Planejamento anual – 4º Ano

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Fonte:
COPEDIN

4º ano
Professora: Lilian
LÍNGUA PORTUGUESA.

I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

Tema: 01
Quem conta outro conto?
1 – Prática de leitura
– Gêneros trabalhados: contos clássicos, história em quadrinhos e poema.
– Identificação de elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, enredo e narrador.
– Diferenciação entre autor e narrador.
– Identificação dos valores criticados no poema.
– Ler em voz alta com pronúncia clara, expressividade, ritmo, fluência e entonação adequadas, interpretando a fala dos personagens e a exposição do narrador.
– Reconhece as modalidades do texto.
– Identifica os elementos da narrativa.
– Reconhece a seqüência temporal dos fatos e/ou a seqüência lógica das idéias.
– Identifica o tema.
– Descreve as personagens e suas reações emocionais, a partir de uma ação ou situação.
– Percebe as diferenças entre um texto narrativo e outros.
– Percebe que a rima da sonoridade ao poema.

2 – Prática de análise lingüística.
– Uso das expressões de tempo em textos literários.
– Uso do travessão (diferentes funções)
– De olho na ortografia: regras de acentuação (oxítonas e proparoxítonas).
– Identificação dos tipos de balões em histórias em quadrinhos.
– Discussão acerca das variedades lingüísticas.
– Retomada do conceito de verso, estrofe e rima.
– Análise do efeito do sentido produzido pelo uso de um neologismo no texto.
– Uso de onomatopéia.
– Discurso direto.
– Unidade estrutural e apresentação do texto.
– Vocabulário significação e sinônimos.
– Masculino e feminino.
– Uso das iniciais maiúsculas e minúsculas.
– Linguagem culta e coloquial.
– Estrutura narrativa.
– Uso dos pronomes de tratamento.
– Artigos
– Grafemas e fonemas (letras e sons).
– Sílabas: número e tonicidade.
– Desenvolve estratégias de leitura.
– Entende a utilização do travessão no texto.
– Compreende regra de acentuação das oxítonas e paroxítonas.
– Acentua corretamente palavras oxítonas e paroxítonas.
– Completa história em quadrinhos com balões adequados.
– Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual.
– Lê com ritmo e entonação corretas, obedecendo à pontuação.
– Reconhece o uso de neologismo em textos diversos.
– Reconhece e emprega onomatopéias de modo coerente com a finalidade.
– Utiliza recursos de pontuação para marcar discurso direto e indireto.
– Estabelece diferença de aplicabilidade entre sinônimos e antônimos.
– Percebe que a letra maiúscula deve ser usada em início de parágrafos, depois de determinadas pontuação e em nomes próprios.
– Diferencia linguagem culta e coloquial.
– Escreve narrativas coerentes, utilizando as normas gramaticais, ortográficas e reconhece a função dos pronomes de tratamento.
– Utiliza artigos de acordo com a necessidade de substantivo, facilitando assim a identificação de seu gênero e numeral.
– Dígrafos (vocálicos e consonantais).
– Acentuação, hífen e apóstrofo.
– Pontuação (.) ponto final (.) ponto de continuação (…) reticências.
– Substantivos (classificação)
– Substantivos próprios e comuns.
– Substantivos concreto, abstrato.

Ortografia:
– Uso do S e SS
– Uso do C e Ç
– Uso do SS e Ç
– Uso de G e J
– Palavras com lh e li
– Uso do M antes de P e B
– Linguagem culta e coloquial
– Estrutura da narrativa
– Uso dos pronomes detratamento.

3 – Prática de produção textual.
– Transformação de uma
história em conto.
– Recriação de um conto em forma de poema, estabelecendo relação com texto não-verbal.
– Descrição de personagens.
– Elaboração de parágrafo, listagem, convites.
– Elaboração de cartazes.
– Narrativa real e ficcional.
– Transforma histórias caracterizando os personagens, o ambiente no espaço/tempo, a partir do tema proposto ou livre.
– Descreve características dos personagens do texto.
– Constrói narrativas com diálogos e descrição.
– Relaciona as idéias do texto à própria vida.
– Elaboração de parágrafo, listagem, convites.
– Elaboração de cartazes
– Narrativa real e ficcional.

4 – Prática de oralidade

– Narrativas
– Escuta de textos narrativos
– Narração oral de contos, buscando aproximação com as características discursivas do
texto – fonte.
– Relatos de experiências, idéias e opiniões de acordo com assunto solicitado.
– Discussão, argumentação e contra-argumentação.
– Seqüência lógica das idéias.
– Articulação correta das palavras.
– Diferencia a autoria do narrador do texto.
– Observa o tipo de linguagem no texto narrativo.
– Percebe a importância da fala do narrador para organizar os diálogos nos textos narrativos.
– Estabelece conclusões a partir de informações claramente expressas no
texto.
– Dá opiniões de acordo com o assunto solicitado.

Tema: 02
Uma parada para reabastecer o corpo

2 – Prática de leitura
– Gêneros textuais privilegiados: relato histórico e cardápio.
– Identifica os elementos obrigatórios para produção de um cardápio.
– Identifica fatos históricos relevantes em textos diversos.
– Compreende a função de cardápio seguindo e/ou usando elementos necessários.
– Lê e interpreta linguagem não-verbal.
– Reconhece todas as unidades do texto (foco narrativo, personagens, narrador, tema desenvolvido).
– Outros gêneros: mapa e reportagem.
– Tipos de textos privilegiados Narrativos e descritivos.
– Relato histórico por meio de resumo.
– Uso do conhecimento sobre numerais e adjetivos para a compreensão do texto.
– Utilização da diagramação para organizar a leitura.
– Relação entre texto escrito e imagem.
– Identificação de informações localizadas em texto não verbal (mapa).
– Descreve objetos, pessoas e/ou lugares com propriedade, demonstrando boa capacidade de observação.
– Desenvolve a habilidade de fazer resumos oralmente.
– Reconhece a função dois adjetivos percebendo mudanças de sentido conforme a posição que ocupam, antes ou depois do substantivo a que se referem.

3 – Prática de análise lingüística.
– Uso de substantivos próprios e comuns em relato histórico.
– Uso de adjetivos, locuções adjetivas e adjetivos pátrios em textos narrativos e descritivos.
– Uso dos numerais cardinais, ordinais, multiplicativos, fracionários e romanos.
– De olho na ortografia: sons representados pela letras L e U.
– Uso de conectivos (pronomes, advérbios, conjunções, elipse) sem uso de nomenclatura.
– Identificação da função dos numerais em texto prático (cardápio).
– Semântica: recurso usado para garantir clareza.
– Coesão prenominal e outros mecanismos de coesão.
4 – Reflete sobre o uso das letras maiúsculas minúsculas em substantivos comuns e próprios.
– Identifica os substantivos próprios e comuns.
– Percebe a diferença entre adjetivo, locução adjetiva e adjetivos pátrios.
– Emprega corretamente os numerais de acordo com o texto.
– Reflete sobre o uso de L / U.
– Identifica a função dos advérbios.
– Reconhece a função dos pronomes pessoais.
– Entende o conceito e o uso das conjunções.
– Usa adequadamente semântica para adequação de textos.
– Produz textos coerentes utilizando diversos pronomes.

5 – Produção de Texto
– Produção de um cardápio, ativando os conhecimentos construídos.
– Reestruturação de relato histórico, com base nos critérios de organização que
caracterizam esse texto e nos conhecimentos prévios sobre o uso de conectivos.
– Reconhece o tipo de alimentação utilizado como sendo a qualidade da vida
e a dieta necessária.
– Conhece a importância dos carboidratos, vitaminas, proteínas, gorduras e
minerais e os alimentos que os contêm.
– Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual.
– Elabora um cardápio.

6 – Produção textual
– Mapas
– Compreende e interpreta mapas.
– Interpreta e cria legendas.

7 – Prática de oralidade
– Verbalização de comentários e opiniões sobre os assuntos apresentados.
– Adequação da linguagem à situação comunicativa.
– Reflete sobre a comunicação e os meios de comunicação.
– Expõe seus pontos de vista e argumentos participando de debates e conversas coletivas.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Comunicação.com

1 – Prática de leitura
– Gêneros privilegiados: relatos históricos (com ênfase no suporte), texto
narrativo – conversacional e e-mail. – Leituras complementares: verbetes e hipertextos.
– Busca informações que julga importantes para compreender o texto.
– Expressa-se oralmente com clareza.
– Conhece, observa e produz e-mail, levando em conta as características desses gêneros e as condições de produção e uso.
– Aprimora a leitura oral, exercitando-a a partir das orientações quanto entonação e ênfase.

2 – Prática de análise lingüística.
– Uso de conectores.
– Uso de onomatopéias em texto narrativo
– convencional.
– Adequação da linguagem.
– Uso de interjeições.
– Acentuação de palavras.
– Recurso lingüísticos que caracterizam um e-mail.
– Repetição de letras e sinais de pontuação.
– Uso de abreviaturas.
– Número do substantivo
– Formação de plural
– Grau dos substantivos.
– Adjetivos (continuação)
– Locução adjetiva
– Flexão dos adjetivos
– Estudando ortografia
– Uso do X e do CH
– O emprego do R e RR
– O emprego do LH e NH
– Palavras com Ge, gi e Jô e ji.
– O emprego de gua, que e gui.
– Desenvolve habilidades de leitura de textos de linguagem transverbal.
– Reconhece os diferentes códigos de que o homem dispõe par se comunicar.
– Conhece a estrutura do dicionário e sabe consulta-lo de modo rápido eficiente.
– Desenvolve habilidades de leitura de textos não verbais.
– Ler por prazer
– Compreende o conceito de onomatopéia
– Automatiza a escrita de palavras com dificuldades ortográficas.

3 – Prática de produção de texto.

– Pesquisa e escrita de biografia (em forma de hipertexto).
– Transformação do texto narrativo convencional em história em quadrinhos.
– Registro em relato oral (OM)
– Produção de um e-mail.
– Lê oralmente com ritmo, entonação e articulação adequadas.
– Reescreve histórias lidas.
– Transforma um texto narrativo em uma história em quadrinhos fazendo as modificações necessárias.
– Redige sua auto-biografia.
– Produz um texto de e-mail com coerência e coesão.

4 – Prática da oralidade

– Leitura expressiva
– Lê oralmente o texto, com desenvoltura, respeitando os sinais de pontuação e
entonação adequada às partes do texto.
– Lê oralmente e juntamente com os colegas, o texto.
– Identifica a idéia principal do texto.

5 – Tempo, lugar e diversão
– Lê em voz alta com pronúncia clara, expressividade, ritmo, fluência e entonação
– Prática de leitura
– Gêneros trabalhados: anúncios de textos descritivos com a função persuasiva.
– Relação entre título e texto.
– Identificação de palavras e expressões estrangeiras. adequadas, interpretando a fala das personagens e a exposição do narrador.
– Desenvolve estratégias de leitura oral.
– Compara textos quanto às idéias e linguagem.
– Contextualiza a leitura.

6 – Prática de leitura linguística.

– Uso de adjetivos em anúncios.
– Uso de adjetivo pátrio (retomada de conteúdo)
– Uso das abreviaturas e símbolos.
– Uso dos prefixos im / in na formação de palavras.
– Uso do hífen na formação de palavras compostas por justaposição.
– Reconhece a função dos adjetivos.
– Reconhece as diferenças entre as variantes lingüísticas.
– Descobre diferentes modalidades de textos a partir da sua diagramação.
– Faz uso da fala e da escrita como tradução do que pensa, sabe e sente.

7 –Prática de produção de texto
– Produção coletiva de texto descritivo com função persuasiva.
– Elabora textos narrativos descritivos.
– Enfatiza as idéias mais importantes no texto.

8 – Prática de oralidade
– Relatos de idéias e opiniões.
– Adaptação da linguagem, à situação comunicativa.
– Organiza e registra o pensamento com lógica selecionando idéias principais,
distinguindo o essencial e empregando vocabulário.

III UNIDADE – agosto/setembro

CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

Ficção ou realidade
1 – Prática de leitura
– Gêneros textuais privilegiados: reportagem e notícia.
– Outros gêneros trabalhados: conto, lenda e texto científico (sugeridos em OM)
– Identificação das características e da função dos gêneros trabalhados.
– Conceito de reportagem, lenda e notícia.
– Busca de informações localizadas no texto.
– Ampliação vocabular por meio de consulta ao dicionário.
– Compreende informações de jornais e de notícias.
– Reconhece diversos tipos de texto a partir de suas características.
– Associa as características e funções correspondentes a cada gênero.
– Compreende o conceito de cada gênero mencionado.
– Identifica informações em todo contexto.
– Conhece e compreende novas palavras e seu significado.

2 – Prática de Análise -.linguística

Emprega os sinais mencionados de maneira adequada
– Uso dos seguintes sinais gráficos: parênteses, travessões e aspas
(retomada com aprofundamento)
– Uso de itálico como recurso lingüístico em texto jornalístico.
– Uso do adjetivo e da comparação em trechos descritivos.
– Uso do verbo
– Conjugação dos verbos ser, ter e estar nos tempos: presente perfeito, pretérito
imperfeito e futuro do pretérito do modo indicativo.
– Identificação de verbos expressões que produzem efeito de incerteza em textos jornalísticos.
– dados que dão credibilidade a uma notícia.
– Tempo verbal
– Escolha do verbo em função do efeito que se quer produzir.
– Identificação de expressões que dão idéia de tempo e de espaço (retomada de conteúdo)
– Uso do advérbio.
– Concordância nominal e verbal
– Oração
_ Sujeito e predicado
– Grau do adjetivo
– Numeral
– Flexão dois numerais
– Pronomes pessoais
– De olho na ortografia: palavras parônimas (sem uso de nomenclatura)
– Reconhece e compreende o uso do itálico como recurso utilizado para atrair
atenção do leitor.
– Utiliza adjetivos e identifica o uso do mesmo para comparação.
– Reconhece e utiliza os verbos de maneira correta.
– Identifica a conjugação os verbos em tempos solicitados.
– Reconhece verbos, expressões de produzem efeito de incerteza e verdade em
textos jornalísticos.
– Reconhece dados estatísticos em notícias e compreende a credibilidade que
transmite junto a notícia.
– Identifica os tempos verbais e o que expressam.
– Utiliza o verbo em produções textuais de acordo com o efeito que pretende
alcançar.
– Reconhece em textos ou frases cotidianas expressões que transmitam a idéia de
tempo.
– Utiliza advérbios de modo adequado.
– Diferencia e emprega palavras parônimas.
– Compreende o uso de dois pontos e a utiliza adequadamente.
– Reconhece os elementos de coesão.
– Identifica a função dos advérbios.
– Compreende textos orais e textos escritos.
– Identifica sujeito em frases e em textos.

3 – Prática de produção de texto
– Produção de uma notícia com base em um roteiro previamente determinado (texto real)
– Criação de um conto (texto ficcional)
– Utiliza os recursos adequados para a escrita de um texto em forma de notícia.
– Faz síntese, demonstrando coesão e coerência textual.
– Produz textos coesos, coerentes e organizados quanto à ordenação de fatos e idéias.
– Levanta dados, informações sobre um assunto estipulado.

4 – Prática de oralidade
– Verbalização de comentários e opiniões acerca dos texto trabalhados.
– Expressa-se oralmente com desenvoltura e clareza.
– Dá opiniões pessoais, justificando sua resposta.

Aprendendo sobre duas rodas
5- Prática de leitura

– Gêneros textuais trabalhados: propaganda, anúncio de encarte e a anúncios classificados.
Outros Gêneros trabalhados: relato histórico e tirinha.
– Diferenciação, por comparação, entre textos que têm a função de venda de um produto ou um
serviço, considerado o contexto de comunicação.
– Identificação da função e das características dos gêneros trabalhados.
– Antecipação do conteúdo com base no título.
– Busca de informações localizadas no texto.
– Reconhece o adjetivo de textos de divulgação e os recursos utilizados para atrair o público-alvo.
– Expõe suas idéias criticamente e com boa argumentação e oralidade.
– Expressa idéias, opiniões de modo argumentativo.
– Identifica e compreende a mensagem dos gêneros mencionados.
– Identifica textos de divulgação no cotidiano.
– Compreende a importância dos recursos visuais e estéticos em tantos gêneros.
– Compreende a importância do título para o gênero mencionado por expressar a idéia geral do texto.
– Identifica em textos informações relevantes.

6 – Prática de Análise lingüística.
– Análise das imagens em função do gênero, das características do período e do público-alvo.
– Uso do você como forma de tratamento escolhida para produzir clima de proximidade com o leitor
fazendo-o se sentir importante, único.
– Uso de recursos de manipulação (sedução), como forma de agir sobre o outro, para levá-lo a um
querer e/ou dever fazer algo.
– Uso de adjetivos em propagandas e anúncios.
– Uso de advérbios.
– Repetição de palavras, como recurso de fixar a idéia de uma marca.
– Seleção vocabular em função do contexto de comunicação.
-Pronomes possessivos, demonstrativos.

- Estudando ortografia
– Os sons do X
– Palavras com e – i ei e com o – u – ou.
– Uso de há e a
– Mau e mal
– Compreende a utilização de imagens adequadas a cada Gênero para atingir o público alvo.
– Utiliza o pronome de tratamento você nas produções e oralidade que exprimam informalidade.
– Reconhecimento e utilização de slogan e frases efeito para convencimento.
– Identifica e utiliza os adjetivos em propagandas e anúncios.
– Utiliza o advérbio adequadamente.
– Identifica a repetição de palavras como recurso para divulgação de uma marca.
– Utiliza o vocabulário adequado a cada gênero textual.
– Automatiza a escrita de palavras com dificuldades ortográficas.
– Emprego do porque, porquê, por que, por quê.
– O emprego S ou Z.

7 – Prática de produção de texto.
– Criação de textos de humor na forma de anúncio classificados.
– Reescrita de história em quadrinhos (tirinha), usando apenas a linguagem escrita.
– Redige um anúncio humorístico simples a partir de um modelo.
– Redige uma história em quadrinhos usando apenas a linguagem escrita.

8 – Prática de oralidade
– Verbalização de comentários e opiniões a respeito do conteúdo trabalhado.
8 – Estabelece conclusões a partir de informações expressa no texto.
– Expressa oralmente suas idéias com fluência e clareza.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS

INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Humor é coisa séria
1 – Prática de leitura
– Suporte e gêneros textuais trabalhados.
– Identificação das características e função dos gêneros e suporte trabalhados.
– Ampliação vocabular.
– Identificação de alguns elementos da narrativa: personagens, lugar, enredo
(retomada do conteúdo)
– Reconhece todas as unidades do texto (foco narrativo, personagens, narrador,
tema desenvolvido).
– Identifica o título do texto, deu autor e a obra a que pertence.

2 – Prática de análise linguística.

– Identificação de diferentes recursos lingüísticos usados em textos humorísticos.
– Variedade lingüística.
– Uso do artigo (retomada do conteúdo)
– Acento diferencial nos verbos ter e vir.
– Linguagem informal em textos narrativos.
– Uso dos verbos de elocução.
– Concordância nominal e verbal.
– Uso do vocativo

Estudando ortografia
– Diferentes sons
representados pela letra X
(retomada de conteúdo).
– O uso de-inho e zinho.
– palavras com AL, El, Il,
– Faz uso dos conhecimentos construídos sobre o texto humorísticos e cria
narrativa de uma situação vivenciando.
– Identifica artigos e substantivos nas frases.
– Expressa- se oralmente e com clareza.
– Expressa –se com boa dicção e desenvoltura.
– Compreende o conceito de verbos.
– Identifica a idéia de tempo.
– Utiliza adequadamente a linguagem formal e informal e sua variedade.
– Automatiza a escrita de palavras com dificuldade ortográfica.
– Palavras com qu e gu.
– Palavras terminadas com ao e AM.
– Palavras com izar – isar.
– Uso do mas ou mais.

3 – Prática de produção de texto.

– Criação de capa de revista de história em quadrinhos.
– Lê corretamente, evidenciando pronúncia e entonação adequadas.
– Redige uma história a partir de palavras dadas.
– Expressa-se oralmente em situações individuais ou em grupo evidenciando
criatividade e desembaraço.

MATEMÁTICA

I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Explorando as operações e a habilidade de calcular mentalmente.

1 – Números e operações.
– Análise, interpretação, formulação de situaçõesproblema, envolvendo as quatro operações.
– Realização de operações compreendendo seus significados.
– Adição e subtração com ou sem reagrupamento.
– Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem
reagrupamento e por um algarismo.
– Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em
partes iguais e pela idéia de medida).
– Realização de cálculos mentais.
– Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
– Utiliza as 4 operações fundamentais na resoluções de situações-problema.
– Analisa, interpreta e resolve situações-problema compreendendo as idéias de juntar, tirar, comparar e completar.
– Efetua a adição e subtração com ou sem reagrupamento reconhecendo suas
termologias.
– Reconhece as propriedades da adição e subtração com facilitadoras do cálculo
mental.
– Efetua cálculos por meio de estratégias pessoais e de técnicas convencionais.
– Analisa, interpreta e resolve situações-problema envolvendo as idéias da
multiplicação.
– Efetua multiplicações com e sem reagrupamento por um algarismo.
– Reconhece a divisão como uma operação de repartir em quantidades iguais,
bem como aquela em que se determina “quantas cabem”, ou seja, a idéia de
cotas de medida.
– Resolve problemas que envolvam divisão.
– Desenvolve cálculo mental.
– Efetua adição, subtração, multiplicação e divisão, envolvendo números naturais, reconhecendo elementos e aplicando as idéias associadas a cada operação.

2 – Espaço e Forma
– Construção de quadrados e retângulos em malhas quadriculadas, calculando o número de quadrinhos que os compõem.
– Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
– Identifica e utiliza os elementos essenciais para construção de quadrados e retângulos.
– Identifica e cria situações onde as operações sejam utilizadas.
– Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio das operações com números naturais.

3 – Grandezas e Medidas – Reconhece números naturais no dia-a-dia e ser capaz de ler e compreender
– Reconhecimento do ano formado por 12 meses ou 365/366 dias.
– Reconhecimento do número de dias que contém cada mês.
– Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
informações numéricas.
– Amplia as idéias de medidas de tempo reconhecendo as características do calendário.
– Utiliza os números naturais em situações de contagem e ordenação.
– Retome e amplia os conhecimentos sobre as operações fundamentais com
números naturais, seus significados e aplicações na resolução de problemas.

4 – Tratamento da informação.

– Leitura e interpretação de dados em tabelas e esquemas.
– Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
– Percebe em tabelas a regularidade nas seqüências numéricas para nomear, ler e escrever.
– Faz a leitura de dados, em tabelas e gráficos.
– Constrói tabelas, esquemas e gráficos de barras a partir de situações cotidianas.
– Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio das operações com números naturais.

5 – Números e operações
– Seqüências e operações
– Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal.
– Leitura, escrita, comparação e ordenação de números.
– Reconhecimento de classes e ordens, sucessor e antecessor e interpretação de seqüências numéricas.
– Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema, envolvendo as quatro
operações.
– Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração com e sem
reagrupamento.
– Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem
reagrupamento e por algarismo.
– Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em partes iguais e pela idéia de medida.)
– Realização de cálculos mentais.
– Utilização da calculadora para realizar operações (adição, subtração e multiplicação), verificar
resultados e investigar
– Aplica as regras do sistema de numeração decimal para escrever, ler, comparar e ordenar números naturais menores que 1.000.000.
– Interpreta textos e resolve problemas.
– Entende a seqüência da numeração até milhares e milhões.
– Identifica o antecessor de um número dado.
– Resolve problemas envolvendo as 4 operações.
– Analisa, interpreta e resolve situações-problema, envolvendo adição e subtração com e sem reagrupamento.
– Efetua multiplicações e adição, com e sem reagrupamento, por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais.
– Reconhece e aplica propriedades da divisão e usa-la nos momentos adequados.
– Desenvolve o cálculo mental e a estimativa de resultado.
– Utiliza a calculadora corretamente para efetuar operações fundamentais. propriedades
(multiplicação: adição de parcelas iguais).

6 – Tratamento da informação
– Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e esquemas.
– Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
– Leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos de colunas.
– Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver
problemas.
– Utiliza diferentes registros gráficos (desenhos, esquemas) como recursos para
expressar idéias, resolução de estratégias e comunicar informações.
– Interpreta tabelas e gráficos na resolução de situações-problema.
– Cria tabelas e gráficos de barras para registrar dados e informações.
– Cria tabelas e gráficos de colunas para representar dados e informações.
– Utiliza as 4 operações fundamentais na resolução de situações-problema.

7 – Medir, contar é calcular.

– Números e operações
– Compreensão das regras de organização do sistema decimal,
– Leitura, escrita, comparação e ordenação de números.
– Lê e compreende informações quantitativas.
– Reconhecimento de classes e ordens sucessor e antecessor e interpretação de seqüências numéricas.
– Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração com e sem
reagrupamento.
– Multiplicação (como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem
reagrupamento e por algoritmo.
– Divisão por estimativa e pelo algoritmo com um algarismo no divisor em
partes iguais e pela idéia de medida.
– Associa as unidades de 1ª, 2ª e 3ª ordens os respectivos nomes: unidade, dezena e centena.
– Amplia a compreensão do sistema de numeração decimal para escrever, ler, comparar e ordenar números naturais.
– Reconhece o antecessor e o sucessor de um número natural em seqüência.
– Resolve expressões numéricas com adição e subtração com e sem reagrupamento.
– Resolve cálculos matemáticos de multiplicação pro estimativa em situações do cotidiano.
– Faz cálculo matemático de divisão exata , não exata.

8 – Espaço e forma
– Identificação de simetria axial em figuras bi e tridimensionais.
– Interpretação de montagens feitas com cubos, contando quantidade de cubos que compõem essa
montagens.
– Desenvolvimento e
– Amplia o conhecimento das figuras geométricas por meio de suas características.
– Traça eixos de simetria.
– Amplia figuras em malha quadriculada.
– Reconhece elementos que compõem as formas: faces, arestas e vértices.
– Aprofunda o conceito de cubo e identifica possíveis planificações desse sólido.
– Efetua registros matemáticos.
– Resolve as 4 operações.
– Realiza estimativa para prever resultados.
utilização de procedimentos
matemáticos para resolver
problemas.

9 – Grandezas e Medidas
– Reconhecimento, utilização e estabelecimento de relações entre as unidades de medidas: metro
e quilômetro; grama e quilograma.
– Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
9 – Amplia o conhecimento das unidades de medida de comprimento.
– Compreende o significado dos múltiplos e submúltiplos mais usado do metro.
– Desenvolve a capacidade de estimar.
– Resolve problemas envolvendo quilograma e grama.
– Interpreta textos e resolve problemas.
– Calcula corretamente utilizando as idéias de agrupamento nas quatro operações.

10 – Tratamento da informação

– Leitura e interpretação de dados em tabelas e esquemas.
– Reconhece e interpreta um gráfico de barras.
– Constrói tabelas de freqüências e gráficos de barra.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

Contando, calculando e analisando formas.
1 – Números e operações
– Compreensão das regras de organização do SND (ampliação da seqüência numérica até 10.000).
– Leitura e escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor, seqüências.
– Composição e decomposição de quantidades.
– Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblemas envolvendo adição e subtração com ou
sem reagrupamento.
– Multiplicação (enfatizando a memorização da tabuada , explorando a relação entre multiplicação e divisão)
– Exploração da habilidade de dividir mentalmente, utilizando, para isso, a estratégia de decompor o
divisor numa multiplicação de dois números.
– Estimativa e cálculo mental.
– Utilização da calculadora para compor quantidades, utilizando operações de adição e multiplicação.
– Compreende a organização do SND.
– Lê, interpreta e produz escritas numéricas.
– Relaciona a idéia do sucessor e antecessor em exemplos não-numéricos.
– Relaciona a base 10 do nosso sistema para compor e decompor números.
– Desenvolve e utiliza procedimentos matemáticos para resolver situações problemas,
de adição e subtração.
– Reconhece as propriedades da adição e subtração como facilitadoras do cálculo
mental.
– Analisa, interpreta e resolve situações-problemas envolvendo as idéias da multiplicação.
– Reconhece as propriedades da multiplicação e da divisão como facilitadoras do
cálculo mental.
– Decompõem números para a realização de cálculo mental.
– Faz estimativa para avaliar a adequação de um resultado.
– Utiliza a calculadora para compor e decompor quantidades utilizando operações
de adição e multiplicação.

2 – Espaço e Forma – Associa formas espaciais (cubos) a objetos do cotidiano.
– Reconhecimento dos elementos que compõem o cubo (faces quadradas e números de faces, vértices e arestas).
– Constrói o cubo a partir das planificações.
– Diferencia poliedros de copos redondos no seu cotidiano.
– Reconhece prismas, pirâmides e esferas entre os objetos que envolvem o seu mundo.
– Percebe os elementos dos sólidos utilizando embalagens.

3 – Grandezas e Medidas
– Resolução de problemas, envolvendo metro e quilometro; grama e quilograma; hora e minuto.
– Utiliza e relaciona as unidades padronizadas de medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo em situações contextualizadas.

4 – Tratamento da Informação.

– Leitura, interpretação de dados presentes em reportagens, tabelas e gráficos de barras.
– Lê e interpreta dados apresentados em tabelas.
– Percebe diferenças e semelhanças em gráficos de situações contextualizadas.
– Constrói o cubo a partir das planificações.
– Diferencia poliedros de copos redondos no seu cotidiano.

5 – Números e operações. Contando, calculando e registrando quantidades.
– Reconhecimento da função da virgula em números decimais.
– Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema.
– Adição e subtração com ou sem reagrupamento.
– Multiplicação com a utilização de algoritmo na multiplicação por um algarismo.
– Divisão por estimativa com um ou dois algarismo no divisor r pelo algoritmo com um algarismo no divisor (em partes iguais)
– Estimativa e cálculo mental (por decomposição, utilizando os fatores básicos
das operações e as multiplicações por 10 e 100)
– Compreende o uso adequado da virgula em operações com números decimais.
– Utiliza as 4 operações fundamentais na resolução de situações-problemas.
– Calcula corretamente adição e subtração.
– Analisa, interpreta e resolve situações-problema, envolvendo as idéias da multiplicação.
– Exercita técnicas de cálculo.
– Reconhece e calcula os divisores de um número natural.

6 – Grandezas e Medidas

– Análise de números e resolução de problemas envolvendo o sistema monetário e as medidas de
comprimento.
– Relaciona cédulas e moedas que circulam no país, aos seus valores, utilizandoas em resoluções problemas.

7 – Tratamento de informação

– Leitura, interpretação de dados presentes em reportagens e tabelas.
– Construção de gráficos de barras.
– Lê e interpreta dados apresentados em tabelas.
– Interpreta dados do cotidiano apresentados sob forma de tabelas e gráficos.

8 – Números e operações

Analisando formas e calculando
– Análise, interpretação e resolução de situações-
– Utiliza as 4 operações fundamentais em situações-problema.
– Analisa e interpreta textos com situações-problema.
– Reconhece as propriedades da adoção e subtração com e sem reagrupamento.
– Reconhece e usa as propriedades da multiplicação para agilizar o cálculo mental, compondo e decompondo. problema.
– Adição e subtração com e sem reagrupamento.
– Multiplicação utilizando a decomposição para realizar multiplicações por um e dois algarismos.
– Algoritmo apenas na multiplicação por um algarismo.
– Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor e pelo algoritmo com um algarismo no divisor.
– Estimativa e cálculo mental (por decomposição, utilizando os fatores básicos das operações e as
multiplicações por 10 e 100.)
– Exploração do significado de fração como parte do todo ½, 1/3, ¼, 1/6, 1/8.
– Efetua a multiplicação com um algarismo na forma retangular.
– Faz estimativas para avaliar a adequação de um produto.
– Reconhece e usa as propriedades da multiplicação para agilizar o cálculo mental.
– Faz estimativas para avaliar a adequação de um produto.
– Reconhece os números fracionários no dia-a-dia.
– Lê, escreve, compara e ordena números fracionários de uso freqüente.

9 – Espaço e Formas

– Identificação de dados e vértices em figuras.
– Composição de figuras com triângulos.
– Transformação de figuras em malhas quadriculadas.
– Identifica fazes, lados e vértices em figuras geométricas.
– Identifica formas planas e formas não planas.
– Classifica triângulos quanto aos lados e sua rigidez.
– Amplia e reduz figuras em malhas quadriculadas.
– Traça eixos de simetria.

10 – Grandezas e Medidas
– Cálculo de áreas e perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas.
– Reconhecimento e utilização de unidades de tempo (hora e minuto).
– Estimativas envolvendo tempo.
– Utiliza corretamente os termos para calcular áreas de polígonos em malhas quadriculadas.
– Identifica o relógio como instrumento de medidas de tempo.
– Lê e escreve as horas indicadas no relógio.
– Resolve problemas que envolvam medidas de tempo.

11 – Tratamento da informação
– Leitura e interpretação de dados presentes em reportagens e tabelas.
– Construção de gráficos de barras.
– Interpreta e constrói gráficos e tabelas.
– Escreve as coordenadas das figuras de uma tabela.
– Interpreta e constrói gráficos de barras.

III UNIDADE – agosto/setembro)
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Números e operações:
Medindo, contando e realizando cálculos.
– Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal (ampliação da seqüência)
– Reconhece números decimais em diversas situações do cotidiano.
– Analisa, interpreta e resolve problemas envolvendo números decimais.
– Lê, escreve, compara e ordena números naturais em sucessor e antecessor.
– Compõe e decompõe quantidades desenvolvendo o cálculo mental.
– Reconhece e explora os números naturais em diferentes contextos.
– Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações
com números naturais. numérica até 10.000).
– Leitura e escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor, seqüências.
– Composição e decomposição de quantidades.
– Reconhecimento das ordens que compõem um número.
– Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblemas.
– Adição e subtração com e sem reagrupamento.
– Multiplicação (enfatizando multiplicação retangular, a decomposição e a relação
entre multiplicação e divisão.)
– Construção do algoritmo da multiplicação por um algarismo.
– Divisão por um ou dois algarismo (enfatizando a função do resto em uma divisão e a relação entre a divisão e a multiplicação.)
Analisando formas informações, números e medidas.
– Resolve situações-problemas com e sem reagrupamento.
– Resolve com compreensão, problemas que envolvem a multiplicação.
– Determina de modo prático, utilizando a multiplicação, o dobro, o triplo, o quádruplo e o quíntuplo de um número natural.
– Relaciona a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão entre si.

2 – Grandezas e Medidas
– Resolução de problemas,
envolvendo quilômetros e
horas (KM/H)
– Ampliação e redução de
figuras, analisando o que
ocorre com a área e o
perímetro dessas figuras.
– Faz estimativas com as medidas do tempo, a partir de situações-problema com
material concreto.
– Faz estimativas com as medidas de tempo, a partir de situações-problema e
concretas.
– Calcula e encontra o perímetro de figuras.
– Efetua medições a partir de cálculo mental.
– Amplia e reduz figuras, calculando em situações práticas.

3 – Tratamento da informação
– Leitura e interpretação de dados presentes em tabelas.
– Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos de colunas ou barras.

4 – Números e operações.: Medindo, calculando e registrando números.

– Reconhecimento da função da virgula em números decimais.
– Composição de qualidades observando o valor posicional dos algarismos.
– Análise interpretação, formulação e resolução de situações-problema.
– Adição e subtração com e sem reagrupamento.
– Multiplicação com a
– Lê e escreve números decimais com virgula.
– Efetua corretamente a divisão com números decimais, observando o valor
posicional dos algarismos.
– Lê com atenção o problema, interpretando corretamente o que é dado e o que é
pedido.
– Identifica a relação fundamental da divisão em uso.
– Utiliza o algoritmo das operações como elemento facilitador de cálculo.
– Resolve, com compreensão, problemas que envolvem a multiplicação.
– Emprega corretamente a termologia: divisão, dividendo, divisor, quociente, Resto.
– Resolve, compreensão, problemas que envolvem dados fracionários.
– Resolve problemas utilizando as unidades das medidas de comprimento bem como a transformação de unidades.
-Lê e escreve o antecessor e sucessor de um número natural em seqüência.
– Compõem e decompõe quantidades usando material concreto nas 4 operações. utilização de algoritmo na multiplicação por um algarismo e construção do algoritmo da multiplicação por dois algarismos.
– Divisão por estimativa com dois algarismos no divisor.
– Relação da divisão de um inteiro em partes iguais (até décimos); relação entre representação fracionária e decimal.
– Adição e subtração envolvendo números que representam medidas de comprimento, de massa e de
valor. Compreensão das regras de organização dói sistema de numeração decimal (ampliação da
seqüência numérica até 30.000).
– Leitura escrita, comparação e ordenação, sucessor, seqüências.
– Composição e decomposição de quantidade.
Reconhecimento das ordens que compõem um número.
– Análise, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo adição, subtração,
multiplicação e divisão.
– Reconhece as ordens que compõem um número decimal.
– Reconhece a possibilidade ou não da divisão de um número em uso.
– Percebe a idéia de parte através de material concreto.

5 – Grandezas e Medidas

– Relação entre as medidas de comprimento (metro, centímetro e milímetro) e as
medidas de massa (grama e quilograma).
– Representação dessas medidas, utilizando frações e números com vírgula.
– Conhece as unidades de medidas usuais: metro, centímetro, milímetro e
quilômetro, sabendo empregá-las em situações práticas.
– Reconhece a medida de massa adequada utilizando frações e números com
virgula a situações cotidianas.

6-Espaço e Forma:
– Reconhecimento de semelhanças diferença entre corpos redondos e
poliedros.
– Análise e representação dos corpos redondos (cone e cilindro).
– Reconhecimento de semelhança e diferença entre esfera e círculo.
– Reconhecimento de semelhanças diferença entre corpos redondos e poliedros.
– Análise e representação dos corpos redondos (cone e cilindro)
– Reconhecimento de semelhança e diferença entre esfera e círculo.

7- Grandezas e Medidas – Identifica o relógio como instrumento de medidas de tempo.

– Reconhecimento e utilização de unidade de tempo (hora e minuto).
– Relação entre hora e minuto e frações da hora.
– Reconhece as unidades de medidas de tempo.
– Reconhece as unidades de medidas de tempo marcadas pelo relógio.

8 – Tratamento da Informação

– Produção de textos escritos com base na interpretação de gráfico de segmentos e tabelas.
– Análise, interpretação e construção de gráficos de setores.
– Produz textos escritos com base na interpretação de gráfico de segmento e tabelas.
– Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos de segmentos, colunas,
barras e gráficos de setores

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1- Números e operações.

Medindo, contando, calculando e analisando informações.
– Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblema.
– Adição e subtração com e sem agrupamento.
– Adição e subtração de decimais em situações que envolvem sistema monetário e outras medidas
Interpretando medidas, formas e possibilidades.
– Números e operações
– Análise, interpretação e resolve problemas de adição e subtração com e sem agrupamento envolvendo número naturais.
– Adição e subtração com e sem agrupamento, envolvendo números naturais e decimais.
– Cálculo mental envolvendo adições e subtrações de números maiores que 100 e menores
– Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações com números naturais.
– Resolve situações-problema com e sem reagrupamento.
– Resolve com compreensão, problemas que envolvem a decomposição e a memorização da tabuada.
– Resolve problemas que envolvam a multiplicação.
– Faz estimativas em situações-problemas.
– Utiliza os critérios de divisibilidades como elemento facilitador da divisão, em situações contextualizadas.
Lê com atenção o problema, interpretando corretamente o que é dado e o é pedido.
– Faz cálculo mental envolvendo adição e subtração de números maiores que 100
e menores que 1000. que 1000.

2- Grandezas e Medidas
– Resolução de problemas envolvendo a relação entre metro, centímetro e milímetro.
– Reconhece unidades padronizadas para medir comprimentos.
– Reconhece a adequação do metro ou centímetro em seu cotidiano.

3-Tratamento da informação

– Leitura, interpretação de dados presentes em gráficos e tabelas.
– Construção de gráficos e colunas.
– Produção de textos escritos com base na interpretação de gráficos e tabelas (baseando-se em
textos jornalísticos e científicos).
– Lê e interpreta dados apresentados por meio de gráficos e tabelas.
– Constrói gráficos de colunas.
– Produz textos escritos com base na interpretação de gráficos jornalísticos e científicos.

4- Espaço e Forma

– Classificação de poliedros identificando semelhanças e diferenças, usando com critério o número de lados e de vértices.
– Mosaicos: exploração de figuras desenhadas pela repetição de padrões.
– Compreensão de figuras geométricas utilizando triângulos, pentágonos, hexágonos, trapézios e
losangos.
– Classifica polígonos identificando semelhanças e diferenças, observando o número de lados e de vértice.
– Constrói mosaico utilizando formas circulares.
– Reconhece triângulos e quadriláteros como os polígonos mais comuns.
– Diferencia os quadriláteros, dos trapézios.
– Reconhece os losango e os quadrados.

5 – Grandezas e Medidas

– Resolução de problemas envolvendo medidas de massa (G e Kg) e de capacidade (L e ML)
– Reconhece que ao medir a quantidade de líquido existente no interior de um
recipiente, obtém-se a capacidade desse recipiente.
– Estabelece as relações existentes entre as diversas unidades de medida de capacidade.

6- Tratamento da Informação
– Identificação de possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabiliza-los (raciocínio combinatório).
– Identifica as diversas maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabilizá-los.

7- Números e operações
Contando, compondo quantidades e calculando.
– Compreensão das regras de organização do sistema de numeração decimal
(ampliar a seqüência numérica até 100.000).
– Leitura e escrita, composição e decomposição, comparação e ordenação, classes e
ordens, sucessor e antecessor, seqüências.
– Compreende as regras de organização do sistema decimal ampliando a
sequência numérica até 100.000.
– Reconhece e explora os números naturais em diferentes contextos.
– Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações
com números naturais.
– Resolve situações-problema com e sem reagrupamento.
– Resolve com compreensão problemas que envolvem a multiplicação e a divisão
por um e por dois algarismos.
– Associa a multiplicação e divisão.
– Adição e subtração com e sem agrupamento.
– Multiplicação e divisão por um e por dois algarismos.
– Relação entre multiplicação e divisão.
CIÊNCIAS NATURAIS
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades


1 – A vida na Terra
Do que é feito o planeta Terra?
– Materiais que compõem os ambientes da Terra.
– Estados físicos dos materiais.
– Características de alguns materiais.
– Recursos naturais renováveis e não renováveis
– Reconhece que o ambiente é constituído de imensa variedade de materiais.
– Identifica os estados físicos dos materiais.
– Identifica os estados físicos dos materiais.
– Reconhece a utilização dos materiais de acordo com as suas características.
– Reconhece a forma de exploração dos recursos naturais utilizados na época do
descobrimento e atualmente.

2 – Ação transformada do ser humano.

– Utilização e transformação dos recursos naturais.
– Reciclagem dos materiais.
– Preservação dos recursos naturais.
– Aproveita os recursos naturais.
– Explica por que o homem passou a ser o maior depredador da natureza.
– Identifica as atividades humanas que mais alteram o ambiente.
– Identifica e classifica os principais constituintes do lixo doméstico.
– Compreende a importância da preservação da natureza como fator fundamental
para melhoria da qualidade de vida de todos os seres.

3 -Terra – Morada dos seres vivos
– Características internas e externas do planeta Terra.
– As plantas (ou vegetais)
– Vegetais ameaçados.
– Animais
– Vertebrados e invertebrados.
– Animais silvestres e domésticos.
– Animais ameaçados de extinção.
– Seres vivos peçonhentos e venenosos.
– Adaptação dos seres vivos aos diferentes ambientes da Terra.
– Diferencia as camadas da Terra.
– Compreende a formação do planeta Terra e sua paisagem.
– Percebe que a Crosta Terrestre exibe condições favoráveis para existência de
seres vivos em cada camada (hidrosfera / atmosfera e litosfera).
– Reconhece a importância dos vegetais e a importância da sua utilização pelos
seres vivos.
– Reconhece que alguns vegetais correm riscos de extinção.
– Percebe os cuidados que devemos ter em relação a segurança no convívio com
alguns animais.
– Explica as intervenções do Ibama em favor de algumas espécies que vivem enclausuradas.
– Busca a participação em ações comunitárias de preservação da fauna.
– Caracteriza as adaptações dos seres vivos para sobrevivência nos diferentes
ecossistemas terrestres.

4-O Sistema Solar e a Terra
– O Sistema Solar
– Os planetas do Sistema Solar
– Outros Astros do Sistema Solar
– A Terra
– As faces da Lua
– Situa o planeta Terra no Sistema Solar.
– Reconhece que a Lua, os planetas e as estrelas fazem parte do Sistema Solar que o Sol é uma estrela e a Terra é o nosso planeta.
– Conhecendo melhor a atmosfera.

5 – Ação transformadora do ser humano

– A forma como o ser humano atua no ambiente, provocando alterações na
biosfera.
– O ser humano e os outros animais
– Identifica as atividades humanas que mais alteram o ambiente, e suas possíveis
conseqüências.
– Analisa a interferência que o ser humano gera instalar-se no ambiente.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
De baixo para cima

- Conhecendo o solo da terra.
1 – A vida na terra
– Formação e características de alguns tipos de solo.
– Influência do tipo de solo na vida dos animais e vegetais.
– A importância das plantas
– As plantas são úteis ao homem.
– Plantas tóxicas
– Preservação das plantas
– A importância dos vegetais na vida dos animais.
– Os animais e as estratégias de sobrevivência.
– Cadeia Alimentar
– Saúde e qualidade de vida
– Importância da prevenção de doenças veiculadas pelo solo.
– Identifica e observa através de experimentos os componentes do solo.
– Compreende a dependência que os seres vivos têm do solo e a importância para a
preservação do mesmo.
– Reconhece a importância dos vegetais para o solo.
– Desenvolve o hábito de depositar os resíduos (lixo) nos lugares corretos, evitando
assim doenças veiculadas pelo solo.
– Percebe que a produção de resíduos (lixo) é um problema de todas as pessoas.
2 – Ação transformadora do ser humano.
– Prevenção contra erosão e manutenção da fertilidade do solo.
– Influência das queimadas e do desmatamento na erosão do solo.
– A poluição causada pelo lixo.
– Impermeabilização
– Desertificação.
3 – Amplia a compreensão da importância da fertilidade do solo para a agricultura.
– Compreende a dependência que os seres vivos têm do solo e a importância para a
preservação do mesmo.
– Destaca os riscos das queimadas e dos desmatamentos indiscriminados para o solo.
– Valoriza a higiene ambiental como fundamento para a manutenção da saúde
coletiva.
– É consciente dos deveres de cidadão com relação ao ambiente.

III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1-A água na Terra
– A vida na Terra
– A presença da água no planeta terra.
– O ciclo da água na natureza.
– Amplia o conhecimento de que a água é indispensável à vida.
– Evidencia a alta proporção de água existente nos seres vivos e os meios de
adaptação contra a sua perda.
– Identifica as relações entre seres vivos e os seres vivos e o ambiente.
– Identifica a água no planeta Terra como maior parte constituinte, e sua
importância para o desenvolvimento da vida no planeta.

2 -Saúde e qualidade de vida

– Doenças veiculadas pela água.
– Doenças relacionadas com a água: dengue, leptospirose, cólera e febre amarela.
– Reconhece alguns modos de transmissão e prevenção de doenças contagiosas.
– Utiliza medidas de preservação da saúde através da observação das atitudes e
cuidados com o próprio corpo do outro.

3 -Ação transformadora do ser humano

– Controle da circulação da água nas cidades estação de tratamento de água e esgoto.
– Poluição da água: mar e cidades.
– Identifica formas de poluição nos ambientes aquáticos através da observação
direta e/ou indireta.
– Percebe que a poluição das águas é um problema provocado pelo ser humano.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – O ar e a vida na Terra
– A vida na Terra
– O ar no planeta
– Existência do ar
– Espaço ocupado pelo ar.
– Peso do ar.
– Composição do ar
– Relação do ar com os seres vivos.
– Vento
– O movimento do ar
– Poluição do ar
– Observa a existência do ar através do ambiente e de experimentações.
– Conhece os gases que compõem o ar.
– Compreende a importância do oxigênio para a vida na terra.

2 – Saúde e qualidade de vida

– Sistema respiratório
– Influência da qualidade do ar na saúde do ser humano.
– Diferencia ar puro e poluído, destacando o ar das cidades.
– Identifica as principais doenças do aparelho respiratório suas causas e
prevenção.

3- Ação transformadora do ser humano
– Utilização do ar nas atividades humanas: usinas eólicas, moinhos de vento e
– Reconhece alguns usos do “vento” feitos pelos seres humanos.
– Reconhece a importância do ar nas atividades humanas. barco à vela.

História

I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Brasil, meu Brasil brasileiro

– Cotidiano (eixo sociocultural)
– O conhecimento da temporalidade (século e periodizações dói Brasil)
– Os primeiros habitantes do Brasil.
– Brasil: Quem eram seus habitantes?
– Forma de vida dos primeiros habitantes.
– Cotidiano (eixo local)
– Presença de elementos culturais de portugueses, indígenas e africanos no local
onde moram os alunos.
– Existência de preconceito de moradia dos alunos.
– Cotidiano (eixo políticoeconômico)
– As expedições de exploração e ocupação das terras conquistadas.
– Expedições guarda-costas.
– Expedições colonizadoras
– Capitanias Hereditárias
– A importância do açúcar e dos engenhos.
– Chegada dos portugueses as terras que hoje chamamos Brasil
– A escravidão africana no Brasil.
– O Governo-Geral e as invasões
– Governo- Geral
– Invasões francesas
– Expedições para o interior
– A ação dos jesuítas. – Conclui que a história é formada por fatos ordenados através do tempo.
– Relaciona séculos a um período de tempo.
– Reconhece a necessidade de consultar documentos para conhecer a história.
– Reconhece os indígenas como os primeiros habitantes do Brasil.
– Identifica hábitos, costumes e tradições característicos da cultura dos índios
brasileiros.
– Conhece e respeita a cultura das pessoas vindas de outras localidades
brasileiras ou de outros países do mundo.
– Respeita as características das diferentes culturas que compõem as origens
do Brasil atual.
– Reflete sobre os preconceitos raciais.
– Reconhece a importância das grandes navegações realizadas por Portugal e
Espanha.
– Observa imagens e expressa opinião sobre a dominação portuguesa no
Brasil.
– Reconhece os principais fatos da chegada dos portugueses ao Brasil.
– Indica conseqüências da chegada dos portugueses ao Brasil.
– Reconhece a exploração do homem branco sobre os negros.
– Reflete sobre o preconceito racial.
– Apresenta subsídios para a compreensão do processo de invasão e expulsão
dos holandeses do Brasil no século XVII e da crise açucareira, abordando a
exploração do trabalho escravo.
– Conhece as características e contribuições dos povos que atuaram na
formação do povo brasileiro.
Conteúdos complementares
– Cooperativismo
– História do cooperativismo; surgimento do cooperativismo no Brasil.
– Compreende a organização das cooperativas como alternativa para a
diminuição das desigualdades sociais
– Conhece e pratica os fundamentos do cooperativismo.
– Identifica a evolução do cooperativismo no Brasil e no mundo.
– Cultura Indígena
– Distribuição Indígena no mundo, índio no Brasil, o índio e sua cultura.
– Analise criticamente a situação do índio no Brasil e no mudo
compreendendo a importância e o legado deixado à humanidade.
– Cultura Afro
– África (localização, língua, cultura, folclore e paisagem).
– Respeita e valoriza a cultura africana, demonstrando atitudes de tolerância
e combate às discriminações.

II UNIDADE – abril/junho
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – – Cotidiano (eixo sociocultural)

– Cuidando da terra conquistada.
– Salvador, a primeira Capital da Colônia.
– A organização política do município.
– Cotidiano (eixo-politicoeconômico)
– Organização político – administrativo do Brasil na atualidade.
– Organização político – administrativa no Período
Colonial (Tratado de
Tordesilhas, Capitanias Hereditárias e Câmaras Municipais)
– Ocupação do território da América portuguesa.
– Primeiras povoações, arraiais e vilas criadas pelos portugueses.
– As bandeiras e as monções.
– Indígenas, colonizadores e africanos na Bahia.
– O modo de viver dos colonizadores.
– A sociedade mineira a partir do século XVI.
– As revoltas brasileiras.
– Conhece e respeita o modo de vida de diferentes grupos sociais, em
diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas,
políticos e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre elas.
– Conhece a história da fundação da Cidade de Salvador e analisa os aspectos
físicos do município.
– Posiciona-se de maneira ética e construtiva diante da pluralidade sóciocultural
de Salvador.
– Investiga aspectos geográficos do município (solo, relevo, hidrografia…)
– Reconhece a organização administrativa do município de Salvador.
– Identifica a organização administrativa do Brasil atual.
– Reconhece a importância do Tratado de Tordesilhas como um acordo entre
Portugal e Espanha para divisão das terras descobertas e por descobrir.
– Reconhece as causas e conseqüências da divisão do território brasileiro em
Capitanias Hereditárias.
– Elabora conceitos de colonização, exploração, escambo.
– Identifica as especialidades da sociedade mineradora, destacando as
transformações e os conflitos ocorridos na sociedade colonial a partir do
ciclo do ouro.
– Cooperativismo
– Simbologia do cooperativismo /normas/organização.
-Identifica e compreende o significado da simbologia das cooperativas;
– Compreende as regras de organização e funcionamento das cooperativas
– Cultura Indígena
– Resistência indígena, revoltas, processo de aculturação, escravidão, tribos indígenas
ontem e hoje.
– Identifica os movimentos de resistência indigna brasileiro contra a
aculturação portuguesa.
– Percebe e compara as diferenças e semelhanças entre as comunidades
indígenas de hoje e do passado.
– Cultura Afro
– Luta dos negros (chegada ao Brasil), castigos, fuga, resistência, líderes negros,
abolicionistas, Palmares, abolição da escravatura.
– Identifica os movimentos de resistência negra brasileiro contra a
aculturação portuguesa.
– Compreende que a desigualdade com que o povo negro foi tratado ao
chegar no Brasil, na condição de “escravos” determinam as diferenças sócioeconômicas
atuais.
– Conhece e valoriza as principais lideranças negras, compreendendo o
processo de legitimação da cultura e dos direitos sociais já conquistados e a
conquistar pela população afro-descendente.

III UNIDADE – agosto/setembro
INDICADORES DE DESEMPENHO
História.

1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
– Pintores que retratam o Brasil.
– Importância das pinturas históricas para o
conhecimento da história do Brasil.
– A criação da Academia Imperial de Belas Artes.
– A fotografia no Brasil
– Amplia a capacidade de leitura das diversas produções artísticas,
transformando-se, gradativamente, num apreciador e fluidor mais consciente e
crítico da produção cultural.
– Constrói um olhar sobre a obra do artista e sente-se estimulado para criar o seu
objeto de arte.
– Percebe a família como seu primeiro grupo social.
– Semelhanças e diferenças entre si e o outro, possibilitando a integração com o
grupo.
– A caricatura no Brasil.

2 – Cotidiano (eixo local)
– Diferentes fontes históricas
para o conhecimento da nossa
história família.
– Problemas enfrentadas pela
sociedade brasileira na
atualidade
– Constrói um olhar sobre a obra do artista e sente-se estimulado para criar o
seu objeto de arte.
– Percebe a família como seu primeiro grupo social.
– Semelhanças e diferenças entre si e o outro, possibilitando a integração com o
grupo.

3 –Cotidiano (eixo políticoeconômico)
– Chegada da família real ao
Brasil em 1808.
– Partida de D. João VI.
– Governo de D. Pedro I e a
Proclamação da Independência do Brasil.
– Primeiro Império
(1822 – 1831)
– Regências (1831 – 1840)
– Segundo Império (1840 –
1889)
– Partida de D. Pedro I e
governo de D. Pedro II.
– A abolição da escravatura e
a expansão da produção de
café.
– O africano perde a liberdade.
– O café – o desenvolvimento do Brasil.
– Diferentes manifestações artísticas e folclóricas do Estado (regional)
– Reconhece a importância da entrada da família real no Brasil, suas causas e
conseqüências.
– Reconhece que a Independência do Brasil foi apenas uma independência
política.
– Reconhece os vultos importantes da história da Bahia manifestações artísticas
e folclóricas da Estado.

4- Cooperativismo
– Montagem de cooperativa para arrecadação de mantimentos, brinquedos,
roupas, utensílios de higiene.
-Identifica as etapas necessárias para a organização de uma cooperativa.
-Compreende a filosofia do cooperativismo, como uma ação prática e solidária.

5- Cultura Afro
– Preconceito racial /Discriminação ( O negro hoje na sociedade, Legislação
brasielira sobre preconceito, valorização do negro, movimento negro para
preservação da cultura.

5- Identifica o preconceito racial como um problema social que deve ser
discutido e combatido por todos os cidadãos.

– Identifica que outros segmentos da sociedade sofrem preconceitos que devem
ser denunciados e combatidos.(mulher, homossexuais, pessoas portadoras de
deficiência)
– Compreende que todo cidadão tem direito a optar por suas, crenças, religiões e
modo de vida.
_ Conhece e interpreta a legislação que determina crime de discriminação
contra as minorias.

6 – Cultura Indígena

– Preconceito racial e social / discriminação, leis de proteção aos índios.
– Índio hoje, FUNAI /
FUNASA
Identifica o preconceito racial como um problema social que deve ser discutido
e combatido por todos os cidadãos.
– Identifica que outros segmentos da sociedade sofrem preconceitos que devem
ser denunciados e combatidos.(mulher, homossexuais, pessoas portadoras de
deficiência)
– Compreende que todo cidadão tem direito a optar por suas, crenças, religiões e
modo de vida.
_ Conhece e interpreta a legislação que determina crime de discriminação
contra as minorias.
– Identifica as instituições brasileiras de de apoio aos índios.

GEOGRAFIA
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Espaço e representação
Investigando meu município e meu Estado.
– Identificação da formação e representação de diferentes espaços
– Discute sobre as maneiras de se preservar os espaços em que se convive.
– Reconhece os Estados como espaços dentro de uma região.
– Observa como os espaços se transformam em tempos diferentes.

2 – Sociedade

– Reconhecimento da organização social do município das unidades federativas.
– Identificação da administração política do município.
– Reconhece que o espaço pode ser representado através de plantas, globo
terrestre, fotografias, maquetes e mapas.
– Reconhece a organização social do município de Salvador.
– Identifica algumas atribuições da administração pública municipal.
– Reconhece a organização administrativa do município.
– Reconhece os problemas atuais e relaciona-os com fatos passados.
– Reconhece a importância dos impostos e taxas pagas pelo cidadão para o
desenvolvimento do bem comum.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Espaço e representação.
Os estados brasileiros e as transformações nas paisagens.
– Compreensão da formação do território brasileiro.
– Análise das diferentes formas de divisão política administrativa do Brasil
– Reconhece que o mapa político representa os limites administrativo entre
continentes, países, Estados e municípios.
– Reconhece o nome oficial do Brasil, a nacionalidade, a língua falada e a sua
área territorial.
– Reconhece que o Brasil foi dividido em regiões para facilitar a sua
administração.

2 – Sociedade

– Percepção de que cada cidadão tem responsabilidade na administração pública.
– Reconhece-se como habitante de uma cidade, participa de um Estado e é um
cidadão que faz parte e tem responsabilidade na administração pública.
– Relaciona as eleições, como resultado da escola de quem administra a cidade.

3 – Natureza
– Identificação dos elementos naturais da paisagem e do
– Constrói ações pautadas no respeito ao espaço geográfico, assumindo uma
postura de proteção ambiental. trabalho humano.

III UNIDADE – (06/07/2009 à 18/09/2009)
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Espaço e Representação
O Brasil e suas regiões
– Localização dos Estados nas regiões brasileiras.
– As direções cardeais
– Divisas entre Estados
– Reconhece a divisão política e regional do Brasil.
– Identifica e localiza os pontos extremos do Brasil no mapa e respectivos estados
de localização.
– Nomeia e identifica os estados brasileiros com as respectivas siglas, capitais e
oceanos que banha o Brasil.
– Identifica os pontos colaterais, bem como os tipos de orientação.
– Identifica os limites naturais do estado da Bahia.

2 – Sociedade
– Identificação das diferenças regionais.
– Identifica as formas de modificação da paisagem pelo homem.
– Reconhece os Estados como espaços dentro de uma região.

3 – Natureza

– A natureza e o trabalho humano em cada região.
– Identifica as atividades econômicas da Bahia ontem e hoje.
– Reconhece que os homens se organizam, relacionam e modificam a natureza
através do espaço urbano e rural.

4 – Trabalho

– As diferenças econômicas das regiões brasileiras.
– Os meios de transporte.
– Os meio de comunicação
– A agricultura Plantio.
– A pecuária
– Quem trabalha na criação de gado.
– A indústria
Tipos de indústria
– O comércio
– Percebe a importância da preservação, ao meio ambiente.
– Localiza, em mapa, as regiões em que o estado divide-se.
– Identifica as transformações tecnológicas ocorridas nas regiões.
– Reconhece o papel desempenhado pelas tecnologias da informação, da
comunicação e dos transportes na figuração de paisagens urbanas e rurais e na
estruturação da vida em sociedade.
– Identifica os principais produtos e as características da agricultura no Brasil.
– Identifica que o produto é plantado em maior escala no estado em que mora.
– Define os principais produtos e as características da pecuária no Brasil.
– Reconhece qual a criação de gado mais comum do local em que mora.
– Identifica os tipos de indústrias existentes em seu estado.
– Reconhece que o comércio depende de outras atividades econômicas para o seu
bom funcionamento.
– Identifica os tipos de produtos que o Brasil exporta.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Espaço e Representação
Localizando o Brasil no mundo.
-Localização do Brasil no continente americano e no mundo.
– Localiza a América do Sul e o Brasil no Mapa Mundi.
– Nomeia e identifica os continentes e os oceanos que banham a América e o Brasil.
– Identifica as Américas no mapa.

2 – Sociedade
– Conscientização dos problemas sociais e dos direitos da criança.
– Reflete sobre a questão da desigualdade social e econômica no Brasil.
– Compreende as transformações políticas, econômicas e sociais das últimas décadas do Brasil.

3 – Natureza
– Identificação dos problemas ambientais das grandes cidades.
– Debate sobre alguns dos problemas das cidades grandes de hoje e a discussão
de possíveis soluções.

4 – Sociedade
Compreensão da transformação das paisagens e do modo de vida das sociedades após a
– Compreende melhor a sociedade brasileira e exerce a cidadania. industrialização.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora: Ligia
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Jogos de tradição
– Jogos motores
– Exame biométrico
– É capaz de criar estratégias de fuga nos jogos propostos.
– Desenvolve espírito de equipe para trabalhar coletivamente respeitando o
outro e suas capacidades de movimentação e honestidade para não infringir
as regras.
– Desenvolve a orientação tempo espaço e agilidade.
– Analisa e planeja estratégias de jogo.
– Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
– Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Jogos de construção
– Jogos pré-desportivos
– Apresenta desenvolvimento das nações físicas e matemáticas de tamanho
e distância de algum objeto em relação ao seu corpo;
– Apresenta noção espacial do indivíduo com a movimentação do objeto;
– Promove a satisfação no resultado final da cosntrução do brinquedo
proposto e se socializa com os colegas, o conhecimento necessário para a
confecção do brinquedo.
– Possui a criatividade estimulada e desenvolve concomitantemente, a
coordenação motora;
– Apresenta desenvolvimento da responsabilidade com suas atribuições
– Apresenta desenvolvimento no espírito de equipe para trabalho
coletivamente no intuito de melhorar o jogo;
– Cria uma estruturação espacial e orientação corporal;
– Analisa e planeja estratégias de jogo.
– Corre, lança e rebate a bola

III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Ginástica com materiais
– Ginástica sem materiais
– Apresenta desenvolvimento das noções de orientações nos espaços da
escola;
– Apresenta desenvolvimento de temperatura e da incidência da luz solar;
– Apresenta desenvolvimento na velocidade de noção a partir da ação do
colega;
– Evita desentendimentos;
– Apresenta desenvolvimento nas habilidades de locomoção e equilíbrio;
– Percebe a distância em metros;
-É capaz de criar novas formas de lançamento.
– Cria responsabilidade de lançar o arco sem atingir nenhum objeto.
– Desenvolve autocontrole para lançar e segurar
– Apresenta desenvolvimento de lateralidade.
– Desenvolve capacidade de manipulação.

IVUNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Exame biométrico (2º semestre).
– Exercícios aplicados à natação para os estilos crawl e costas.
– Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais, de acordo com a
OMS.
– Apresenta perfeita adaptação no meio liquido, bem como no seu
deslocamento no mesmo utilizando os técnicos aplicados de respiração
subaquática nos estilos crawl e costas.

INGLÊS
Professora: Edmari
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – At the museum.
– Identificação de nomes de frutas, animais, números (eleven e twelve) e cores.
– Revisão dos seguintes grupos de vocabulários: parte da casa, cidade, corpo, meios de
transportes, material escolar, esportes e membros da família.
– Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humano, suas cores.
– Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.
– Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características individuais.

2 – The studio
– Identificação dos nomes de alguns materiais escolares, tais como: paints. scissors,
colored, pencils, colored pus, pencil sharpener, paper, glue, bruch.
– Revisão de números e nomes das cores: yellow, blue, Green, red, White, Brown, Black.
– Revisão dos materiais escolares já conhecidos:
notebook, pencil, pen, book backpack, eraser, ruler, pencil.
– Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e
limpeza os objetos da escola.
– Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que desempenham.
– Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das cores.

3 – Old clathes
– Identificação dos nomes das seguintes peças de roupa: shoes, cap jacket, cost, snea
kers, socks, blouse, t-shirt, jeans, trousers.
– Identificação dos adjetivos: old, funny e beautiful.
– Revisão dos nomes das cores: yellow, blue, Green, red, White, Orange, purple,
Brown,Black.
– Organiza uma lista de produtos a serem comprados num shopping.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – The farmer likes the rain
– Leitura de textos para a compreensão geral da mensagem.
– Fala, identificação e escrita dos seguintes vocábulos: polar, bear, penguin, farmer, children,
plants, snow, rain, sunshine.
– Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humanos.
– Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem
– Percebe as mudanças dos hábitos e no vestuário com a chegada das estações
do ano.
– Reconhece o gosto pelas coisas, alimentos e objetos.
– Identifica os dias da semana para organização do tempo e das atividades,
seguindo a organização mensal solicitado.
– Identificação de estruturas para descrição do clima “It’s warm, cold and raining”.
– Identificação de estruturas para expresser gusto ou desgosto “I like…” “I don’t like”
2 – On saturdays, I GO swimming Revisão de vocabulário já conhecido: library, super mar
ket, club, park, Forest, museuns (go) shopping, swimming, basebal, tennis, biking, soccer, pictures.
-Identifica nomes de locais públicos em Inglês.
– Compreende a necessidade do bom comportamento em locais públicos.
3 – Good ewening and good night.
– Emprego de good morning, good afternoon, good evening e good night.
– Identificação de morning, afternoon, evening, night e seus significados na língua inglesa
– Emprego de It’s ___ o clock.

III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – The calendar
– Compreensão de texto
– Nome das letras do alfabeto em inglês.
– Apresentação do
Algarismo de 0 (zero)
– Dias da Semana
– Compreende que cada dia da semana e mês do ano.
– Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona ao número adequado, explica a noção de sucessor e
antecessor.
– Busca atividade de conservação no espaço onde vive (casa, escola, na rua, no
sítio, na fazenda) como forma de respeito ao meio ambiente.
– Identifica a relação de concordância entre nome adjetivos.
– Explica a estrutura das frases com o verbo to do na forma interrogativa.
– Small worldo Theme park
Vocabulario refernte a lugares: city, field, island, (frazem) lake mountain, river village, waterfall,
map (main) street, square, restaurant, forest, pyranud, bridge, ralleuvoaster, tower.
Uso dos seguintes adjetivos par descrição de atividades: fun, great e boring
– Identificação de exepressões como “Let’s GO to…” “Let’s visit…”
– Formulação de perguntas e respostas sobre localização: “Where is it?”. Where is…? “It’s in
frout of”, It’s on”.
Nomes de países na língua inglesa.
2 – Food around The world
-Emprego breakfast, lunch e dinner, eggs, sausages, coffee
– Nomeia alimentos saudáveis e não saudáveis.
– Compara alimentos saudáveis e não saudáveis a longevidade.
– Nomes de paíes na língua inglesa.
– Food around the world
– Emprego dos verbos eat e drink
– Identificação do nome das refeições: breakfast, lunch e dinner.
– Vocabulário referente a comidas: eggs, sausages, coffe, hamburger, hot dog, french fries, Orange juice, saft drink, fish, chips, tea, Milk, toost, Jam, butter, sandwiches, cucumber, soup, Rice, pasta, pizza.
– Nomes de países na língua inglesa.
– Aspectos culturais gastronômicos de diversos países.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Safári in África
– That
– Perguntas para resposta sm/não: “Is that a giraffe.
– Pergunta para se certificar de uma informação: “Are you sure?”
– Vocabulário referente os animais selvagens da África: giraffe, elephant, buffalo, lion, leopard,
gazelle, cheetah, rhino, hippo, crocodile, zebr, monkey, boboon
– What I want to be
– Formulação de perguntas e respostas: “What do you want to be?; “I want to be
– Percebe a necessidade a utilização dos pronomes pessoais na construção das frases.
– Formula perguntas de forma clara a se fazer entender.
– Percebe a necessidade de se preservar os animais em seu ambiente natural.
– Compreende a necessidade de saber formular perguntas e respostas de forma a se fazer entender.
– Identifica cada profissões em seu espaço ideal e seus respectivos objetivos.
– Vocabulário relacionado a profissões: doctor, stewardess, pilot, photographer, scientist,
enginer, teacher, chef, singer, basketball: player, irctor, actress.
– My favorite words in English
Revisão de vocabulário
estudo desde o 2º ano.

ARTES

Professor Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – A linha 1- Reconhece as formas geométricas planas.
2 – Criando com linhas e dividindo cores
– Cria composições visuais combinando linhas.
3 – Combinando cores;
Analogia e contraste.
– Combina cores por analogia e contaste.
4 – Cores quentes e frias 4 – Combina e reconhece cores quentes e frias.

II UNIDADE – abril/junho
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
– O círculo e a circunferência
– Composições criativas com círculos.
– Compreende o círculo como figura geométrica plana e as utiliza nas composições artísticas.
– Combinando cores – Cria composições visuais com círculo combinando 2 cores,
– Cria composição combinando com 3 cores.

III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Quadriláteros
– Criando com quadriláteros.
– Compreende os quadriláteros como figuras geométricas planas e cria composições artísticas com quadriláteros.
2 – Cores primárias e secundárias
– Combina cores primarias e secundárias.
3 – Transparência
– Sobreposição
– Faz uso das técnicas de transparência e sobreposição nas composições visuais.

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – O abstracionismo 1 – Compreende o abstracionismo como forma de arte moderna.
2 – Reproduzindo obras de arte
– Faz cópia de obras de arte.
3 – Criando obras de arte
abstratas
3 – Cria obras visuais abstratas.

INFORMATICA EDUCACIONAL
I UNIDADE – fevereiro/abril
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – O primeiro dia de aula.
1 – Conhece e identifica cada parte do computador.
2 – Aprendendo Hardware e software
– Identifica e diferencia hardware e software.
3 –Os componentes do computador
– Reconhece o processo de armazenamento de dados no computador
– Identifica os periféricos de entrada e de saída e de armazenamento.
4 – Cuidados com o computador
– Reconhece os procedimentos corretos de manuseio com o computador.
5 – Ligando o computador
– Reconhece a maneira correta de ligar e desligar o computador.
6 – Iniciando Windows 6 – Conhece o sistema operacional Windows e sua importância para o
funcionamento do computador.
7 – Paint 7 – Conhece o programa Paint as ferramentas e suas funções.
– Reconhece as instruções para salvar arquivos para futura utilização.
8 – Figuras geométricas
– Identifica formas geométricas e os desenhos no Paint.
– Relaciona as formas geométricas com as imagens do cotidiano.
– Utiliza as ferramentas do Paint e constrói figuras geométricas.

II UNIDADE – abril/junhoCONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Aprendendo a salvar 1- Identifica o procedimento correto para salvar as atividades realizadas no
computador.
2 – Salvando no computador 2 – Identifica as instruções para salvar corretamente no computador.
3 – Salvando em disquete / visualizando o contudo do disquete.
– Identifica as instruções para salvar os documentos no disquete e também para visualizar o conteúdo do disquete.
4 – Papel de parede 4 – Reconhece as instruções corretas para criar o papel de parede.
5 – Calculadora 5 – Identifica que a calculadora é um dos acessórios do Windows.
– Reconhece as instruções corretas para acessá-la e utilizá-la.
6 – Word Pad 6 – Identifica queWord Pad é um editor de texto do Windows.
– Reconhece a possibilidade, no editor de texto, mudar tipo ou tamanho de letra;
de formatar o texto, usando as ferramentas necessárias.
7 – Copiar e colar 7 – Utiliza corretamente os comandos copiar e colar.
– Conhece a diferença entre recortar e copiar.
8 – Copiando tela 8 – Conhece o procedimento de inserir figuras no Word.

III UNIDADE – agosto/setembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – MK Gibi 1 – Reconhece as ferramentas do programa MK Gibi para produção textual.
2 – Qual é o seu estado.
– Identifica os estados que compõem o Brasil e suas respectivas regiões.
– Conhece os estados que fazem fronteira com outros países.
– Utiliza o programa MK Gibi para produção textual.
3 – Mk Studio 3 – Conhece e utiliza as ferramentas do Microkids Studio de forma correta.
4 – Trânsito em sua cidade, estado
– Identifica as placas de trânsito.
– Conhece os sinais de trânsito e a importância de obedecer a eles.
– Utiliza o jogo e a memória sobre as placas de trânsito.
– Elabora um cartaz utilizando as figuras do livro para demonstrar o trânsito em sua
cidade.
5 – Word 5 – Conhece os recursos do editor de textos.
– Digita de forma correta o texto.
– Identifica que o programa Word é o mais usado para digitar textos.
– Reconhece as ferramentas do programa Word para formatar o seu texto.
6 – Inserido figuras
– Marca D’água
– Conhece as instruções para inserir figuras.
– Conhece os passos para colocar marca d’água numa figura.
7 – Tabela 7 – Conhece o recurso da tabela.
– Conhece as instruções para inserir tabela

IV UNIDADE – setembro/novembro
CONTEÚDOS
INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Atividades econômicas
1 – Reconhece e usa cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em situações
de troca.
– Registra quantia.
– Utiliza o programa (software) Lulute vai às compras de forma correta.
2 – Internet
– Endereços na Internet (Sites)
– Correio eletrônico
– Percebe a Internet como a maior rede de comunicação do mundo.
– Identifica os componentes necessários para conseguir acessar a Internet.
– Conhece o que significa Home Page.
– Reconhece o correio eletrônico (e-mail) e como o acessa.
3 – Compra na Internet 3 – Identifica a Internet como facilitadora para realizações de várias atividade (pagar contas sem sair de casa, fazer compras).
4 – Turismo 4 – Reconhece que o Brasil possui vários pontos turísticos.
– Identifica que a Internet possibilita conhecer mais sobre as belezas naturais existentes no Brasil e em outros países.
5 – Construir um folder 5 – Conhece as instruções para construir um folder de publicidade.
6 – Meio Ambiente
– Os mandamentos da Ecologia
– Reconhece a importância da preservação do Meio Ambiente.
– Identifica a importância da coleta seletiva.
– Utiliza o programa MK Gibi para produção textual.
7 – A importância da água
– Reconhece que a água é a constituinte mais característico da Terra, o recurso
mais preciso que a Terra fornece à humanidade.
– Digita um texto sobre a importância da água em nossa vida, formatando-o de
acordo com as instruções.
– Conhece os mecanismos de inserir figura no texto salvá-lo e imprimi-lo.

30 thoughts on “Planejamento anual – 4º Ano

  1. Teria como vc me enviar a situação didatica desses temas, que foram otimos, adorei, vc esta de parabens
    abraços e sucesso!

    Cybele Reply:

    Olá Hortência, tudo bem?
    Que bom que você gostou.
    Obrigada pelo carinho das suas palavras
    Volte sempre que quiser.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  2. Cybele em muito acrescentou o seu planejamento anual ao meu dia a dia.Agradeço e sempre que puder me envie novidades, um forte abraço Carla

    Cybele Reply:

    Olá Carla, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das palavras e por acompanhar o Educa Já!
    Já estamos te cadastrando na nossa mala direta e você passará a receber as novidades.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abs
    Equipe Educa Já!

  3. amei, desejo receber novidades em meu e-mail

    Cybele Reply:

    Olá Ivanir, tudo bem?

    Seu nome já foi colocado na relação de envio.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Feliz 2012!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  4. parabéns pelo material espero receber mais novidades

    Cybele Reply:

    Olá Luciene, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    Já incluímos o seu e-mail na nossa mala direta.
    Volte sempre que ficaremos felizes.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  5. amei amei !!!!!!!!!!! vou começar a trabalhar com o 4ºano pela primeira vez sou de barbacena mg e gostaria de saber se vc tem algumas atividades que possa me passar se tiver agradeço de coração bjus!!!!!!!

    Cybele Reply:

    Olá Rita, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Sempre temos novidades.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços

  6. Parabéns, muito bem dividido os conteúdos, gostaria de de atividades relacionadas se possível. Abraço.

    Cybele Reply:

    Olá Rosilda, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  7. olá colegas, que bom que existe pessoas dispostas a nos auxiliar, copiei este planejamento como base para desenvolver os meus, é sempre bom trabalhar com mais de uma ideia, abraços e que Jesus abençoe a todos.

    Cybele Reply:

    Olá Conceição, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  8. Como é bom ter pessoas que é iluminada como você, para ajuda nós professores, o seu planejamento está bem elaborado vou ter a liberdade de aproveitar alguns pontos.
    Obrigado mil beijos.

    Cybele Reply:

    Olá Eliane, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  9. meus alunos amaram eu vi que eles desenvolveram com essas coisas maravilhosas que achei e muito legal muito obrigado por tudo continue essa tarefa

    Cybele Reply:

    Olá Adaisa, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  10. Ola!! Gostei do seu planejemento. Vou utilizar ele como base no desenvolvimento do meu.
    Obrigada pelo auxilio.
    Abraços!

    Cybele Reply:

    Olá Nair, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  11. Amei seu planejamentos vou trabalhar com aulas de reforço e gostaria de receber ajuda em meu email.

    obrigada!

    Cybele Reply:

    Olá Dangela, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  12. Compartilhar é um dom de Deus!
    Busco aqui apóio para os meus planos, obrigada vc tem me ajudado muito.
    Parabéns!

    Cybele Reply:

    Olá Rosemary, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  13. Adorei!!! vou trabalhar pela primeira vez com o quarto ano gostaria muito se fosse possível receber algumas atividades e dicas em me email.

    bjos!!! Soninha

    Cybele Reply:

    Olá Sonia, tudo bem?

    Seu nome já foi adicionado à nossa relação de assinantes.
    A partir de hoje começará a receber as novidades do Educa Já pelo seu e-mail.
    Obrigada por nos acompanhar.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  14. Parabéns, otimo seu trabalho vou passar para alguns amigos professores para ajuda-los !!!

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