Planejamento anual 3º ano

Fonte: CODEPIN

Professora: Cecília
LÍNGUA PORTUGUESA.

I UNIDADE –Fevereiro a abril

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

- Percebe as funções sociais dos diferentes textos.
- Demonstra compreensão de textos lidos;
- Percebe e interpreta os significados dos verbetes de dicionário.
- Reconta histórias lidas
- Amplia o vocabulário a partir da relação com o contexto social.
- Faz uso da fala e da escrita como tradução do que pensa, sabe e sente.

CONTEÚDOS

1 –- Prática de leitura
- Onde está a palavra: na ponta da língua ou no dicionário?
- Gêneros privilegiados: verbetes de dicionário.
- Outros gêneros trabalhados: texto literário (conto) e texto prático (receita)
- Antecipação e inferências a respeito do conteúdo de um texto, com base em informações e conhecimentos prévios
relativos ao suporte textual, no caso o dicionário.

INDICADORES DE DESEMPENHO

- Identifica o alfabeto maiúsculo e minúsculo.
- Automatiza a leitura e a escrita, ainda que com dificuldades ortográficas.
- Identifica e flexiona adequadamente os substantivos.
- Identifica as regras ortográficas e gramaticais.
- Procura o dicionário para pesquisar verbetes, tirar dúvidas sobre a escrita de palavras.

CONTEÚDOS

2 – Prática de análise lingüística
- Tipos de dicionário e seus respectivos verbetes.
- Ordem alfabética.
- Palavras de referência.
- Abreviatura (noções preliminares de substantivos e de gêneros)
- Palavras que não estão no dicionário (noções preliminares de singular e plural e de verbo no
infinitivo).
- Diferentes usos do dicionário (significado de palavras desconhecidas, busca da grafia certa e da pronúncia correta das
palavras, busca de palavras de sentido semelhante para evitar repetição)
- Polissemia

INDICADORES DE DESEMPENHO

3 – Produz textos de forma livre.

CONTEÚDOS

3 – Prática de produção de texto
- Criação de verbetes.

INDICADORES DE DESEMPENHO

4 – Lê com pronúncia correta os verbetes encontrados no dicionário e compreende o seu significado.

CONTEÚDO

4 – Prática de oralidade
- Pronúncia correta das palavras, com base nas informações contidas no dicionário.

A arte de contar histórias.

Na sequência o Indicadores de desempenho e em seguida o Conteúdo:

1 – Prática de leitura
- Gêneros trabalhados: conto, história em quadrinhos e poema.
- Elementos da narrativa: personagem, tempo, espaço, enredo e narrador (noções preliminares)
- Diferenciação entre autor e narrador.
- Marcas lingüísticas que identificam a fala dos personagens.

- Relação entre texto escrito e  imagem.

- Apoio em verbete de dicionário para resolução de problema localizado de leitura.
- Linguagem metafórica.

2 – Identifica personagens local onde aconteceu a história e mensagem das obras literárias lidas.
- Compreende o conceito de estrofe, verso e rima.

2 – Prática de análise lingüística
- Travessão em discurso direto
- Organização de elementos da narrativa (tempo e espaço)
- Características dos personagens.
- Partes do enredo (situação de equilíbrio, conflito e resolução do conflito.
- Tipos de balões em histórias em quadrinhos
- Retomada do conceito de estrofe, verso e rima.
- Outro conhecimentos contemplados: título e letra inicial maiúscula.

3 – Integra e estimula a formação de identidade de grupo.
- Produz textos coletivos.
- Demonstra compreensão dos textos produzidos.
- Desenvolve o hábito de expressar opiniões.

3 – Prática de produção de texto
- Produção coletiva da narrativa ficcional.
- Transformação de história em quadrinhos em conto.
- Produção de relato de experiência pessoal

4 – Elabora textos com parágrafos, depois de determinadas pontuações e em nomes próprios

4 – Prática de oralidade
- Leitura expressiva de conto e poema
- verbalização de opiniões e
experiências pessoais.
-Adequação da linguagem à situação comunicativa.

II UNIDADE – abril a junho

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Reconhece e identifica personagens.
- Escreve cartas, distinguindo os elementos que a compõem.
- Identifica e diferencia fotografias, tirinhas em legendas.
- Lê com ritmo e entonação corretas, obedecendo à pontuação.
- Expressa com clareza a compreensão dos textos lidos.

-Personagens inesquecíveis.
1 – Prática de leitura.
- Gênero privilegiado: Carta
-Outros gêneros trabalhados: fotografia e tirinhas. .(acompanhada de legenda) e tirinhas.
- Observação do procedimento de adequação do texto à intencionalidade comunicativa.

2- – Identifica os adjetivos e as locuções adjetivas.
- Reconhece as formas de tratamento.
- Escreve cartas e percebe a necessidade do preenchimento criterioso de
dados no envelope;
- Percebe o uso de onomatopéias em textos para marcar efeitos sonoros.
- Identifica onomatopéias em textos de humor, no caso, tirinhas.
- Elabora carta distinguindo os elementos.

2 – Prática de análise lingüística.
- Caracterização por meio de adjetivos e locuções adjetivas (sem nomenclatura).
- Escolha lexical como recurso lingüístico (sinônimos e antônimos)
- Formas de tratamento
- Efeitos de sentido produzido pelas formas de tratamento escolhidas.
- Identificação das partes que compõem uma carta.
- Observação da forma de preenchimento de um envelope.
- Uso de onomatopéias.

3- Elabora carta distinguindo os elementos.
- Identifica personagens, local onde aconteceu a história e mensagem das obras lidas.
- Identifica onomatopéias em textos de humor, no caso, tirinhas.

3 – Prática de produção de texto.
- Criação de um personagem (desenho e descrição).
- Elaboração de uma carta.
- Reescrita de uma tirinha por meio de frases e parágrafos.

4- – Expressa oralmente a compreensão de assuntos discutidos em sala.

4 – Prática de oralidade
- Exposição de idéias e opiniões sobre os temas estudados.
- Análise dos efeitos sonoros produzidos pelo uso de onomatopéias (sons)

Por que alguns assuntos viram notícias?

1 – Lê e interpreta notícias diversas.
- Identifica as partes que compõem o texto (título, parágrafos, início, meio e fim).
- Reconhece em jornais, revistas e outros portadores de texto notícias com temas variados.

1 – Prática de leitura.
- Gênero trabalhado: Notícia
-Compreensão do fato como matéria-prima da notícia.

2- Reconhece a importância do título para uma notícia.
- Compreende o porquê de um fato virar notícia e como esse fato é noticiado.
- Observa a função dos numerais nos textos lidos.

2 – Prática de análise lingüística
- Noções preliminares sobre a estrutura da notícia.
- Função e característica dos títulos.
- Recursos usados na notícia: escolhas lexicais, comparação, ilustração, elementos de coesão (substituição lexical, pronominal e elipse)
- Uso das aspas para remeter ao sentido das palavras.
- Função dois numerais em textos informativos.

3 – Reescreve os principais acontecimentos de uma notícia.

3 – Práticas de produção texto
- Registro das idéias principais de um texto informativo (resumo)
- Resumo e registro de notícias (produção coletiva)

4 – Narra acontecimentos de forma clara.
- Reconta uma notícia a partir da compreensão particular do texto lido em voz alta.

4 – Prática de oralidade
- Leitura de notícias

III UNIDADE – de julho a setembro

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

-Textos da cultura popular

1 – Reconhece um conto popular.
- Lê de forma independente textos (conto popular) cujo conteúdo lhe é
familiar.
- Identifica as partes de um texto (título, parágrafo, meio e fim)
- Conhece diversos contos populares, através de leituras e pesquisas.
- Reescreve histórias lidas.
- Lê com ritmo e entonação corretos obedecendo à pontuação.

1 – Prática de leitura.
- Gênero trabalhado: Conto popular
- Estudo e ampliação vocabular
- Elementos da narrativa, como ênfase no espaço (como elemento estruturador do conflito).
- Reconhecimento do ponto de vista e parcialidade do narrador.

2- Reconhece as partes do enredo (início, conflito e desfecho)
- Reconhece os adjetivos nos textos lidos.
- Emprega corretamente os adjetivos.
- Identifica a fala de personagens através das aspas usadas.

2 – Prática de análise lingüística.
- Retomadas partes do enredo. (Início, conflito e desfecho).
- Noções sobre parágrafo.
- Características dos personagens (uso de adjetivos).
- Expressões de sentido figurado.
- Uso das aspas para marcar o pensamento e indica a fala de personagens do conto.

3- Utiliza recursos próprios do texto escrito, maiúscula inicial, ponto final, parágrafo e título.
- Utiliza a reescrita dos textos sem perder de vista as idéias originais do autor.
- Produz textos de forma livre.

3 – Prática de produção de texto.
- Organização em parágrafos de um conto popular.
- Reescrita de uma história recontada por alguém da família. (Reconto)

4- Trabalha com o seu vocabulário linguístico.
- Expressa com clareza sua opinião.

4 – Prática de oralidade
- Leitura expressiva de contos.
- Reprodução oral de histórias ouvidas.
- Verbalizações de experiências pessoais e opiniões.

Caminhando e cantando

1- Valoriza e respeita as diferenças
- Reconhece a canção escrita e seus principais elementos.
- Percebe a diferença entre autor, narrador e personagem.
- Compreende e interpreta um texto, identificando as personagens e a sequência de fatos.

1 – Prática de leitura.
- Gêneros trabalhados: canção, escrita em linguagem coloquial, Cantiga e Música.
- Diferenciação entre autor, narrador e personagem.
- Noções de enredo; de tempo, de espaço da narrativa.
-Reconhecimento do refrão (ou estribilho).

2 – Reconhece o conceito e função dos adjetivos.
- Identifica e classifica os advérbios de tempo e lugar.
- Automatiza a leitura e a escrita de palavras com dificuldades ortográficas.

2 – Prática de análise linguísticas
- Retomada do conceito de estrofe e verso, sistematizados na série anterior.
- Uso e função do adjetivo para caracterizar o substantivo “vida”
- Uso de advérbios e locuções adverbiais de tempo e lugar.
- Uso de palavras e expressões para evitar a repetição.
- Palavras terminadas com a letra Z.
- Diferenciação por comparação entre letra e música.
- Divisão silábica (regras e traslineação)

3- Constrói narrativas com diálogos e descrição.
- Escreve textos com pontuação e acentuação adequada

3 – Prática de produção de texto
- Entrevista com um músico ou professor(a) de música.
- Relato escrito de experiências vividas (entrevista e apresentação de uma nova música).

4- Participa de diversas situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões dos colegas, respeitando os diversos modos de falar.

4 – Prática de oralidade
- Leitura de cantiga
- Verbalização das diferentes formas de expressão oral.

Meio-Dia, panela no fogo, barriga vazia…

1 – Prática de leitura
- Gênero trabalhado:
- Receita culinária.
2 – Prática de análise linguística.
- Retomada da estrutura de uma receita
- Uso e significado das preposições sobre e sob.
- Uso de adjetivos, de locuções adjetivas e de adjuntos adnominais (sem nomenclatura)
- Uso dos advérbios e locuções adverbiais de tempo e de lugar (sem nomenclatura)
- Importância da sequência lógica em textos instrucionais.
3 – Prática de produção de produção de texto.
- Confecção de um livro de receitas regionais.
4 – Prática de oralidade
- Verbalização de opiniões e comentários.

IV UNIDADE – setembro a novembro

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

Relacionando: Imagens e palavras.

1- Reconhece principais obras de artes de autores estudados e pesquisados.
- Reconhece um texto não-verbal.
- Faz a leitura de imagens.
- Identifica os elementos de uma entrevista
- Diferencia um biografia de auto-biografia a partir da leitura.
- Identifica as características pertinentes ao estilo de Van Gogh e Cândido Portinari.
- Faz uso da fala e da escrita como tradução do que pensa, sabe e sente.

1 – Prática de leitura
- Gêneros privilegiados: obras de arte (texto não-verbal) e ficha catalográfica (referência da obra).
- Outros gêneros trabalhados:
- Entrevistas, história em quadrinhos e biografia.
- Análise de textos não-verbais
- Personagens em textos não-verbais.
- Espaço em texto não verbal.
- Reconhecimento das características que correspondem ao estilo de Van Gogh e Cândido Portinari.
- Reconhecimento da intertextualidade em obras de arte (releituras de Mauricio de Sousa).
- Efeitos e sensações produzidos pelo uso de linhas e cores em obras de artes.

2- Reconhece os elementos que caracteriza uma entrevista.
- Percebe a função das aspas no trecho de uma entrevista.
- Distingue os recursos usados para caracterizar a fala do entrevistador e do entrevistado.
- Redige sua auto-biografia com linguagem coerente.

2 – Prática de Análise linguísticas.
- Caracterização de sentimentos por meio de substantivo abstrato, sem uso de nomenclatura.
- Reconhecimento das partes que compõem uma entrevista.
- Uso de aspas em trecho introdutório de uma entrevista.
- Identificação dos recursos usados em entrevistador das respostas do entrevistado.
- Busca de informações localizadas no texto.
- Descrição do tipo de emoção ou estado de ânimo do personagem de quadrinhos.
- Tipos de balões.
- Relação entre os recursos usados no texto não-verbal e os recursos usados nos textos escritos.
- Identificação dos dados de referência em uma obra de arte.
- Diferenciação, por comparação das características de diferentes textos biográficos.
- Uso de tópicos (subtítulos) em texto biográfico.
- Regras de acentuação (palavras proparoxítonas) (sem uso da nomenclatura).

3- Produz história em quadrinhos obedecendo a as orientações padrão para esse tipo de texto.
- Produz ficha catalográfica buscando e registrando os elementos principais das obras de arte estudadas.
- Elabora cartaz informativo expondo em síntese os temas estudados;

3 – Prática de produção de
texto.
- Criação de um personagem de história em quadrinhos com base nas características dos alunos.
- Produção de uma história em quadrinhos (sugerido em OM)
- Transformação de uma história em quadrinhos em narrativa em prosa, usando apenas palavras (sugerido em OM).
- Produção de uma pintura e de sua ficha catalográfica (referência da “obra” e texto descritivo e/ou explicativo que a
acompanha).
- Elaboração de cartazes e de convites para a divulgação de uma exposição de pinturas da turma.

- Produção de um texto biográfico.
- Organização de um livro, com base nos textos biográficos produzidos pelos alunos (sugerido em OM)

4- Expressa com clareza sua opinião.
- Trabalha com seu vocabulário lingüístico.
-Percebe a fluência e a mudança de entonação das histórias em quadrinhos em função do tipo de balão.

4 – Prática de oralidade.
- Verbalização de comentários e opiniões.
- Representação oral das falas de personagens de história em quadrinhos, de acordo com o tipo de balão.
- Adequação da linguagem, com base na situação comunicativa.

MATEMÁTICA

I UNIDADE – de fevereiro a abril

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

Contar, agrupar e calcular

1– Reconhece o número natural em suas diferentes funções.
- Reconhece a importância dos números.
- Identifica situações onde os números são utilizados.
- Conhece o valor posicional dos algarismos.
- Realiza contagens com facilidade.
- Registra a adição e subtração de números naturais utilizando a simbologia matemática usual.
- “0″ estima quantidades
- Resolve problemas matemáticos.
- Identifica a operação que resolve o problema de estrutura aditiva e sutrativa.
- Registra quantias

1 – Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização de estimativa com recursos para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Reconhecimento do calendário como forma de registrar e contar o tempo (dias, semanas, meses e ano).

2- Utiliza e reconhece Horas nos relógios digital e analógico.
- utiliza-se de diferentes instrumentos de medidas (convencionais e não convencionais).

2 – Grandezas e Medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de tempo. (Medida de tempo (h))

3- Distingue gráficos de tabelas;
- Lê e interpreta dados em gráficos e tabelas para informar-se e resolver problemas em diferentes contextos.
- Registra dados e informações através de estratégias próprias.

3 – Tratamento da informação.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e imagens.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.

Compor, contar, medir e calcular

1- Reconhece o sistema de numeração decimal como nosso sistema usual e nele os primeiros agrupamentos de 10 em 10.
- Reconhece, lê e escreve os números naturais menores que 100, identificando as dezenas e unidades.

1 – Números e operações

Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal (Dobro)
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação ordenação e composição de quantidades.
-Contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados: adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Utilização de estimativa como recursos par análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Utilização de calculadora para realização de operações verificar resultados e investigar propriedades.

Medir, contar e calcular

1 – Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura e, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativacomo recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.

II UNIDADE – abril a junho

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

-Analisando números, formas e informações.

1- Reconhece o número em suas diferentes funções: a de quantificar, a de ordenar e a de codificar.
- Registra a adição e subtração de números naturais utilizando a simbologia matemática usual.
- Identifica a sequência dos números.
- Identifica a operação e resolve problemas de estrutura aditiva, subtrativa.

1 – Números e operações :
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de: Número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escrita numérica.
- Identificação de critérios utilizando na organização de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens pro agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição e subtração).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Noções de par e ímpar.

2- Constrói e representa formas geométricas.
-Identifica semelhanças e diferenças entre o quadrado e o retângulo.
-Observa formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem.

2 – Espaço e Forma
- Formas geométricas identificadas em objetos do cotidiano.

3- Utiliza as unidades de medida do nosso dinheiro para resolver problemas matemáticos no seu cotidiano.
- Registra quantias.
- Reconhece e usa cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.

3 – Grandezas e medidas.
- Utilização real como unidade do nosso sistema monetário.

4- Lê e interpreta gráficos e imagens.
- Registra e coleta informações organizando-as em tabelas e/ou gráficos.

4 – Tratamento da informação.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e imagens.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.

Investigando padrões numéricos e geométricos

1 – Lê e escreve os números naturais menores que 100 identificando as dezenas e unidades.
- Compreende o significado do número natural a partir de sua utilização no cotidiano.
- Utiliza diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagens e medidas.
- Conta e ordena em escala ascendente e descendente os números.
- Utiliza estimativas para avaliar um resultado desenvolvendo estratégias de controle de cálculos.
- Resolve situações-problemas envolvendo operações especialmente em adição e subtração.

1 – Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração e multiplicação).
- Utilização de estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Utiliza a calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedades.

2 – Percebe as formas geométricas trabalhadas na estrutura dos espaços que compõem os ambientes, comparando-as estabelecendo semelhanças e diferenças.
- Reconhece e nomeia algumas figuras planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo.

2 – Espaço e forma
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Composição de mosaicos.
- Percepção de semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço.

3 – Reconhece possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores.

3 – Grandezas e medidas
- Conhecimento, utilização e estabelecimento de relações entre as diferentes representações da unidade de
medida do nosso valor monetário (o real).

4 – Elabora tabelas simples e gráficos para comunicar a informação obtida.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.

4 – Tratamento e informação
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens.

Medindo, contando e calculando

1- Utiliza instrumentos de medidas conhecidos: fitas métrica, balança, régua, etc.
- Identifica e estabelece relações entre as unidades de tempo.
- Mede comprimentos com as unidades padronizadas (metro/centímetro)
- Identifica o metro e o centímetro como unidades para medir determinados
comprimentos.

1 – Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito denúmero natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal .
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Comparação e composição de quantidades.
- Compreensão de formação de pares.
- Realização de contagens pro agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração e multiplicação).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
2 – Espaço e forma
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Representação das formas geométricas.
3 – Grandezas e medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de tempo ( h e min).
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de comprimento ( m e cm).
- Utilização de instrumentos arbitrários para medir.
4 – Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens.
- Construção de formas pessoais para registrar informações coletadas.

III UNIDADE de julho a setembro

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

-Agrupamento para contar, medir e calcular

1-– Reconhece o conceito de número natural a partir da sua utilização no
cotidiano.
- Utiliza diferentes estratégias para identificar números em situações que
envolvem contagens.
- Lê e escreve números com 3 algarismos.
- Determina o número de unidade, de dezenas e centenas de um número.
- Adiciona e subtrai números naturais com agrupamentos.
- Realiza cálculos de adição, subtração e multiplicação por meio de estratégias pessoais e algumas técnicas convencionais.
- Resolve multiplicações com um dos fatores de 1 a 10.
- Estima resultados das operações.
- Utiliza a calculadora.

1-– Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura interpretação e produção de escritasnuméricas.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição e subtração e multiplicação).
- Utilização de estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.

2- Reconhece e usa cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.
- Reconhece que 1 hora tem 60 minutos.
- Reconhece que 1 dia tem 24 horas.
- Identifica o litro e o milímetro como as unidades de capacidade mais usadas.
- Reconhece as unidades de medida de capacidade ao cotidiano.

- Identificação da divisão em situações onde acontece a repartição de uma quantidade em partes com a mesma quantidade.
- Identifica o quilograma como a unidade de massa mais usada.
- Aplica as medidas de comprimento na resolução de problemas.

2 – Grandezas e medidas
- Conhecimento, utilização e estabelecimento de relações, entre as unidades de medidas de medida de valor (reais e
centavos).
- Conhecimento e utilização das unidades: de medida de tempo (h e min).
- Utilização de instrumentos arbitrários para medir.
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de capacidade (L).

- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de massa (G e Kg)
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de comprimento (M)o

3 – Constrói formas pessoais de registrar informações coletadas.

3 – Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e imagens.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.

Adicionando ou multiplicando para contar

1– Desenvolve o raciocínio multiplicativo do ponto de vista da adição do produto cartesiano (combinatório)
- Identifica e realiza operações com múltiplos do dobro concebendo como metade de uma quantidade.
- Compõem e decompõem números.
- Reparte equitativamente uma quantidade de elementos de cada grupo e determinado número de grupos.

1 – Números e Operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão daorganização do Sistema de Numeração Decimal (dobro e proporcionalidade).
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organiza de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
2 – Grandezas e medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de capacidade (L)

Cálculos, contagens e forma

- Percebe que a padronização de unidades de medida favorece a comunicação das pessoas.

1 – Números e operações
- – Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal (dúzia)
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.

2- Representa formas geométricas.
-Percebe as formas geométricas trabalhadas na estrutura dos espaços que compõem os ambientes, comparando-as estabelecendo semelhanças e diferenças.
- Reconhece e nomeia algumas das figuras planas: círculo, retângulo, triângulo, quadrado.

2 – Espaço e forma
- Identificação de algumas propriedades das geométricas
- Representação de forma geométricas.
- Composição de mosaicos
- Identificação e realização de atividades envolvendo simetria de figuras.
- Percebe que a padronização de unidades de medida favorece a comunicação das pessoas.

3- Identifica o quilômetro como unidade usada par medir grandes comprimentos.
- Relaciona o quilometro com o metro, com centímetro.

3 – Grandezas e medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de valor.

4- Lê e interpreta gráficos e tabelas.
- Registra dados e informações através de estratégias pessoais.

4 – Tratamento da Informação:
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.

5- Reconhece os números naturais.
- Compara e ordena números
- Lê, escreve compara, ordena, compõem e decompõem números naturais maiores que 1000.
- Determina a quantidade de unidades, dezenas, de centenas e de unidades de milhar de um número natural.
- Adiciona números com um 1 ou 2 reservas.
- Subtrai números com 1 ou 2 reservas
- Estima o resultado das operações e sempre que possível, resolve as operações com cálculo mental.

5- Números e operações:
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedades.
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
2.2 – Espaço e forma
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Representação de formas geométricas.
- Montagem de sólidos geométricos.
- Percepção de semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço.
2.3 – Grandezas e Medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de valor.
- Conhecimento das unidades de medida de comprimento (M e KM) tratamento da informação.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
3 – Analisando sólidos, registrando informações e calculando.
3.1 – Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do sistema de numeração decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens pro agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
3.2 – Espaço e Forma
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Representação de formas geométricas.
- Montagem de sólidos geométricos.
- Percepção de semelhanças e diferenças e entre formas geométricas e objetos do espaço.
3.3 – Grandezas e Medidas.
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de valor.
- Conhecimento das unidades de medida de valor.
- Conhecimento das unidades de medida de tempo (h e min).
3.2 – Tratamento da informação.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.

CIÊNCIAS NATURAIS


I UNIDADE – de fevereiro a abril

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

- Observa e identifica os recursos naturais do local onde vive.
- Diferencia animais vivos de não-vivos em um ecossistema.

- Percebe os diferentes tipos de ambientes.
- Reflete sobre a natureza sendo transformada pelo homem ao longo do tempo.
- Estabelece relações entre condições de alimentação, higiene pessoal e ambiental e a preservação da saúde humana.
- Percebe o modo de vida de animais.
- Diferencia o ambiente e o modo de vida dos animais selvagens e os animais no zoológico.
- Compreende as condições e a diversidade de vida no planeta Terra, em diferentes espaços.
- Percebe os diferentes tipos de ambiente e as adaptações.
- Reflete sobre a presença de elementos naturais e da ação do homem em relação a natureza.

1 – A vida na cidade
1.1 – A vida na terra.

- Adaptação dos animais ao ambiente urbano.
2 – Saúde e qualidade de vida.
- Animais nocivos à saúde humana, que aparecem na cidade devido ao acúmulo de lixo.
- Habitação humana como meio de proteção contra frio e chuva e indicador de qualidade de vida.
3 – Ação transformada do ser humano.
- Importância de um zoológico na cidade.
- Materiais que o ser humano utiliza para fazer suas construções.

Terra: Planeta de muitos lugares.
1 – A vida na Terra
– Diferentes ambientes do planeta Terra: (desertos, regiões geladas, florestas e mares).
- Adaptação dos seres vivos aos diferentes ambientes da terra.
2 – Ação transformadora do ser humano.
- Forma como o ser humano age no ambiente: (desmatamento de florestas, lixo e extinção de espécies animais e vegetais).

II UNIDADE – de abril a junho

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

Uns dependem dos outros

1- Percebe a importância da fotossíntese para a vida.
- Reconhece o Sol como parte integrante do processo de fotossínteses.
- Identifica e classifica os animais herbívoros, carnívoros e onívoros de acordo com suas características.
- Compreende que o ambiente natural e cultural influência os hábitos de alimentação.
- Estabelece relações entre condições de alimentação (nutrição)
- Reconhece a importância de uma boa alimentação para o benefício da saúde.
- Reconhece a necessidade de alimentos energéticos para a manutenção humana.
- Percebe a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o ambiente.
- Compreende a necessidade de lutar por um meio ambiente mais equilibrado.
- Percebe a interdependência nas cadeias alimentares.

1 – A vida na terra
- Animais carnívoros, herbívoros e onívoros.
- O sol como fonte primária de energia para a vida na terra e o processo de fotossíntese.
- Relação de interdependência entre animais nas plantas nas cadeias alimentares.
2 – Saúde e qualidade de vida
- Alimentação humana: fonte de alimentos energéticos.
- Importância de uma alimentação saudável para a manutenção da saúde.
3 – Ação transformada do ser humano.

- Maneira como o ser humano interfere no ambiente, provocando desequilíbrios nas cadeias alimentares: Uso de
agrotóxicos, desmatamento e comércio ilegal de animais silvestres.

III UNIDADE – de julho a setembro

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

Somos assim

- Identifica as transformações do corpo.
- Percebe as características básicas de cada fase da vida humana.
- Reconhece os conceitos de reprodução e ciclo de vida às transformações que ocorrem em sua própria e na natureza.
- Compreende e valoriza as experiências das pessoas mais idosas.
- Reconhece a necessidade e importância da vacinação.
- Percebe a diferença entre os animais ovíparos e vivíparos.
- Identifica as transformações dos animais e seu desenvolvimento.
- Percebe que a reprodução é um fenômeno próprio de todos os seres vivos.
- Reconhece as características gerais das plantas.
- Identifica as partes da flor.
- Reconhece a importância das plantas para os outros seres vivos.

1 – A vida na Terra
- Comparação das características do corpo dos seres humanos em diferentes fases da vida:
- Infância, adolescência, vida adulta e velhice.
- Transformações que ocorrem no corpo humano nas diferentes fases da vida.
2 – Saúde e qualidade de vida.
- Importância da vacinação como forma de prevenção de doenças.
3 – Ação transformadora do ser humano.
- Questões culturais relacionadas as diferentes fases da vida do ser humano.
– Como nascem os filhotes?
1 – A vida na Terra
- Animais ovíparos e vivíparos.
- Desenvolvimento direto e indireto.
- Características do processo de metamorfose.
- Semelhanças e diferenças entre os animais.
- Desenvolvimento dos animais.
– Como nascem as plantas?
- Características gerais das plantas.
- Germinação das sementes.
- Partes de uma flor
- Condições necessárias ao desenvolvimento de uma planta e à germinação das sementes.

IV UNIDADE – de setembro a novembro

1- Identifica alguns critérios de classificação dos seres vivos.
- Identifica outros grupos de seres vivos.
- Reconhece que os fungos e bactérias não podem ser considerados como animais ou plantas.
- Reconhece a importância deles para o ambiente e o seu papel de decompositores de matéria orgânica.
- Identifica a forma como o ser humano utiliza esses seres vivos para desenvolver tecnologias que ajudam na sua própria sobrevivência e como esses seres afetam a saúde humana.
- Reconhece os cinco reinos e suas características.

1 – Conhecendo outros seres vivos.
1.1 – A vida na Terra:

- A diversidade de vida dos fungos.
- Ação dos fungos como seres decompositores da matéria orgânica na natureza.
- A diversidade de vida das bactérias.
1.2 – Saúde e qualidade de vida.
- Doenças causadas por fungos e bactérias.
- A importância dos fungos e bactérias na fabricação de produtos necessários a vida humana.
1.3 – Ação transformadora do ser humano.
- Uso de tecnologias para estudar os seres microscópicos, como fungos e bactérias.
- Utilização de fungos e de bactérias na fabricação de produtos necessários para a vida humana.
- Classificação biológica dos seres vivos.
- A cidade enquanto espaço da memória.
2 – Classificação dos seres vivos.
- Características gerais dos seres vivos que pertencem aos reinos.
- Bactérias
- Protistas
- Fungos
- Animais vertebrados e invertebrados.
- Plantas com flores e sem flores.

História
I UNIDADE – de fevereiro a abril

A minha e as outras escolas

1-- Percebe que a escola é um novo momento social na sua vida.
- Diferencia o convívio social ao ingressar na escola.
- Percebe e reflete sobre a educação no estatuto da Criança e do adolescente.
- Valoriza a escola, percebendo a sua importância.
- Reconhece a escola como parte integrante de sua formação.
- Realiza comparações entre escolas de ontem e hoje de diferentes épocas e lugares.
- Compreende as características das escolas antigamente.
- Diferencia os tipos de escola de ontem e hoje.
- Desenvolve o hábito de coletar informações e documentos históricos.
- Desenvolve noções de cidadania com direitos e deveres.

1.1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- A importância da escola para as crianças na atualidade.
- A educação no Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Algumas diferenças entre as escolas no Brasil atual.

1.2 Cotidiano (Eixo local)

– A escola e o tempo
2.1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Diferenças e semelhanças das escolas atuais.
- Algumas características das escolas no passado.
2.2 – Cotidiano (eixo local)
- Diferenças e semelhanças entre as escolas dos familiares dos alunos.

3 – Não só a escola, mas também o livro o caderno e o lápis têm sua história.
3.1 – Cotidiano (eixo sociocultural).
- Diferentes formas de ensino no passado.
- Formas de punição escolar no passado.
- Diferentes materiais escolares da atualidade e dos outros tempos no Brasil.
- A evolução de tecnologias textuais.
3.2 – Cotidiano (eixo local).
- Os materiais escolares do aluno.

Cultura Afro

1- Reconhece a contribuição da diversidade dos grupos humanos na construção da sociedade brasileira.
- Conhece os fatos históricos relacionados aos africanos.
- Concebe a localização correta da África e sua formação histórica.

1- História da África
- Localização
- Língua
- Cultura
- Folclore
- Paisagem

2- Cultura Indígena

1- Conhece e valoriza as influências dos povos nativos para o Brasil
- Identificar e conhecer os alimentos da cultura indígena.

1- Distribuição Indígena no mundo
- O índio no Brasil
- O índio e sua cultura

Cooperativismo

1- Reconhece o conceito de cooperativismo.
- Percebe os diversos tipos de cooperativas.

1- História do cooperativismo
- Surgimento do cooperativismo no Brasil.

II UNIDADE – de abril a junho

História de famílias brasileiras

1- Identifica aspectos: sujeitos, obras, acontecimentos do passado no presente.
- Percebe a importância do convívio com a família.
- Reconhece a si mesmo com um sujeito construtor de história.
- Reconhece a família como parte integrante da formação do indivíduo.
- Valoriza as diferentes configurações familiares.
- Respeita o modo de vida familiar das indígenas e órfãos.

1 – Eixo sócio cultural
- A importância da família para o desenvolvimento da criança.
- As diferentes formas de organização familiar dos dias atuais.
- Formas de organizar as famílias no passado.
- Transformações que ocorrem No conceito de família no decorrer do tempo.
- Papel dos gêneros na organização familiar.
- Outros modelos de organização familiar indígenas e orfanatos.
2 – Eixo local
- A organização familiar do aluno.

2- Identifica e reflete sobre as condições sofridas pelos africanos ao longo da
história brasileira.

2 – Cultura Afro
- Luta dos negros (chegada ao Brasil, castigos, fugas, resistência, líderes negros, movimentos abolicionista,palmares, abolição da escravatura).

3- Percebe que apesar da violência e distribuição sofridas o índio e sua cultura contribui positivamente e refletem até hoje na história do Brasil.

3 – Cultura Indígena
- Resistência indígena, revoltas, processo de aculturação, escravidão, tribos, indígenas ontem e hoje.

4- Reconhece e cria símbolos de cooperativa.
- Identifica a forma de organização de uma cooperativa e as respectiva normas.

4 – Cooperativismo
- Simbologia do cooperativismo
- Normas (organização)

III UNIDADE – de julho a setembro

Uma história do trabalho

1- Percebe as formas de trabalho no passado.
- Compreende as relações sociais de trabalho existentes de outros tempos e espaços no seu dia-a-dia.
- Valoriza todos os profissionais, percebendo que todas as profissões tem importância social.
- Reconhece a importância de uma Carteira de Trabalho para o indivíduo.
- Reflete, com o grande número de crianças que estão fora da escola por diversos fatores.
- Expressa opiniões reflexivas sobre os conteúdos propostos.

1.1 – Eixo sociocultural
- O trabalho escravo nas primeiras fábricas.
- O trabalho infantil no passado e no passado e no presente.
- A importância da carteira de trabalho.
1.2 – Eixo local
- Importância da colaboração do aluno em seu âmbito familiar.
- O trabalho na região do aluno.

2- Cultura Afro
O negro na formação da sociedade brasileira (cultura, influências, miscigenação). – Compreender as diversas produções da cultura africana como representações sociais que emergem no cotidiano.

3 – Reconhecimento e valorização em relações as influências culturais dos povos indígenas.

3- Cultura Indígena
O índio na sociedade brasileira, miscigenação.
- Influência na cultura atual

4 – Reconhece os diversos tipos de cooperativas.
- Valoriza as ações de uma cooperativa educacional.

4- Cooperativismo
- Tipos de cooperativa
- Cooperativa educacional

IV UNIDADE – de setembro a novembro

1 – Reconhece o conceito de cidade.
- Compreende como as cidades se transformam com o passar do tempo.
- Compara as cidades em diferentes épocas.
- Valoriza os diferentes modelo de vida das diferentes cidades.
- Diferencia os tipos de moradias nas cidades.
- Reconhece as características da cidade onde mora.
- Conhece a história da cidade que ela ocupa.

1 – Conhecendo histórias das cidades.
1.1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Conceito de cidade.
- Diferentes cidades na atualidade.
- Formação das primeiras cidades brasileiras.
- O modo de viver nas primeiras cidades brasileiras.
- O cortiço e a favela.
- A cidade enquanto espaço da memória.
1.2 – Cotidiano (eixo local)
- Características da cidade onde o aluno mora.
- Os espaços da memória na cidade do aluno.

Geografia


I UNIDADE – de fevereiro a abril

Representando e localizando diferentes espaços

1- Explora informações cartográficas.
- Reconhece as diferentes formas de representação do espaço.
- Identifica as informações transmitidas pelos mapas.
- Percebe os elementos contidos no mapa.
- Compreende o significado da legenda.
- Compreende e lê mapas, tendo como instrumento as legendas e a orientação (pontos cardeais e colaterais).

1 – Espaço e representação.
- Identificação das diversas maneiras de representar o espaço.
2 – Sociedade
- Compreensão da utilização de mapas.
- Percepção e reconhecimento de pontos de referência.
3 – Natureza
- Reconhecimento do Sol como ponto de referência.
- Identificação das direções cardeais.
4 – Trabalho
- Reconhecimento da utilização da confecção de mapas no decorrer do tempo.

II UNIDADE – de abril a junho

Leitura do Espaço urbano

1- Interpreta a linguagem cartográfica.
- Realiza leituras iniciais de mapas.
- Identifica o bairro onde mora e os que estão localizados nos arredores.
- Identifica e classifica os diferentes de cada bairro. (comercial, residencial) a partir das suas características.
- Reconhece os diferentes espaços e as diferenças sociais.
- Reconhece a importância das prestações de serviços públicos.
- Valoriza a importância das prestações de serviços públicos.
- Reconhece que a melhoria nas condições de vida depende da própria sociedade.
- Respeita e valoriza o patrimônio cultural e ambiental da sociedade.

- O bairro
1 – Espaço e representação
- Reconhecimento da representação gráfica do bairro.
- Identificação daorganização espacial de Brasília
2 – Sociedade
- Identificação das diferentes funções dos bairros.
3 – Natureza
- Entendimento da transformação da paisagem do bairro no decorrer do tempo.
- Identificação de problemas ambientais da ocupação humana.
- Compreensão da necessidade de preservação.
- Reconhecimento e desenvolvimento de atitudes preservacionistas.

4 – Trabalho

-Identificação da presevacionista e da prestação de serviços nos bairros.
- Entendimento de cobrança de impostos.
- Reconhecimento dos modos de organização social: associação de moradores e condomínios.
- Reconhecimento de lugares de cultura e de lazer.

III UNIDADE – de julho a setembro

– A leitura de mapas e de paisagens nos bairros

- Reconhece os conceitos.
- Percebe os elementos de um mapa.
- Entende as informações transmitidas pelos mapas.
- Representa por meio de mapas a região em que mora.
- Distingue na paisagem os elementos construídas pelo homem.
- Realiza leituras iniciais de mapas.
- Reflete sobre a presença de elementos naturais e da ação do homem em relação à natureza.
- Caracteriza a paisagem local (relevo, vegetação e clima)
- Percebe na paisagem as transformações ocorridas ao longo dos tempos.

1 – Espaço e representação.
- Identificação de elementos do mapa: legendas, noções de escalas, títulos, limites, orientação em diferentes espaços, inclusão e domínios espaciais.
2 – Sociedade
- A influência dos elementos naturais na organização social.
- A interferência da organização social no ambiente.
3 – Natureza
- Reconhecimento dos elementos da natureza no bairro: relevo, clima, vegetação e rios
4 – Trabalho
- Entendimento da comunicação e da circulação de pessoas nos espaços dos bairros.
- Reconhecimento das técnicas como fator de aceleração de mudanças na paisagem dos bairros.

IV UNIDADE – – de setembro a novembro

1- Identifica as diferentes paisagens (rural e urbana)
- Reconhece o modo de vida tanto da população urbana da rural.
- Percebe a interdependência entre as áreas rurais e as urbanas.
- Percebe os diferentes tipos de trabalho.
- Percebe os diferentes tipos de moradia.
- Percebem que as profissões mudam no decorrer do tempo.
- Reflete e discute sobre os problemas sociais.
- Percebe como sujeito ativo na transformação do ambiente e passa agir positivamente.

1 – Conhecendo as diferentes paisagens rural e urbana.
1.1 – Espaço e representação.
- Identificação e representação do espaço rural e urbano.
1.2 – Sociedade
- Diferenciação entre população rural e urbana.
- Modo de vida da população rural e urbana.
- Tipos de edificações das áreas rurais e urbanas.
1.3 – Natureza
- Estabelecimento de relações entre a natureza e a sociedade rural e urbana.
- Identificação de problemas ambientais e atitudes de preservação e conservação ambiental das áreas rurais e
urbanas.
1.4 – Trabalho
- reconhecimento dos diferentes trabalhos no decorrer do tempo nas áreas rural e urbana.

Educação Física – Professora: Ligia


I UNIDADE – de fevereiro abril

1 – É capaz de criar estratégias de fuga nos jogos propostos.
- Desenvolve espírito de equipe para trabalhar coletivamente respeitando o outro e suas capacidades de movimentação e honestidade para não infringir as regras.
- Desenvolve a orientação tempo espaço e agilidade.
- Analisa e planeja estratégias de jogo.
- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
- Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina.

1 – Jogos de tradição
- Jogos motores
- Exame biométrico

II UNIDADE – de abaril a junho

1 – Apresenta desenvolvimento das nações físicas e matemáticas de tamanho e distância de algum objeto em relação ao seu corpo;
- Apresenta noção espacial do indivíduo com a movimentação do objeto;
- Promove a satisfação no resultado final da cosntrução do brinquedo proposto e se socializa com os colegas, o conhecimento necessário para a confecção do brinquedo.
- Possui a criatividade estimulada e desenvolve concomitantemente, a coordenação motora;
- Apresenta desenvolvimento da responsabilidade com suas atribuições
- Apresenta desenvolvimento no espírito de equipe para trabalho coletivamente no intuito de melhorar o jogo;
- Cria uma estruturação espacial e orientação corporal;
- Analisa e planeja estratégias de jogo.
- Corre, lança e rebate a bola

1 – Jogos de construção
- Jogos pré-desportivos

III UNIDADE – de julho a setembro

1 – Apresenta desenvolvimento das noções de orientações nos espaços da escola;
- Apresenta desenvolvimento de temperatura e da incidência da luz solar;
- Apresenta desenvolvimento na velocidade de noção a partir da ação do colega;
- Evita desentendimentos;
- Apresenta desenvolvimento nas habilidades de locomoção e equilíbrio;
- Percebe a distância em metros;
-É capaz de criar novas formas de lançamento.
- Cria responsabilidade de lançar o arco sem atingir nenhum objeto.
- Desenvolve autocontrole para lançar e segurar
- Apresenta desenvolvimento de lateralidade.
- Desenvolve capacidade de manipulação.

1 – Ginástica com materiais
- Ginástica sem materiais

IV UNIDADE – de setembro a novembro

1 – Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais, de acordo com a OMS.
- Apresenta perfeita adaptação no meio liquido, bem como no seu deslocamento no mesmo utilizando os técnicos aplicados de respiração subaquática nos estilos crawl e costas.

1 – Exame biométrico (2º semestre).
- Exercícios aplicados à natação para os estilos crawl e costas.

INGLÊS Professora: Edmari


I UNIDADE – de fevereiro a abril

1 – Welcome buck
- Vocabulário: house, garden, swing, tree, hammock, foot, big and beautiful
1 – Reconhece as partes de uma casa e os nomeias de forma objetiva.

2 – In my house
- Vocabulário: kitche, bedroom, bathroom, livingroom, dining-room, dog house; Thisis…; Woit a minute, please
2 – Identifica nomes de parte ou compartimentos de uma casa.

3 – Reconhece os vocabulários utilizados em sala de forma clara (em inglês)

3 – Let’s mix the colors
Vocabulário: dear, present, birthday, happy, mani, dad, thank you, green, orange, puple, brown, black, gray,
yellow, blue, red, white.

white.
3 – Reconhece os vocabulários utilizados em sala de forma clara (em
inglês)

II UNIDADE – de abril a junho

1– Identifica os animais domésticos e selvagens.
- Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humanos.
- Consegue pronunciar e explicar o vocábulo dado.

1 – Vincent’s uncle has a form.
- Nomes de animais domésticos; pig, pony, sheep, chiken, chicks, rooster, duck, ducken, cow.
Apresentação dos vocábulos uncle e farm. Pronúncia e entonação por meio de música.

2- Percebe a estilização dos adjetivos na construção das frases.

2 – Fruit farm.
Nomes de frutas: apple, pineapple, grape, orange, watermelon, banana e strawarry.
Adjetivos big e small.

3- Compreende o uso dos comprimentos como recurso de boas maneiras.

3 – The ice cream truck
-Please e Thank you Cognatos: chocolate e vanilha.

III UNIDADE – de julho a setembro

1– Percebe a necessidade de manter seus materiais em bom uso.
- Nomeia de forma clara os objetos utilizados no dia-a-dia na escola.

1 – Back to school
Vocabulário: pencil, notebook, pen, book, backpack, eraser, ruler, pencil case.

Apresentação dos vocábulos my, and e da expressão let’s go shopping.

2- Percebe a necessidade da prática de algumas atividades esportivas.
- Percebe os cuidados com o corpo para não adquirir doenças.
- Identifica as partes do corpo e suas funções.

2 – Adjetivo new
- Welcome to the school game!
- Nomes das atividades esportivas: american, football, tennis, soccer,judo, swimming, basketball, biking, table,
tennis, dancing.
- Uso da expressão I like…, acompanhada de uma atividade física.
- Apresentação do vocábulo racket.
3 – My body
- Nomes das partes do corpo:
Head, shoulder, knee, toes, foat, fut, leg, arm, hand, hair, eye, mouth nose.
- Música convencional da língua inglesa que usa elementos de TPR (Total Physical Response)
- Pronúncia e entonação por meio de música.
- Plural irregular fost-fest.

IV UNIDADE – de setembro a novembro

1– Identifica e nomeia os meios de transporte.
- Reconhece locais públicos e nomeia-os de acordo com a função de cada um.

1 – Ourtoun
Locais comuns em cidades: bus stop, supermarket, train, station, hotel, school, librany,
bakery, hospital, flower shop, club, park, Forest, house / our, town e swimming.

2– Percebe como meios de transporte são utilizados em sua cidade.

2 – They are going on
vocation!
Meios de transportes, com a preposição adequada: by car, by bus, by phone, by boat, by truck, by cob (by táxi), on foot.
- Lugares: bus station, train station, airport.

3– Identifica os avós também como pessoas responsáveis pelo seu desenvolvimento mental, físico e emocional.

3 – At grandma’s
- Membros da família: mother, father (dad), brother, sister, causin, aunt, uncle, grand mather, grand father, grand
parents.

ARTE Profº Murilo


I UNIDADE – de fevereiro a abril

1 – Paisagens

1 – Pinta Paisagens
2 – Simplificação de formas
2 – Simplifica formas da natureza
3 – Combinando cores frias
3 – Elabora combinações harmoniosas de cores frias.
4 – Pintura I

4 – Pinta paisagens marinhas

II UNIDADE – – de abril a junho

1 – Pintando paisagens II

1 – Pinta paisagens com pôr do sol.
2 – Simplificando formas

2 – Simplifica formas da natureza.
3 – Combinando cores quentes
- Pintando um pôr do sol
3 – Elabora combinações harmoniosas de cores quentes.

III UNIDADE – de julho a setembro

1 – Pintando paisagens III

1 – Pinta paisagens de florestas
2 – Simplificando formas da natureza
2 – Simplifica formas da natureza
3 – Criando harmonia com cores opostas ou complementares.
3 – Elabora harmonia de cores complementares ouy opostas.

IV UNIDADE – de setembro a novembro

1 – Paisagens IV 1 – Pinta paisagens urbanas
2 – Simplificando formas da natureza
2 – Simplifica formas da natureza
3 – Harmonia cromática: cores neutras.
3 – Faz combinações de cores neutras.

21 thoughts on “Planejamento anual 3º ano

  1. PARABÉNS POR ESTE ÓTIMO TRABALHO QUE VEM FAZENDO. A CADA DIA, VOCE NOS SURPREENDE COM ALGO NOVO.

    Cybele Reply:

    Olá Kleizy, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das palavras e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre que quiser.
    beijinhos

  2. obrigado por compartilhar seu trabalho,surgiram novas ideias para trabalhar em minha sala de aula.

    Cybele Reply:

    Olá Nadileyde, tudo bem?

    Você nem imagina o quanto ficamos felizes com o seu comentário.
    Quando compartilhamos atividades de diferentes autores temos justamente este objetivo, estimular a criatividade e conseguente surgimento de novas ideias.
    Obrigada por enriquecer ainda mais o nosso espaço com seu comentário.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  3. Olá… Gostei da forma como abordaram os objetivos e conteúdos, neste Plano Anual…porém como Educadora q fui sugiro completar com: Recursos Didáticos, Estratégias,Avaliação e Bibliografia, de acordo com os assuntos do Bimestre/Semestre… Assim ficará completo este Plano. Abraços…

  4. gostei muito do seu planejamento. Foi muito importante pra mim.Concordo com a Maria do Carmo, quando diz das estrategia ,avaliações etc.Mas ficou muito bom!!!!!Se for possível poste algumas atividades que vc tenha pronta. Por que, esta ano estou com o 3º ano/9, e faz muito tempo que não trabalho com séries iniciais. Bjs!!!!!!!!!!!

    Cybele Reply:

    Olá Walma, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso post com seu comentário.
    Volte sempre que ficaremos felizes.
    Em breve teremos novidades.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  5. Olá, gostei muito deste planejamento, voc~es estam de parabèns

    Cybele Reply:

    Olá Eliene, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  6. quero parabenizar pelo belo trabalho que você vem desenvolvendo e ajudado nos como educador…
    Deus abençoe sua vida e continuir ajudado com seu lindo trabalho.
    gostaria de receber algumas atividades para serie 3ano, que é 2serie , e com expectativa de aprendizagem sistematização de construção do conhecimento). conteúdo programado, estrategia de ensino (Acolhida, momento, da leitura)
    avaliação de para casa e revisão do para casa.
    estarei aguardando sua resposta.
    se possível você mandar atividades diversificada por motivo que criança não são alfabetizados.
    bjs.

    Cybele Reply:

    Olá Maria do Socorro, tudo bem?

    Seu e-mail já foi adicionado em nossa mala direta e passará a receber as novidades do Educa Já!
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  7. Adorei seu trabalho,excelente, continue assim.parabéns!!Abraços!!
    Se você tiver novidades para 2013 me mande por favor para o meu email.Ficarei grata a você.Tudo de bom a você!!

    Cybele Reply:

    Olá Ana Claudia, tudo bem?

    Já incluímos o seu e-mail na nossa mala direta.
    A partir de agora você receberá em seu e-mail todas as novidades do Educa Já!
    Obrigada por nos acompanhar.
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já

  8. Muito obrigada pelo trabalho lindo….
    Meus filhos mudaram de escola particular para escola pulica, e estava procurando um site que pudesse me ajudar, a estudar com eles em casa….
    Que Deus abenções a todos…
    abraçossss

    Cybele Reply:

    Olá Andreza, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Continue nos acompanhando, pois sempre teremos novidades.
    abraços e sucesso!
    Equipe Educa Já!

  9. Gostaria de receber planos de aula e planejamentos anuais de todas as séries do ensino fundamental de nove anos atualizados.Adorei os que vi aqui.
    Parabéns.Tenho urgência. Abraços

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