Primeira semana da Presidenta Dilma

Esta foi a primeira semana de atuação da Presidenta Dilma.

No dia 01 de janeiro (sábado) Dilma Russeff tomou posse e recebeu a faixa presidencial entrando para a história como a primeira mulher presidente do nosso país, o qual exaltou este fato em seu discurso de posse no Congresso Nacional.

Também em seu discurso prometeu erradicar a pobreza e parece que já começou a se movimentar para dar cumprimento a esta promessa. Ontem (06/01), Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social, anunciou que em reunião sobre o assunto ficou decidido que o programa de combate à pobreza será nos moldes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que terá um comitê gestor que estabelecerá metas a serem atingidas bem como monitoramento e prestação de contas.

«Vamos construir para esse programa um modelo de gestão como fizemos para o PAC, onde queremos ter metas claras e condições de monitoramento, queremos prestar contas para a sociedade e para a imprensa do andamento dessas metas», afirmou a ministra, após um encontro com Presidente Dilma Rousseff. (Diário Digital / Lusa)

Também na sua posse enfatizou a importância da valorização do professor que refletirá diretamente na qualidade da Educação: “Só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens”.(via Todos pela Educação).

Das 13 Diretrizes para o seu Governo, uma delas é focada na educação:

“7.    Garantir educação para igualdade social, a cidadania e o desenvolvimento.

Será garantido aos brasileiros – em especial aos jovens – acesso a escola de qualidade que combine ensino de qualidade e capacitação profissional. O Governo cuidará da pré-escola à pós-graduação, disponibilizando mais verba para estimular pesquisas e fortalecer o ensino superior. O programa ProUni será mantido e potencializado, permitindo que mais estudantes de baixa renda ingressem na universidade. O projeto de construção das Instituições Federais de Educação Tecnológica (Ifet) será ampliado e as cidades pólo com mais de 50 mil habitantes terão, pelo menos, uma escola técnica.

O Governo Federal assumirá a responsabilidade da criação de 6 mil creches e pré-escolas e 10 mil quadras esportivas cobertas. Além disso, haverá uma ampla mobilização envolvendo poderes públicos e sociedade civil para que o analfabetismo seja erradicado.”

Leia abaixo quais foram as Propostas feitas pela Presidenta Dilma em Campanha. O site da Campanha não está mais no ar, mas o Todos pela Educação publicou em seu site, o qual reproduzo abaixo

Propostas de Dilma para a Educação

Educação de Qualidade
– Priorizar a qualidade da educação, contemplando medidas como o treinamento e a remuneração de professores; bolsas de estudo e apoio para que os alunos não sejam obrigados a abandonar a escola; e salas de aula informatizadas e com acesso à banda larga.

– Proteger as crianças e os mais jovens da violência, do assédio das drogas e da imposição do trabalho em detrimento da formação escolar e acadêmica. E, simultaneamente, oferecer aos jovens a oportunidade de começar a vida com segurança, liberdade, trabalho e a perspectiva de realização pessoal.

– Ampliar e disseminar pelo Brasil a rede de creches, pré-escolas e escolas infantis.

Dilma detalha propostas para a área de Educação
– Expansão da universidade pública e a interiorização dos campi pelo País.
– Construção de uma escola técnica nos municípios com mais de 50 mil habitantes.
– Ampliação do Programa Universidade para Todos (Prouni).
– Expandir a Universidade Aberta do Brasil (de ensino a distância) nas cidades menores.
– Investir em 10 mil quadras poliesportivas: 4 mil delas receberão cobertura e 6 mil devem ser construídas nas escolas de Educação Básica do Brasil.
– Construção de 6 mil creches e pré-escolas.
– Valorização do professor, com pagamento adequado e boa formação.
– Avaliar a qualidade da Educação por meio de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É muito importante estarmos bem informados e atentos sobre as promessas feitas em Campanha e sobre as Diretrizes e Metas estipuladas para serem alcançadas durante a gestão para que possamos cobrar, colaborar, ajudar, cooperar enfim, participar ativamente para que os resultados sejam alcançados.

Por uma Educação de qualidade para todos.

2 thoughts on “Primeira semana da Presidenta Dilma

  1. Essa reportagem deveria envouver as mudanças feitas pela Sr. Dilma
    que é muito direita e justa eu votei nela e continuarei votando sempre que possivel eu comfio nela e confiava no ex presidente Lula pois os dois são expeciais para minha família eu agradadeço muito do fundo do coração por deus le ajudar a ser a presidenta e concegir ajudar muitas outras famílias …
    OBRIGADO MEU DEUS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *