Tecnologias educacionais livres

Ontem, para encerrar o meu dia no #cparty com chave de ouro assisti à Palestra sobre Tecnologias educacionais livres com a Roseli de Deus Lopes do LSI-USP que falou sobre o uso dos laptops em sala de aula e do Projeto UCA o qual integro a sua equipe.

Roseli começou contando um pouco sobre o sonho de Nicholas Negroponte em ver os alunos das escolas do mundo todo, cada um com o seu computador na sala de aula, e também do encontro do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Negroponte no fórum de Davos em 2004. Foi neste encontro que Negroponte motivou Lula a iniciar o projeto OLPC (One Laptop For Child) o qual já falei aqui quando no ano passado participei do 3º Encontro sobre os laptops na Educação OLPC.

Em seguida contou sobre o pré-piloto o qual participaram 5 escolas de cinco estados brasileiros e que você pode ver o nome das escolas clicando AQUI.

Assista um pouquinho do relato de Roseli:

Ela contou algumas passagens interessantes como a reação da família quando o filho/aluno passou a levar o laptop para casa. A empolgação e comprometimento dos pais para se integrarem digitalmente. Também relatou o quanto a escola Ernani Silva Bruno se envolveu desde o início e como os poucos professores que de imediato diziam não querer utilizar os laptops porque não tinham tempo ou porque não achavam que seria um bom recurso, após presenciarem a mudança de comportamento e o envolvimento dos alunos com a nova ferramenta passaram a integrar o projeto.

Chamou a atenção para o fato de as crianças socializarem muito rapidamente as informações a respeito das descobertas sobre a máquina e sobre a iniciativa e falta de medo para manusear os laptops.

O carinho e o envolvimento pelo Projeto foi transmitido através de cada palavra dita pela Roseli e esta empolgação contagiou toda a plateia que mesmo apesar do adiantado da hora o pessoal não parava de fazer perguntas. Mesmo após o encerramento da Palestra a fila era enorme para saber mais sobre o Projeto.

#ProUca fazendo sucesso no #CampusParty2011 e o Instituto Paramitas transmitiu tudo pelo Twitter @instparamitas

2 thoughts on “Tecnologias educacionais livres

  1. Olá, Cybele!
    Parabéns pela postagem, ficou ótima.
    Acompanhei ontem um pouquinho via twitter.
    Muito bom mesmo. Adorei o vídeo que foi passado.
    Bjs…

    Cybele Reply:

    Olá Fe,

    Super obrigada pelo comentário.
    É muito bom ter você me acompanhando.
    Agora vou fazer o post sobre o debate de hoje: tema Gerações Interativas.
    Muito bom!
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *