Pica-pau, desenho do bem ou do mal?

Analisando a história de criação do pica-pau (por Walter Lantz1940) percebemos o quão imprevisível é o gosto popular.

Na verdade ele foi criado e foi rejeitado por ser considerado o desenho mais feio e mais desajeitado que o diretor da Universal Estúdios já havia visto. Porém como na época só havia como opção, o desenho da Família Panda, ele foi exibido.

De imediato lhe foi sugerido que trocasse de nome. Primeiramente ele se chamava Knock Knock e passou a chamar-se Woody Woodpecker. O episódio contava a história de um motorista que dirigia alucinadamente e o desenho gira em torno das peripécias que ele pratica desfazendo da autorizada do guarda.

Na verdade ele foi criado para ser vilão e não herói, porém já no primeiro ano de exibição ele caiu no gosto popular e passou a ser o personagem mais famoso, ganhando inclusive sua estrela na calçada da fama.

O sucesso do Pica-pau dura até hoje. É impressionante como as crianças passam horas assistindo este passarinho malvado que não sossega enquanto não faz muitas maldades com o Zeca Urubu que também não é flor que se cheire.

Agora se ele faz maldades, por que ele seduz tanto? Porque a violência envolve o indivíduo através de estímulos que provocam emoções fortes e que promovem excitação.

A criança ao assistir o desenho do Pica-pau vai perceber que o mais engenhoso, que está sempre arquitetando situações para vencer o mais fraco, sempre sai ganhando. Ela vai interiorizando este conceito de que o forte ganha e o fraco perde. É neste momento que se a criança quer o brinquedo que está na mão do outro, ao invés de ela pedir “me empresta” ela tenta pegar e se não consegue chuta, morde, empurra.

Não estou com este comentário incentivando que não mais deixem seus filhos assistirem o desenho do Pica-pau, mas que aproveitem este conteúdo para trabalhar os conceitos de respeito, de amizade, de agressão, de solidariedade, de dividir e tantos outros. Na verdade acho o desenho do Pica-pau muito rico em conteúdo para se trabalhar valores.

O que você pensa sobre isto?

Deixe aqui o seu registro. Acho que o tema vale uma boa reflexão.

Estou te aguardando.

41 thoughts on “Pica-pau, desenho do bem ou do mal?

  1. Olá Cybele!

    Minha filha de 3 anos assistia o Pica pau e percebi influências negativas no comportamento dela. Ela ficava mais agressiva, imitava os gestos e tudo o mais. Fiquei preocupada e até pesquisei na internet sobre o Pica Pau.

    Começei a oferecer outros desenhos animados para ela, como o Caiú, Dora a ventureira, ARthur, tods da TV Cultura. E houve melhoras significativas. Vila Sésamo é ótimo e ela aprende muitas coisas.

    Quando ela pedir pra assitir o Pica Pau, vou deixar sim e seguir as suas dicas que você postou.

    Obrigada, Cybele, esse artigo veio em boa hora!
    ABraços.

    Cybele Reply:

    Olá Rosangila, tudo bem?

    Obrigada pelo comentário e pelo relato.
    É muito enriquecedor ter a partilha de fatos verídicos.
    Obrigada por compartilhar conosco e robustecer o artigo.
    beijinhos

  2. Acho o desenho do Pica-pau bem violente, existem poucos episódios em que as brigas e mal criações não são o foco do desenho. O que vejo de positivo é que no desenho passam músicas clássicas (o que é muito importante) mas acho que o que agrada mesmo o público em geral é a aparência do Pica-pau. A Tv aberta deixa muito a desejar no aspecto educativo, quem tem crianças na maioria das vezes tem que contratar um serviço de TV paga ou fazer como eu, ter um coleção de DVDs infantis.
    Abraços

    Cybele Reply:

    Olá Patricia, tudo bem?

    Muito obrigada pelo seu comentário. Ele enriqueceu e muito o nosso espaço.
    Continue acompanhando o Educa Já e comentando sempre que quiser.
    beijinhos

  3. Uma vez uma amiga minha me perguntou:- Vc deixa seu filho assistir o pica pau?
    E Eu respondi:-
    Deixo O Diogo(meu filho) nunca copia as coisas que passa na tv.
    Conclusão:Meses depois ele estava fazendo tudo o que o pica pau fazia igualzinho.se tornou uma criança má.Depois disso tirei a tv dele nem pica pau, nem ben 10 , liga da justiça,tirei tudo ele ficou uma criança bem melhor,sem agressividade como antes.Vc educa a Tv deseduca,muito cuidado.
    Minha opinoão.

    Cybele Reply:

    Olá Margareth, tudo bem?

    Muito obrigada pela sua valiosa contribuição.
    Nada melhor para enriquecer um artigo do que um relato verídico.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    beijinhos

  4. Sempre me pergunto como é que assistindo o Brutus sacanear tanto o Popeye e o festival de bordoadas que se seguia; Tom & Jerry se engalfinhando e trapaceando; Pica-pau e Zeca Urubu, além do Leôncio, que sempre era engambelado, nós não somos ainda mais malucos…

    Faço um filtro bem severo na programação que as crianças assistem e ainda assim acaba passando alguma coisa. Ao mesmo tempo não posso criá-los numa redoma e, portanto, conversamos sobre alguns episódios destes mesmos desenhos que citei antes, porque continuam sendo exibidos.

    Essa semana mesmo a Larissa me perguntou como é que ninguém tirava o Chaves das ruas e de morar num barril, se ninguém s eimportava com a situação dele…

    Tem horas em que tento pensar antes de responder, mas em outros momentos nem assim dá pra desfazer o nó. Por vezes repasso a pergunta, quero saber a opinião dela e aí o assunto se desenvolve.

    Mas aqui, na madrugada (5h17min) insone, vendo que passa “Olha quem está falando agora” na TV… uma menina sobe na estante pra tentar voar como Peter Pan, hehehe, existe programa que robotize a criança, mas existe criança que não topa tudo que a Tv apresenta. Acho que o grande diferencial é a educação que a família dá.

    Beijo,
    Ingrid

    Cybele Reply:

    Olá Ingrid, tudo bem?

    Excelente contribuição!
    Obrigada e que insonia proveitosa! :)
    beijinhos. volte e opine sempre que quiser. Será sempre muito bem-vinda! :)

  5. Sempre criticamos os desenhos de lutas, mas o pica-pau e o Tom e Jerry ao longo de suas histórias estimularam comportamentos negativos… O ideal, de fato, é ao assistir, refletir com as crianças sobre as atitudes negativas e sobre o que poderia ser feito para resolver as situações de uma forma amiga e consciente.

    Colocamos um link desse post no Portal da Escola Virtual para Pais – http://www.escolavirtualparapais.com.br , OK?

    abs,
    Marcia Taborda

    Cybele Reply:

    Olá querida Marcia,

    Com certeza! Fico muito feliz que você compartilhe e que o post gere reflexão.
    Trabalhar valores é fundamental para a formação de cidadãos.
    Obrigada pela visita e continue nos acompanhando.
    beijinhos

  6. Sempre tive esse pensamento, esse pica pau é mocinho ou vilão ???? minha filha gosta muito e fico falando as vezes quando assistimos juntas , isso não é legal, porque ele sempre apronta para se dar bem !!!
    não a impeço de ver pelo contrário, mais sempre alerto quando alguma situação causada por ele não é do meu agrado.

  7. Quando eu era criança gostava muito de assistir o desenho do pica-pau, mas quando fui assisti-lo com a minha filha percebi coisas que quando era criança não percebia, mas acredito sim que fica no nosso sub-consciente coisas erradas que se não forem conversadas pelos pais com os filhos isso de certa forma irá influenciá-los.Hoje eu entendo porque meus pais sempre assistiam o que eu e meus irmãos assistíamos e conversavam com agente sobre valores.Eu não proíbo minha filha de assisti-lo até porque eu teria que proibir quase tudo na TV pois hoje em dia as coisas estão bem piores na TV do que antes.Mas, sempre converso com ela sobre tudo e procuro educá-la de maneira que ela venha a respeitar os outros e não só a mim.Acredito na educação porque acredito num mundo melhor.Dulcinéia.

    Cybele Reply:

    Olá Dulcinéia, tudo bem?

    Adorei o seu relato. Realmente proibir é o caminho mais fácil e o menos eficaz, primeiro porque tudo que é proibido desperta curiosidade e segundo porque não acrescenta nada o proibir. O melhor caminho é o de conversar, analisar e levar a criança a identificar e absorver quais as atitudes que não devem ser praticadas. E eu também “acredito na educação porque acredito num mundo melhor”.
    Beijinhos

  8. Para mim, o desenho do picapau era um dos desenhos que deveriam ser extintos da tv, até mesmo a tv paga. Como foi dito na matéria acima, ele está sempre arquitetando algo, mas nunca para beneficiar alguém, pelo contrário, só para fazer maldades e sair sempre ganahndo. Nunca ví nenhum desenho (porque não vejo mesmo) que o pica pau saísse perdendo.
    isso ajuda a crinaça a ser egoísta e a quando quiser alguma coisa, pegar a forças.O mais triste ainda é que o pica pau não respeita nem os idosos. Observando seus desenhos, alguns ele maltrata um idoso e animais.Ele é um péssimo exemplo, tanto para crianças como pata adultos.(porque existem muitos adultos que amam o pica pau)

    Cybele Reply:

    Olá Sara, tudo bem?

    Realmente os homens adoram assistir o pica-pau! O que devemos fazer é justamente usar estes exemplos para trabalhar o bem e o mal, o ser bom e o ser mau, o respeito, o ser gentil e tantos outros que as atitudes do pica-pau nos propiciam trabalhar. Sabemos que o dia existe somente porque existe a noite. Logo, o pica-pau existe para saber como não se deve agir. O perigo é quando a criança se identifica e quer ser o pica-pau na vida real. É ai que entra o papel importante dos pais, o de orientar.
    Obrigada pela sua participação.
    adorei!

  9. Tenho 25 anos e até hoje adoro assistir Pica-Pau (rs). É um desenho bastante, como vou dizer, bastante vivo, foi feito de um modo muito agradável de se assistir, bem diferente dos desenhos atuais, que mesmo com uma qualidade gráfica superior, não o superam no quesito, bem não sei dizer.

    Porém, acho que não deveria ser asssitido por menores do que 10 anos. O personagem principal é um levado, que faz coisas que não se deveria ensinar às crianças, que estão ainda em formação de personalidade.

    Cybele Reply:

    Olá Juliano, tudo bem?

    Muito obrigada por sua contribuição.
    Ela veio enriquecer e muito a nossa postagem.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    abraços

  10. Lendo o artigo,eu tive certeza do que ja pensava sobre o desenho do pica pau, e na hora o meu filho de 6 anos estava assistindo e tentei conversar sobre as atitudes do pica pau e ele foi ofensivo, mal educado gritou comigi em defesa do pica pau, realmente esse desenho deveria ser extinto na tv. Pois dou boa educação ao meu filho e variedades de canais infantis mas as vezes ele ve esse desenho desgradavél e muda um pouco seu comportamento

    Cybele Reply:

    Olá Kelly, tudo bem?

    Obrigada pelo seu testemunho. Ele veio enriquecer ainda mais o artigo.
    É muito bom quando contamos com exemplos reais.
    Continue nos acompanhando.
    beijinhos e ótima semana

  11. eu ñ gosto do pica-pau pois meu filho de 1 ano gosta muito mais ñ deixo ele asiste pois ñ ra pr deixa passar este desenho na tv pq so encina coisas errada .e tb eles são todos cheio de maldeção pois se eu for conta mesmo o q ja a conteceu na minha casa sobre meu filho ter ganhado uma toalha do picpau pois a toalha eu guadava e ela ficava aindo do guarda rupa direto ai eu peguei ela e joguei bem longe e meu filho hoje ñ tem mnada do pica-pau.
    foi serrio minha gente vc q tem seus filho ñ deixe ter nada do pica-pau em casa pq ele pode pertuba vcs na suas casa.bjsss

    Cybele Reply:

    Olá Juliana, tudo bem?

    Obrigada pelo seu comentário.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abs

  12. sempre assisti picapau na minha infancia e nao considero que tenha me prejudicado! sempre vi tudo como uma grande brincandeira e acho que atribuir comportamento violento nas criancas por conta disso um exagero

    Cybele Reply:

    Olá Arthur, tudo bem?

    Obrigada por seu comentário e por compartilhar sua opinião.
    Ela vem robustecer ainda mais o nosso espaço.
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  13. “O que devemos fazer é justamente usar estes exemplos para trabalhar o bem e o mal, o ser bom e o ser mau, o respeito, o ser gentil”
    >> isso é básico na educação. Quando reclamam q fatores externos estão a influenciar comportamento de crianças, na verdade, a própria educação básica está deixando de ser feita.

  14. Infelizmente nós vivemos em um mundo onde o “politicamente correto” dita as regras e, é claro, influencia a sociedade de modo geral.
    Fui criado vendo o Pica-Pau e nem por isso me tornei uma pessoa violenta, sempre achei muito divertido os episódios desse desenho que, sem sombras de dúvidas, é o de maior sucesso que existe.
    Reclamar que o desenho é violento e que pode trazer influencias negativas é, na minha opinião, super-protecionismo e sabemos bem que tal atitude é extremamente nociva ao desenvolvimento de uma pessoa.
    Isso sim é perigoso, por que como vemos nos dias atuais temos muitos pais super-protetores e politicamente corretos cujos filhos são mal-educados e extremamente mimados.
    Abraços.

  15. Fui criada assistindo o pica-pau é não sou agressiva até que tentem me ferir, não tem nada a ver o desenho com nossa vida pessoal, na verdade eu tenho certeza de que todos temos um lado bom é outro ruin, só que vai prevalescer o que vc mais alimentar.

  16. Bom, Acho Que o Desenho Influencia Sim Mas Temos Que Levar Em Conta a Educação Passada Pelos Pais , Pra Você Que é Católico Iria Aceitar Que Seu Filho Seja Evangélico ? , Temos Que Deixa-los Livre Para Seguir O que Quiser e Auxiliamos Quando Fazem Coisa Errada, Explica-los o Que é Certo e Errado.
    Há Não Se Influenciar de Pessoas Maldosas , Não Basta Apenas Proibi-lós e Acabou Temos Que Explica-los Por Que Ele Não Só Aprende Coisas Ruins Na Tv Né?

  17. Quanta frescura!! Os pais de hoje é que são um bando de incompetentes no educar seus filhos e querem botar a culpa num desenho???? Palhaçada!!! Muitos viam Pica-Pau antes dos 10 anos e não se tornavam pessoas violentas.

  18. adorei sua pagina na web realista mais eu adoro picapau………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

    Cybele Reply:

    Olá Sarah, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    Continue acompanhando o Educa Já!.
    Temos sempre novidades
    abraços
    Equipe Educa Já!

  19. Meu irmão de 6 anos de idade é viciado em pica-pau,aquela cena q ele fala:
    —–”Eu sou o diabo necessário!”
    Eu falo pro meu irmão para de assistir pq o pica pau não é de Deus,ele não liga e continua assistindo!!
    E ele imita a risada dele!!
    Não dá pra aguentar

  20. Caramba meu! Acho q existem exageros. Meu filho 3 anos e meio adora pica pau. Qdo ta assistindo, demonstra q esta feliz. E pir muitas vezes vem me beijar e ser carinhoso tb com a mae. Ele e o mesmo vendo outros desenhos. O importante, na m opiniao, e dar amor na dose maxima da plenitude de pais e filhos e mostrar a coisa certa como bondade, respeito e vivencia na dose

    Cybele Reply:

    Olá Silvio, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário e por contribuir com o nosso blog.
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  21. Achei legal! PArabéns! Motivador!

    Cybele Reply:

    Olá Janaina, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    É sempre bom contar com a sua presença.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  22. Eu assistia o pica pau nos anos 80 mais eu nao curtia.o que eu gostava mesmo era do Espectreman vc lembra cybele. Bjos…..

  23. esse desenho não me prejudicou em nada mas ele não foi feito para as crianças verem isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>