o em exposição em local para que todos tenham acesso. Com isso, a mensagem fica reforçada para a equipe, os pais e os alunos.

- Consolidação dos planos de ensino
Os planos de ensino debatidos para cada área entre os professores também devem ser entregues impressos para facilitar o acompanhamento durante o ano e ajudar na definição das pautas dos encontros de formação. Enquanto a versão final não fica pronta, a equipe gestora deve oferecer ajuda aos educadores na consolidação das atividades e sequências didáticas.

- Revisão e arquivamento
Depois de entregues, os planos de ensino precisam ser revisados – prestando atenção se as ideias debatidas pela equipe docente estão presentes – e colocados em prática. Guarde cópias para serem consultadas pela equipe a qualquer momento.

- Montagem do calendário da escola
Use as reuniões de formação para retomar alguns pontos e aprofundar as discussões pedagógicas que merecem nova análise ou aprofundamento, conforme os professores forem realizando as atividades propostas e dando andamento aos projetos institucionais.

SEGUNDO DIA
Manhã : Organização de agendasUse o segundo dia para apresentar o calendário escolar e definir a grade horária das salas, que já foi previamente elaborada com o coordenador.

Proposta de reunião
Entregue uma cópia do calendário à equipe e explique os itens marcados. Caso surjam propostas de mudança, cabe avaliar as alterações. No caso da grade horária das turmas, peça que cada um analise se sua área terá um bom funcionamento diante da programação sugerida. As merendeiras, por exemplo, conseguirão providenciar a merenda nos intervalos escalonados? E o pessoal da limpeza dá conta de preparar o laboratório para as aulas de Química se elas são em sequência? Defina os horários de formação permanente em que toda a equipe docente deverá estar presente e os que serão realizados somente com os professores de uma disciplina ou ciclo, tomando o cuidado de escolher data e hora em que todos possam estar presentes. Para isso, é essencial levar em conta, inclusive, a agenda dos professores que lecionam em outras escolas.

Reúna professores e funcionários para os informes gerais e, depois, divida a equipe em grupos, por área de atuação.

Providenciar…

- Cópias do calendário da escola.
– Grade com o horário de aulas das turmas.
– Salas adequadas, preparadas e em número suficiente para que os participantes trabalhem em grupo.
– Cópias e relatórios de projetos realizados no ano anterior que deram bons resultados.
– Projetos elaborados em outras escolas ou encontrados em bibliografia especializada para serem adaptados.

Tarde: Avaliação de projetos institucionais

Acertados os horários, a equipe deve planejar os projetos institucionais. Os temas escolhidos devem enriquecer o currículo, mobilizar a comunidade e ser coerente com o PPP.

Proposta de reunião
Apresente os bons projetos institucionais realizados e as contribuições deles para a aprendizagem. Abra a discussão para novas sugestões e promova a análise de cada uma sempre de olho na intencionalidade: quais os resultados esperados? Como os pais podem se envolver? Que responsabilidades os alunos terão na organização? Essa é a melhor forma de alcançar os objetivos? Também é interessante levar para a equipe projetos realizados em outras escolas ou encontrados em bibliografia especializada (e que possam ser adaptados). Quando escolhidas as propostas, defina com o grupo os professores e gestores que farão o acompanhamento. E não se esqueça de registrar as intenções no PPP.

A montagem de projetos no CE Professor Leão Magno

No CE Professor Leão Magno, em Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju, o diretor Gilzo Nascimento Bispo prioriza projetos ligados às áreas que os alunos necessitam de reforço. Em 2007, as avaliações externas mostravam que a maior dificuldade estava em Língua Portuguesa. “Criamos o programa Soltando a Língua, com teatro, poesia e produção de artigos, mas sentimos a necessidade de envolver toda a escola. Então, em 2009, lançamos o jornal Fala Leão, que publica os textos dos alunos sobre os projetos desenvolvidos em outras áreas.” Segundo ele, os resultados já são percebidos: “Nas mais recentes avaliações, as pontuações em Língua Portuguesa foram maiores que as de Matemática. Na próxima semana pedagógica, vamos pensar em projetos nessa disciplina”.

13 thoughts on “Organizando a Semana Pedagógica

  1. Achei essa reportagem FANTASTICA!

    Cybele Reply:

    Olá Kleizy, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho e por acompanhar o Educa Já!
    Feliz 2011!
    beijinhos

  2. Feliz Natal, Que o ano de 2013 seja , repleto de realizações que continue com essa assistencia ao Educadores parabéns, pela a organização pedagógica.

    Cybele Reply:

    Olá Maria Idelzuite, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  3. As sugestões apresentadas foram valiosíssimas para a orientação de uma semana pedagógica, ação importante para o reinício de trabalho escolar.

    Cybele Reply:

    Olá Maria das Graças, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Continue nos acompanhando, pois sempre teremos novidades.
    abraços e sucesso!
    Equipe Educa Já!

  4. Gostei bastante, é 1ª vez q sou diretor de um colégio, estava perdido, mas graças a vocês, tenho como começar esse novo desafio, brigado pessoal!

    Cybele Reply:

    Olá Manoel, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Continue nos acompanhando, pois sempre teremos novidades.
    abraços e sucesso!
    Equipe Educa Já!

  5. Material de excelente qualidade, parabenizo a equipe organizadora,

    Cybele Reply:

    Olá Maria José, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Continue nos acompanhando, pois sempre teremos novidades.
    abraços e sucesso!
    Equipe Educa Já!

  6. Gostaria de receber mais informações, sobre o ppp da escola na pratica

    Cybele Reply:

    Olá Aurinéia, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Continue nos acompanhando, pois sempre teremos novidades.
    abraços e sucesso!
    Equipe Educa Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>