Planejamento anual 5º ano

Fonte: COPEDIN

5º ANO
Professora: Carla
LÍNGUA PORTUGUESA

I UNIDADE fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
A arte de estudar
1 – Prática de leitura
– Texto instrucional
– Resumo
– Sinopse
– Artigo de divulgação científica
– esquema
– Narrativa
– Verbos no imperativo
– Verbos no infinitivo
– Uso do dicionário
– Identifica elementos da narrativa.
– Textos instrucionais e seus recursos.
– Uso de advérbios e locuções adverbiais.
– Sinais de pontuação: ponto de interrogação, dois pontos e vírgula.
– Ortografia: regras da acentuação (proparoxítonas, paroxítona, oxítona e hiato)
– Criação de um texto instrucional, com objetivo e público alvo definidos.
– Elaboração de um resumo de texto literário baseandose num esquema.
– Verbalização de opiniões a respeito do conteúdo trabalhado.

1 – Compreende a relevância do estudo diário na construção do conhecimento.
– Identifica textos instrucionais, resumos, sinopse, artigo científica em seu cotidiano.
– Organiza idéias, fatos principais num texto para produzir um resumo.
– Produz textos coerentes, utilizando as formas ortográficas e gramaticais.
– Reconhece os elementos utilizados em textos instrucionais.
– Identifica verbos em diferentes textos.
– Diferencia os verbos imperativos e infinitivo.
– Compreende a importância da utilização do dicionário e identifica as palavras e seu significado corretamente.
– Reconhece uma narrativa e seus elementos.
– Compreende a imagem com ferramenta na comunicação e identifica desenhos, letras e números como recursos instrucionais.
– Reconhece os advérbios e locuções adverbiais e a função de cada um.
– Emprega corretamente os sinais de pontuação descrito na unidade.
– Acentua corretamente palavras paroxítona, proparoxítona, oxítona e hiato.
– Identifica a função e características de textos instrucionais.
– Produz resumos de textos diversos instrucionais.
– Produz resumos de textos diversos coerentes.
– Expõe suas idéias de modo argumentativo e claro.

O lado visual da informação.
1 – Prática de leitura
– Infográficos
– Curiosidades
– Notícias
– Legenda
– Reconhecimento de elementos de referências e de coesão para entendimento do texto.
– Diferenciação entre imagens que ilustra o texto escrito e infográfico.
2 – Prática de análise lingüística
– Reconhecimento das características e da função de infográficos.
– Semântica: recurso usado para garantir clareza.
– Concordância nominal e verbal.
– Reconhece infográficos, suas mensagens e suas funções.
-Pesquisa curiosidades dispertando o interesse pela investigação.
– Reconhece textos informativos, cria textos informativos usando os elementos necessários corretamente.
– Ler, interpretar e produzir legendas diversas.
– Reconhece a importância dos elementos de coesão para a organização e clareza (sentido) do texto e identifica-se em textos diversos.
– Diferencia, textos com imagens e infográficos.
– Identifica infográficos e seus elementos de caracterização.
– Usa adequadamente
– Emprega corretamente a concordância nominal e verbal.
– Identifica situações que se faça necessária o uso das aspas e empregue-as
corretamente.
– Uso das aspas
3 – Prática de produção de texto:
– Criação de infográficos para texto instrucional,
– Biografia e auto-biografia.
– Criação de infográficos para texto informativo, recriação de infográficos com uso de legenda,
produção de um texto.
– Utiliza os recursos característicos de infográficos para a produção de um complemento em texto instrucional.
– Autonomia na criação de infográficos.
4 – Prática de oralidade:
– Verbalização e comentários a respeito dos textos trabalhados em sala.
– Verbaliza de modo claro, seguro suas opiniões, defendo-os de modo argumentativo.

II UNIDADE – abril/junh
o

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Abrindo as portas do coração.
1 – Prática da leitura:
– Diário íntimo e público
– Crônica
– Busca de informações localizadas no texto.
– Identificação das características físicas e psicológicas do personagem por meio de passagens do
texto.
– Identifica e escreve textos em forma de diários, usando os elementos correspondentes a esse tipo de texto..
– Reconhece as características de uma crônica e sua estrutura.
– Coleta informações localizadas no texto.
– Reconhece e descreve características físicas e psicológicas de um personagem.
2 – Prática de análise lingüísticas.
– Reconhecimento da estrutura de um diário íntimo.
– Variedade lingüística (formas de registro: formal, informal e pessoal).
– Uso da pontuação expressiva em textos cuja linguagem predominante é a pessoal.
– Uso dos verbos que designam ação, estado e fenômeno da natureza.
– Uso dos verbos na forma infinitiva.
– Uso das letras G/J
– Variedade da língua em função da idade e do sexo.
– Uso de vocativo
– Uso da interjeição
– Uso do prefixo super
– Identifica elementos característicos de um diário íntimo (opiniões, sentimentos).
– Reconhece e respeita as diferentes formas lingüísticas.
– Emprega adequadamente os sinais de pontuação.
– Reconhece verbos em textos e sua designação (ação, estado, fenômeno da natureza).
– Reconhece verbos em textos e a idéia do tempo.
– Reconhece o emprego correto das letras G/J.
– Reconhece as mudanças no vocabulário em grupos/tribos distintos.
– Reconhece vocativos em texto diversos.
– Reconhece interjeições em textos diverso e o que expressam.
— Emprega o prefixo super adequadamente em seu cotidiano.
3 – Prática de produção de texto.
– Elaboração de uma história ficcional em forma de diário íntimo.
– Pesquisa e registro de informações a respeito de Anne Frank.
– Produz textos ficcionais baseados em diários.
– Pesquisa registro de informações sobre um determinado assunto,
organizando-a posteriormente em um único texto.
4 – Prática de Oralidade
– Verbalização de opiniões a respeito do conteúdo
– Defende suas opiniões com clareza e argumentação objetiva. trabalhado.

Janelas de Papel
1 – Prática de leitura:
– Manchetes, chamadas e imagens que compõem a primeira página de diferentes jornais.
– Notícia
– Reconhecimento dos critérios próprios de seleção de notícias de cada jornal analisado.
– Análise, por comparação, das diferenças e semelhanças entre duas ou mais publicações.
– Identifica os componentes da notícia.
– Reconhece os elementos característicos de uma notícia.
– Compreende a função e características de cada parte que compõe um jornal.
– Identifica semelhanças e diferenças entre dois artigos.
2 – Prática de análise lingüísticas:
– Reconhece importância dos títulos em textos jornalísticos.
– Percepção da intencionalidade das escolhas lexicais em títulos
– Uso dos verbos em títulos.
– Uso de siglas em títulos.
– Noção de sujeito.
– O (não) uso de artigo em títulos.
– Uso de letras maiúsculas e minúsculas.
– Reconhecimento das indicações feitas na primeira página de jornal.
– Uso do adjetivo
– Representação de numerais em textos jornalísticos.
– Reconhecimento do conceito de lide (ou olho da notícia).
– Produz frases coesas para dar título a uma notícia.
– Reconhece a importância dos títulos para o jornal ao tentar atrair leitores.
– Reconhece a importância e o efeito do uso adequado do verbo na composição de um título.
– Compreende o significado das principais siglas.
– Compreende o que é sujeito e o identifica em textos diversos.
– Utiliza os artigos (ou não) em títulos na sua composição visando o efeito no público-alvo (leitor).
– Utiliza as letras maiúsculas e minúsculas corretamente.
– Emprega recursos e elementos adequados na composição da primeira página de jornal.
– Identifica e utiliza adjetivos e locuções adjetivas.
– Identifica e classifica numerais em textos cotidianos.
– Reconhece, separa e classifica sílabas.
– Emprega adequadamente as regras ortográficas.
3 – Prática de produção de texto.
– Confecção de um para auxiliar na apresentação do telejornal.
– Criação de um jornal escolar.
– Pesquisa e registro da moeda que era usada no Brasil em 1921.
– Compreende o uso do teleprompter como ferramenta de auxílio para o telejornal.
– Reconhece e utiliza os recursos visuais e lingüísticos para a produção de um jornal.
– Reconhece as moedas já vigentes no Brasil e a atual.
4 – Prática de oralidade:
– Verbalização e comentários a respeito das chamadas e notícias trabalhadas em sala.
– Apresentação de um telejornal em sala de aula.
– Expõe suas idéias criticamente e com boa argumentação e oralidade.
– Autonomia na produção de em telejornal utilizando os recursos e técnicas correspondente.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Teatro: Da produção do texto a encenação.

1 – Prática de leitura:
– Texto teatral.
– Cartaz
– Texto de divulgação por meio de site.
– Reconhece o teatro com uma representação artística, literária e histórica.
– Reconhece cartazes como texto de divulgação e sua função.
– Reconhece sites como instrumentos de divulgação e monta textos de divulgação.
– Identifica cartão-postal não só como instrumento de correspondência mas também de divulgação.
– Texto de divulgação no formato de cartão-postal.
– Programa teatral no formato de folheto.
– Reconhecimento dos elementos da peça teatral (personagens, enredo, tema, conflito, espaço e
tempo).
– Busca de informações localizados no texto.
– Reconhecimento das informações constantes em texto de divulgação.
– Identificação das características do cartaz.
– Análise dos elementos que compõem a ficha técnica de programa teatral.
– Reconhece e utiliza os elementos características de divulgação e marketing na produção de um folheto com programação teatral.
– Identifica os elementos característicos que constituem um texto de peça teatral.
– Correlaciona textos de divulgação e identifica os seus elementos semelhantes.
– Reconhece as características de um cartaz e seus elementos de composição.
– Reconhece os elementos que constituem a ficha técnica de um programa teatral.
– Produz texto de obra teatral com os elementos características e recursos lingüísticos fundamentais.
2 – Prática de análise lingüística.
– Reconhecimento dos recursos lingüísticos usados no texto escrito da obra teatral.
– Identificação das etapas no processo de encenação.
– Uso da vírgula em vocativo.
– Uso da pontuação
– Uso de a gente/agente.
– Terminações – am / ao em verbos na 3ª pessoa do plural.
– Grafia das palavras: de repente, por isso e depressa.
– Produz texto de obra teatral com os elementos característicos e recursos lingüísticos fundamentais.
– Reconhece as etapas de um a encenação e suas características.
– Compreende o uso da vírgula em textos diversos e sua utilização em vocativos.
– Compreende a função de cada sinal de pontuação para a organização do texto.
– Compreende as diferenças entre a gente / agente e emprega-os corretamente.
– Emprega as terminações am / ao corretamente.
– Utiliza a grafia correta das palavras de repente, por isso e depressa.
3 – Prática de produção de texto.
– Escrita de uma cena de peça teatral.
– Produz uma cena teatral corretamente com o público/alvo e o tema e usando os elementos corretos.
4 – Prática de oralidade:
– Leitura dramática em grupo.
– Dramatização da peça teatral “Bernardo o amigo imaginário”
– Encena um diálogo usando a entonação adequada a cena e ao personagem.
– Dramatiza um texto teatral utilizando os conceitos, etapas e características analisadas.

A palavra encantada
1 – Prática de leitura:
– Poemas de Cordel e peleja.
– Reconstrução do sentido do texto, por meio da paráfase de cada estrofe.
– Características dos poemas de cordel:
– Estrofes, versos e rimas.
– Tipos de rima (identificação e classificação)
– Identificação das classes gramaticais em função dos tipos de rima.
– Reconhece cordéis, pelejas e outras manifestações culturais nordestinas.
– Utiliza recursos escritos para reformulação de textos.
– Compreende a funcionalidade das rimas no poema de cordel, reconhecendo e utilizando corretamente seus elementos característico.
– Pontua corretamente textos compreendendo a funcionalidade de cada sinal de pontuação no contexto analisado.
– Identifica preposições em textos diversos.
– Conceito de sílaba poética.
– Ritmo do poema: medindo versos.
-Uso dos sinais de pontuação
– Elementos de coesão.
– Preposição
2 – Prática de produção de texto:
– Reescrita de cordel em texto em prosa.
– Pesquisa e confecção de livro de coletânea de cordéis.
3 – Reescreve textos em versos em textos de prosa, organizando os fatos e a mensagem.
– Valoriza os poemas de cordel!, sua tradição e valor na manifestação cultural nordestina.
– Prática de oralidade:
– Variedade, lingüísticas em nível fonético.
– Leitura dramatizada de cordel.
– Compreende a variedade lingüística presente no Brasil e respeita as diferenças regionais.
– Produz e encena cordéis enfatizando as características do cordel.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Confabulando
1 – Prática de leitura:
– História em quadrinhos.
– Reconhecimento da fábula como história de tradição oral e como gênero literário
especifico.
– Identificação dos elementos característicos do gênero da fábula.
– Relação entre as fábulas e provérbios.
– Reconhecimento dos provérbios e suas características.
– Relação dos provérbios e suas características.
– Identificação da fábula contida em uma história em quadrinho.
– Relação entre os personagens da história e os personagens das fábulas.
– Compreende o uso de provérbios em fábulas para representação da moral.
– Identifica provérbios e sua utilização cotidiana reconhecendo suas características.
– Reconhece fábulas e seu fundo moral, mesmo em estilos literários diferente.
– Associa personagens de gêneros literários diferentes por meio de suas características.
2 – Prática de análise lingüísticas:
– Identificação expressões de tempo.
– Noções de sujeito.
– Uso de adjetivos.
– Verbos na voz do narrador.
– Uso da vírgula em enumerações e para isolar expressões de tempo.
– Uso dos dois-pontos para indicar enumerações.
– Transformação do discurso direto e
– Reconhece o uso de expressões temporais em textos cotidiano.
– Compreende o conceito de sujeito e o identifica em textos diversos.
– Compreende as adaptações na concordância verbal quando o texto apresenta-se na voz do narrador.
– Emprega adjetivos em textos de modo coerente e reconhece sua relevância na construção de um texto.
– Utiliza adequadamente a vírgula reconhecendo sua função em textos diversos.
– Emprega corretamente dois pontos reconhecendo sua funcionalidade.
– Utiliza os recursos lingüísticos e ortográficos necessário para adequação de um discurso direto e indireto.
– Conhece e exercita a formação do plural do diminutivo do substantivo.
– Substitui em textos léxicos de forma coerente e coesa sem alterar o sentido/entendimento do texto.
– Identifica em História em Quadrinho o narrador, sua intervenção e indireto.
– Substituição lexical.
– Ortografia: formação do plural dos diminutivos.
– Substituição lexical
– Presença do narrador em histórias em quadrinho.
– Tipos de balões recurso utilizado para sua participação.
– Reconhece e utiliza de balões de acordo com o que o personagem expressa na História em Quadrinho.
3 – Prática de produção texto:
– Pesquisas de versões diferentes de uma fábula sob o ponto de vista da formiga boa e da formiga
má.
– Elaboração de uma fábula com base na escolha de um provérbio.
– Compara versões diferentes.
– Produção fábulas utilizando recursos e características próprias do gênero e adequando a um provérbio conveniente.
4 – Prática de oralidade:
– Verbalização de experiências vividas e de opiniões a respeito do contexto trabalhados.
– Leitura expressiva da fábula.
4 – Relaciona oralmente os fatos morais das fábulas a situações cotidianas.
– Encena a fábula usando entonações, expressões corporais e dicção adequada ao texto.

Uma andorinha só não faz verão.
1 – Prática de leitura:
– Lenda
– Infográficos, notícias, decreto e textos instrucionais (dicas de verão)
– Reconhece gêneros literários diferentes em cotidiano e suas características.
2 – Prática de análise lingüística:
– Variedade lingüísticas regional (diferenças entre a língua portuguesa de Portugal e a do Brasil).
– Uso de adjetivos (aprofundamento).
– Uso de advérbios (aprofundamento).
– Recursos usados para evitar a repetição.
– Elementos de coesão: a coesão nominal responsável pela continuidade temática: a coesão verbal; e as conexões temporais ou lógicas responsáveis por marcar as articulações da progressão temática.
– Uso da letra maiúsculas (retomada).
– Uso dos sinais de pontuação (dois-pontos e vírgula).
– Percebe as diferenças entre o português do Brasil e o de Portugal.
– Relaciona adjetivos aos substantivos caracterizados.
– Reconhece e classifica e emprega advérbios.
– Reconhece e emprega corretamente recursos e elementos para evitar a repetição de palavras em textos.
– Reconhece e utiliza os elementos de coesão.
– Emprega adequadamente as letras maiúsculas.
– Completa frase/textos utilizando a pontuação adequado.
3 – Prática de produção de texto.
– Identificação de problemas textuais e gramaticais em textos produzidos por alunos de
3 – Reconhece erros gramaticais em textos diversos.
– Reescreve textos de modo coerente e coeso baseado em lendas e personagens folclóricas.
– Cria cartaz sobre o tema proposto e de acordo com as características desse gênero.
– escolas portuguesas.
– Escrita de uma nova versão da lenda, com base na análise de outros textos sobre o tema.
– Cartazes contendo dicas de segurança para o verão.
4 – Prática de oralidade
– Verbalização de experiências vividas e de opiniões a respeito do conteúdo trabalhado.
– Leitura expressiva de lendas.
– Expõe de modo claro, objetivo e com autonomeia suas idéias e opiniões oralmente.
– Lê usando a entonação, pontuação e nuances de voz de acordo com os personagens.

MATEMÁTICA

I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Padrões numéricos e geométricos.
1 – Números e operações:
– Os números tem história
– Os números e nós
– A origem dos números decimais.
– Compreensão das regras de organização de SND (Sistema de Numeração Decimal).
– Composição e decomposição; leitura e escrita; comparação e ordenação; valor posicional; sucessor e antecessor; seqüências.
– Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblema.
– Adição e subtração com e sem reagrupamento.
– Multiplicação (enfatizando a memorização da tabuada e a organização retangular) com e sem
reagrupamento.
– Divisão por estimativas com um e dois algarismo no divisor.
– Estimativa e cálculo mental, envolvendo multiplicação e explorando relações existentes na tabuada.
– Utilização da calculadora para quantidades, utilizando adições.
– Produzir textos matemáticos, ler, analisar e formular situaçõesproblema.
– Compreender o processo de evolução dos números e sua utilização no cotidiano.
– Identifica a matemática em suas ações cotidianas.
– Compreende a origem e evolução dos números decimais e compreensão.
– Compreende as regras que organizam o SND empregando-os em situações cotidianos.
– Executa comandos diversos baseado no SND e sua aplicação.
– Resolve problemas, compreendendo os significados das operações fundamentais em situações cotidianas.
– Calcula com autonomia adição e subtração.
– Identifica e aplica características da multiplicação usando-as nos momentos adequados e associando a organização retangular.
– Calcula divisão por estimativa.
– Constrói técnica operatória para o cálculo mental e estimativa de resultado.
– Utiliza a calculadora corretamente para efetuar adições.
2 – Espaço e Forma
– Construção de quadrados e retângulos em malhas quadriculadas.
– Reconhece e associa quadriláteros em seu cotidiano.
– Utiliza as noções geométricas na expressão artística.
– Desenho e transformação de figuras em malhas quadriculadas.
3 – Grandezas e medidas
– Cálculo e comparações de áreas de figuras desenhadas em malhas quadriculadas.
– Calcula, diferencia e representa áreas de figuras.
4 – Tratamento da informação.
– Leitura e interpretação de dados e tabelas.
– Elaboração de tabelas para organizar multiplicações.
– Utiliza diferentes registros gráficos (desenho, esquemas) como recurso para expressar idéias, resolução de estratégias e comunicar informações.
– Associa na tabelas as coordenadas (coluna x linhas) para identificar o produto.

Números, cálculos e formas.
1 – Números e operações
– Composição e decomposição de quantidades; obtenção de dezenas, centena e milhares exatas.
– Análise, interpretação e resolução de situação problema.
– Adição e subtração com e sem reagrupamento.
– Estimativa e cálculo mental (por composição e decomposição de dezenas, centenas e milhares exatos).
– Exploração da tabuada.
– Compõe e decompõe quantidades utilizando o ábaco.
– Analisa, interpreta e resolve situações-problemas envolvendo operações fundamentais.
– Constrói a técnica operatória para o cálculo das operações fundamentais.
– Identifica e utiliza regras para facilitação de cálculos a partir da dezena, centena, milhar.
– Resolve mentalmente sentenças de multiplicação simples.
2 – Espaço e forma:
– Análise dos elementos que compõem um cubo e sua planificação.
– Descrição, interpretação e representação da posição de empilhamentos em cubos
por meio de diferentes pontos de vista.
– Reconhece as formas especiais em seu cotidiano e identifica a planificação do cubo.
– Analisa, compreende e representa a posição de empilhamento de cubos em distintas posições.
3 – Grandeza e medidas
– Análise de números e resolução de problemas envolvendo quilograma.
– Relação entre medidas de comprimento: metro, centímetro e milímetro.
– Reconhece o uso do quilograma como unidade base de medida de massa.
– Identifica alguns instrumentos de medida de comprimento e o metro como unidade padrão de medida de comprimento.
4 – Tratamento da informação:
– Leitura e interpretação de dados presentes nas tabelas.
– Lê e interpreta dados apresentados em tabelas.

Números, cálculos e medidas.

1 – Análise, interpretação e resolução de situações problemas.
– Relação entre multiplicação e divisão.
– Relação entre quociente e resto.
– Divisão por estimativa com um ou dois
– Utiliza as 4 operações fundamentais na resolução de situaçõesproblemas.
– Compreende a relação entre a multiplicação e divisão.
– Compreende o significado das operações de multiplicação e de divisão.
– Responde a questionamentos matemáticos oral processa o estimativas mentalmente.
– Faz cálculos matemáticos de divisão exata / não-exata.
– Responde a questionamentos matemáticos oral processando estimativas mentalmente.
– Constrói o significado do número racional e de suas representações (fracionária e decimal), a partir de seus diferentes usos no contexto social. algarismo no divisor.
– Estimativa e cálculo mental envolvendo as características básicas das operações.
– Noções de fração (leitura, escrita, representação).
– Exploração da fração de um número, de uma figura e de representação dessas frações.
– Reconhece, lê, representa números fracionários.
2- Espaço e forma
– Utilização de malhas para representar e localizar, no plano a posição de um objeto
(trabalho com coordenadas).
– Localiza pontos estabelecidos em uma coordenada a partir de um ponto de referência.
3 – Grandezas e Medidas:
– Reconhecimento e utilização de unidades de medidas de comprimento (fração do metro) e de
massa (quilograma e tonelada).
– Identifica a fração em medidas de massa e comprimento.
4 – Tratamento da informação:
– Leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos de coluna.
– Elaboração de tabelas para organizar divisões.
– Interpreta tabelas e gráficos na resolução de situações-problemas.
– Cria tabelas de barra para representar dados e informações.

II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Divisão de números e formas geométricas.
1 – Números e operações:
– Compreensão das regras de organizam de Sistema Numerário Decimal (SND)
– Composição e decomposição, leitura e escrita, comparação e ordenação, valor posicional,
sucessor, antecessor, seqüências.
– Análise, interpretação e resolução de situações problema.
– Adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais.
– Estimativa e cálculo mental envolvendo as quatro operações.
– Exploração da fração de um número, de fração de uma figura e representação dessas frações.
– Exploração da noção de frações equivalentes.
– Comparação de frações.
– Compreende o sistema de numeração decimal para ler, escrever, compara e ordenar números naturais envolvendo a classe dos milhões.
– Compõe e decompõe numerais identificando as classes e ordens.
– Analisa e resolve situações-problemas com autonomia.
– Efetua cálculos utilizando as quatro operações e verifica seus resultados com a operação “oposta”.
– Compreende fração como divisão do inteiro em partes iguais.
– Compreende e identifica e calcula frações equivalentes.
– Lê, escreve e compara números fracionários.
2 – Espaço e forma:
– Composição e
– Reconhece as figuras planas em seu cotidiano e suas características.
– Reconhece e constrói figuras simétricas e não-simétricas. decomposição de figuras planas, em especial do quadrado.
– Simetria axial em figuras bidimensionais e na natureza.
– Identificação dos eixos de simetria em uma figura.
– Localiza os eixos da simetria de em figuras simétricas.
3 – Grandezas e medidas:
– Calculo e comparações de áreas de figuras desenhadas em malhas triangulares.
– Calcula e compõe figuras e sua área em malhas triangulares.
4 – Tratamento da informação:
– Leitura e interpretação de dados em tabelas.
– Compreende dados apresentados em tabelas.

Números e Medidas

1 – Números e operações:
– Análise, interpretação e resolução de situações problemas.
– Adição e subtração com e
sem reagrupamento.
– Multiplicação envolvendo números com dois algarismos, com base na decomposição e na
propriedade distributiva.
– Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor.
– Exploração de números decimais e da idéia de décimos, centésimos e milésimos (no metro) em
situações que envolvem
medidas de valor e de
comprimento.
1 – Interpreta e resolve situações-problema.
– Calcula adição e subtração com e sem agrupamento.
– Constrói a técnica operatória para o cálculo do produto de dois números.
– Efetua divisões por meio de estratégias pessoas e técnicas.
– Compara e associa as frações do metro (múltiplos e submúltiplos)
décimos, centésimos e milésimos.
– Calcula operações com números decimais em seu cotidiano e
compreensão do sistema monetário brasileiro.
2 – Grandezas e Medidas
– Reconhecimento e utilização de unidade de tempo (hora e minuto)
– Estimativas envolvendo tempo.
– Noção de escala
– Exploração da relação entre as medidas de comprimento: quilômetro, metro, decímetro,
centímetro e milímetro.
2 – Utiliza medidas de tempo em situações do cotidiano e realizar convenções simples.
– Resolve situações-problemas envolvendo medidas de tempo.
– Compreende a importância do uso de escalas.
– Reconhece os múltiplos e submúltiplos do metro e realiza conversões de medidas de comprimento.
3 – Tratamento da informação:
– Leitura e interpretação de dados em tabelas.
– Leitura, interpretação e construção de gráficos de colunas.
– Produção de textos escritos com base na interpretação de gráficos e tabelas utilizando textos
jornalísticos e científicos.
– Compreende e analisa gráficos, tabelas utilizando o cálculo mental.
– Utiliza dados estatísticos, compreende-os e os representa pro meio de gráficos de colunas.
– Seleciona, organiza e produz informações relevantes para interpretá-las e avaliá-las criticamente.
Formas, números e
operações
1 – Números e operações:
– Análise, interpretação e
resolução de situaçõesproblemas.
– Autonomia na resolução de situações problema.
– Calcula operações envolvendo adição e subtração.
– Efetua multiplicações em seu cotidiano.
– Calcula e compreende a correlação entre a multiplicação e a divisão.
– Compreende a relação entre quociente e o resto.
– Utiliza técnicas operatórias para cálculo de divisão/multiplicação por 10,
– Adição e subtração com e sem reagrupamento.
– Multiplicação com e sem reagrupamento.
– Relação entre a multiplicação e a divisão
– Relação entre o quociente e o resto.
– Estimativa e cálculo mental envolvendo multiplicação e divisão por
10, 100, 1000. 100, 1000 sem caçulo escrito.
2 – Espaço e forma
– Classificação dos sólidos geométricos em poliedros (prismas, pirâmides) e corpos redondos.
– Construção de sólidos com base em modelos fornecidos e sua representações e planificações.
– Identificação de faces, vértices e arestas.
– Reconhecer sólidos geométricos e suas características.
– Reconhece os sólidos geométricos e suas características.
– Reconhece os sólidos geométricos a partir da sua planificação.
3- Grandezas e medidas
– Reconhecimento e utilização de unidades usuais de medidas de massa (grama e quilograma).
– Exploração da relação entre a área de retângulos e triângulos, utilizando dobraduras e quadriculado.
– Reconhece fazes, vértices e arestas em sólidos geométricos cotidiano.
Compara e associa áreas de diversas formas geométricas correlacionando.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Números, medidas e cálculos
1 – Números e operações:
– Compreensão das regras de organização do SND.
– Composição e decomposição, leitura e escrita, composição, ordenação, classes e ordens,
valor posicional, sucessor e antecessor, seqüências.
– Exploração de problemas que envolvam a idéia de múltiplo e idéia de divisor.
– Multiplicação como organização retangular.
– Estimativa e cálculo mental envolvendo números racionais.
–Interpretar e produz escritas e informações numéricas.
– Lê, escreve, compara e ordena números naturais.
– Compreende a idéia de múltiplos e divisores e identifica-os como facilitadores de cálculos.
– Calcula sentenças envolvendo multiplicação.
– Compreende uso dos números racionais e faz estimativas e cálculos mentais.
2 – Espaço e Forma
– Utilização de malhas para representar e localizar, no plano, posição de um objeto (Batalha Naval).
– Identifica objetos em representações planas por meio de coordenadas.
3 – Grandezas e Medidas.
– Utilização de unidades convencionais para medir áreas e perímetros (metro e metro quadrado).
– Resolve situações-problemas que envolvam medidas de comprimento
por meio de estratégias convencionais.
4 – Tratamento de informação:
– Leitura e interpretação de
– Lê, interpreta e resolve situações-problemas a partir de dados em tabelas.
informação fornecidas em tabelas.

Medidas de Operações

1 – Adição e subtração com e sem reagrupamento.
– Exploração da idéia de possibilidade (combinações)
– Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor.
– Estimativa e calculo mental (envolvendo números racionais).
– Resolve situações problematizadoras envolvendo as quatro operações fundamentais.
– Utiliza o raciocínio combinatório para solucionar situações-problemas
contextualizadas.
– Resolve com autonomia sentenças com divisões.
– Resolve operações com números racionais através de cálculo mental.
2 – Grandezas e Medidas
– Transformações proporcionais na área e perímetro de figuras planas.
– Cálculo de áreas e perímetros de regiões retangulares e quadradas.
– Medidas de capacidade (litro e mililitro).
– Calcula com autonomia situações que exijam o cálculo de área e perímetro.
– Determina a área e perímetro de figuras planas (retangulares e quadradas).
– Compreende o uso cotidiano de medidas de capacidade e reconhece o L e ML como unidades mai utilizados.
3 – Tratamento da informação:
– Leitura, interpretação e construção de tabelas de dupla entrada.
– Exploração das possibilidades diante de uma situação constituída por etapas sucessivas
(árvore de possibilidade).
– Aplica e relaciona dados numéricos coletados na resolução de problemas.
– Associa o raciocínio combinatório a idéia de multiplicação.

Medidas, frações e decimais

1 – Números e operações:
– Idéia das operações com frações pro meio de situações problematizadoras (sem uso das formas
convencionais de registro).
– Interpretação da idéias de porcentagem.
– Cálculo de porcentagem em diversas situações.
– Reconhece e calcula operações envolvendo números fracionários em situações cotidianas.
– Desenvolve estratégias de como efetuar validar resultados.
– Identifica e efetua cálculos envolvendo porcentagem em situações cotidianas.
2 – Grandezas e medidas
– Reconhecimento e utilização de medida de temperatura: grau Celsius.
– Reconhecimento e utilização de unidades de tempo (hora, minuto e segundo).
– Resolve os problemas que envolvem medidas de temperatura.
– Conhece e utiliza as diferentes unidades de medida de tempo.

3 – Tratamento da informação

– Leitura, interpretação e construção de tabelas.
– Leitura, interpretação e construção de gráficos de setores (a construção de gráficos de setores (a construção em cálculos já subdivididos, sem a utilização de ângulos).
– Constrói gráficos / tabelas com informações previamente analisadas.
– Lê, interpreta gráficos de setores.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Contar e calcular
1 – Números e operações:
– Compreensão das regras de organização do SND
– Composição e decomposição, leitura e escrita, comparação e ordenação, classes e ordens,
valor posicional, sucessor, antecessor, seqüências.
– Análise, interpretação, formulação e resolução de situações problemas.
-Adição e subtração com e sem reagrupamento.
– Multiplicação por um e por dois algarismos (pelo algoritmo e por decomposição).
– Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor.
– Agrupa, ordena e organiza quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal.
– Emprega as regras do sistema de numeração decimal em resoluções cotidianas.
– Cria e resolve situações problematizadoras envolvendo os conteúdos analisados no decorrer do ano.
– Efetua a adição e subtração com números naturais por meio de estratégias pessoais.
– Calcula multiplicações em situações cotidianas.
– Resolve divisões por estimativas utilizando mecanismos pessoais.
2 – Espaço e Forma:
– Composição do cubo e de paralelepípedos com base em cubos menores (noção de volumes).
– Noção de comprimento,
largura e altura.
2 – Reconhece medidas de volume, relacionando cubo e paralelepípedos.
– Reconhece largura e altura ao utilizar medidas de comprimento.
3 – Tratamento da informação.
– Identificação de possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabilizá-los (raciocínio combinatório).
– Analise e interpretação de dados fornecidos em gráficos e tabelas.
– Combina de forma retangular elementos para calcular as possibilidades.
– Interpretação e resolução de problemas a partir da análise de tabelas.

Números e formas
– Representação da divisão de um inteiro em partes iguais em fração e números decimais.
– Relação entre representação fracionária e decimal.
– Comparação de frações e decimais.
– Reta numérica e frações equivalentes.
– Adição e subtração de números decimais.
– Divisão de um número decimal por inteiro.
– Correlaciona e calcula um inteiro por meio de frações e números decimais.
– Reconhece representações de numerais fracionários em números decimais e de números decimais e frações.
– Reconhece as características de números fracionários e decimais.
– Reconhece seqüências numéricas e frações equivalentes.
– Efetua adição e subtração com números decimais.
– Calcula divisões envolvendo números decimais.
– Autonomia na resolução de sentenças que envolvam números decimais.
2 – Espaço e forma
– Exploração das características dos corpos redondos.
– Construção e representação de corpos redondos.
– Obtenção de círculos utilizando compassos construídos pelos alunos.
– Identifica corpos redondos e suas características.
– Identifica o círculo, a esfera e outros corpos que apresentem formato redondo.
– Utiliza compassos para obtenção de circunferências e calculo o raio e diâmetro.
– Reconhece as figuras planas e outras possíveis formas dentro delas.
– Exploração da divisão de polígonos em triângulos.
– Reconhecimento de figuras geométricas e suas correspondentes características.
Números: diferentes maneiras de representá-los.
1 – Números e operações
– Idéias das frações por meio de situações problematizadoras (sem uso das formas convencionais
de registro).
– Interpretação da idéia de porcentagem.
– Cálculo de porcentagem em diversas situações.
– Multiplicações de decimais (exploração da multiplicação de um valor inteiro por meio por um
valor decimal).
– Estimativa e cálculo mental (envolvendo números racionais e multiplicação por 10, 100,
1000.
– Efetua multiplicações de números decimais, atentando-se para a funcionalidade da vírgula.
– Calcula multiplicações por 10, 100, 1000 com rapidez usando estratégias pessoais.
– Compreender e resolver situações problemas que envolvam análise de gráficos e tabelas.
Tratamento da informação
– leitura e interpretação de dados em tabelas reportagens.
– Compreender e resolver situações problemas que envolvam análise de gráficos e tabelas.

CIÊNCIAS NATURAIS
I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Os seres humanos na Terra
1 – A vida na Terra
– Semelhança e diferença entre o ser humano e outros animais nos aspectos biológicos e culturais.
– A ciência e sua contribuição para sociedade.
– Reconhecer as características e diferenças biológica da espécie humana em relação as demais espécies de animais.
– Reconhece a importância da ciência e seu avanço para a humanidade.
– Saúde e qualidade de vida:
– Desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.
2 – Reconhecer as conseqüências dos atos humanos destrutivos na natureza
e a importância de uma exploração de recursos de modo consciente e sustentável.
3 – Ação transformadora do ser humano.
– Como o ser humano transforma o ambiente para suprir suas necessidades.
– Reconhece a posição única do homem na natureza como ser capaz de adaptar-se e modificar ambientes conforme sua necessidade.
De que é feito o corpo do ser humano.
1 – A vida na Terra
– Noções sobre a organização do corpo humano; células, tecidos, órgãos, sistemas.
– Reconhece o corpo humano como um todo integrado e interdependente.
– Reconhece a célula como unidade básica dos seres vivos.
A nutrição e a transformação dos alimentos no sistema digestório.
1 – A vida na Terra:
– Compreende a importância da alimentação para a obtenção de energia para o funcionamento do corpo.
– Identifica os órgãos envolvidos oi processo de digestão e sua função.
– Compreende o percurso do alimento no sistema digestório.
– Alimentação; necessidade básica para manutenção da vida.
– Digestão; a transformação dos alimentos no sistema digestório humano.
2 – Saúde e qualidade de vida:
– Alimentação e nutrientes (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, sais minerais e fibras).
– Distúrbios alimentares e educação alimentar.
– Relação entre a higiene alimentar e a saúde.
– Identifica os nutrientes, suas funções e importância para o corpo humano.
– Identificar anomalias da alimentação.
– Compreende a importância da higiene alimentar e bucal e os procedimentos fundamentais para o cuidado dos alimentos.
3 – Ação transformadora do ser humano:
– Alimentação em diferentes lugares do mundo: hábitos alimentares em outras culturas.
– Alimentos industrializados
– Respeita os hábitos alimentares de outras culturas.
– Verifica prazo de validade, o uso de aditivos químicos valorizando seu direito de consumidor.

II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Respiração e a obtenção de energia
– A vida na Terra:
– Respiração e as trocas de gases entre o corpo e o ambiente.
– Respiração celular e a obtenção de energia.
– Principais órgãos do sistema respiratório humano e suas funções.
– Relação entre respiração e fotossínteses.
– Reconhece a importância do sistema respiratório para a manutenção da vida.
– Reconhece a importância da respiração no processo de obtenção de energia.
– Identifica o sistema respiratório, seus órgãos e respectivas funções.
– Compreende a correlação entre a respiração e a fotossíntese.
2 – Saúde e qualidade de vida:
– Poluição do ar e as doenças respiratórias.
– Verificação do ar da cidade onde os alunos moram e os problemas respiratórios locais.
– Identifica as principais doenças o sistema respiratório associando-as ao fumo e a poluição do ar como agentes causadores.
– Compreende atitudes conservadoras do ar e reconhece ambientes com o ar poluído e os seus maléficos.
3 – Ação transformadora do ser humano:
– Composição do ar atmosférico que os seres humanos respiram.
– Causas da poluição do ar provocada pela ação humana no ambiente.
– Identifica os elementos do ar atmosférico.
– Compreende as conseqüências da ação humana no meio ambiente.

Circulação dos materiais pelo organismo.

1 – A vida na terra:
– Circulação dos materiais pelo organismo
– Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular humano.
– Componentes do sangue humano.
– Compreende a importância e a função do sistema circulatório.
– Identifica os órgãos que compõem o sistema cardiovascular humano e suas respectivas funções.
– Reconhece a função no processo de circulação e seus componentes.
2 – Saúde e qualidade de vida.
– Condições básicas para se ter uma vida saudável: lazer, atividades físicas, bem estar psíquico e social etc.
– Principais doenças do sistema cardiovascular.
– Hemodiálise
– Compreende a importância dos exercícios físicos, lazer, higiene para uma
vida saudável.
– Identificar as principais doenças do sistema cardiovascular e sua
prevenção.
– Compreende a definição e utilidade do tratamento hemodiálise.
Excreção
1 – A vida na Terra:
– Excreção: Anatomia e fisiologia do sistema urinário do ser humano.
– Reconhece que o organismo humano produz resíduos que precisam ser eliminados.
2 – Saúde e qualidade de vida.
– Relação entre alimentação e ingestão de água com doenças do sistema urinário.
-Compreende a importância de uma alimentação equilibrada e da água como prevenção de doenças do sistema urinário.
3 – Ação transformadora do ser humano:
– Condições necessárias para ser um doador de sangue e de órgãos.
– Reconhece a importância da doação de sangue, órgãos e os critérios para doação.

III UNIDADE – agosto/setembro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
O corpo em transformação.
1 – A vida na Terra:
– Reprodução como função de manutenção das espécies.
– Transformações que ocorrem no corpo de meninos e meninas durante a puberdade e os hormônios
envolvidos nossas mudanças.
– Funcionamento dos sistemas genitais: masculinos e femininos
– Compreende a reprodução como elemento de perpetuação da espécie.
– Identifica as mudanças físicas e psicológicas ocorridas no período da puberdade.
– Reconhece os órgãos dos sistemas genitais masculinos e femininos e suas respectivas funções..
Saúde e qualidade de vida
– Importância de uma higiene adequada dos órgãos genitais masculinos e femininos.
– Principais doenças sexualmente transmissíveis: AIDS, entre outras, e o modo de prevenção.
– Reconhece os hábitos de higiene necessários aos órgãos genitais e sua responsabilidade com seu corpo.
– Identifica as principais doenças sexualmente transmissíveis e a necessidade da prevenção.
– Ação transformadora do ser humano.
– Sexualidade humana: aspectos biológicos, afetivos e culturais.
– Manipulação genética: clonagem
– Compreende as diferenças entre a sexualidade humana e as demais espécies.
– Reconhece os avanços científicos, seu benefícios e riscos.

IV UNIDADE – setembro/outubro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Sistema de Coordenação
1 – A vida na Terra
– Sistemas de coordenação:
– Compreende as funções e o funcionamento do sistema nervoso identificando seus órgãos.
anatomia e fisiologia do sistema nervoso humano.
2 – Saúde e qualidade de vida:
– Prevenção de acidentes que podem causar danos aos sistemas de locomoção e aos órgãos do sistema nervoso (traumatismo craniano).
– Reconhece situações de risco que podem acarretar acidentes e atitudes adequadas para a prevenção de acidentes reconhecendo os danos sofridos pelo sistema nervoso e lovomotor.

Sistema de locomoção
1 – A vida na Terra:
– Sistema de locomoção: anatomia e fisiologia dos sistemas: esquelético e muscular humano.
– Reconhece o sistema esquelético e muscular humano e sua importância para o corpo humano, sua correlação e funcionamento.
2 – Saúde e qualidade de vida:
– Postura correta para a manutenção da saúde da coluna vertebral
– Compreende a importância de adotar atitudes corretas e cuidar da coluna vertebral.

História
I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Um tempo de grandes mudanças
1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
– Abolição da escravatura.
– Movimento abolicionista.
– Compreende a importância da mão-de-obra negra para o desenvolvimento do Brasil.
– Compreende a relevância do movimento abolicionista e as leis abolicionista para a abolição da escravatura
2 – Cotidiano (eixo local)
– Preconceito na região dos alunos.
– Respeita as diferenças étnicas e culturais.
3 – Cotidiano (eixo político – econômico)
– Proclamação da República.
– Economia cafeeira
– Contexto das primeiras imigrações.
– Diferencia as formas de implantação políticas já vigentes no Brasil (Monarquia e República).
– Reconhece a importância histórico social do café no império e na atualidade.
– Relaciona a chegada dos imigrantes à necessidade de mão-de-obra nas lavouras de café.

Conteúdos complementares
– História do cooperativismo
– Surgimento do cooperativismo no Brasil
– Distribuição indígena no mundo.
– Índio no Brasil e sua cultura.
– África: berço da humanidade.
– Compreende o processo sócio-histórico do surgimento do cooperativismo no mundo e seu objetivo.
– Identifica os fatores que acarretam no surgimento de cooperativas no Brasil e sua importância atual.
– Identifica áreas de ocupação indígena, suas semelhanças e diferenças.
– Compreende as raízes culturais indígenas, sua relação com a natureza.
– Localiza a África, compreende sua relevância histórica e identifica sua cultura.

II UNIDADE – abril/junho
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Histórias de imigrantes
1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
– Diversidade étnica que compõe o Brasil.
– Propagandas desenvolvidas para atrair imigrantes para o Brasil.
– Dificuldades vividas pelos imigrantes, decorrentes da
– Compreende o processo de formação da população brasileira e sua diversidade étnica.
– Compreende o contexto histórico e os fatores que atraíram os imigrantes ao Brasil.
– Reconhece as dificuldades da viagem e de instalação dos imigrantes em terras brasileiras.
viagem e do estabelecimento em nosso país.
2 – Cotidiano (eixolocal)
– Nacionalidades de imigrantes conhecidas pelos alunos.
– Hábitos e costumes dos imigrantes no Brasil.
– Reconhece os principais grupos de imigrantes vindos ao Brasil e seus países de origem.
– Identifica as contribuições dos imigrantes na cultura brasileira.
3 – Cotidiano (eixo políticoeconômico).
– Contexto da grande imigração (século XIX e XXI).
– Interesse do governo brasileiro e dos fazendeiros pela imigração.
– Interesse dos imigrantes pelas terras brasileiras.
– Dificuldades enfrentadas pelos imigrantes locais de trabalho.
– Contexto do êxodo.
– Identifica os fatos históricos que acarretam na vinda dos imigrantes.
– Identifica os interesses econômicos e políticos que cercaram a imigração.
– Reconhece as aspirações dos imigrantes em relação ao Brasil.
– Reconhece as péssimas condições de trabalho vivenciados pelos imigrantes.
– Reconhece os fatores que acarretam no êxodo rural.
Deslocamentos populacionais na Bahia
1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
– Migrações indígenas
– Imigrantes na Bahia.
– Contribuições culturais dos imigrantes europeus para a sociedade baiana.
– Reconhece os fatos que causaram os deslocamentos indígenas na Bahia.
– Identifica os principais grupos imigrantes na Bahia.
– Reconhece as influências dos imigrantes na cultura baiana.
2 – Cotidiano (eixo local)
– Imigrantes e migrantes na região onde os alunos moram.
-Reconhecer os movimentos populacionais do estado da Bahia.
3 – Cotidiano (eixo políticoeconômico)
– Estabelecimento de migrantes nordestinos na Bahia.
– Contexto político e econômico e a migração dos baianos para a região Norte e para o eixo centro sul do país.
– Êxodo rural nas terras baianas.
– Reconhece o estabelecimento de migrantes nordestinos na Bahia.
– Reconhece os fatores que influenciam na migração nordestinas e os atrativos da Região Norte/Centro-Sul do país.
– Compreende o processo de êxodo rural da Bahia.

Conteúdos complementares:
– Simbologia do cooperativismo.
-Normas e organização de uma cooperativa.
– Identifica os símbolos e seus respectivos significados do cooperativismo.
– Compreende a organização e as normas que existem para a funcionamento de uma cooperativa.
– Chegadas dos negros ao Brasil
– Castigos/crueldades/líderes e revolta negra.
– Movimento abolicionista
– Quilombo dos Palmares.
– Resistência indígena /Extermínio
– A catequese e aculturação.
– Tribos indígenas ontem e hoje.
– Reconhece os fatores políticos e econômicos que acarretaram na chegada dos negros ao Brasil.
– Compreende o sofrimento e a luta dos negros escravos e identifica os grandes líderes.
– Compreende a importância do movimento abolicionista para o processo de abolição da escravatura.
– Identifica a relevância dos Quilombos pela luta negra e Palmares como um dos mais importantes.
– Compreende os motivos da implantação da catequeses e a consequente perda da identidade indígena dos catequisados.
– Identifica as tribos indígenas ainda vigentes no país e compreende o processo de diminuição das tribos.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Movimentos sociais na República Velha
1 – Cotidiano (eixo sóciocultural)
– A revolta da vacina
– Identifica os fatos históricos que culminaram na revolta da vacina e compreende a importância do saneamento básico.
2 – Cotidiano (eixolocal)
– Problemas sociais enfrentados pela população brasileira com ênfase para a região de moradia dos
alunos.
– Analisa de modo crítico os problemas sociais do seu cotidiano.
3 – Cotidiano (eixo políticoeconômico).
– A guerra de Canudos
– As greves de 1917.
– O contexto político da República Velha.
– Reconhece o local, o líder e os hábitos dos revoltosos e suas reivindicações.
– Compreende a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho ao longo da história.
– Compreende o período histórico da República Velha, sua organização política e fatos relevantes. – Distribuição áreas de ocupação indígena, suas semelhanças e diferenças.

Movimento político e sociais na Bahia (regional)
1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
– Resistência dos escravos africanos.
– Revolução social em Canudos.
– Reconhece a luta dos escravos contra a escravidão e identifica em sua cidade cenários históricos/turísticos dessa resistência..
– Reconhece os problemas enfrentados pela população nordestina no período da Revolta de Canudos e nos dias de hoje.
2 – Cotidiano (eixo local)
– Organizações e associações não governamentais da atualidade na região de moradias dos alunos.
– Compreende a importância da organização e participação do cidadão nos dias de hoje.
3 – Cotidiano (eixo político econômico)
– Motim do Moneta.
– Movimentos separatistas e a participação dos baianos
– Canudos e a revolta dos sertanejos.
– Reconhece as reivindicações do movimento e a importância do seu desfecho.
– Compreende os fatores que acarretaram nos movimentos separatistas e a contribuições dos baianos (efetiva) desses movimentos.
– Compreende as manifestações sociais culturais e religiosas dos nordestinos/sertanejos/cangaceiros.

Conteúdos complementares
1 – Cooperativismo
– Ramos distintos de cooperativismo.
– Cooperativas educacionais
– Identifica os diferentes segmentos de cooperativa e suas características correspondentes.
– Compreende a importância de cooperativas educacionais seu funcionamento e papeis dos membros cooperados reconhecendo-se como parte integrante de uma.
2 – Cultura Afrobrasileira:
– O negro na formação da sociedade brasileira.
– As contribuições do negro para a formação da diversidade cultural no Brasil.
– Valoriza e reconhece da presença africana na formação da identidade nacional.
– Reconhece as contribuições do negro para a formação na etnia, lingüística, cultural.
3 – Cultura Indígena
– O índio na formação da sociedade brasileira.
– As contribuições indígenas para a formação da diversidade cultural no Brasil.
– Identifica o papel do índio na formação da sociedade brasileira.
– Reconhece as contribuições indígenas na etnia, lingüística, cultural.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Um Brasil para todos os
brasileiros
1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
– A arte como forma de protesto.
– Repressão a imprensa.
– Organização civil em movimentos populares.
– Identifica a arte como instrumento de reivindicações.
– Reconhece as a repressão e a censura como instrumentos para manipular informações e deter a participação popular.
– Reconhece os movimentos populares como forma de expressão do povo e participação popular.
2 – Cotidiano (eixo local)
– A cidadania na região de moradia dos alunos.
– Participação política nos dias atuais na região dos alunos.
– Reconhece ações concretas de cidadania no cotidiano e expressar-se criticamente.
– Compreende o processo evolutivo do voto no Brasil.
3 – Cotidiano (eixo políticoeconômico).
– Ditadura militar
– Redemocratização
– Movimento pelas diretas já!
– Participação política nos dias atuais.
– Processo de abertura política.
– Reconhece a forma de governo adotado no período, suas características e os fatos mais relevantes ocorridos nos governos militares.
– Compreende os fatos que acarretaram ao processo de redemocratização.
– Reconhece a insatisfação popular, a tentativa de mudança a ditadura.
– Compreende a relevância do voto quanto agente democrático da política atual.
– Como cidadão, agente histórico e atuante na sociedade.
Conteúdos complementares
– A Era Vargas
– Presidentes Pós-ditadura
– Compreende a importância de Vargas na história do movimento trabalhista.
– Reconhece os principais fatos/marcos do Brasil após a ditadura e os presidentes do período.
1 – Cooperativismo
– Montagem de uma cooperativa para arrecadação de mantimentos e doação a uma entidade
filantrópica.
– Aplica os conteúdos analisados no decorrer do ano letivo para a montagem de uma cooperativa da classe.
2 – Cultura Afro
– O negro hoje na sociedade
– Preconceito/discriminação racial e legislação.
– Movimentos de valorização do negro e preservação da cultura afro.
– Reconhece a participação dos negros hoje na sociedade brasileira.
– Posiciona-se de forma crítica e contrária a atitudes/ações de preconceito e discriminação racial.
– Reconhece na atualidade manifestações culturais e movimentos de valorização negro.
3 – Cultura indígena:
– Preconceito e discriminação social e racial.
– Leis de proteção aos índios/Funai/FUNASA
– Posiciona-se de forma crítica e contrária a atitudes de desvalorização do índio e sua cultura.

Geografia

I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Brasil, espaço ocupado, espaço transformado.
1 – Espaço e representação:
– Reconhecimento da formação e da transformação do território brasileiro.
– Compreende os fatores que influenciaram a ocupação do território brasileiro, é como esses elementos atuam nos dias atuais.
2 – Sociedade
– Reconhecimento da distribuição da população
2 – Reconhece os movimentos populacionais internos no país e os centros mais populosos e suas características. brasileira.
3 – Natureza
– Reconhecimento das diferentes formas de se relacionar com a natureza.
– Compreende que a intervenção humana na natureza resulta em conseqüências ambientais e desenvolve uma consciência crítica e participativa em relação à preservação e conservação do ambiente.
4 – Trabalho
– Identificação da ocupação e da organização do espaço brasileiro no decorrer do tempo.
4 – Identifica as mudanças físicas, culturais e sócio-econômicos no espaço brasileiro a colonização aos dias atuais.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Brasil, diferentes formas de relevo.
1 – Espaço e representação
– Conseqüências ambientais e atitudes conservacionistas e preservacionistas.
– Reconhece a influência da ação humana nas mudanças de fenômenos naturais.
2 – Sociedade
– As modificações que as paisagens naturais sofrem com o decorrer do tempo, devido à ação da sociedade.
– Compreende a necessidade do homem de modificar o ambiente para sua adequação e suprimento de viver.
3 – Natureza
– As regiões naturais do Brasil e suas formas de relevo.
– Os principais rios brasileiros.
– As bacias hidrográficas do Brasil.
– Identifica as principais formas de relevo brasileiro e suas características.
– Reconhece os principais rios brasileiros e sua importância.
– Identifica as bacias hidrográficas do Brasil.
4 – Trabalho
– O aproveitamento econômico das paisagens naturais.
– Compreende como o homem aproveita economicamente as paisagens naturais.
Paisagens da Bahia de….
Relevo e hidrografia regional.
1 – Sociedade
– As modificações que as paisagens naturais sofrem com o decorrer do tempo devido à ação da sociedade.
– Conseqüências ambientais e atitude conservacionista e preservacionista.
– Reconhece os principais problemas ambientais decorrentes da ação humana.
– Reconhecimento de atitudes conservacionista e preservacionista em relação ao meio ambiente.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
As diferentes paisagens do nosso país
1 – Espaço e representação
– Identificação de linhas e círculos imaginários.
– Reconhecimento de escalas numéricas.
– Identifica os paralelos e meridianos e sua relevância na representação / localização do espaço.
– Compreende, utiliza e cria escalas numéricas.
2 – Sociedade
– Interferência dos seres humanos nas condições climáticas.
– Reconhece as conseqüências de ações destrutivas do homem nos fenômenos naturais..
3 – Natureza
– Reconhecimento dos
– Reconhece a influência do clima no cotidiano das pessoas e a variedade de climas do Brasil. climas do Brasil.
– Identificação da vegetação do Brasil.
– Compreensão da necessidade de preservação do ambiente.
– Reconhecimento do clima e da vegetação como elemento da natureza (regional)
– Reconhece diversos tipos de vegetação do Brasil.
– Valoriza atitudes de preservação ambiental em seu cotidiano.
– Compreende a correlação entre o clima e a vegetação e os identifica como elementos da natureza.
4 – Trabalho
– Identificação do trabalho determinado a ocupação do território brasileiro.
– Compreende as mudanças promovidas pelos ciclos econômicos no espaço territorial..
Paisagens da Bahia: Clima e vegetação
1 – Espaço e representação:
– Conseqüências ambientais e atitudes conservacionistas e perservacionistas.
– Reconhece problemas ambientais relacionados a vegetação baiana.
2 – Natureza
– Tipos de clima presentes no estado da Bahia.
– Tipos de vegetação presentes no estado da Bahia.
– Reconhece os tipos de clima existentes na Bahia e suas características.
– Identifica os tipos de clima na Bahia.
– Identifica os tipos de vegetação encontradas nas paisagens baianas..
3 – Trabalho
– Modificações que as paisagens naturais sofrem com o decorrer do tempo, devido a ação do trabalho humano.
– Reconhece a as modificações das paisagens naturais e a necessidade do homem..

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Diversidade regional do nosso país.
1 – Espaço e representação.
– Identificação do Brasil de hoje: regiões brasileiros, segundo o IBGE e complexos econômicos.
– Compreende a divisão regional como facilitadora da administração do país e reconhece as regiões e suas características.
2 – Sociedade
– Identificação da dinâmica da população (migração interna).
– Reconhece os movimentos populacionais internos no país.
3 – Natureza
– Compreensão dos limites impostos pela natureza à humanidade
– Identifica situações, ambientais e fenômenos naturais que o homem não consegue intervir e reconhece a importância de respeitá-los.
4 – Trabalho
– Relação agropecuária, urbanização e modernização (regional).
– Reconhece econômicas da região sua urbanização e modernização.

Educação Física – Professora: Ligia

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Jogos de tradição
– Jogos motores
– Exame biométrico
1 – É capaz de criar estratégias de fuga nos jogos propostos.
– Desenvolve espírito de equipe para trabalhar coletivamente respeitando o outro e suas capacidades de movimentação e honestidade para não infringir as regras.
– Desenvolve a orientação tempo espaço e agilidade.
– Analisa e planeja estratégias de jogo.
– Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
– Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Jogos de construção
– Jogos pré-desportivos
– Apresenta desenvolvimento das nações físicas e matemáticas de tamanho e distância de algum objeto em relação ao seu corpo;
– Apresenta noção espacial do indivíduo com a movimentação do objeto;
– Promove a satisfação no resultado final da construção do brinquedo proposto e se socializa com os colegas, o conhecimento necessário para a confecção do brinquedo.
– Possui a criatividade estimulada e desenvolve concomitantemente, a coordenação motora;
– Apresenta desenvolvimento da responsabilidade com suas atribuições
– Apresenta desenvolvimento no espírito de equipe para trabalho coletivamente no intuito de melhorar o jogo;
– Cria uma estruturação espacial e orientação corporal;
– Analisa e planeja estratégias de jogo.
– Corre, lança e rebate a bola

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Ginástica com materiais
– Ginástica sem materiais
– Apresenta desenvolvimento das noções de orientações nos espaços da escola;
– Apresenta desenvolvimento de temperatura e da incidência da luz solar;
– Apresenta desenvolvimento na velocidade de noção a partir da ação do colega;
– Evita desentendimentos;
– Apresenta desenvolvimento nas habilidades de locomoção e equilíbrio;
– Percebe a distância em metros;
-É capaz de criar novas formas de lançamento.
– Cria responsabilidade de lançar o arco sem atingir nenhum objeto.
– Desenvolve autocontrole para lançar e segurar
– Apresenta desenvolvimento de lateralidade.
– Desenvolve capacidade de manipulação.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Exame biométrico (2º semestre).
– Exercícios aplicados à natação para os estilos crawl e costas.
– Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais, de acordo com a OMS.
– Apresenta perfeita adaptação no meio liquido, bem como no seu deslocamento no mesmo utilizando os técnicos aplicados de respiração subaquática nos estilos crawl e costas.

INGLÊS Professora: Edmari


I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Make a story our
holidays beach, form,
sement park, bicycle,
train, car river,
rollecoaster, island,
Saturday, Sunday,
basketball, soccer, tennis,
sausages, French fries,
eggs, arenge juice, gazelle,
giraffe, hippo, snow, rain,
sunshine..
– Identifica dia e mês das férias escolares.
– Descreve com clareza as situações vividas nas férias.
2 – My birthday is in …
– Meses do ano.
– Identifica o mês do ano que corresponde ao seu aniversário.
– Identifica os dias da semana para organização do tempo e das atividades
seguindo a organização mental solicitada.
– When is your birthday?
“When” indicando tempo.
3 – Four seasons nomes das estações do ano.
Vocabulary: holidays,
swimming, pood,
barbecue, ice cream, trees,
red, cold, air, Sky, grey,
beatiful, freizing, Wind,
snow cold, dark, playing,
flowers, nature, life,
wanderful.
– Percebe as mudanças de hábitos e no vestuário com a chegada das estações do ano.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – The Robber is wearing a Black sweater
Vocabulário: shoes, cap,
jacket, coat, sneakers,
rocks, blouse, t-shirt,
joens, trousers.
– He/she’s wearing ar/an.
– Identifica e nomeia as peças do vestuário masculino e feminino.
– Percebe a necessidade da utilização dos pronomes pessoais na construção das frases.
2 – Let’s GO out!
adjetivos opostos: with /
without; cool/boring in/out
on/under; Yes/no
possible/impossible,
thin/fat, big/small
toll/short;
– Compreende o uso do pronome pessoal como recurso na omissão do nome.
– Analisa hipótese a respeito do conteúdo veiculado ao texto.
3 – 4th of July woud you
like a/some…? “Yes,
please”, is, thank you”
Vocabulário novo:
fireworks, barbecue, flags,
carn on the, cab, Apple
pie, Apple juice, 01
(Orange juice)
– Amplia o vocabulário a partir de vocábulos que envolvem situações familiares.
– Identifica nomes de alguns cômodos utilizados na língua inglesa.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Do you like this house?
– Do you like…?
– Yes, 1 like it
– No, I don’t like it
– Adjetivos: tôo big, tôo
small, tôo dark, tôo frer away
– Explicar a estrutura das frases com o verbo todo na forma interrogativa.
– Identifica a relação de concordância entre nomes e adjetivos.
2 – How many sneakers do you have?
Numerais cardinais até 100 (fala e escrita)
Vocabulário: roupas, brinquedos e material escolar.
– Conhece o sucessor antecessor de cada numeral.
– Nomeia os numerais a partir da hora exata e não exata.
3 – Cicle’s greataunt has a big house
Cômodos da casa table,
chair, sofa, bid, chest of dia
wers, drawers, bookcase,
wordrobe, cupboard, night
table, arm chair, bathtub.
– Nomeia os compartimentos de uma casa.
– Compreende a necessidade da privacidade das pessoas do convívio familiar.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Where is the cat?
Where is the…?
Is it + preposição: after,
befare, in,on, under.
– Reconhece as preposições utilizadas na língua inglesa.
– Identifica e percebe a utilização das preposições.
2 – My tooth hurts!
My… (parte do corpo)…
hurts! E “I have a doença)
Do you have a… (doença)
Parte do corpo: tolth,
head, stomach, nose…
– Farewell party “What’s
your (meu) tephone number address?
– Conhece membros superiores e inferiores.
– Percebe a necessidade da prática de alguma atividade física para saúde do corpo e da mente.

ARTES Profº Murilo

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
Escolhendo um tema
– Natureza morta
– Possui habilidade para criar composições visuais com figuras da natureza morta.
– Desenho de observação – Cria e representa diferentes composições de diferentes ângulos.
– Desenha por observação.
– Leis da composição – Utiliza as técnicas de composição com enquadramento e proporção.
– O claro escuro – Faz uso do claro e escuro para dar volume as formas.
– Harmonias cromáticas – Faz uso das combinações de cores para pintar sua composição.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
– Cores primarias – Conceitua e reconhece as cores primárias
– Cores secundárias – Cria novas cores por misturas de cores primarias e secundarias.
– Cores terciárias
– Cores quentes
– Cores frias
– Cores neutras
– Faz uso das combinações de cores quentes e frias

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
– Isocromia
Contraste
– Cria combinações de cores harmônicas e as utiliza corretamente nos trabalhos propostas.
– Tonalidades e monocromia
– Compreende a monocromia como harmonia de uma única cor e seus tons derivados.
– Nuances – Modifica a matriz de uma cor por adição de outra.
– Constrói corretamente o círculo cromático.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
– As notas musicais – Reconhece a música como manifestação cultural e artística.
– Elementos da música – Reconhece e diferencia os elementos que compõe a música
– Elementos do som – Compreende que o som possui características físicas próprias.
– Os ritmos musicais – Conhece os diferentes ritmos musicais do Brasil.
– Os instrumentos musicais
– Diferencia os diferentes instrumentos musicais por sua origem, material e forma com que produzem som.


INFORMATICA EDUCACIONAL

I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Conhecendo o computador.
2 – Hardware e software 2 – Percebe a diferença entre hardware e software.
2.1 – Distingue os periféricos
2.2 – Reconhece as especialidades sobre o teclado e o mouse.
2.3 – Utiliza corretamente as teclas e botões do mouse.
3 – Cuidados com o computador
– Reconhece a importância da higiene no laboratório de informática e dos cuidados necessários com o computador.
4 – Windows 4 – Conhece o Windows, como sistema operacional e sua importância para o
funcionamento do computador.
4.1 – Conhece os softwares que estão no computador.
5 – Ligando e desligando o computador
– Conhece a forma correta de ligar e desligar o computador.
6 – Área de trabalho 6 – Reconhece a área de trabalho
– Identifica o procedimento correto para mudar a proteção de tela e papel.
7 – Meu computador / lixeira
– Utiliza as unidades de disco.
– Reconhece a função da lixeira
8 – Recuperando os arquivos da lixeira
– Conhece as instruções corretas para recuperar arquivos da lixeira.
9 – Aprendendo a salvar 9 –Reconhece a importância de salvar arquivos para futura utilização.
10 – Imprimindo documentos
– Conhece as instruções corretas para imprimir os arquivos desejados.
11 – Paint / figuras geométricas
– Conhece o programa Paint: as ferramentas e suas funções.
– Utiliza as figuras geométricas para formar um mósaico.
12 – Papel de parede 12 – Reconhece as instruções corretas para criar papeis de parede.
13 – Word / barra de ferramentas / barra de desenho
– Reconhece que o Word é um software de grande utilidade para as
produções textuais.
– Identifica a possibilidade no editor de textos, ajustar o tamanho do texto,
mudar tipo ou tamanho de letras.
14 – Brasil / Word 14 – Formata o texto de acordo com as instruções estabelecidas.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Copiar e colar 1 – Reconhece os recursos de copiar e colar.
2 – Tabelas e gráficos 2 – Aplica o recurso das tabelas para realização das atividades.
– Cria cruzadinhas
3 – Gráficos 3 – Identifica o recurso do gráfico.
– Relaciona área x população do Brasil
4 – Preconceito e discriminação “Sai dessa meu irmão”.
4 – Reconhece a importância da cooperação e que todas as pessoas são iguais e merecem respeito.
– Produz um texto sobre direitos humanos e digitando-o e formando no word.
5 – Mk Gibi 5 – Domina a utilização do software de histórias em quadrinhos.
6 – Internet 6 – Percebe a Internet como a maior rede de comunicação do mundo.
– Identifica as diferenças entre o correio eletrônico e o correio convencional e site.
7 – Conhecendo nossos amigos Chat
– Relaciona-se com pessoas de cultura diferente.
– Conhece pessoas de diversos lugares, usando o Chat.
– Percebe a importância de utilizar com prudência o Chat.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Salvando figuras da Internet.
– Identifica o passo a passo para salvar figuras da Internet.
2 – Calculadora 2 – Conhece a calculadora como acessório do Windows para resolver
operações matemática.
– Reconhece os 2 tipos de calculadora: padrão e científica.
– Conhece as instruções corretas para utilizar a calculadora.
3 – Economiza para não faltar.
– De volta ao supermercado
4 – Utiliza a calculadora do computador.
– Microkids Studio 5 – Compara os preços, relacionando-os.
– Reconhece e usa cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em situações de troca .
– Registra quantia.
– Utiliza o programa Microkids studio para realizar as atividades.
– Utiliza o Paint para desenhar o cheque.
– Elabora o banco de dados usando o MK Studio.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Preconceito e discriminação saia dessa meu irmão
– Reconhece a importância da cooperação e que todas as pessoas são iguais e merecem respeito.
– Digita um texto sobre direitos humanos e formata no Word.
2 – Power Point
– Turma MK em: que show de palestra.
– Conhece os recursos do programa Power Point.
– Conhece o passo a passo para utilizar o programa.
– Organiza com independência suas apresentações.
– Educação Alimentar
– Lanche na Escola
– Reconhece os bons hábitos de alimentação.
– Conhece as categorias dos alimentos.
– Distingue o que é saudável para sua alimentação.
– Conhece novos recursos do Power Point.
– Elabora um livro com receitas saudáveis digitadas no Word, seguindo as formatações necessárias.
3 – Educação Ambiental 3 – Reconhece a importância da preservação do Meio Ambiente e da coleta seletiva.
– Cria história no MK Gibi a partir de imagens.
4 – Showkids 4 – Utiliza o programa showkids de forma correta.
5 – Brincando com as palavras
– Colunas
– Escreve de forma correta as palavras.
– Conhece o significado das palavras estudadas.
– Utiliza o recurso de colunas oferecido pelo Word para criar o dicionário no computador.

17 thoughts on “Planejamento anual 5º ano

  1. Ola, adorei, muito bom, vc coloca habilidades e competências, mas creio esta faltando os procedimentos, nos de ideia de como alcançarmos tudo isso de forma prazerosa. Na minha escola temos que colocar quais procedimentos iremos utilizar dentro do curriculum por bimestre, confesso às vezes fica um pouco complicado, principalmente pelo nosso tempo q é curto. bjs parabéns,
    Eliana

    Cybele Reply:

    Olá Eliana, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das palavras e por acompanhar o Educa Já!
    Ficamos muito felizes quando conseguimos contribuir.
    Volte sempre que quiser.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  2. seu plano foi um grande suporte para tirar minhas duvidas na elaboraçao do meu. Adorei.

    Cybele Reply:

    Olá Ines, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  3. Esclarecendo, o planejamento é meu, e foi desenvolvido por completo. Tem avaliação, recursos e procedimentos, mas a instituição COPEDIN só divulga no site as competências e habilidades.

    Cybele Reply:

    Olá Carla, tudo bem?

    Obrigada pela informação. O crédito é fundamental para a obra.
    Obrigada pelo carinho.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  4. Seu planejamento me ajudou e muito, para elaboração do meu. obrigada. Parabéns!

    Cybele Reply:

    Olá Rita, tudo bem?

    Obrigada pelo comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  5. Ola, eu quero Plano de aula com Objetivo, conteúdo, recurso, estratégia e avaliação. Eu preciso entrega esse relatório. Espero que possa me ajuda. Obrigada

  6. ola, quero plano de aula com objetivo, conteúdo, recurso, estratégia e avaliação do jardim l , ll, lll, 1º a 5 ano do ensino fundamental espero, que possa me ajudar pois, preciso entrega um relatório. obirgada

  7. Vocês estão de parabéns pelo portal, pois em muito contribuiu para complementar meu plano anual.

    Cybele Reply:

    Olá Cunha, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    Continue acompanhando o Educa Já!.
    Temos sempre novidades
    abraços
    Equipe Educa Já!

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