Planejamento anual – 4º Ano

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Fonte:
COPEDIN

4º ano
Professora: Lilian
LÍNGUA PORTUGUESA.

I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

Tema: 01
Quem conta outro conto?
1 – Prática de leitura
- Gêneros trabalhados: contos clássicos, história em quadrinhos e poema.
- Identificação de elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, enredo e narrador.
- Diferenciação entre autor e narrador.
- Identificação dos valores criticados no poema.
- Ler em voz alta com pronúncia clara, expressividade, ritmo, fluência e entonação adequadas, interpretando a fala dos personagens e a exposição do narrador.
- Reconhece as modalidades do texto.
- Identifica os elementos da narrativa.
- Reconhece a seqüência temporal dos fatos e/ou a seqüência lógica das idéias.
- Identifica o tema.
- Descreve as personagens e suas reações emocionais, a partir de uma ação ou situação.
- Percebe as diferenças entre um texto narrativo e outros.
- Percebe que a rima da sonoridade ao poema.

2 – Prática de análise lingüística.
- Uso das expressões de tempo em textos literários.
- Uso do travessão (diferentes funções)
- De olho na ortografia: regras de acentuação (oxítonas e proparoxítonas).
- Identificação dos tipos de balões em histórias em quadrinhos.
- Discussão acerca das variedades lingüísticas.
- Retomada do conceito de verso, estrofe e rima.
- Análise do efeito do sentido produzido pelo uso de um neologismo no texto.
- Uso de onomatopéia.
- Discurso direto.
- Unidade estrutural e apresentação do texto.
- Vocabulário significação e sinônimos.
- Masculino e feminino.
- Uso das iniciais maiúsculas e minúsculas.
- Linguagem culta e coloquial.
- Estrutura narrativa.
- Uso dos pronomes de tratamento.
- Artigos
- Grafemas e fonemas (letras e sons).
- Sílabas: número e tonicidade.
- Desenvolve estratégias de leitura.
- Entende a utilização do travessão no texto.
- Compreende regra de acentuação das oxítonas e paroxítonas.
- Acentua corretamente palavras oxítonas e paroxítonas.
- Completa história em quadrinhos com balões adequados.
- Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual.
- Lê com ritmo e entonação corretas, obedecendo à pontuação.
- Reconhece o uso de neologismo em textos diversos.
- Reconhece e emprega onomatopéias de modo coerente com a finalidade.
- Utiliza recursos de pontuação para marcar discurso direto e indireto.
- Estabelece diferença de aplicabilidade entre sinônimos e antônimos.
- Percebe que a letra maiúscula deve ser usada em início de parágrafos, depois de determinadas pontuação e em nomes próprios.
- Diferencia linguagem culta e coloquial.
- Escreve narrativas coerentes, utilizando as normas gramaticais, ortográficas e reconhece a função dos pronomes de tratamento.
- Utiliza artigos de acordo com a necessidade de substantivo, facilitando assim a identificação de seu gênero e numeral.
- Dígrafos (vocálicos e consonantais).
- Acentuação, hífen e apóstrofo.
- Pontuação (.) ponto final (.) ponto de continuação (…) reticências.
- Substantivos (classificação)
- Substantivos próprios e comuns.
- Substantivos concreto, abstrato.

Ortografia:
- Uso do S e SS
- Uso do C e Ç
- Uso do SS e Ç
- Uso de G e J
- Palavras com lh e li
- Uso do M antes de P e B
- Linguagem culta e coloquial
- Estrutura da narrativa
- Uso dos pronomes detratamento.

3 – Prática de produção textual.
- Transformação de uma
história em conto.
- Recriação de um conto em forma de poema, estabelecendo relação com texto não-verbal.
- Descrição de personagens.
- Elaboração de parágrafo, listagem, convites.
- Elaboração de cartazes.
- Narrativa real e ficcional.
- Transforma histórias caracterizando os personagens, o ambiente no espaço/tempo, a partir do tema proposto ou livre.
- Descreve características dos personagens do texto.
- Constrói narrativas com diálogos e descrição.
- Relaciona as idéias do texto à própria vida.
- Elaboração de parágrafo, listagem, convites.
- Elaboração de cartazes
- Narrativa real e ficcional.

4 – Prática de oralidade

- Narrativas
- Escuta de textos narrativos
- Narração oral de contos, buscando aproximação com as características discursivas do
texto – fonte.
- Relatos de experiências, idéias e opiniões de acordo com assunto solicitado.
- Discussão, argumentação e contra-argumentação.
- Seqüência lógica das idéias.
- Articulação correta das palavras.
- Diferencia a autoria do narrador do texto.
- Observa o tipo de linguagem no texto narrativo.
- Percebe a importância da fala do narrador para organizar os diálogos nos textos narrativos.
- Estabelece conclusões a partir de informações claramente expressas no
texto.
- Dá opiniões de acordo com o assunto solicitado.

Tema: 02
Uma parada para reabastecer o corpo

2 – Prática de leitura
- Gêneros textuais privilegiados: relato histórico e cardápio.
– Identifica os elementos obrigatórios para produção de um cardápio.
- Identifica fatos históricos relevantes em textos diversos.
- Compreende a função de cardápio seguindo e/ou usando elementos necessários.
- Lê e interpreta linguagem não-verbal.
- Reconhece todas as unidades do texto (foco narrativo, personagens, narrador, tema desenvolvido).
- Outros gêneros: mapa e reportagem.
- Tipos de textos privilegiados Narrativos e descritivos.
- Relato histórico por meio de resumo.
- Uso do conhecimento sobre numerais e adjetivos para a compreensão do texto.
- Utilização da diagramação para organizar a leitura.
- Relação entre texto escrito e imagem.
- Identificação de informações localizadas em texto não verbal (mapa).
- Descreve objetos, pessoas e/ou lugares com propriedade, demonstrando boa capacidade de observação.
- Desenvolve a habilidade de fazer resumos oralmente.
- Reconhece a função dois adjetivos percebendo mudanças de sentido conforme a posição que ocupam, antes ou depois do substantivo a que se referem.

3 – Prática de análise lingüística.
- Uso de substantivos próprios e comuns em relato histórico.
- Uso de adjetivos, locuções adjetivas e adjetivos pátrios em textos narrativos e descritivos.
- Uso dos numerais cardinais, ordinais, multiplicativos, fracionários e romanos.
- De olho na ortografia: sons representados pela letras L e U.
- Uso de conectivos (pronomes, advérbios, conjunções, elipse) sem uso de nomenclatura.
- Identificação da função dos numerais em texto prático (cardápio).
- Semântica: recurso usado para garantir clareza.
- Coesão prenominal e outros mecanismos de coesão.
4 – Reflete sobre o uso das letras maiúsculas minúsculas em substantivos comuns e próprios.
- Identifica os substantivos próprios e comuns.
- Percebe a diferença entre adjetivo, locução adjetiva e adjetivos pátrios.
- Emprega corretamente os numerais de acordo com o texto.
- Reflete sobre o uso de L / U.
- Identifica a função dos advérbios.
- Reconhece a função dos pronomes pessoais.
- Entende o conceito e o uso das conjunções.
- Usa adequadamente semântica para adequação de textos.
- Produz textos coerentes utilizando diversos pronomes.

5 – Produção de Texto
- Produção de um cardápio, ativando os conhecimentos construídos.
- Reestruturação de relato histórico, com base nos critérios de organização que
caracterizam esse texto e nos conhecimentos prévios sobre o uso de conectivos.
- Reconhece o tipo de alimentação utilizado como sendo a qualidade da vida
e a dieta necessária.
- Conhece a importância dos carboidratos, vitaminas, proteínas, gorduras e
minerais e os alimentos que os contêm.
- Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual.
- Elabora um cardápio.

6 – Produção textual
- Mapas
- Compreende e interpreta mapas.
- Interpreta e cria legendas.

7 – Prática de oralidade
- Verbalização de comentários e opiniões sobre os assuntos apresentados.
- Adequação da linguagem à situação comunicativa.
– Reflete sobre a comunicação e os meios de comunicação.
- Expõe seus pontos de vista e argumentos participando de debates e conversas coletivas.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Comunicação.com

1 – Prática de leitura
- Gêneros privilegiados: relatos históricos (com ênfase no suporte), texto
narrativo – conversacional e e-mail. – Leituras complementares: verbetes e hipertextos.
- Busca informações que julga importantes para compreender o texto.
- Expressa-se oralmente com clareza.
- Conhece, observa e produz e-mail, levando em conta as características desses gêneros e as condições de produção e uso.
- Aprimora a leitura oral, exercitando-a a partir das orientações quanto entonação e ênfase.

2 – Prática de análise lingüística.
- Uso de conectores.
- Uso de onomatopéias em texto narrativo
– convencional.
- Adequação da linguagem.
- Uso de interjeições.
- Acentuação de palavras.
- Recurso lingüísticos que caracterizam um e-mail.
- Repetição de letras e sinais de pontuação.
- Uso de abreviaturas.
- Número do substantivo
- Formação de plural
- Grau dos substantivos.
- Adjetivos (continuação)
- Locução adjetiva
- Flexão dos adjetivos
- Estudando ortografia
- Uso do X e do CH
- O emprego do R e RR
- O emprego do LH e NH
- Palavras com Ge, gi e Jô e ji.
- O emprego de gua, que e gui.
- Desenvolve habilidades de leitura de textos de linguagem transverbal.
- Reconhece os diferentes códigos de que o homem dispõe par se comunicar.
- Conhece a estrutura do dicionário e sabe consulta-lo de modo rápido eficiente.
- Desenvolve habilidades de leitura de textos não verbais.
- Ler por prazer
- Compreende o conceito de onomatopéia
- Automatiza a escrita de palavras com dificuldades ortográficas.

3 – Prática de produção de texto.

- Pesquisa e escrita de biografia (em forma de hipertexto).
- Transformação do texto narrativo convencional em história em quadrinhos.
- Registro em relato oral (OM)
- Produção de um e-mail.
- Lê oralmente com ritmo, entonação e articulação adequadas.
- Reescreve histórias lidas.
- Transforma um texto narrativo em uma história em quadrinhos fazendo as modificações necessárias.
- Redige sua auto-biografia.
- Produz um texto de e-mail com coerência e coesão.

4 – Prática da oralidade

- Leitura expressiva
– Lê oralmente o texto, com desenvoltura, respeitando os sinais de pontuação e
entonação adequada às partes do texto.
- Lê oralmente e juntamente com os colegas, o texto.
- Identifica a idéia principal do texto.

5 – Tempo, lugar e diversão
- Lê em voz alta com pronúncia clara, expressividade, ritmo, fluência e entonação
- Prática de leitura
- Gêneros trabalhados: anúncios de textos descritivos com a função persuasiva.
- Relação entre título e texto.
- Identificação de palavras e expressões estrangeiras. adequadas, interpretando a fala das personagens e a exposição do narrador.
- Desenvolve estratégias de leitura oral.
- Compara textos quanto às idéias e linguagem.
- Contextualiza a leitura.

6 – Prática de leitura linguística.

- Uso de adjetivos em anúncios.
- Uso de adjetivo pátrio (retomada de conteúdo)
- Uso das abreviaturas e símbolos.
- Uso dos prefixos im / in na formação de palavras.
- Uso do hífen na formação de palavras compostas por justaposição.
- Reconhece a função dos adjetivos.
- Reconhece as diferenças entre as variantes lingüísticas.
- Descobre diferentes modalidades de textos a partir da sua diagramação.
- Faz uso da fala e da escrita como tradução do que pensa, sabe e sente.

7 –Prática de produção de texto
- Produção coletiva de texto descritivo com função persuasiva.
- Elabora textos narrativos descritivos.
- Enfatiza as idéias mais importantes no texto.

8 – Prática de oralidade
- Relatos de idéias e opiniões.
- Adaptação da linguagem, à situação comunicativa.
- Organiza e registra o pensamento com lógica selecionando idéias principais,
distinguindo o essencial e empregando vocabulário.

III UNIDADE – agosto/setembro

CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

Ficção ou realidade
1 – Prática de leitura
- Gêneros textuais privilegiados: reportagem e notícia.
- Outros gêneros trabalhados: conto, lenda e texto científico (sugeridos em OM)
- Identificação das características e da função dos gêneros trabalhados.
- Conceito de reportagem, lenda e notícia.
- Busca de informações localizadas no texto.
- Ampliação vocabular por meio de consulta ao dicionário.
- Compreende informações de jornais e de notícias.
- Reconhece diversos tipos de texto a partir de suas características.
- Associa as características e funções correspondentes a cada gênero.
- Compreende o conceito de cada gênero mencionado.
- Identifica informações em todo contexto.
- Conhece e compreende novas palavras e seu significado.

2 – Prática de Análise -.linguística

Emprega os sinais mencionados de maneira adequada
- Uso dos seguintes sinais gráficos: parênteses, travessões e aspas
(retomada com aprofundamento)
- Uso de itálico como recurso lingüístico em texto jornalístico.
- Uso do adjetivo e da comparação em trechos descritivos.
- Uso do verbo
- Conjugação dos verbos ser, ter e estar nos tempos: presente perfeito, pretérito
imperfeito e futuro do pretérito do modo indicativo.
- Identificação de verbos expressões que produzem efeito de incerteza em textos jornalísticos.
- dados que dão credibilidade a uma notícia.
- Tempo verbal
- Escolha do verbo em função do efeito que se quer produzir.
- Identificação de expressões que dão idéia de tempo e de espaço (retomada de conteúdo)
- Uso do advérbio.
- Concordância nominal e verbal
- Oração
_ Sujeito e predicado
- Grau do adjetivo
- Numeral
- Flexão dois numerais
- Pronomes pessoais
- De olho na ortografia: palavras parônimas (sem uso de nomenclatura)
- Reconhece e compreende o uso do itálico como recurso utilizado para atrair
atenção do leitor.
- Utiliza adjetivos e identifica o uso do mesmo para comparação.
- Reconhece e utiliza os verbos de maneira correta.
- Identifica a conjugação os verbos em tempos solicitados.
- Reconhece verbos, expressões de produzem efeito de incerteza e verdade em
textos jornalísticos.
- Reconhece dados estatísticos em notícias e compreende a credibilidade que
transmite junto a notícia.
- Identifica os tempos verbais e o que expressam.
- Utiliza o verbo em produções textuais de acordo com o efeito que pretende
alcançar.
- Reconhece em textos ou frases cotidianas expressões que transmitam a idéia de
tempo.
- Utiliza advérbios de modo adequado.
- Diferencia e emprega palavras parônimas.
- Compreende o uso de dois pontos e a utiliza adequadamente.
- Reconhece os elementos de coesão.
- Identifica a função dos advérbios.
- Compreende textos orais e textos escritos.
- Identifica sujeito em frases e em textos.

3 – Prática de produção de texto
- Produção de uma notícia com base em um roteiro previamente determinado (texto real)
- Criação de um conto (texto ficcional)
- Utiliza os recursos adequados para a escrita de um texto em forma de notícia.
- Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual.
- Produz textos coesos, coerentes e organizados quanto à ordenação de fatos e idéias.
- Levanta dados, informações sobre um assunto estipulado.

4 – Prática de oralidade
- Verbalização de comentários e opiniões acerca dos texto trabalhados.
- Expressa-se oralmente com desenvoltura e clareza.
- Dá opiniões pessoais, justificando sua resposta.

Aprendendo sobre duas rodas
5- Prática de leitura

- Gêneros textuais trabalhados: propaganda, anúncio de encarte e a anúncios classificados.
Outros Gêneros trabalhados: relato histórico e tirinha.
- Diferenciação, por comparação, entre textos que têm a função de venda de um produto ou um
serviço, considerado o contexto de comunicação.
- Identificação da função e das características dos gêneros trabalhados.
- Antecipação do conteúdo com base no título.
- Busca de informações localizadas no texto.
- Reconhece o adjetivo de textos de divulgação e os recursos utilizados para atrair o público-alvo.
- Expõe suas idéias criticamente e com boa argumentação e oralidade.
- Expressa idéias, opiniões de modo argumentativo.
- Identifica e compreende a mensagem dos gêneros mencionados.
- Identifica textos de divulgação no cotidiano.
- Compreende a importância dos recursos visuais e estéticos em tantos gêneros.
- Compreende a importância do título para o gênero mencionado por expressar a idéia geral do texto.
- Identifica em textos informações relevantes.

6 – Prática de Análise lingüística.
- Análise das imagens em função do gênero, das características do período e do público-alvo.
- Uso do você como forma de tratamento escolhida para produzir clima de proximidade com o leitor
fazendo-o se sentir importante, único.
- Uso de recursos de manipulação (sedução), como forma de agir sobre o outro, para levá-lo a um
querer e/ou dever fazer algo.
- Uso de adjetivos em propagandas e anúncios.
- Uso de advérbios.
- Repetição de palavras, como recurso de fixar a idéia de uma marca.
- Seleção vocabular em função do contexto de comunicação.
-Pronomes possessivos, demonstrativos.

- Estudando ortografia
- Os sons do X
- Palavras com e – i ei e com o – u – ou.
- Uso de há e a
- Mau e mal
- Compreende a utilização de imagens adequadas a cada Gênero para atingir o público alvo.
- Utiliza o pronome de tratamento você nas produções e oralidade que exprimam informalidade.
- Reconhecimento e utilização de slogan e frases efeito para convencimento.
- Identifica e utiliza os adjetivos em propagandas e anúncios.
- Utiliza o advérbio adequadamente.
- Identifica a repetição de palavras como recurso para divulgação de uma marca.
- Utiliza o vocabulário adequado a cada gênero textual.
- Automatiza a escrita de palavras com dificuldades ortográficas.
- Emprego do porque, porquê, por que, por quê.
- O emprego S ou Z.

7 – Prática de produção de texto.
- Criação de textos de humor na forma de anúncio classificados.
- Reescrita de história em quadrinhos (tirinha), usando apenas a linguagem escrita.
- Redige um anúncio humorístico simples a partir de um modelo.
- Redige uma história em quadrinhos usando apenas a linguagem escrita.

8 – Prática de oralidade
- Verbalização de comentários e opiniões a respeito do conteúdo trabalhado.
8 – Estabelece conclusões a partir de informações expressa no texto.
- Expressa oralmente suas idéias com fluência e clareza.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Humor é coisa séria
1 – Prática de leitura
- Suporte e gêneros textuais trabalhados.
- Identificação das características e função dos gêneros e suporte trabalhados.
- Ampliação vocabular.
- Identificação de alguns elementos da narrativa: personagens, lugar, enredo
(retomada do conteúdo)
- Reconhece todas as unidades do texto (foco narrativo, personagens, narrador,
tema desenvolvido).
- Identifica o título do texto, deu autor e a obra a que pertence.

2 – Prática de análise linguística.

- Identificação de diferentes recursos lingüísticos usados em textos humorísticos.
- Variedade lingüística.
- Uso do artigo (retomada do conteúdo)
- Acento diferencial nos verbos ter e vir.
- Linguagem informal em textos narrativos.
- Uso dos verbos de elocução.
- Concordância nominal e verbal.
- Uso do vocativo

Estudando ortografia
- Diferentes sons
representados pela letra X
(retomada de conteúdo).
- O uso de-inho e zinho.
- palavras com AL, El, Il,
- Faz uso dos conhecimentos construídos sobre o texto humorísticos e cria
narrativa de uma situação vivenciando.
- Identifica artigos e substantivos nas frases.
- Expressa- se oralmente e com clareza.
- Expressa –se com boa dicção e desenvoltura.
- Compreende o conceito de verbos.
- Identifica a idéia de tempo.
- Utiliza adequadamente a linguagem formal e informal e sua variedade.
- Automatiza a escrita de palavras com dificuldade ortográfica.
- Palavras com qu e gu.
- Palavras terminadas com ao e AM.
- Palavras com izar – isar.
- Uso do mas ou mais.

3 – Prática de produção de texto.

- Criação de capa de revista de história em quadrinhos.
- Lê corretamente, evidenciando pronúncia e entonação adequadas.
- Redige uma história a partir de palavras dadas.
- Expressa-se oralmente em situações individuais ou em grupo evidenciando
criatividade e desembaraço.

MATEMÁTICA

I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Explorando as operações e a habilidade de calcular mentalmente.

1 – Números e operações.
- Análise, interpretação, formulação de situaçõesproblema, envolvendo as quatro operações.
- Realização de operações compreendendo seus significados.
- Adição e subtração com ou sem reagrupamento.
- Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem
reagrupamento e por um algarismo.
- Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em
partes iguais e pela idéia de medida).
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
– Utiliza as 4 operações fundamentais na resoluções de situações-problema.
- Analisa, interpreta e resolve situações-problema compreendendo as idéias de juntar, tirar, comparar e completar.
- Efetua a adição e subtração com ou sem reagrupamento reconhecendo suas
termologias.
- Reconhece as propriedades da adição e subtração com facilitadoras do cálculo
mental.
- Efetua cálculos por meio de estratégias pessoais e de técnicas convencionais.
- Analisa, interpreta e resolve situações-problema envolvendo as idéias da
multiplicação.
- Efetua multiplicações com e sem reagrupamento por um algarismo.
- Reconhece a divisão como uma operação de repartir em quantidades iguais,
bem como aquela em que se determina “quantas cabem”, ou seja, a idéia de
cotas de medida.
- Resolve problemas que envolvam divisão.
- Desenvolve cálculo mental.
- Efetua adição, subtração, multiplicação e divisão, envolvendo números naturais, reconhecendo elementos e aplicando as idéias associadas a cada operação.

2 – Espaço e Forma
- Construção de quadrados e retângulos em malhas quadriculadas, calculando o número de quadrinhos que os compõem.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Identifica e utiliza os elementos essenciais para construção de quadrados e retângulos.
- Identifica e cria situações onde as operações sejam utilizadas.
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio das operações com números naturais.

3 – Grandezas e Medidas – Reconhece números naturais no dia-a-dia e ser capaz de ler e compreender
- Reconhecimento do ano formado por 12 meses ou 365/366 dias.
- Reconhecimento do número de dias que contém cada mês.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
informações numéricas.
- Amplia as idéias de medidas de tempo reconhecendo as características do calendário.
- Utiliza os números naturais em situações de contagem e ordenação.
- Retome e amplia os conhecimentos sobre as operações fundamentais com
números naturais, seus significados e aplicações na resolução de problemas.

4 – Tratamento da informação.

- Leitura e interpretação de dados em tabelas e esquemas.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
– Percebe em tabelas a regularidade nas seqüências numéricas para nomear, ler e escrever.
- Faz a leitura de dados, em tabelas e gráficos.
- Constrói tabelas, esquemas e gráficos de barras a partir de situações cotidianas.
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio das operações com números naturais.

5 – Números e operações
- Seqüências e operações
- Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal.
- Leitura, escrita, comparação e ordenação de números.
- Reconhecimento de classes e ordens, sucessor e antecessor e interpretação de seqüências numéricas.
- Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema, envolvendo as quatro
operações.
- Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração com e sem
reagrupamento.
- Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem
reagrupamento e por algarismo.
- Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em partes iguais e pela idéia de medida.)
- Realização de cálculos mentais.
- Utilização da calculadora para realizar operações (adição, subtração e multiplicação), verificar
resultados e investigar
- Aplica as regras do sistema de numeração decimal para escrever, ler, comparar e ordenar números naturais menores que 1.000.000.
- Interpreta textos e resolve problemas.
- Entende a seqüência da numeração até milhares e milhões.
- Identifica o antecessor de um número dado.
- Resolve problemas envolvendo as 4 operações.
- Analisa, interpreta e resolve situações-problema, envolvendo adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Efetua multiplicações e adição, com e sem reagrupamento, por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais.
- Reconhece e aplica propriedades da divisão e usa-la nos momentos adequados.
- Desenvolve o cálculo mental e a estimativa de resultado.
- Utiliza a calculadora corretamente para efetuar operações fundamentais. propriedades
(multiplicação: adição de parcelas iguais).

6 – Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e esquemas.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
- Leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos de colunas.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver
problemas.
- Utiliza diferentes registros gráficos (desenhos, esquemas) como recursos para
expressar idéias, resolução de estratégias e comunicar informações.
- Interpreta tabelas e gráficos na resolução de situações-problema.
- Cria tabelas e gráficos de barras para registrar dados e informações.
- Cria tabelas e gráficos de colunas para representar dados e informações.
- Utiliza as 4 operações fundamentais na resolução de situações-problema.

7 – Medir, contar é calcular.

- Números e operações
- Compreensão das regras de organização do sistema decimal,
- Leitura, escrita, comparação e ordenação de números.
- Lê e compreende informações quantitativas.
- Reconhecimento de classes e ordens sucessor e antecessor e interpretação de seqüências numéricas.
- Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração com e sem
reagrupamento.
- Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem
reagrupamento e por algoritmo.
- Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor em
partes iguais e pela idéia de medida.
- Associa as unidades de 1ª, 2ª e 3ª ordens os respectivos nomes: unidade, dezena e centena.
- Amplia a compreensão do sistema de numeração decimal para escrever, ler, comparar e ordenar números naturais.
- Reconhece o antecessor e o sucessor de um número natural em seqüência.
- Resolve expressões numéricas com adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Resolve cálculos matemáticos de multiplicação pro estimativa em situações do cotidiano.
- Faz cálculo matemático de divisão exata , não exata.

8 – Espaço e forma
- Identificação de simetria axial em figuras bi e tridimensionais.
- Interpretação de montagens feitas com cubos, contando quantidade de cubos que compõem essa
montagens.
- Desenvolvimento e
- Amplia o conhecimento das figuras geométricas por meio de suas características.
- Traça eixos de simetria.
- Amplia figuras em malha quadriculada.
- Reconhece elementos que compõem as formas: faces, arestas e vértices.
- Aprofunda o conceito de cubo e identifica possíveis planificações desse sólido.
- Efetua registros matemáticos.
- Resolve as 4 operações.
- Realiza estimativa para prever resultados.
utilização de procedimentos
matemáticos para resolver
problemas.

9 – Grandezas e Medidas
- Reconhecimento, utilização e estabelecimento de relações entre as unidades de medidas: metro
e quilômetro; grama e quilograma.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
9 – Amplia o conhecimento das unidades de medida de comprimento.
- Compreende o significado dos múltiplos e submúltiplos mais usado do metro.
- Desenvolve a capacidade de estimar.
- Resolve problemas envolvendo quilograma e grama.
- Interpreta textos e resolve problemas.
- Calcula corretamente utilizando as idéias de agrupamento nas quatro operações.

10 – Tratamento da informação

- Leitura e interpretação de dados em tabelas e esquemas.
- Reconhece e interpreta um gráfico de barras.
- Constrói tabelas de freqüências e gráficos de barra.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

Contando, calculando e analisando formas.
1 – Números e operações
- Compreensão das regras de organização do SND (ampliação da seqüência numérica até 10.000).
- Leitura e escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor, seqüências.
- Composição e decomposição de quantidades.
- Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblemas envolvendo adição e subtração com ou
sem reagrupamento.
- Multiplicação (enfatizando a memorização da tabuada , explorando a relação entre multiplicação e divisão)
- Exploração da habilidade de dividir mentalmente, utilizando, para isso, a estratégia de decompor o
divisor numa multiplicação de dois números.
- Estimativa e cálculo mental.
- Utilização da calculadora para compor quantidades, utilizando operações de adição e multiplicação.
- Compreende a organização do SND.
- Lê, interpreta e produz escritas numéricas.
- Relaciona a idéia do sucessor e antecessor em exemplos não-numéricos.
- Relaciona a base 10 do nosso sistema para compor e decompor números.
- Desenvolve e utiliza procedimentos matemáticos para resolver situações problemas,
de adição e subtração.
- Reconhece as propriedades da adição e subtração como facilitadoras do cálculo
mental.
- Analisa, interpreta e resolve situações-problemas envolvendo as idéias da multiplicação.
- Reconhece as propriedades da multiplicação e da divisão como facilitadoras do
cálculo mental.
- Decompõem números para a realização de cálculo mental.
- Faz estimativa para avaliar a adequação de um resultado.
- Utiliza a calculadora para compor e decompor quantidades utilizando operações
de adição e multiplicação.

2 – Espaço e Forma – Associa formas espaciais (cubos) a objetos do cotidiano.
- Reconhecimento dos elementos que compõem o cubo (faces quadradas e números de faces, vértices e arestas).
- Constrói o cubo a partir das planificações.
- Diferencia poliedros de copos redondos no seu cotidiano.
- Reconhece prismas, pirâmides e esferas entre os objetos que envolvem o seu mundo.
- Percebe os elementos dos sólidos utilizando embalagens.

3 – Grandezas e Medidas
- Resolução de problemas, envolvendo metro e quilometro; grama e quilograma; hora e minuto.
- Utiliza e relaciona as unidades padronizadas de medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo em situações contextualizadas.

4 – Tratamento da Informação.

- Leitura, interpretação de dados presentes em reportagens, tabelas e gráficos de barras.
- Lê e interpreta dados apresentados em tabelas.
- Percebe diferenças e semelhanças em gráficos de situações contextualizadas.
- Constrói o cubo a partir das planificações.
- Diferencia poliedros de copos redondos no seu cotidiano.

5 – Números e operações. Contando, calculando e registrando quantidades.
- Reconhecimento da função da virgula em números decimais.
- Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema.
- Adição e subtração com ou sem reagrupamento.
- Multiplicação com a utilização de algoritmo na multiplicação por um algarismo.
- Divisão por estimativa com um ou dois algarismo no divisor r pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em partes iguais)
- Estimativa e cálculo mental (por decomposição, utilizando os fatores básicos
das operações e as multiplicações por 10 e 100)
- Compreende o uso adequado da virgula em operações com números decimais.
- Utiliza as 4 operações fundamentais na resolução de situações-problemas.
- Calcula corretamente adição e subtração.
- Analisa, interpreta e resolve situações-problema, envolvendo as idéias da multiplicação.
- Exercita técnicas de cálculo.
- Reconhece e calcula os divisores de um número natural.

6 – Grandezas e Medidas

- Análise de números e resolução de problemas envolvendo o sistema monetário e as medidas de
comprimento.
- Relaciona cédulas e moedas que circulam no país, aos seus valores, utilizandoas em resoluções problemas.

7 – Tratamento de informação

- Leitura, interpretação de dados presentes em reportagens e tabelas.
- Construção de gráficos de barras.
- Lê e interpreta dados apresentados em tabelas.
- Interpreta dados do cotidiano apresentados sob forma de tabelas e gráficos.

8 – Números e operações

Analisando formas e calculando
- Análise, interpretação e resolução de situações-
- Utiliza as 4 operações fundamentais em situações-problema.
- Analisa e interpreta textos com situações-problema.
- Reconhece as propriedades da adoção e subtração com e sem reagrupamento.
- Reconhece e usa as propriedades da multiplicação para agilizar o cálculo mental, compondo e decompondo. problema.
- Adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Multiplicação utilizando a decomposição para realizar multiplicações por um e dois algarismos.
- Algoritmo apenas na multiplicação por um algarismo.
- Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor e pelo algoritmo com um algarismo no divisor.
- Estimativa e cálculo mental (por decomposição, utilizando os fatores básicos das operações e as
multiplicações por 10 e 100.)
- Exploração do significado de fração como parte do todo ½, 1/3, ¼, 1/6, 1/8.
- Efetua a multiplicação com um algarismo na forma retangular.
- Faz estimativas para avaliar a adequação de um produto.
- Reconhece e usa as propriedades da multiplicação para agilizar o cálculo mental.
- Faz estimativas para avaliar a adequação de um produto.
- Reconhece os números fracionários no dia-a-dia.
- Lê, escreve, compara e ordena números fracionários de uso freqüente.

9 – Espaço e Formas

- Identificação de dados e vértices em figuras.
- Composição de figuras com triângulos.
- Transformação de figuras em malhas quadriculadas.
- Identifica fazes, lados e vértices em figuras geométricas.
- Identifica formas planas e formas não planas.
- Classifica triângulos quanto aos lados e sua rigidez.
- Amplia e reduz figuras em malhas quadriculadas.
- Traça eixos de simetria.

10 – Grandezas e Medidas
- Cálculo de áreas e perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas.
- Reconhecimento e utilização de unidades de tempo (hora e minuto).
- Estimativas envolvendo tempo.
- Utiliza corretamente os termos para calcular áreas de polígonos em malhas quadriculadas.
- Identifica o relógio como instrumento de medidas de tempo.
- Lê e escreve as horas indicadas no relógio.
- Resolve problemas que envolvam medidas de tempo.

11 – Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados presentes em reportagens e tabelas.
- Construção de gráficos de barras.
- Interpreta e constrói gráficos e tabelas.
- Escreve as coordenadas das figuras de uma tabela.
- Interpreta e constrói gráficos de barras.

III UNIDADE – agosto/setembro)
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Números e operações:
Medindo, contando e realizando cálculos.
- Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal (ampliação da seqüência)
- Reconhece números decimais em diversas situações do cotidiano.
- Analisa, interpreta e resolve problemas envolvendo números decimais.
- Lê, escreve, compara e ordena números naturais em sucessor e antecessor.
- Compõe e decompõe quantidades desenvolvendo o cálculo mental.
- Reconhece e explora os números naturais em diferentes contextos.
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações
com números naturais. numérica até 10.000).
- Leitura e escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor, seqüências.
- Composição e decomposição de quantidades.
- Reconhecimento das ordens que compõem um número.
- Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblemas.
- Adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Multiplicação (enfatizando multiplicação retangular, a decomposição e a relação
entre multiplicação e divisão.)
- Construção do algoritmo da multiplicação por um algarismo.
- Divisão por um ou dois algarismo (enfatizando a função do resto em uma divisão e a relação entre a divisão e a multiplicação.)
Analisando formas informações, números e medidas.
- Resolve situações-problemas com e sem reagrupamento.
- Resolve com compreensão, problemas que envolvem a multiplicação.
- Determina de modo prático, utilizando a multiplicação, o dobro, o triplo, o quádruplo e o quíntuplo de um número natural.
- Relaciona a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão entre si.

2 – Grandezas e Medidas
- Resolução de problemas,
envolvendo quilômetros e
horas (KM/H)
- Ampliação e redução de
figuras, analisando o que
ocorre com a área e o
perímetro dessas figuras.
- Faz estimativas com as medidas do tempo, a partir de situações-problema com
material concreto.
- Faz estimativas com as medidas de tempo, a partir de situações-problema e
concretas.
- Calcula e encontra o perímetro de figuras.
- Efetua medições a partir de cálculo mental.
- Amplia e reduz figuras, calculando em situações práticas.

3 – Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados presentes em tabelas.
- Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos de colunas ou barras.

4 – Números e operações.: Medindo, calculando e registrando números.

- Reconhecimento da função da virgula em números decimais.
- Composição de qualidades observando o valor posicional dos algarismos.
- Análise interpretação, formulação e resolução de situações-problema.
- Adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Multiplicação com a
- Lê e escreve números decimais com virgula.
- Efetua corretamente a divisão com números decimais, observando o valor
posicional dos algarismos.
- Lê com atenção o problema, interpretando corretamente o que é dado e o que é
pedido.
- Identifica a relação fundamental da divisão em uso.
- Utiliza o algoritmo das operações como elemento facilitador de cálculo.
- Resolve, com compreensão, problemas que envolvem a multiplicação.
- Emprega corretamente a termologia: divisão, dividendo, divisor, quociente, Resto.
- Resolve, compreensão, problemas que envolvem dados fracionários.
- Resolve problemas utilizando as unidades das medidas de comprimento bem como a transformação de unidades.
-Lê e escreve o antecessor e sucessor de um número natural em seqüência.
- Compõem e decompõe quantidades usando material concreto nas 4 operações. utilização de algoritmo na multiplicação por um algarismo e construção do algoritmo da multiplicação por dois algarismos.
- Divisão por estimativa com dois algarismos no divisor.
- Relação da divisão de um inteiro em partes iguais (até décimos); relação entre representação fracionária e decimal.
- Adição e subtração envolvendo números que representam medidas de comprimento, de massa e de
valor. Compreensão das regras de organização dói sistema de numeração decimal (ampliação da
seqüência numérica até 30.000).
- Leitura escrita, comparação e ordenação, sucessor, seqüências.
- Composição e decomposição de quantidade.
Reconhecimento das ordens que compõem um número.
- Análise, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo adição, subtração,
multiplicação e divisão.
- Reconhece as ordens que compõem um número decimal.
- Reconhece a possibilidade ou não da divisão de um número em uso.
- Percebe a idéia de parte através de material concreto.

5 – Grandezas e Medidas

- Relação entre as medidas de comprimento (metro, centímetro e milímetro) e as
medidas de massa (grama e quilograma).
- Representação dessas medidas, utilizando frações e números com vírgula.
- Conhece as unidades de medidas usuais: metro, centímetro, milímetro e
quilômetro, sabendo empregá-las em situações práticas.
- Reconhece a medida de massa adequada utilizando frações e números com
virgula a situações cotidianas.

6-Espaço e Forma:
- Reconhecimento de semelhanças diferença entre corpos redondos e
poliedros.
- Análise e representação dos corpos redondos (cone e cilindro).
- Reconhecimento de semelhança e diferença entre esfera e círculo.
- Reconhecimento de semelhanças diferença entre corpos redondos e poliedros.
- Análise e representação dos corpos redondos (cone e cilindro)
- Reconhecimento de semelhança e diferença entre esfera e círculo.

7- Grandezas e Medidas – Identifica o relógio como instrumento de medidas de tempo.

- Reconhecimento e utilização de unidade de tempo (hora e minuto).
- Relação entre hora e minuto e frações da hora.
- Reconhece as unidades de medidas de tempo.
- Reconhece as unidades de medidas de tempo marcadas pelo relógio.

8 – Tratamento da Informação

- Produção de textos escritos com base na interpretação de gráfico de segmentos e tabelas.
- Análise, interpretação e construção de gráficos de setores.
- Produz textos escritos com base na interpretação de gráfico de segmento e tabelas.
- Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos de segmentos, colunas,
barras e gráficos de setores

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1- Números e operações.

Medindo, contando, calculando e analisando informações.
- Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblema.
- Adição e subtração com e sem agrupamento.
- Adição e subtração de decimais em situações que envolvem sistema monetário e outras medidas
Interpretando medidas, formas e possibilidades.
- Números e operações
- Análise, interpretação e resolve problemas de adição e subtração com e sem agrupamento envolvendo número naturais.
- Adição e subtração com e sem agrupamento, envolvendo números naturais e decimais.
- Cálculo mental envolvendo adições e subtrações de números maiores que 100 e menores
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações com números naturais.
- Resolve situações-problema com e sem reagrupamento.
- Resolve com compreensão, problemas que envolvem a decomposição e a memorização da tabuada.
- Resolve problemas que envolvam a multiplicação.
- Faz estimativas em situações-problemas.
- Utiliza os critérios de divisibilidades como elemento facilitador da divisão, em situações contextualizadas.
Lê com atenção o problema, interpretando corretamente o que é dado e o é pedido.
- Faz cálculo mental envolvendo adição e subtração de números maiores que 100
e menores que 1000. que 1000.

2- Grandezas e Medidas
- Resolução de problemas envolvendo a relação entre metro, centímetro e milímetro.
- Reconhece unidades padronizadas para medir comprimentos.
- Reconhece a adequação do metro ou centímetro em seu cotidiano.

3-Tratamento da informação

- Leitura, interpretação de dados presentes em gráficos e tabelas.
- Construção de gráficos e colunas.
- Produção de textos escritos com base na interpretação de gráficos e tabelas (baseando-se em
textos jornalísticos e científicos).
- Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos e tabelas.
- Constrói gráficos de colunas.
- Produz textos escritos com base na interpretação de gráficos jornalísticos e científicos.

4- Espaço e Forma

- Classificação de poliedros identificando semelhanças e diferenças, usando com critério o número de lados e de vértices.
- Mosaicos: exploração de figuras desenhadas pela repetição de padrões.
- Compreensão de figuras geométricas utilizando triângulos, pentágonos, hexágonos, trapézios e
losangos.
- Classifica polígonos identificando semelhanças e diferenças, observando o número de lados e de vértice.
- Constrói mosaico utilizando formas circulares.
- Reconhece triângulos e quadriláteros como os polígonos mais comuns.
- Diferencia os quadriláteros, dos trapézios.
- Reconhece os losango e os quadrados.

5 – Grandezas e Medidas

- Resolução de problemas envolvendo medidas de massa (G e Kg) e de capacidade (L e ML)
- Reconhece que ao medir a quantidade de líquido existente no interior de um
recipiente, obtém-se a capacidade desse recipiente.
- Estabelece as relações existentes entre as diversas unidades de medida de capacidade.

6- Tratamento da Informação
- Identificação de possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabiliza-los (raciocínio combinatório).
- Identifica as diversas maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabilizá-los.

7- Números e operações
Contando, compondo quantidades e calculando.
- Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal
(ampliar a seqüência numérica até 100.000).
- Leitura e escrita, composição e decomposição, comparação e ordenação, classes e
ordens, sucessor e antecessor, seqüências.
- Compreende as regras de organização do sistema decimal ampliando a
sequência numérica até 100.000.
- Reconhece e explora os números naturais em diferentes contextos.
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações
com números naturais.
- Resolve situações-problema com e sem reagrupamento.
- Resolve com compreensão problemas que envolvem a multiplicação e a divisão
por um e por dois algarismos.
- Associa a multiplicação e divisão.
- Adição e subtração com e sem agrupamento.
- Multiplicação e divisão por um e por dois algarismos.
- Relação entre multiplicação e divisão.
CIÊNCIAS NATURAIS
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades


1 – A vida na Terra
Do que é feito o planeta Terra?
- Materiais que compõem os ambientes da Terra.
- Estados físicos dos materiais.
- Características de alguns materiais.
- Recursos naturais renováveis e não renováveis
- Reconhece que o ambiente é constituído de imensa variedade de materiais.
- Identifica os estados físicos dos materiais.
- Identifica os estados físicos dos materiais.
- Reconhece a utilização dos materiais de acordo com as suas características.
- Reconhece a forma de exploração dos recursos naturais utilizados na época do
descobrimento e atualmente.

2 – Ação transformada do ser humano.

- Utilização e transformação dos recursos naturais.
- Reciclagem dos materiais.
- Preservação dos recursos naturais.
- Aproveita os recursos naturais.
- Explica por que o homem passou a ser o maior depredador da natureza.
- Identifica as atividades humanas que mais alteram o ambiente.
- Identifica e classifica os principais constituintes do lixo doméstico.
- Compreende a importância da preservação da natureza como fator fundamental
para melhoria da qualidade de vida de todos os seres.

3 -Terra – Morada dos seres vivos
- Características internas e externas do planeta Terra.
- As plantas (ou vegetais)
- Vegetais ameaçados.
- Animais
- Vertebrados e invertebrados.
- Animais silvestres e domésticos.
- Animais ameaçados de extinção.
- Seres vivos peçonhentos e venenosos.
- Adaptação dos seres vivos aos diferentes ambientes da Terra.
- Diferencia as camadas da Terra.
- Compreende a formação do planeta Terra e sua paisagem.
- Percebe que a Crosta Terrestre exibe condições favoráveis para existência de
seres vivos em cada camada (hidrosfera / atmosfera e litosfera).
- Reconhece a importância dos vegetais e a importância da sua utilização pelos
seres vivos.
- Reconhece que alguns vegetais correm riscos de extinção.
- Percebe os cuidados que devemos ter em relação a segurança no convívio com
alguns animais.
- Explica as intervenções do Ibama em favor de algumas espécies que vivem enclausuradas.
- Busca a participação em ações comunitárias de preservação da fauna.
- Caracteriza as adaptações dos seres vivos para sobrevivência nos diferentes
ecossistemas terrestres.

4-O Sistema Solar e a Terra
- O Sistema Solar
- Os planetas do Sistema Solar
- Outros Astros do Sistema Solar
- A Terra
- As faces da Lua
- Situa o planeta Terra no Sistema Solar.
- Reconhece que a Lua, os planetas e as estrelas fazem parte do Sistema Solar que o Sol é uma estrela e a Terra é o nosso planeta.
- Conhecendo melhor a atmosfera.

5 – Ação transformadora do ser humano

- A forma como o ser humano atua no ambiente, provocando alterações na
biosfera.
- O ser humano e os outros animais
- Identifica as atividades humanas que mais alteram o ambiente, e suas possíveis
conseqüências.
- Analisa a interferência que o ser humano gera instalar-se no ambiente.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
De baixo para cima

- Conhecendo o solo da terra.
1 – A vida na terra
- Formação e características de alguns tipos de solo.
- Influência do tipo de solo na vida dos animais e vegetais.
- A importância das plantas
- As plantas são úteis ao homem.
- Plantas tóxicas
- Preservação das plantas
- A importância dos vegetais na vida dos animais.
- Os animais e as estratégias de sobrevivência.
- Cadeia Alimentar
- Saúde e qualidade de vida
- Importância da prevenção de doenças veiculadas pelo solo.
– Identifica e observa através de experimentos os componentes do solo.
- Compreende a dependência que os seres vivos têm do solo e a importância para a
preservação do mesmo.
- Reconhece a importância dos vegetais para o solo.
- Desenvolve o hábito de depositar os resíduos (lixo) nos lugares corretos, evitando
assim doenças veiculadas pelo solo.
- Percebe que a produção de resíduos (lixo) é um problema de todas as pessoas.
2 – Ação transformadora do ser humano.
- Prevenção contra erosão e manutenção da fertilidade do solo.
- Influência das queimadas e do desmatamento na erosão do solo.
- A poluição causada pelo lixo.
- Impermeabilização
- Desertificação.
3 – Amplia a compreensão da importância da fertilidade do solo para a agricultura.
- Compreende a dependência que os seres vivos têm do solo e a importância para a
preservação do mesmo.
- Destaca os riscos das queimadas e dos desmatamentos indiscriminados para o solo.
- Valoriza a higiene ambiental como fundamento para a manutenção da saúde
coletiva.
- É consciente dos deveres de cidadão com relação ao ambiente.

III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1-A água na Terra
- A vida na Terra
- A presença da água no planeta terra.
- O ciclo da água na natureza.
- Amplia o conhecimento de que a água é indispensável à vida.
- Evidencia a alta proporção de água existente nos seres vivos e os meios de
adaptação contra a sua perda.
- Identifica as relações entre seres vivos e os seres vivos e o ambiente.
- Identifica a água no planeta Terra como maior parte constituinte, e sua
importância para o desenvolvimento da vida no planeta.

2 -Saúde e qualidade de vida

- Doenças veiculadas pela água.
- Doenças relacionadas com a água: dengue, leptospirose, cólera e febre amarela.
- Reconhece alguns modos de transmissão e prevenção de doenças contagiosas.
- Utiliza medidas de preservação da saúde através da observação das atitudes e
cuidados com o próprio corpo do outro.

3 -Ação transformadora do ser humano

- Controle da circulação da água nas cidades estação de tratamento de água e esgoto.
- Poluição da água: mar e cidades.
- Identifica formas de poluição nos ambientes aquáticos através da observação
direta e/ou indireta.
- Percebe que a poluição das águas é um problema provocado pelo ser humano.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – O ar e a vida na Terra
- A vida na Terra
- O ar no planeta
- Existência do ar
- Espaço ocupado pelo ar.
- Peso do ar.
- Composição do ar
- Relação do ar com os seres vivos.
- Vento
- O movimento do ar
- Poluição do ar
- Observa a existência do ar através do ambiente e de experimentações.
- Conhece os gases que compõem o ar.
- Compreende a importância do oxigênio para a vida na terra.

2 – Saúde e qualidade de vida

- Sistema respiratório
- Influência da qualidade do ar na saúde do ser humano.
- Diferencia ar puro e poluído, destacando o ar das cidades.
- Identifica as principais doenças do aparelho respiratório suas causas e
prevenção.

3- Ação transformadora do ser humano
- Utilização do ar nas atividades humanas: usinas eólicas, moinhos de vento e
- Reconhece alguns usos do “vento” feitos pelos seres humanos.
- Reconhece a importância do ar nas atividades humanas. barco à vela.

História

I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Brasil, meu Brasil brasileiro

- Cotidiano (eixo sociocultural)
- O conhecimento da temporalidade (século e periodizações dói Brasil)
- Os primeiros habitantes do Brasil.
- Brasil: Quem eram seus habitantes?
- Forma de vida dos primeiros habitantes.
- Cotidiano (eixo local)
- Presença de elementos culturais de portugueses, indígenas e africanos no local
onde moram os alunos.
- Existência de preconceito de moradia dos alunos.
- Cotidiano (eixo políticoeconômico)
- As expedições de exploração e ocupação das terras conquistadas.
- Expedições guarda-costas.
- Expedições colonizadoras
- Capitanias Hereditárias
- A importância do açúcar e dos engenhos.
- Chegada dos portugueses as terras que hoje chamamos Brasil
- A escravidão africana no Brasil.
- O Governo-Geral e as invasões
- Governo- Geral
- Invasões francesas
- Expedições para o interior
- A ação dos jesuítas. – Conclui que a história é formada por fatos ordenados através do tempo.
- Relaciona séculos a um período de tempo.
- Reconhece a necessidade de consultar documentos para conhecer a história.
- Reconhece os indígenas como os primeiros habitantes do Brasil.
- Identifica hábitos, costumes e tradições característicos da cultura dos índios
brasileiros.
- Conhece e respeita a cultura das pessoas vindas de outras localidades
brasileiras ou de outros países do mundo.
- Respeita as características das diferentes culturas que compõem as origens
do Brasil atual.
- Reflete sobre os preconceitos raciais.
- Reconhece a importância das grandes navegações realizadas por Portugal e
Espanha.
- Observa imagens e expressa opinião sobre a dominação portuguesa no
Brasil.
- Reconhece os principais fatos da chegada dos portugueses ao Brasil.
- Indica conseqüências da chegada dos portugueses ao Brasil.
- Reconhece a exploração do homem branco sobre os negros.
- Reflete sobre o preconceito racial.
- Apresenta subsídios para a compreensão do processo de invasão e expulsão
dos holandeses do Brasil no século XVII e da crise açucareira, abordando a
exploração do trabalho escravo.
- Conhece as características e contribuições dos povos que atuaram na
formação do povo brasileiro.
Conteúdos complementares
- Cooperativismo
- História do cooperativismo; surgimento do cooperativismo no Brasil.
- Compreende a organização das cooperativas como alternativa para a
diminuição das desigualdades sociais
- Conhece e pratica os fundamentos do cooperativismo.
- Identifica a evolução do cooperativismo no Brasil e no mundo.
- Cultura Indígena
- Distribuição Indígena no mundo, índio no Brasil, o índio e sua cultura.
- Analise criticamente a situação do índio no Brasil e no mudo
compreendendo a importância e o legado deixado à humanidade.
- Cultura Afro
- África (localização, língua, cultura, folclore e paisagem).
- Respeita e valoriza a cultura africana, demonstrando atitudes de tolerância
e combate às discriminações.

II UNIDADE – abril/junho
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – – Cotidiano (eixo sociocultural)

- Cuidando da terra conquistada.
- Salvador, a primeira Capital da Colônia.
- A organização política do município.
- Cotidiano (eixo-politicoeconômico)
- Organização político – administrativo do Brasil na atualidade.
- Organização político – administrativa no Período
Colonial (Tratado de
Tordesilhas, Capitanias Hereditárias e Câmaras Municipais)
- Ocupação do território da América portuguesa.
- Primeiras povoações, arraiais e vilas criadas pelos portugueses.
- As bandeiras e as monções.
- Indígenas, colonizadores e africanos na Bahia.
- O modo de viver dos colonizadores.
- A sociedade mineira a partir do século XVI.
- As revoltas brasileiras.
- Conhece e respeita o modo de vida de diferentes grupos sociais, em
diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas,
políticos e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre elas.
- Conhece a história da fundação da Cidade de Salvador e analisa os aspectos
físicos do município.
- Posiciona-se de maneira ética e construtiva diante da pluralidade sóciocultural
de Salvador.
- Investiga aspectos geográficos do município (solo, relevo, hidrografia…)
- Reconhece a organização administrativa do município de Salvador.
- Identifica a organização administrativa do Brasil atual.
- Reconhece a importância do Tratado de Tordesilhas como um acordo entre
Portugal e Espanha para divisão das terras descobertas e por descobrir.
- Reconhece as causas e conseqüências da divisão do território brasileiro em
Capitanias Hereditárias.
- Elabora conceitos de colonização, exploração, escambo.
- Identifica as especialidades da sociedade mineradora, destacando as
transformações e os conflitos ocorridos na sociedade colonial a partir do
ciclo do ouro.
- Cooperativismo
- Simbologia do cooperativismo /normas/organização.
-Identifica e compreende o significado da simbologia das cooperativas;
- Compreende as regras de organização e funcionamento das cooperativas
- Cultura Indígena
- Resistência indígena, revoltas, processo de aculturação, escravidão, tribos indígenas
ontem e hoje.
- Identifica os movimentos de resistência indigna brasileiro contra a
aculturação portuguesa.
- Percebe e compara as diferenças e semelhanças entre as comunidades
indígenas de hoje e do passado.
- Cultura Afro
- Luta dos negros (chegada ao Brasil), castigos, fuga, resistência, líderes negros,
abolicionistas, Palmares, abolição da escravatura.
- Identifica os movimentos de resistência negra brasileiro contra a
aculturação portuguesa.
- Compreende que a desigualdade com que o povo negro foi tratado ao
chegar no Brasil, na condição de “escravos” determinam as diferenças sócioeconômicas
atuais.
- Conhece e valoriza as principais lideranças negras, compreendendo o
processo de legitimação da cultura e dos direitos sociais já conquistados e a
conquistar pela população afro-descendente.

III UNIDADE – agosto/setembro
INDICADORES DE DESEMPENHO
História.

1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Pintores que retratam o Brasil.
- Importância das pinturas históricas para o
conhecimento da história do Brasil.
- A criação da Academia Imperial de Belas Artes.
- A fotografia no Brasil
- Amplia a capacidade de leitura das diversas produções artísticas,
transformando-se, gradativamente, num apreciador e fluidor mais consciente e
crítico da produção cultural.
- Constrói um olhar sobre a obra do artista e sente-se estimulado para criar o seu
objeto de arte.
- Percebe a família como seu primeiro grupo social.
- Semelhanças e diferenças entre si e o outro, possibilitando a integração com o
grupo.
- A caricatura no Brasil.

2 – Cotidiano (eixo local)
- Diferentes fontes históricas
para o conhecimento da nossa
história família.
- Problemas enfrentadas pela
sociedade brasileira na
atualidade
– Constrói um olhar sobre a obra do artista e sente-se estimulado para criar o
seu objeto de arte.
- Percebe a família como seu primeiro grupo social.
- Semelhanças e diferenças entre si e o outro, possibilitando a integração com o
grupo.

3 –Cotidiano (eixo políticoeconômico)
- Chegada da família real ao
Brasil em 1808.
- Partida de D. João VI.
- Governo de D. Pedro I e a
Proclamação da Independência do Brasil.
- Primeiro Império
(1822 – 1831)
- Regências (1831 – 1840)
- Segundo Império (1840 –
1889)
- Partida de D. Pedro I e
governo de D. Pedro II.
- A abolição da escravatura e
a expansão da produção de
café.
- O africano perde a liberdade.
- O café – o desenvolvimento do Brasil.
- Diferentes manifestações artísticas e folclóricas do Estado (regional)
- Reconhece a importância da entrada da família real no Brasil, suas causas e
conseqüências.
- Reconhece que a Independência do Brasil foi apenas uma independência
política.
- Reconhece os vultos importantes da história da Bahia manifestações artísticas
e folclóricas da Estado.

4- Cooperativismo
- Montagem de cooperativa para arrecadação de mantimentos, brinquedos,
roupas, utensílios de higiene.
-Identifica as etapas necessárias para a organização de uma cooperativa.
-Compreende a filosofia do cooperativismo, como uma ação prática e solidária.

5- Cultura Afro
- Preconceito racial /Discriminação ( O negro hoje na sociedade, Legislação
brasielira sobre preconceito, valorização do negro, movimento negro para
preservação da cultura.

5- Identifica o preconceito racial como um problema social que deve ser
discutido e combatido por todos os cidadãos.

- Identifica que outros segmentos da sociedade sofrem preconceitos que devem
ser denunciados e combatidos.(mulher, homossexuais, pessoas portadoras de
deficiência)
- Compreende que todo cidadão tem direito a optar por suas, crenças, religiões e
modo de vida.
_ Conhece e interpreta a legislação que determina crime de discriminação
contra as minorias.

6 – Cultura Indígena

- Preconceito racial e social / discriminação, leis de proteção aos índios.
- Índio hoje, FUNAI /
FUNASA
Identifica o preconceito racial como um problema social que deve ser discutido
e combatido por todos os cidadãos.
- Identifica que outros segmentos da sociedade sofrem preconceitos que devem
ser denunciados e combatidos.(mulher, homossexuais, pessoas portadoras de
deficiência)
- Compreende que todo cidadão tem direito a optar por suas, crenças, religiões e
modo de vida.
_ Conhece e interpreta a legislação que determina crime de discriminação
contra as minorias.
- Identifica as instituições brasileiras de de apoio aos índios.

GEOGRAFIA
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Espaço e representação
Investigando meu município e meu Estado.
- Identificação da formação e representação de diferentes espaços
- Discute sobre as maneiras de se preservar os espaços em que se convive.
- Reconhece os Estados como espaços dentro de uma região.
- Observa como os espaços se transformam em tempos diferentes.

2 – Sociedade

- Reconhecimento da organização social do município das unidades federativas.
- Identificação da administração política do município.
– Reconhece que o espaço pode ser representado através de plantas, globo
terrestre, fotografias, maquetes e mapas.
- Reconhece a organização social do município de Salvador.
- Identifica algumas atribuições da administração pública municipal.
- Reconhece a organização administrativa do município.
- Reconhece os problemas atuais e relaciona-os com fatos passados.
- Reconhece a importância dos impostos e taxas pagas pelo cidadão para o
desenvolvimento do bem comum.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Espaço e representação.
Os estados brasileiros e as transformações nas paisagens.
- Compreensão da formação do território brasileiro.
- Análise das diferentes formas de divisão política administrativa do Brasil
- Reconhece que o mapa político representa os limites administrativo entre
continentes, países, Estados e municípios.
- Reconhece o nome oficial do Brasil, a nacionalidade, a língua falada e a sua
área territorial.
- Reconhece que o Brasil foi dividido em regiões para facilitar a sua
administração.

2 – Sociedade

- Percepção de que cada cidadão tem responsabilidade na administração pública.
- Reconhece-se como habitante de uma cidade, participa de um Estado e é um
cidadão que faz parte e tem responsabilidade na administração pública.
- Relaciona as eleições, como resultado da escola de quem administra a cidade.

3 – Natureza
- Identificação dos elementos naturais da paisagem e do
– Constrói ações pautadas no respeito ao espaço geográfico, assumindo uma
postura de proteção ambiental. trabalho humano.

III UNIDADE – (06/07/2009 à 18/09/2009)
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Espaço e Representação
O Brasil e suas regiões
- Localização dos Estados nas regiões brasileiras.
- As direções cardeais
- Divisas entre Estados
– Reconhece a divisão política e regional do Brasil.
- Identifica e localiza os pontos extremos do Brasil no mapa e respectivos estados
de localização.
- Nomeia e identifica os estados brasileiros com as respectivas siglas, capitais e
oceanos que banha o Brasil.
- Identifica os pontos colaterais, bem como os tipos de orientação.
- Identifica os limites naturais do estado da Bahia.

2 – Sociedade
- Identificação das diferenças regionais.
– Identifica as formas de modificação da paisagem pelo homem.
- Reconhece os Estados como espaços dentro de uma região.

3 – Natureza

- A natureza e o trabalho humano em cada região.
– Identifica as atividades econômicas da Bahia ontem e hoje.
- Reconhece que os homens se organizam, relacionam e modificam a natureza
através do espaço urbano e rural.

4 – Trabalho

- As diferenças econômicas das regiões brasileiras.
- Os meios de transporte.
- Os meio de comunicação
- A agricultura Plantio.
- A pecuária
- Quem trabalha na criação de gado.
- A indústria
Tipos de indústria
- O comércio
– Percebe a importância da preservação, ao meio ambiente.
- Localiza, em mapa, as regiões em que o estado divide-se.
- Identifica as transformações tecnológicas ocorridas nas regiões.
- Reconhece o papel desempenhado pelas tecnologias da informação, da
comunicação e dos transportes na figuração de paisagens urbanas e rurais e na
estruturação da vida em sociedade.
- Identifica os principais produtos e as características da agricultura no Brasil.
- Identifica que o produto é plantado em maior escala no estado em que mora.
- Define os principais produtos e as características da pecuária no Brasil.
- Reconhece qual a criação de gado mais comum do local em que mora.
- Identifica os tipos de indústrias existentes em seu estado.
- Reconhece que o comércio depende de outras atividades econômicas para o seu
bom funcionamento.
- Identifica os tipos de produtos que o Brasil exporta.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Espaço e Representação
Localizando o Brasil no mundo.
-Localização do Brasil no continente americano e no mundo.
- Localiza a América do Sul e o Brasil no Mapa Mundi.
- Nomeia e identifica os continentes e os oceanos que banham a América e o Brasil.
- Identifica as Américas no mapa.

2 – Sociedade
- Conscientização dos problemas sociais e dos direitos da criança.
– Reflete sobre a questão da desigualdade social e econômica no Brasil.
- Compreende as transformações políticas, econômicas e sociais das últimas décadas do Brasil.

3 – Natureza
- Identificação dos problemas ambientais das grandes cidades.
– Debate sobre alguns dos problemas das cidades grandes de hoje e a discussão
de possíveis soluções.

4 – Sociedade
Compreensão da transformação das paisagens e do modo de vida das sociedades após a
– Compreende melhor a sociedade brasileira e exerce a cidadania. industrialização.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora: Ligia
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Jogos de tradição
- Jogos motores
- Exame biométrico
– É capaz de criar estratégias de fuga nos jogos propostos.
- Desenvolve espírito de equipe para trabalhar coletivamente respeitando o
outro e suas capacidades de movimentação e honestidade para não infringir
as regras.
- Desenvolve a orientação tempo espaço e agilidade.
- Analisa e planeja estratégias de jogo.
- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
- Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Jogos de construção
- Jogos pré-desportivos
– Apresenta desenvolvimento das nações físicas e matemáticas de tamanho
e distância de algum objeto em relação ao seu corpo;
- Apresenta noção espacial do indivíduo com a movimentação do objeto;
- Promove a satisfação no resultado final da cosntrução do brinquedo
proposto e se socializa com os colegas, o conhecimento necessário para a
confecção do brinquedo.
- Possui a criatividade estimulada e desenvolve concomitantemente, a
coordenação motora;
- Apresenta desenvolvimento da responsabilidade com suas atribuições
- Apresenta desenvolvimento no espírito de equipe para trabalho
coletivamente no intuito de melhorar o jogo;
- Cria uma estruturação espacial e orientação corporal;
- Analisa e planeja estratégias de jogo.
- Corre, lança e rebate a bola

III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Ginástica com materiais
- Ginástica sem materiais
– Apresenta desenvolvimento das noções de orientações nos espaços da
escola;
- Apresenta desenvolvimento de temperatura e da incidência da luz solar;
- Apresenta desenvolvimento na velocidade de noção a partir da ação do
colega;
- Evita desentendimentos;
- Apresenta desenvolvimento nas habilidades de locomoção e equilíbrio;
- Percebe a distância em metros;
-É capaz de criar novas formas de lançamento.
- Cria responsabilidade de lançar o arco sem atingir nenhum objeto.
- Desenvolve autocontrole para lançar e segurar
- Apresenta desenvolvimento de lateralidade.
- Desenvolve capacidade de manipulação.

IVUNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Exame biométrico (2º semestre).
- Exercícios aplicados à natação para os estilos crawl e costas.
– Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais, de acordo com a
OMS.
- Apresenta perfeita adaptação no meio liquido, bem como no seu
deslocamento no mesmo utilizando os técnicos aplicados de respiração
subaquática nos estilos crawl e costas.

INGLÊS
Professora: Edmari
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – At the museum.
- Identificação de nomes de frutas, animais, números (eleven e twelve) e cores.
- Revisão dos seguintes grupos de vocabulários: parte da casa, cidade, corpo, meios de
transportes, material escolar, esportes e membros da família.
– Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humano, suas cores.
- Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.
- Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características individuais.

2 – The studio
- Identificação dos nomes de alguns materiais escolares, tais como: paints. scissors,
colored, pencils, colored pus, pencil sharpener, paper, glue, bruch.
- Revisão de números e nomes das cores: yellow, blue, Green, red, White, Brown, Black.
- Revisão dos materiais escolares já conhecidos:
notebook, pencil, pen, book backpack, eraser, ruler, pencil.
– Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e
limpeza os objetos da escola.
- Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que desempenham.
- Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das cores.

3 – Old clathes
- Identificação dos nomes das seguintes peças de roupa: shoes, cap jacket, cost, snea
kers, socks, blouse, t-shirt, jeans, trousers.
- Identificação dos adjetivos: old, funny e beautiful.
- Revisão dos nomes das cores: yellow, blue, Green, red, White, Orange, purple,
Brown,Black.
– Organiza uma lista de produtos a serem comprados num shopping.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – The farmer likes the rain
- Leitura de textos para a compreensão geral da mensagem.
- Fala, identificação e escrita dos seguintes vocábulos: polar, bear, penguin, farmer, children,
plants, snow, rain, sunshine.
– Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humanos.
- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem
- Percebe as mudanças dos hábitos e no vestuário com a chegada das estações
do ano.
- Reconhece o gosto pelas coisas, alimentos e objetos.
- Identifica os dias da semana para organização do tempo e das atividades,
seguindo a organização mensal solicitado.
- Identificação de estruturas para descrição do clima “It’s warm, cold and raining”.
- Identificação de estruturas para expresser gusto ou desgosto “I like…” “I don’t like”
2 – On saturdays, I GO swimming Revisão de vocabulário já conhecido: library, super mar
ket, club, park, Forest, museuns (go) shopping, swimming, basebal, tennis, biking, soccer, pictures.
-Identifica nomes de locais públicos em Inglês.
- Compreende a necessidade do bom comportamento em locais públicos.
3 – Good ewening and good night.
- Emprego de good morning, good afternoon, good evening e good night.
- Identificação de morning, afternoon, evening, night e seus significados na língua inglesa
- Emprego de It’s ___ o clock.

III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – The calendar
- Compreensão de texto
- Nome das letras do alfabeto em inglês.
- Apresentação do
Algarismo de 0 (zero)
- Dias da Semana
– Compreende que cada dia da semana e mês do ano.
- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona ao número adequado, explica a noção de sucessor e
antecessor.
- Busca atividade de conservação no espaço onde vive (casa, escola, na rua, no
sítio, na fazenda) como forma de respeito ao meio ambiente.
- Identifica a relação de concordância entre nome adjetivos.
- Explica a estrutura das frases com o verbo to do na forma interrogativa.
– Small worldo Theme park
Vocabulario refernte a lugares: city, field, island, (frazem) lake mountain, river village, waterfall,
map (main) street, square, restaurant, forest, pyranud, bridge, ralleuvoaster, tower.
Uso dos seguintes adjetivos par descrição de atividades: fun, great e boring
- Identificação de exepressões como “Let’s GO to…” “Let’s visit…”
- Formulação de perguntas e respostas sobre localização: “Where is it?”. Where is…? “It’s in
frout of”, It’s on”.
Nomes de países na língua inglesa.
2 – Food around The world
-Emprego breakfast, lunch e dinner, eggs, sausages, coffee
– Nomeia alimentos saudáveis e não saudáveis.
- Compara alimentos saudáveis e não saudáveis a longevidade.
- Nomes de paíes na língua inglesa.
- Food around the world
- Emprego dos verbos eat e drink
- Identificação do nome das refeições: breakfast, lunch e dinner.
- Vocabulário referente a comidas: eggs, sausages, coffe, hamburger, hot dog, french fries, Orange juice, saft drink, fish, chips, tea, Milk, toost, Jam, butter, sandwiches, cucumber, soup, Rice, pasta, pizza.
- Nomes de países na língua inglesa.
- Aspectos culturais gastronômicos de diversos países.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Safári in África
- That
- Perguntas para resposta sm/não: “Is that a giraffe.
- Pergunta para se certificar de uma informação: “Are you sure?”
- Vocabulário referente os animais selvagens da África: giraffe, elephant, buffalo, lion, leopard,
gazelle, cheetah, rhino, hippo, crocodile, zebr, monkey, boboon
- What I want to be
- Formulação de perguntas e respostas: “What do you want to be?; “I want to be
- Percebe a necessidade a utilização dos pronomes pessoais na construção das frases.
- Formula perguntas de forma clara a se fazer entender.
- Percebe a necessidade de se preservar os animais em seu ambiente natural.
- Compreende a necessidade de saber formular perguntas e respostas de forma a se fazer entender.
- Identifica cada profissões em seu espaço ideal e seus respectivos objetivos.
- Vocabulário relacionado a profissões: doctor, stewardess, pilot, photographer, scientist,
enginer, teacher, chef, singer, basketball: player, irctor, actress.
– My favorite words in English
Revisão de vocabulário
estudo desde o 2º ano.

ARTES

Professor Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – A linha 1- Reconhece as formas geométricas planas.
2 – Criando com linhas e dividindo cores
– Cria composições visuais combinando linhas.
3 – Combinando cores;
Analogia e contraste.
– Combina cores por analogia e contaste.
4 – Cores quentes e frias 4 – Combina e reconhece cores quentes e frias.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
- O círculo e a circunferência
- Composições criativas com círculos.
- Compreende o círculo como figura geométrica plana e as utiliza nas composições artísticas.
- Combinando cores – Cria composições visuais com círculo combinando 2 cores,
- Cria composição combinando com 3 cores.

III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Quadriláteros
- Criando com quadriláteros.
– Compreende os quadriláteros como figuras geométricas planas e cria composições artísticas com quadriláteros.
2 – Cores primárias e secundárias
– Combina cores primarias e secundárias.
3 – Transparência
- Sobreposição
– Faz uso das técnicas de transparência e sobreposição nas composições visuais.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – O abstracionismo 1 – Compreende o abstracionismo como forma de arte moderna.
2 – Reproduzindo obras de arte
– Faz cópia de obras de arte.
3 – Criando obras de arte
abstratas
3 – Cria obras visuais abstratas.

INFORMATICA EDUCACIONAL
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – O primeiro dia de aula.
1 – Conhece e identifica cada parte do computador.
2 – Aprendendo Hardware e software
– Identifica e diferencia hardware e software.
3 –Os componentes do computador
– Reconhece o processo de armazenamento de dados no computador
- Identifica os periféricos de entrada e de saída e de armazenamento.
4 – Cuidados com o computador
– Reconhece os procedimentos corretos de manuseio com o computador.
5 – Ligando o computador
– Reconhece a maneira correta de ligar e desligar o computador.
6 – Iniciando Windows 6 – Conhece o sistema operacional Windows e sua importância para o
funcionamento do computador.
7 – Paint 7 – Conhece o programa Paint as ferramentas e suas funções.
- Reconhece as instruções para salvar arquivos para futura utilização.
8 – Figuras geométricas
– Identifica formas geométricas e os desenhos no Paint.
- Relaciona as formas geométricas com as imagens do cotidiano.
- Utiliza as ferramentas do Paint e constrói figuras geométricas.

II UNIDADE – abril/junhoCONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Aprendendo a salvar 1- Identifica o procedimento correto para salvar as atividades realizadas no
computador.
2 – Salvando no computador 2 – Identifica as instruções para salvar corretamente no computador.
3 – Salvando em disquete / visualizando o contudo do disquete.
– Identifica as instruções para salvar os documentos no disquete e também para visualizar o conteúdo do disquete.
4 – Papel de parede 4 – Reconhece as instruções corretas para criar o papel de parede.
5 – Calculadora 5 – Identifica que a calculadora é um dos acessórios do Windows.
- Reconhece as instruções corretas para acessá-la e utilizá-la.
6 – Word Pad 6 – Identifica queWord Pad é um editor de texto do Windows.
- Reconhece a possibilidade, no editor de texto, mudar tipo ou tamanho de letra;
de formatar o texto, usando as ferramentas necessárias.
7 – Copiar e colar 7 – Utiliza corretamente os comandos copiar e colar.
- Conhece a diferença entre recortar e copiar.
8 – Copiando tela 8 – Conhece o procedimento de inserir figuras no Word.

III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – MK Gibi 1 – Reconhece as ferramentas do programa MK Gibi para produção textual.
2 – Qual é o seu estado.
– Identifica os estados que compõem o Brasil e suas respectivas regiões.
- Conhece os estados que fazem fronteira com outros países.
- Utiliza o programa MK Gibi para produção textual.
3 – Mk Studio 3 – Conhece e utiliza as ferramentas do Microkids Studio de forma correta.
4 – Trânsito em sua cidade, estado
– Identifica as placas de trânsito.
- Conhece os sinais de trânsito e a importância de obedecer a eles.
- Utiliza o jogo e a memória sobre as placas de trânsito.
- Elabora um cartaz utilizando as figuras do livro para demonstrar o trânsito em sua
cidade.
5 – Word 5 – Conhece os recursos do editor de textos.
- Digita de forma correta o texto.
- Identifica que o programa Word é o mais usado para digitar textos.
- Reconhece as ferramentas do programa Word para formatar o seu texto.
6 – Inserido figuras
- Marca D’água
– Conhece as instruções para inserir figuras.
- Conhece os passos para colocar marca d’água numa figura.
7 – Tabela 7 – Conhece o recurso da tabela.
- Conhece as instruções para inserir tabela

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Atividades econômicas
1 – Reconhece e usa cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em situações
de troca.
- Registra quantia.
- Utiliza o programa (software) Lulute vai às compras de forma correta.
2 – Internet
- Endereços na Internet (Sites)
- Correio eletrônico
– Percebe a Internet como a maior rede de comunicação do mundo.
- Identifica os componentes necessários para conseguir acessar a Internet.
- Conhece o que significa Home Page.
- Reconhece o correio eletrônico (e-mail) e como o acessa.
3 – Compra na Internet 3 – Identifica a Internet como facilitadora para realizações de várias atividade (pagar contas sem sair de casa, fazer compras).
4 – Turismo 4 – Reconhece que o Brasil possui vários pontos turísticos.
- Identifica que a Internet possibilita conhecer mais sobre as belezas naturais existentes no Brasil e em outros países.
5 – Construir um folder 5 – Conhece as instruções para construir um folder de publicidade.
6 – Meio Ambiente
- Os mandamentos da Ecologia
– Reconhece a importância da preservação do Meio Ambiente.
- Identifica a importância da coleta seletiva.
- Utiliza o programa MK Gibi para produção textual.
7 – A importância da água
– Reconhece que a água é a constituinte mais característico da Terra, o recurso
mais preciso que a Terra fornece à humanidade.
- Digita um texto sobre a importância da água em nossa vida, formatando-o de
acordo com as instruções.
- Conhece os mecanismos de inserir figura no texto salvá-lo e imprimi-lo.

29 thoughts on “Planejamento anual – 4º Ano

  1. Teria como vc me enviar a situação didatica desses temas, que foram otimos, adorei, vc esta de parabens
    abraços e sucesso!

    Cybele Reply:

    Olá Hortência, tudo bem?
    Que bom que você gostou.
    Obrigada pelo carinho das suas palavras
    Volte sempre que quiser.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  2. Cybele em muito acrescentou o seu planejamento anual ao meu dia a dia.Agradeço e sempre que puder me envie novidades, um forte abraço Carla

    Cybele Reply:

    Olá Carla, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das palavras e por acompanhar o Educa Já!
    Já estamos te cadastrando na nossa mala direta e você passará a receber as novidades.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abs
    Equipe Educa Já!

  3. amei, desejo receber novidades em meu e-mail

    Cybele Reply:

    Olá Ivanir, tudo bem?

    Seu nome já foi colocado na relação de envio.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Feliz 2012!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  4. parabéns pelo material espero receber mais novidades

    Cybele Reply:

    Olá Luciene, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    Já incluímos o seu e-mail na nossa mala direta.
    Volte sempre que ficaremos felizes.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  5. amei amei !!!!!!!!!!! vou começar a trabalhar com o 4ºano pela primeira vez sou de barbacena mg e gostaria de saber se vc tem algumas atividades que possa me passar se tiver agradeço de coração bjus!!!!!!!

    Cybele Reply:

    Olá Rita, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Sempre temos novidades.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços

  6. Parabéns, muito bem dividido os conteúdos, gostaria de de atividades relacionadas se possível. Abraço.

    Cybele Reply:

    Olá Rosilda, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  7. olá colegas, que bom que existe pessoas dispostas a nos auxiliar, copiei este planejamento como base para desenvolver os meus, é sempre bom trabalhar com mais de uma ideia, abraços e que Jesus abençoe a todos.

    Cybele Reply:

    Olá Conceição, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  8. Como é bom ter pessoas que é iluminada como você, para ajuda nós professores, o seu planejamento está bem elaborado vou ter a liberdade de aproveitar alguns pontos.
    Obrigado mil beijos.

    Cybele Reply:

    Olá Eliane, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  9. meus alunos amaram eu vi que eles desenvolveram com essas coisas maravilhosas que achei e muito legal muito obrigado por tudo continue essa tarefa

    Cybele Reply:

    Olá Adaisa, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  10. Ola!! Gostei do seu planejemento. Vou utilizar ele como base no desenvolvimento do meu.
    Obrigada pelo auxilio.
    Abraços!

    Cybele Reply:

    Olá Nair, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  11. Amei seu planejamentos vou trabalhar com aulas de reforço e gostaria de receber ajuda em meu email.

    obrigada!

    Cybele Reply:

    Olá Dangela, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  12. Compartilhar é um dom de Deus!
    Busco aqui apóio para os meus planos, obrigada vc tem me ajudado muito.
    Parabéns!

    Cybele Reply:

    Olá Rosemary, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  13. Adorei!!! vou trabalhar pela primeira vez com o quarto ano gostaria muito se fosse possível receber algumas atividades e dicas em me email.

    bjos!!! Soninha

    Cybele Reply:

    Olá Sonia, tudo bem?

    Seu nome já foi adicionado à nossa relação de assinantes.
    A partir de hoje começará a receber as novidades do Educa Já pelo seu e-mail.
    Obrigada por nos acompanhar.
    abraços
    Equipe Educa Já!

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