Passeata virtual Internet Segura – 08/02/2011

O Instituto Paramitas convida a todos os internautas para participarem da Passeata Virtual pela Conscientização do Uso Seguro da Internet. Conforme contei no post sobre o Dia MUndial da Internet Segura vai haver um debate o qual participarei da mesa juntamente com Rodrigo Nejm,  Teresa Jordão e Rafael Pires. Você poderá acompanhar e participar ao vivo através deste link (http://www.diadainternetsegura.org.br/site/sid2011/o-que-e) Que será mediado pelos jovens da Revista Viração. Também haverá oficinas, chats, concursos, cartilhas, matérias de conscientização, e muitas outras atividades que contam com a sua participação.

É muito importante a escola se fazer presente neste evento uma vez que o uso da internet nas salas de aula é uma realidade cada dia mais presente. Saber como orientar os alunos é responsabilidade dos professores e pais que podem contar com diferentes materiais.

No site da Safernet você encontra orientação para pais, crianças, jovens e professores sobre como navegar na internet de forma segura. Também há o “Denuncie” onde é possível informar sobre crimes na internet como: Pornografia infantil, racismo, xenofobia, homofobia, maus tratos aos animais e outros, e, após a denúncia, acompanhar o seu processo através do código recebido.

Aos professores é importante divulgar todo o material que é disponibilizado para servir de orientação ao próprio professor e para ser trabalhado com os alunos em sala de aula.

O uso das telas digitais e internet na educação é uma realidade e não podemos deixar de ensinar nossos alunos a navegarem com segurança.

Aqui você encontra e pode baixar gratuitamente A Cartilha e salvar no seu desktop como também poderá imprimir e deixar na escola para ter acesso imediato. É importante divulgar este material para que todos possam tomar conhecimento do seu conteúdo e assim terem potencializado o uso saldável e seguro da internet.

Material muito pertinente a escola pode encontrar também na NETICA com material específico para educadores que também podem ser baixados gratuitamente. Você encontra materiais pedagógicos, quadrinho, animações, várias cartilhas, tutoriais e muito mais.

Aproveito que estamos falando de INTERNET SEGURA para compartilhar um material que li ontem no CONTEÚDOS EDUCACIONAIS e que achei maravilhoso! São livros virtuais interativos, que usam linguagem por metáforas tornando a assimilação muito mais fácil e proveitosa.

Os livros virtuais que integram o Programa Segurança para a Webtambém podem ser baixado gratuitamente e trabalhados como um conteúdo transversal em sala de aula, pois tocam em temas como ética e direitos pessoais, questões que estão subjacentes ao tema segurança.

O Programa Segurança para a Web é composto de cinco livros virtuais com conteúdo interativo, destinados a diferentes faixas etárias e públicos:

  • A floresta infinita – alunos de 7 a 12 anos
  • Os novos amigos da Ana – alunos de 7 a 12 anos
  • O grupo de Cancun – alunos de 13 a 16 anos
  • Confusões e incidentes – alunos de 13 a 16 anos
  • Dicas para o professor – professores, pais e responsáveis

Dado importate:

Tipo de arquivo: Interativo com possibilidade de usar off-line

Vale a pena conferir!

13 thoughts on “Passeata virtual Internet Segura – 08/02/2011

  1. Pingback: Passeata Virtual – Internet Segura « Daniel Caixeta Queiroz Garcia – Blog

  2. Olá, Cybele!
    Parabéns pela postagem. Também já estou participando e divulgando.
    Não conhecia os livros virtuais que integram o Programa Segurança para a Web do Conteúdos Educacionais.
    São excelentes, já baixei, certamente irei utilizar e divulgar lá no blog.
    Obrigada por compartilhar sempre.
    Beijinhos

    Cybele Reply:

    Olá Fe,

    Super obrigada!
    Você vai adorar o material.
    Vou esperar por você na passeata, ok!
    bejinhos

  3. Estou paricipando com vcs e já divulguei no facebook. A passaeata é um meio mto bom para a divulgação do evento. Conte com o meu apoio. Esse material tem que ser bastante divulgado, pois os pais necessitam mto dessa orientação e informação.
    Um abraço,
    Ana Maria

    Cybele Reply:

    Olá Ana Maria, tudo bem?

    Super obrigada por divulgar. Você tem toda razão quando se refere a importância da informação para pais e professores. Eles são os principais responsáveis pela orientação das crianças e jovens.
    Continue acompanhando o Educa Já! e nos vemos na passeata.
    Com carinho

  4. Cybele!
    Gostei muito da postagem !
    Conte comigo, já estou divulgando lá no Cultura na REde
    Abraços
    Luiz

    Cybele Reply:

    Olá Luiz,

    Muito obrigada pela força. O assunto é mesmo de suma importância e quanto mais pessoas estiverem engajadas mais rápido ele tornará conhecido por todos.
    Te vejo amanhã na passeata.
    bjs

  5. Olá, Cybele!
    Acabei de fazer uma postagem sobre a Passeata Virtual e estou divulgando o debate que você participará também.
    Sucesso querida!
    Beijinhos

    Cybele Reply:

    Olá Fernanda querida,

    Super obrigada pela força. O assunto é mais do que merecedor.
    Te espero amanhã on-line.
    beijinhos

  6. Cybele, eu usei este material do Conteúdos Educacionais ano passado. É realmente fantástico 🙂

    Cybele Reply:

    Olá Débora, tudo bem?

    Também adoro este espaço.
    Recomendo sempre que posso. Quando quiser compartilhar algum projeto me manda que coloco no blog para os outros professores se entusiasmarem. Tenho um espaço chamado “Professor que faz” e tenho vários trabalhos publicados.
    Sempre vale o incentivo.
    beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *