Planejamento anual – 1º e 2º anos

Olá amigos professores,

Estou de volta.

Que tal começar a preparar o Planejamento para o ano todo?

Aqui vão alguns modelos:

PLANEJAMENTO ESCOLAR

1º ANO
Fonte:Educando com carinho

Objetivos Gerais

• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico
• Posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Aprimorar o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala;
• Enfrentar e compreender novas situações;
• Transmitir valores como: noções de cidadania; respeito ao próximo, disciplina solidariedade, respeitar os idosos, respeitar a opinião alheia;
• Proporcionar: narração de historinha com a participação do aluno para a finalização;
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização;
• Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação , respeito mutuo, solidariedade e outros valores humanos de relevância social.

Conteúdos


Língua Portuguesa

• Comunicação e coordenação motora,
• As vogais;
• Juntando as vogais;
• As consoantes;
• Alfabeto;
• Silabas complexas;
• Aprendendo um pouco mais;
• Vamos ler mais;
• Essa é para cantar;
• Alfabeto móvel;
• Gramática: feminino e masculino – singular e plural – acentuação, pontuação, aumentativo e diminutivo.

Matemática

• Aprendendo a contar;
• Números naturais;
• Conhecendo sinais = ‡ > < • Ordem crescente e decrescente • Adição – Problemas • Sistema de numeração decimal • Subtração – Problemas • Dúzia • Números pares e impares; ordinais até 10; • Nosso dinheiro; • Medidas; • Horas exatas; • Geometria • Vamos brincar Ciências

• Corpo humano;
• Órgãos do sentido;
• Hábitos de higiene
• Seres vivos e não vivos;
• Os animais;
• As plantas – Pomar – Horta – Jardim;
• O dia e a noite;
• O sol e a chuva;
• Estações do ano;
• Meio ambiente;
• Dengue.

Geografia

• A criança;
• A família;
• A casa
• A escola.
• A comunidade
• O trânsito
• Meios de transporte e comunicação
• As profissões

História

• Datas comemorativas
• Tema transversal
• Pluralidade cultural
• Abordagem sobre Ética
• Dengue

Metodologias Gerais

As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:

• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Produção de texto
• Roleta
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Dedoches

Avaliações

Os alunos serão avaliados

• Participação
• Interesse
• Atividades avaliativas
• Leitura oral
• Escrita

super cute gifs

2º ANO

Fonte: Clara Libe



Objetivo geral:

Ø Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.

Ø Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.

Ø Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.

Ø Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.

PORTUGUÊS

CONTEÚDOS

Ø Expressão oral e não verbal.
Ø Função social da escrita.
Ø Nome da criança.
Ø Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
Ø Construção de palavras.
Ø Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
Ø Som final e inicial das palavras estudadas.
Ø Número de letras e silabas das palavras.
Ø Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
Ø Pontuação – ponto final e vírgula.
Ø Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
Ø Silabas simples e palavras chaves
Ø Letras do alfabeto
Ø Letras do seu nome completo
Ø Produção de textos coletivo e individual
Ø Expressão oral e corporal
Ø Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
Ø Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
Ø Gramática contextualizada
Ø Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)

OBJETIVOS

Ø Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
Ø Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
Ø Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
Ø Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
Ø Expressar-se oralmente e por escrito
Ø Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
Ø Reconhecer o som inicial e final das palavras.
Ø Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
Ø Usar corretamente a letra maiúscula
Ø Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
Ø Produzir pequenos textos – coletivo e individual
Ø Elaborar frases a seu nível de experiência
Ø Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
Ø Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas…
Ø Expressar – se oralmente com clareza
Ø Compreender para que serve a escrita e a leitura
Ø Construir e reconstruir palavras e frases – números de letras e silabas
Ø Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
Ø Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Ø Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.
Ø Mural de rótulos
Ø Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
Ø Trabalhar com o alfabeto móvel
Ø Recortes de jornais e revistas
Ø Conhecer as famílias silábicas menos complexas
Ø Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
Ø Cartazes
Ø Fichas de leitura
Ø Textos coletivos e individuais
Ø Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
Ø Recorte de jornais e revistas
Ø Nomeação dos objetos da sala
Ø Entrega de crachás com nome completo
Ø Construção de novas palavras
Ø Escrever palavras e frases
Ø Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
Ø Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.

MATEMÁTICA

CONTEÚDOS
Ø História dos números
Ø Classificação, seriação e conservação.
Ø Número e numeral de 0 a 9
Ø Antecessor e sucessor
Ø Unidade e noção de dezena
Ø Número e numeral de 0 até 30
Ø Crescente e decrescente
Ø Adição, subtração, problemas com unidades.
Ø NUMERO E NUMERAL
Ø Números de 0 a 100
Ø Dezena ( decomposição )
Ø Problemas envolvendo adição e subtração
Ø Operações – Adição e subtração sem reserva e sem recurso
Ø Números ordinais
Ø Dúzia e meia dúzia
Ø Numero de 0 até…(onde conseguirem chegar.)
Ø Dezena e unidade
Ø Formas geométricas
Ø Calendário
Ø Sistema monetário brasileiro
Ø Situações problemas
Ø Operações de adição e subtração
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Números pares e impares
Ø Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
Ø Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
Ø Multiplicação e divisão
Ø Dobro e triplo
Ø Metade e terça parte
Ø Fração
Ø Problemas

OBJETIVOS
Ø Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
Ø Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
Ø Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
Ø Identificar antecessor e sucessor
Ø Representar unidade e reconhecer dezenas
Ø Identificar ordem crescente e decrescente
Ø Identificar o numero e numeral de 0 a 30
Ø Construir o conceito de dezena
Ø Construir o conceito de dezena e unidade
Ø Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
Ø Saber adição simples
Ø Reconhecer o símbolo da adição ( + )
Ø Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
Ø Reconhecer o símbolo da subtração ( – )
Ø Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
Ø Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
Ø Reconhecer dúzia e meia dúzia.
Ø Construir o conceito de número e numeral
Ø Identificar numero e numeral de 0 ate …
Ø Construir conceito de unidade e dezena
Ø Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
Ø Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
Ø Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
Ø Identificar números pares e números impar
Ø Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
Ø Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
Ø Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
Ø Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
Ø Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
Ø Explorar cálculo mental
Ø Resolver operações envolvendo dobro e triplo
Ø Reconhecer o real como moeda.
Ø Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-lás.
Ø Construir e representar formas geométricas
Ø Ler e interpretar problemas;

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Completar
Ø Representar numeral à quantidade
Ø Ditado de números
Ø Trabalhar números vizinhos
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Colagem
Ø Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
Ø Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
Ø Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Desenvolver conjuntos de dezenas.
Ø Resolver situações – problemas de sua realidade
Ø Exercícios escritos
Ø Juntar e contar
Ø Uso do material concreto
Ø Separar unidades e dezenas
Ø Folha mimeografada, impressas, livro didático.
Ø Leitura e escrita de números até…
Ø Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até …
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Conjuntos com dezenas
Ø Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
Ø Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
Ø Cartazes
Ø Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
Ø Problemas envolvendo as quatro operações.
Ø Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
Ø Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.

HISTÓRIA

CONTEÚDOS

Ø Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
Ø Historia do nome
Ø Historia da vida da criança
Ø Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
Ø Família – tipos de família.
Ø Datas comemorativas
Ø Direitos e deveres da criança.
Ø Tipos de casas
Ø Os materiais para construção de uma casa
Ø Os cômodos da casa
Ø Datas comemorativas
Ø Primeiros moradores
Ø A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
Ø Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
Ø Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
Ø A escola
Ø Historia do nome da escola
Ø Função dos funcionários da escola
Ø Profissão dos pais e de outras pessoas
Ø Consciência fiscal
Ø Patrimônios públicos
Ø Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.

OBJETIVOS

Ø Saber quem é e como é importante (a criança)
Ø Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
Ø Conhecer-se como ser que faz historia
Ø Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
Ø Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
Ø Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
Ø Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
Ø Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
Ø Datas comemorativas (…)
Ø Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
Ø Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
Ø Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
Ø Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
Ø Identificar os vários tipos de profissão
Ø Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
Ø Produção de frases, textos e desenhos.
Ø Confecção da arvore genealógica
Ø Confecção de cartazes, colagens e recortes.
Ø Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
Ø Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
Ø Atividades do livro de historia Projeto Pitangua historia
Ø Entrevista com os pais – sobre sua historia
Ø Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
Ø Cartazes
Ø Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
Ø Exercícios no caderno
Ø Construção de maquetes do bairro.
Ø Exposição de fotos
Ø Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
Ø Desenhos
Ø Ambiente da escola (vista – como o aluno a vê)
Ø Desenhos e colagens
Ø Conversas formais e informais
Ø Pesquisas

GEOGRAFIA

CONTEÚDOS
Ø Bairro e sua historia, nome.
Ø A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
Ø Modificação da paisagem
Ø Recursos naturais
Ø Matéria prima
Ø Meios de transportes
Ø Tempo e estações do ano
Ø A rua e o bairro
Ø O endereço
Ø O que têm no bairro
Ø Etnias
Ø Meios de comunicação
Ø Atividades predominantes na comunidade
Ø Trânsito

OBJETIVOS

Ø Reconhecer o nome do bairro e sua história.
Ø Identificar a rua onde à criança mora
Ø Identificar o caminho da escola
Ø Distinguir seu endereço
Ø Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
Ø Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
Ø Identificar o semáforo os meios de transporte
Ø Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
Ø Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
Ø Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
Ø Reconhecer a importância de seu endereço
Ø Localizar a sua rua no bairro
Ø Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
Ø Reconhecer os meios de comunicação
Ø Identificar a utilidade dos meios de comunicação
Ø Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
Ø Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
Ø Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Pesquisar o nome do bairro e sua historia
Ø Pesquisar seu endereço
Ø Desenhar o trajeto da casa para a escola.
Ø Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
Ø Cartazes
Ø Folhas mimeografadas
Ø Exercícios do livro
Ø Anotações no caderno
Ø Atividades escritas
Ø Citar os meios de transportes da comunidade
Ø Desenhos dos meios de transportes
Ø Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
Ø Gráfico da origem dos alunos
Ø Construção de maquete sobre sua rua
Ø Atividades do livro de geografia
Ø Confecção de cartazes
Ø Exercícios no caderno e no livro
Ø Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado

CIÊNCIAS

CONTEÚDOS

MEIO AMBIENTE

Ø Seres vivos
Ø Características dos seres vivos
Ø Partes da planta
Ø Utilidades da planta
Ø Diferentes ambientes
Ø Localizar – se no tempo e no espaço
Ø Estações do ano
Ø Lixo
Ø Água

SER HUMANO E SAUDE

Ø Corpo humano
Ø Nascimento e o que precisa para viver
Ø Higiene e saúde
Ø Os sentidos
Ø Higiene pessoal

RECURSOS TECNOLÓGICOS
Ø Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
Ø Produtos industriais e artesanais
Ø Processos de transformações

OBJETIVO
Ø Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
Ø Desenvolver hábitos de higiene
Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Ø Identificar as formas de nascimentos dos animais
Ø Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Ø Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Ø Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Ø Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Ø Discutir a preservação dos animais em extinção
Ø Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
Ø Escovação na escola com especialista uma vez por semana
Ø Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
Ø Recorte e colagem
Ø Confecção de cartaz
Ø Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Calendário
Ø Observação da mudança do tempo
Ø Folhas mimeografadas, impressas, livro.

ENSINO DA ARTE

CONTEÚDOS
Ø Datas comemorativas
Ø Artes visuais e plásticas
Ø Teatro e dramatizações
Ø Confecção de cartões
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
Ø Desenho livre e ou dirigido
Ø Canções folclóricas e populares
Ø Expressão corporal – danças

OBJETIVOS

Ø Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
Ø Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
Ø Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Ø Cantos
Ø Desenhos
Ø Dobraduras
Ø Pinturas
Ø Recorte
Ø Colagem
Ø Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches …

EDUCAÇÃO FÍSICA


CONTEÚDOS

Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
Ø Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,… )
Ø Jogos (corridas, futebol, queimada…)
Ø Músicas

OBJETIVO

Ø Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

Ø Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.

Ø O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.

Ø O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.

Ø As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.

Ø O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.

Ø As atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos didáticos.

RECURSOS

Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorço bonecos (partes do corpo )

AVALIAÇÃO

A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.

super cute gifs

2º ANO

Fonte: Clara Libe


PORTUGUÊS

OBJETIVO GERAL DE PORTUGUÊS

Ø Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia.

Ø Objetivamos na 2ª serie, conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações (preparar o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia).

Ø Conseguindo: ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.

Ø Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø -Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação.
Ø -Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
Ø -Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos.
Ø -Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas,
Ø -Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
Ø -Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
Ø -Utilizar corretamente o gênero do substantivo
Ø -Identificar e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e antônimo dos substantivos
Ø -Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
Ø -Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
Ø -Empregar adjetivos de forma correta.
Ø -Utilizar corretamente pronomes pessoais.
Ø -Utilizar corretamente as regras ortográficas.

CONTEUDOS DE PORTUGUES

Ø Alfabeto
Ø Produção de textos oral e escrita
Ø Poesias
Ø Correspondência
Ø Sinais de pontuação
Ø Acentuação
Ø Gênero do substantivo
Ø Numero do substantivo
Ø Grau do substantivo
Ø Leitura de diferentes textos
Ø Interpretação oral e escrita
Ø Ortografia

MATEMÁTICA

OBJETIVO GERAL DE MATEMÁTICA

Ø Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática.

Ø Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø -Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
Ø -Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
Ø -Ordenar corretamente os números na ordem
Ø -Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
Ø -Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
Ø Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
Ø -Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
Ø -Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
Ø -Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
Ø -Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
Ø -Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano…)
Ø -Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta,

CONTEUDOS DE MATEMÁTICA

Ø Construção de figuras geométricas
Ø Construção de sólidos geométricos
Ø Números de 0 a 1000
Ø Números pares e impares
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Dezena
Ø Dúzia
Ø Centena
Ø Dobro, triplo
Ø Tabuada do 0 ao 5
Ø Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
Ø Problemas
Ø 04 operações
Ø Sistema monetário
Ø Noção de estatística
Ø Números ordinais até 30.
Ø Calendário

CIÊNCIAS

OBJETIVO GERAL DE CIENCIAS

Ø Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.

Ø Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.

Ø Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø -Identificar os principais astros do Sistema solar.
Ø -Identificar o Sol como uma estrela.
Ø -Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
Ø -Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
Ø -Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
Ø Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
Ø -Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
Ø -Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
Ø -Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
Ø -Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
Ø -Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.

CONTEUDOS DE CIENCIAS

Ø Astros
Ø Ar
Ø Solo
Ø Água
Ø Lixo
Ø Reciclagem
Ø Saneamento básico
Ø Vegetais
Ø Os animais
Ø Nosso corpo
Ø Os alimentos
Ø Higiene e saúde
Ø Saúde e segurança
Ø Nosso ambiente
Ø Preservação do meio ambiente
Ø As plantas

EDUCAÇÃO FÍSICA

OBJETIVO GERAL DE EDUCAÇÃO FISICA

Ø Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e estabelecidas como os outros reconhecendo respeitando características físicas e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais , físicas ou sociais .

Ø Adotar atitudes de respeito mutua dignidade e solidariedade em situação lúdica e esportiva repudiando qualquer espécie de violência.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;

Ø Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
Ø Criatividade, atenção, agilidade, raciocínio lógico, concentração;
Ø Desenvolver a imaginação a capacidade de expressão através de gestos, socialização;
Ø Espírito de equipe, colaboração, ritmo.
Ø Coordenação viso – motora, pontaria, conhecimento lingüístico, equilíbrio, concentração.
Ø Descontração, percepção auditiva;
Ø Noções de ataque e defesa, noção de espaço;
Ø Desenvolver habilidade manual;
Ø Melhoria do equilíbrio e do tônus muscular, respeito;

CONTEUDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Ø Lateralidade
Ø Jogos
Ø Brincadeiras dirigidas
Ø Musicas
Ø Danças , teatro

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

OBJETIVO GERAL DE EDUCAÇAO ARTISTICA

Ø Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de buscar pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.

Ø Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade exercitando a discussão , indagando, argumentando, apreciando arte de modo sensível.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø -Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
Ø -Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
Ø -Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
Ø -Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
Ø -Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
Ø -Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
Ø -Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.

CONTEUDOS DE EDUCAÇAO ARTISTICA

Ø Colar
Ø Pintar
Ø Desenho livre
Ø Desenho dirigido
Ø Montar
Ø Dobraduras – ORIGAMI
Ø Recortar
Ø Maquetes
Ø Dramatização
Ø As cores: primarias e secundarias
Ø Formas geométricas
Ø Pintura
Ø Tangran

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

OBJETIVO GERAL DE ESTUDOS SOCIAIS (Historia e Geografia)

Ø Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
Ø Desenvolver a capacidade de expressar – se de forma critica diante dos problemas sociais;
Ø Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
Ø Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu pais como resultantes de um longo processo de transformação.

Ø Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das famílias, da escola e da localidade;

OBJETIVOS ESPECIFICOS DE ESTUDOS SOCIAIS
(Historia e Geografia)

Ø O educando devera identificar sua família, casa, escola, bairro, rua.
Ø Distinguir o seu município observando semelhanças e diferenças entre o compõem a cidade.
Ø Identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas conseqüências em diferentes meios.
Ø Reconhecer sinais de transito
Ø Apreciar as datas comemorativas em grupo ou individual.
Ø -Identificar diferentes tipos de família.
Ø -Identificar diferentes tipos de moradias
Ø -Identificar sua rua
Ø -Identificando seu bairro
Ø -Identificando sua escola
Ø -Identificando seu município, suas autoridades,
Ø -Identificando os pontos cardeais.
Ø -Reconhecer as estações do ano,
Ø -Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
Ø -Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam utilizar corretamente.
Ø -Reconhecer a importância do trabalho e das profissões na vida em sociedade,
Ø -Desenvolver projetos; transito consciência fiscal e outros…
Ø Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino ( campo ver, mato grosso, nacional , independência e bandeira)
Ø Motivar o aluno a zelar o espaço em que vive
Ø Auxiliar o aluno a entender o que é descendência e quem ele é, formando conceitos necessários para a compreensão das relações sociais, solidariedade e interação;

ESTUDOS SOCIAIS ( HISTÓRIA E GEOGRAFIA)

Ø Família
Ø Casa
Ø Rua
Ø Bairro
Ø Escola
Ø Município
Ø Poder Legislativo, Executivo e Judiciário.
Ø Orientação
Ø Tempo
Ø Meios de transporte
Ø Meios de comunicação
Ø Transito
Ø Trabalho
Ø Datas comemorativas
Ø Zona rural
Ø Zona urbana
Ø Reino da natureza
Ø Relevo
Ø Clima
Ø Rio
Ø Vegetação
Ø Indústria
Ø Comercio
Ø Hinos

METODOLOGIA

Pretendemos alcançar nossos objetivos aplicando os conteúdos listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra – classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de temas, mini-projetos.
Usaremos para desenvolver nossas aulas recursos diversos como:

Ø Livros
Ø Revistas
Ø Jornais
Ø Dicionários
Ø Atividades orais
Ø Jogos didáticos
Ø Cartazes
Ø Fichas
Ø Mapas
Ø Globo
Ø Caderno
Ø Lápis
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Material sucata
Ø Mural
Ø Bola
Ø Corda
Ø TV, vídeo e DVD.
Ø Retro projetor
Ø Aparelho de som
Ø CD
Ø Recursos humanos
Ø Internet
Ø Entre outros

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
super cute gifs

AMANHÃ TRAREI O PLANEJAMENTO DAS SÉRIES SEGUINTES.

beijinhos

super cute gifs

144 thoughts on “Planejamento anual – 1º e 2º anos

  1. Gostei muito . parabéns!!

    Cybele Reply:

    Olá Gisele, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  2. Não conhecia esse trabalho ,como sou muito curiosa e professora preocupada com o ensino aprendizagem de meus alunos ,principalmente no desenvolvimento da leitura, na minha busca o encontrei e sei que aqui vou encontrar muito do que preciso.Por isso estarei sempre passando por aqui.Adorei! muito obrigada pela ajuda. Sou professora de uma turma do 2 ano do ensino fundamental e de uma turma da EJA.Adoro trabalhar com as duas turmas.

    Cybele Reply:

    Olá Maria das Dores, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  3. gostaria muito que mim enviassem modelos de atividades.
    conteúdo- seres vivos
    competência- reconhecer os seres vivos urbanos, seus diferentes papeis e seu relacionamento.

    Cybele Reply:

    Olá Luciana, tudo bem?

    Seu e-mail já foi adicionado em nossa mala direta e passará a receber as novidades do Educa Já!
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  4. Muito obrigado por vcs existirem… Deus abençôe esse trabalho maravilhoso que fazem… Abraço…

    Cybele Reply:

    Olá Marlon, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntos em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  5. Olá!!! Amei todas as dicas, realmente vai ajudar bastante no meu planejamento, pois como estou trabalhando a pouco tempo com o 1º e 2º ano, estava cheia de dúvidas e com essas dicas ficou mais claro!!!
    envia pro meu e-mail por favor o plano do 1º ano.

    Obrigada! Anny.

  6. adorei tudo voce esta df parabens

    Cybele Reply:

    Olá Carla, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  7. GOSTARIA DE TE AGRADECER, SEUS PLANOS MUITO ME AJUDARAM NA ELABORAÇÃO DOS MEUS, POIS ESTOU COM 1 E 2 ANO NA MESMA SALA E NÃO SABIA COMO FAZER MEU PLANEJAMENTO ANUAL AQUI OBTIVE UM GRANDE SUPORTE.

    BJO, LUCIANA

    Cybele Reply:

    Olá Luciana, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  8. olá , amei os planejamentos. Sou professora do 3º ano e gostaria de receber o planejamento anual do 3° ano. Amei tanto o planejamento do 1° e 2° ano que copie para guardar. vcs estão de parabéns.beijos.

    Cybele Reply:

    Olá Maria Aparecida, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  9. Olá gostei muito dos planejamentos e gostaria de receber planejamentos de 1ª a 5ª serie, pois trabalho com reforço escolar.

    obrigada!

  10. Bom dia eu amei seu plano anual se puder mande pra mim um modelo de historia e geografia e educaçao fisica de 3ºano 4º ano e 5ºano por favor estou iniciando agora preciso de ajuda gostei de seu trabalho amiga .

    Cybele Reply:

    Olá Josenira, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  11. Plano de curso para educação infantil Jardim lll
    Te agradeço de coração.Adoro a sua publicação.

    Cybele Reply:

    Olá Luiza, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  12. Adorei as dicas do site, como professora indigena sempre procuro lecionar na minha aldeia com as diversas realidades em vivemos, o choque de vivencias entre o natural e o transformado e demasiadamente assustador, e nos parentes indigenas estamos sempre nos adapitando para se proteger fora dos limites das nossas comunidades enfrentar um mundo constantemente transformado.

    Cybele Reply:

    Olá Iara, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Sua participação enriquece ainda mais o nosso espaço.
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  13. GOSTEI MUITO DESSE SITE!

    GOSTARIA QUE VOCE MANDASSE UM PLANO ANUAL DO 1 ANO DO FUNDAMENTAL?

    OBRIGADO!

    Cybele Reply:

    Olá Valdinar, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  14. Boa Tarde!Sou feliz por encontrar pessoas maravilhosas como voce sou professora há 19 anos e venho me reciclando a cada dia e site como esse não havia encontrado ainda pois nus ajuda muito quando encontramos sujestões como as suas,pois o mundo da educação deverias ser como voce faz uma partilha e troca de experiências ondo todos lutão por uma mesma causa todos por uma educação de qualidade.Na verdade o que vemos são pessoa querendo passar a perna no outro querendo ser o melhor.Trabalho com multisseriados 2º e 3º ano não é fácil gostaria de receber algumas atividades para faciltar meu trabalho em sala de aula. Um forte abraço!!!!!

    Cybele Reply:

    Olá Andréa, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  15. Obrigado pelas dicas, estou começando a trabalhar com educação infantil e suas dicas me servem como referência. Valeu!

    Cybele Reply:

    Olá Andreia, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso espaço.
    O seu comentário é muito importante.
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  16. gostaria que voce me envias.planos do pré ao 5º ano ddo fundamenta, um grande abraço e
    l beijos

    Cybele Reply:

    Olá Vitória, tudo bem?

    Temos no blog o Planejamento para todos os anos. Para acessar vá em “Busca” localizado no menu logo abaixo do vídeo do Cordel Encantado e coloque “planejamento 3º ano” por exemplo e você terá acesso a todo o conteúdo.
    Obrigada por acompanhr o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  17. Querida colega obrigada pela ajuda de nos proporcionar um planejamento tão completo. Amei!! Quero ter sempre novidades suas. Um abraço!

    Cybele Reply:

    Olá Rita, tudo bem?

    Já incluímos o seu e-mail na nossa mala direta.
    A partir de agora você receberá em seu e-mail todas as novidades do Educa Já!
    Obrigada por nos acompanhar.
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já

  18. Olá!
    Parabéns pelo ótimo trabalho. É uma fonte e tanto para nosso trabalho
    em sala de aula.

    Cybele Reply:

    Olá Heloísa, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Contamos com a sua presença também neste ano de 2013.
    Tudo de bom!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  19. GOSTARIA DE RECEBER ATIVIDADES E NOVIDADES PARA O SEGUNDO ANO, POIS SEMPRETRABALHEI COM O QUINTO E AGORA ESTOU MEIO PERDIDA POR FAVOR ME AJUDEM.PARABÉNS PELO SËU TRABALHO E CONTINUE ASSIM AJUDANDO QUEM PRECISA BJS

    Cybele Reply:

    Olá Rita, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Contamos com a sua presença também neste ano de 2013.
    Tudo de bom!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  20. adorei as dicas e sugestões, se possivel gostaria de receber mais sugestões no meu e-mail…
    desde já.
    muito obrigada!!!

    Cybele Reply:

    Olá Alda, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Continue nos acompanhando, pois sempre teremos novidades.
    abraços e sucesso!
    Equipe Educa Já!

  21. Oi, sou professora de duas turmas de 2º ano e gostaria de estar recebendo novidades em todas as materias. Muito Obrigado

    Cybele Reply:

    Olá Eva, tudo bem?

    Seu nome já foi adicionado à nossa relação de assinantes.
    A partir de hoje começará a receber as novidades do Educa Já pelo seu e-mail.
    Obrigada por nos acompanhar.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  22. sou professora de multiseriado na zona rural e gostaria de recebe sempre novas novidades em relação as atividades e planejamento.

    Cybele Reply:

    Olá Rosinalva, tudo bem?

    Seu nome já foi incluído e a partir de agora passará a receber em seu e-mails as novidades do Educa Já!
    Obrigada por nos acompanhar!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  23. pois adorei o caminho do planejamento pois sempre novas ideias são validas . parabéns

    Cybele Reply:

    Olá Rosinalva, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    Continue nos acompanhando.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  24. eu achei bastante interessante esses planos de aula, gostaria de receber , também um plano de curso de historia somente do segundo ano, se for possivel, no meu email.

  25. amei o material que consultei. Parabéns e sucesso em sua jornada. Obrigada pela ajuda ofertada pelo seu blog. Deus te ilumine hoje e sempre.

    Cybele Reply:

    Olá Maria Divani, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    E continue a acompanhar o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  26. olaahei bastate interssante o planejamento gostaia de receber atvidaes para trabalharo poet on said:

    gostaria de receber sugestoes para trabalhar no proeti anos finas

  27. Ola Educa ja como foi bom estar navegando pela internet e encontrar um blog como este.fiquei encantada.
    Gostaria muito de receber um plano de aula para trabalhar com a EJA no sistema prisional, se for possível. Desde ja agradeço

  28. Olá gostei muito desses planos, está me ajudando muito no meu estágio, gostaria que voce me enviasse modelos de introdução e justificativa sobre os conteudos de planeta terra, os sentidos, medida de capacidade e escola do campo.bjs que Deus te ilumine e te dê maravilhosas ideias como as que já estão em seus planos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>