Planejamento 6° ano

LEMBRETE: Curso: A Arte de Contar Histórias

*************** CURSO “A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS ***************


Daremos início a mais um curso “A Arte de Contar Histórias”

Desta vez sortearei uma vaga no curso dentre as pessoas que comentarem esta postagem.

O sorteio será realizado no dia 07 de fevereiro de 2011.

Comente clicando AQUI e boa sorte!

LÍNGUA PORTUGUESA – Professora: Valdirene
6º Ano


I UNIDADE – fevereiro/abril
1 – Discussão sobre os conceitos de leitura;
– Leitura e compreensão de texto de anúncio publicitário;
– Leitura de imagens publicitárias;
– Textos e recursos lingüísticos publicitários;
– Produção de texto publicitário;
– Os substantivos;
– Sufixos de substantivos;
– Sufixos regulares: (-aço, – olé, – ola, – az, – ula)
-Adjetivos e locuções adjetivas.
-Concordância nominal: substantivo e adjetivo.
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Discute acerca do que compreendeu na leitura;
– Aprimora leitura oral;
– Elabora relações entre o que leu e outras leituras já feitas;
– Identifica recursos lingüísticos e textuais no texto publicitário;
– Produz texto, discutindo aspectos na unidade: texto publicitário;
– Conceitua e classifica os substantivos;
– Reconhece o uso dos diferentes tipos de substantivos nos textos publicitários;
– Identifica as flexões do substantivo;
– Conhece os sufixos irregulares dos substantivos;
– Conceitua adjetivo e locuções adjetivas;
– Identifica a modificação dos substantivos pelos adjetivos;
– Analisa os contextos de uso dos adjetivos;
– Atribui concordância entre adjetivos e substantivos.

II UNIDADE – abril/junho

– Contos populares
– Marcas da oralidade nos contos populares;
– Tempos verbais básicos: Presente, pretérito, futuro;
– Uso do presente, indicando outros tempos verbais;
– Tipos de pronomes: pessoal, possessivo;
– Os diferentes sentidos do pronome possessivo;
– Uso de maiúscula;
– Literatura de cordel;
– Conhece contos populares;
– Reconta contos populares;
– Desenvolve estratégias de leitura expressiva;
– Discute e critica o que leu, estabelecendo relações com outros textos lidos;
– Produz textos, relendo contos populares (produz releituras)
– Revisa seu texto, observando marcas da oralidade;
– Conceitua verbos e tempos verbais básicos;
– Identifica os tempos verbais no texto;
– Diferencia o uso do pretérito perfeito do imperativo;
– Reconhece os efeitos de sentido do uso dos verbos no presente;
– Classifica nos contextos de uso os diferentes tipos de pronomes;
– Analisa os sentidos do pronome possessivo;
– Revisa suas produções, observando uso de maiúsculas.
– Lê, discute e manipula livros com literatura de cordel;
– Conhece características da literatura de cordel.
– Produz texto com literatura de cordel.


III UNIDADE – agosto/setembro

– Características do texto Jornalístico;
– Gêneros textuais (características)
– Revisão de tempos verbais na produção textual;
– Acentuação das proparoxítonas;
– Preposição e outros conectivos;
– Uso dos porquês;
– Artigos;
– Numerais
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Discute acerca do que leu;
– Aprimora leitura oral;
– Critica sobre textos jornalísticos;
– Conhece e identifica outros gêneros textuais, como: poesia, quadrinhas, mapas, etc.
– Caracteriza textos jornalísticos;
– Utiliza nas produções textuais, os tempos verbais, como elemento lingüístico;
– Conhece normas de acentuação das proparoxítonas;
– Reconhece a importância da acentuação das proparoxítonas para efeitos de sentido;
– Usa adequadamente nas produções textuais os elementos de coesão, como preposição e conectivos.
– Conhece e identifica no texto os diferentes usos do porquê.
– Caracteriza oralmente as classes do numeral e artigo.
– Coletânea de textos jornalísticos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Tirinhas de humor (características do gênero)
– Conjunções
– Noção semântica das conjunções
– Coesão textual estabelecida pela conjunção.
– Lê e analisa textos de tirinhas de humor;
– Conhece características das tirinhas de humor;
– Produz tirinhas com diversos temas;
– Desenvolve a noção de sentido das conjunções dentro do texto;
– Diferencia as noções de sentidos estabelecidas por uma só conjunção;
– Reflete sobre a importância das conjunções para a coesão textual;
– Análise do gênero: entrevista
– Comentário, resume e resenha.
– Elabora entrevista sobre o tema do paradidático da unidade (oral e escrita).
– Faz coletânea de tirinhas de humor, fazendo comentário;
– Produz comentários, resumos e resenhas, observando características dos três tipos de texto.


MATEMÁTICA – Professora Rosângela
I UNIDADE – fevereiro/abril

*- Sistema de numeração
– Símbolos e regras
– Egípcios; Maia, Romano e Indo- arábico.
– Percebe a aplicação dos números em nossa sociedade. Identifica os principais sistemas de numeração usadas no decorrer da história até a construção do nosso atual: sistema de numeração indo-arábico.
* Do espaço para o plano:
– Figuras geométricas espaciais;
– Sólidos geométricos;
– Planificações (figuras geométricas planas);
– Circulo e circunferência.
– Identifica as relações entre as formas bidimensionais. Fazer o reconhecimento de sólidos geométricos e suas aplicações.
* Números naturais
– Seqüência numérica
– Seqüência dos números naturais pares e ímpares.
– Reta numérica; operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão:
Expressões numéricas
– Analisa e compreende a resolução de situações-problema que possibilite a compreensão dos diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).
* Múltiplos e divisores
– Múltiplos de um número natural;
– Divisores de um número natural;
– Seqüências de múltiplos e divisores de um número natural. MMC; MDC números primos e
compostos. Critérios de divisibilidade.
– Percebe padrões, seqüências numéricas e regularidades.
– Reconhece se um número é múltiplo de outro ou divisível por outro e quando um número é fator ou divisor de outro. Identifica a aplicação das regras de divisibilidade.

II UNIDADE – abril/junho

*Potenciação
– Conceito de potência;
– Potencia de base dez
– Expressões numéricas
– Estabelece a relação da operação potenciação que representam multiplicação de fatores iguais;
– Representa um número natural por meio de potencias de base 10;
– Resolve corretamente expressões numéricas envolvendo a potenciação.
* Números racionais
– Número misto
– Frações Equivalentes.
Comparação e Simplificação de fração.
– Consegue transformar a forma mista em fração imprópria e vice-versa;
– Compara frações através de analise de gravuras e identifica frações equivalentes.
– Analisa e compara frações com situações ocorridas no dia a dia.
* Operações com frações
– Adição de frações;
– Subtração de frações.
– Reconhece o significado de adicionar e subtrair frações;
– Interpreta e resolve problemas, que envolvam a adição e subtração com frações.
*Ângulos
– Giro e Abertura
– Medida do ângulo (grau)
– Identifica giro com idéia intuitiva de ângulo;
– Reconhece o grau como unidade padronizada de um giro por conseqüência de um ângulo;
– Determina a medida de um ângulo usando o transferidor.

III UNIDADE – agosto/setembro


*Polígonos
– Conceito de polígonos;
– Tipos de polígonos (regulares e não regulares)
– Classificação e nomenclatura de polígonos.
– Identifica os polígonos por meio da contagem de seus lados, seus vértices e segmentos de reta;
– Estabelece e faça a diferenciação entre polígono e não-polígono. Nomeia os polígonos de acordo com o número de lados.
– Operações com frações
– Multiplicação de frações
– Divisão de frações.
– Reconhece o significado da multiplicação de frações por um numero natural e da multiplicação de frações por frações;
– Interpreta e resolve corretamente problemas que envolvem a multiplicação e divisão com frações.
* Medidas de comprimento
– Instrumentos utilizados para
– Identifica as formas de medida de comprimento;
– Demonstra habilidade em utilizar instrumentos de medida: régua, medir; unidade padrão da medida
de comprimento (múltiplos e submúltiplos) e perímetro.
– Mediadas de superfície Unidade
– padrão de medida de superfície (múltiplos e submúltiplos). Área do retângulo; Área do quadrado;
Área do triângulo. fita métrica, trena, transferidor, compasso;
– Compreende a importância das medidas de comprimento no seu cotidiano.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Radiciação
– Conceito de raiz quadrada; Relação entre potenciação e radiciação e expressões numéricas.
– Estabelece a relação entre radiciação e potenciação.
– Analisa e interpreta a invasão de raiz quadrada e potência e vice versa.
* Operações com números decimais
– Relação entre frações e números decimais
– Comparação entre números decimais
– Multiplicação de um número decimal por 10, 100, 1000;
– Adição, subtração, multiplicação e divisão de números decimais.
– Reconhece e identifica os números decimais;
– Compara dois números decimais;
– Identifica as potencias de 10 na multiplicação;
– Efetua com o quadro de ordens, a subtração de números decimais.
– Efetue com o quadro de ordens, a subtração de números decimais.
* Porcentagem
– Significado da expressão “por cento”.
– Cálculo de porcentagem na forma fracionária e decimal.
– Identifica a porcentagem como uma fração de denominador 100;
– Resolve problemas que envolvem porcentagem;
– Relaciona o cálculo de porcentagem.

CIÊNCIAS NATURAIS – Professora Valdinéia

I UNIDADE – fevereiro/abril

* Astronomia
– Estrelas e constelações
– Estudo do universo
– Sistema solar
– Compreende a concepção de Universo com enfoque no Sistema Solar;
* Terra e Universo
– Dia e noite
– Estações do ano
– Fases da Lua
– Situa a Terra em seu espaço no Sistema Solar enfocando a noção de como esses movimentos influenciam os ritmos dos seres vivos e os ecossistemas.
– Os seres vivos e o ambiente
– Ecossistema
– Nicho e habitat
– Fotossíntese
– Cadeias e teias alimentares
– Desequilíbrio ecológico.
– Diferencia biomas, compreende a importância da preservação e identificar relações alimentares entre os seres vivos.

II UNIDADE – abril/junho

* Relações Ecológicas
– Relações harmônicas
– Relações desarmônicas
– Percebe a dinâmica de relação entre os seres vivos de um ambiente;
* Água e seres vivos
– Utilidades da água
– Desperdício de água
– Tratamento de esgoto
– Ciclo da água.
– Compreende os múltiplos usos e reúsos da água, assim como a necessidade de conservar este recurso.
– Captação e tratamento da água;
– Distribuição da água
– Doenças relacionadas com água.
– Reconhece os hábitos de higiene relacionando com a prevenção de doenças e a importância da água potável;

III UNIDADE – agosto/setembro

* Constituição do planeta Terra
– Rochas e solo;
– Formação do solo.
– Identifica a constituição de rochas e solo e conhece sua formação.
* Seres vivos e o solo
– Solo e agricultura
– Técnicas agrícolas
– Conhece os tipos de solo e relaciona o solo com a origem dos alimentos e sustento para vida.
* Degradação e poluição do solo
– O problema do lixo
– Doenças relacionadas ao solo
– Compreende o solo como fator limitante do equilíbrio dos ecossistemas e Omo a agricultura provoca a perda dos solos. Conhece as doenças associadas ao solo.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Camadas da atmosfera
– Composição do ar atmosférico
– Propriedades do ar
– Identifica as camadas da atmosfera e caracterizá-las de acordo com a sua composição.
– Ar e saúde
– Poluição doar e seus efeitos
– Doenças relacionadas ao ar.
– Associa a poluição do ar com problemas ambientais, tais quais efeito estufa, chuva acida
– Conhece as doenças relacionadas ao ar.
– Energia das águas
– Energia do vento
– Energia do Sol
– Conhece os tipos de energia alternativa e como a tecnologia influencia o desenvolvimento das civilizações.

HISTÓRIA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/aabril

* Conceito de História: fontes, agentes históricos.
– Contagem do tempo, periodização.
– Constrói conceito para a História;
– Compreende e identifica a importância das fontes históricas;
– Situa-se numa linha do tempo.
* Conceito de Pré-história
– Origem do homem, deslocamentos.
* O que é cultura etnocentrismo.
– Reconhece-se como agente histórico;
– Primeiros grupos humanos: nômades – sedentários – tecnologias.
– Respeita as diferenças culturais, identificando as diferenças e semelhanças, permanências e mudanças entre grupos sociais, no tempo e espaço.
* Os primeiros habitantes da América e Brasil
– Formação das primeiras cidades – o comércio
– Compreende o processo de povoamentos da Terra (América e outros continentes);

II UNIDADE – abril/junho

*Localização do Crescente Fértil – Identifica e compreende os elementos naturais e ações humanas na formação dos primeiros grupos sociais.
* Aspectos formadores e características da:
– A mesopotâmia
– O Egito
– Os Hebreus
– Os Fenícios
– Reino Kush
– Localiza e Crescente Fértil
– Identifica e caracteriza sociedades desenvolvidas na região do Crescente Fértil.

III UNIDADE – agosto/setembro

*A Grécia Antiga
– Localização
– Formação social
– Política
– Organização Social
– Localiza a civilização grega;
– Compreende a formação social e política da Grécia Antiga.
– Cultura Grega
– Religião
– Filosofia
– Teatro
– Compreende o significado de cidadania, democracia segundo os gregos.
– Percebe e constrói identidade pessoal e coletiva, nacional e local.
* Jogos Olímpicos
– Ciência
– Mitologia Grega
* Roma Antiga
– Localização
– Formação social e política: monarquia, república.
– Escravidão
– Identifica produção e desenvolvimento cultural na Grécia Antiga e influência em nossa sociedade.
– Localiza a civilização de Roma;
– Compreende a formação social e organização política na Roma Antiga.
IV UNIDADE – setembro/novembro

*Roma Antiga
– Sociedade, política e economia República e Império.
– Cultura Romana
– Idioma
– Direito
– Religião
– Arquitetura
– O Cristianismo: origem
– Império romano: expansão e declínio, invasões povos “bárbaros”
– Identifica aspectos formadores da sociedade romana;
– Compreende a escravidão em Roma (origens, importância econômica)
– Compreende e enumera fatores que levaram ao declínio do império romano;
– Identifica contribuições culturais romanas em nossa sociedade.

GEOGRAFIA – Professora Aline
I UNIDADE – fevereiro/abril

*O espaço em transformação;
– Orientação no espaço geográfico;
– Localização e interpretação de mapas
– Percebe a importância da disciplina Geografia para sua formação acadêmica e profissional;
– Compreende as mudanças na paisagem e espaço geográfico;
– Desenvolve a habilidade de orientar;
– Identifica os elementos do mapa e interpreta os mapas.

II UNIDADE – abril/junho

* A hidrosfera: o ciclo da água e a tipologia.
* Atmosfera: tampo x clima: tipos de clima; elementos que interferem no clima.
– Identifica o ciclo da água e sua importância para a vida e sociedade;
– Identifica a diversidade climática do Brasil e os elementos que o constitui;
– Identifica os problemas ambientais encontrados no Brasil;
– Reflete sobre a possibilidade da mudança de comportamento em relação ao meio ambiente.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Litosfera: estrutura da Terra; tipos de rochas; os elementos modificadores do relevo;
– Identifica a conformação topologia brasileira e os elementos que a modifica;
– Identifica as fontes de energia utilizadas pelo Brasil e reflete sobre o uso racional dessas fontes;
– Reflete sobre a possibilidade de mudança de comportamento em relação ao meio ambiente.
– Fontes de energia e recursos minerais
– Identifica a conformação topográfica brasileira e os elementos que o compõe.
– Compreende a importância da mudança de comportamento em relação ao meio ambiente.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Biosfera e os biomas brasileiros. – Identifica as interações presentes na dinâmica da natureza;
– Sociedade tecnológica: avanço tecnológico e o consumo..
– Verifica as transformações do meio físico pela ação humana;
– Setores da economia e a organização das atividades econômicas.
– Reflete sobre as possibilidades de mudança de comportamento em relação ao meio ambiente.

EDUCAÇÃO FÍSICA – Professor: Ligia
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Apresentação dos combinados da disciplina
– Apresenta o desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS;
– Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina;
– Exame biométrico
– Os movimentos (naturais / Artificiais)
– História da Educação Física
– Os músculos e suas propriedades
– Anatomia humana: músculos e articulações.
– Noções básicas em higiene pessoal
– Ginástica localizada
– Mostra conhecimento sobre a história e a proposta da disciplina no EF II;
– Apresenta formação de conceitos em higiene pessoal é sociabilidade, respeitando os limites e características do colegas;
– Apresenta participação efetiva, freqüência nas atividades práticas propostas pela disciplina e assiduidade na entrega das atividades escritas solicitadas pela professora (isso em todas as unidades).

II UNIDADE – abril/junho

* Basquetebol: história e regras
– Futsal: história e regras.
– Apresenta desenvolvimento nas habilidades motoras como coordenação, locomoção, manipulação e equilíbrio nos desportos propostos para esta unidade.
– Apresenta conhecimento sobre as regras básicas e táticas de jogo.
– Apresenta desenvolvimento nas capacidades físicas e motoras, como resistência aeróbica, força e flexibilidade.

III UNIDADE – (06/07/2009 A 18/09/2009)

*Dança: Conhecendo diferentes ritmos
– Maracatu
– Bumba-meu-boi
– Frevo
– Fandango
– Transforma a língua musical em linguagem de movimentos (que é anerente à disciplina), que pode ser realizado por meio da exploração de gestos livres espontâneos, pelos quais o aluno pode exteriorizar o que sente em relação à mesma ou a outro estimulo sonoro escolhido.
– Troca experiências com os colegas (com os que conhecem e desconhecem a doenças escolhidas)
– Contextualiza a dança trabalhada, pois não há sentido estudar os ritmos musicais desviando-as do seu contexto social e histórico.

IV UNIDADE – setembro/novembro


* Exame Biométrico
*A História da Natação e seus estilos.
– Noções básicas em Primeiros Socorros.
– Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
– Apresenta conhecimento sobre a natação e seus estilos.
– Apresenta noções básicas no deslocamento com estilos da natação, aplicando as técnicas de deslocamento e respiração sub-aquática / a área da natação.

INGLÊS – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Reading:
* Biografy;
* Personal file
* E-cards.
– Reconhece algumas formas de comunicação presentes em seu dia-a-dia, imagens, sons,
escritas, símbolos.
– Identifica palavras da Língua Inglesa em seu cotidiano;
– Language:
– Greetings, forrnal and informal situations, alphabet, , diferentes usos da palavra HELLO,
country, nationality, estrangeirismo, falso cognate, empréstimos linguísticos.
– Classifica os mais diferentes textos, um bilhete, um cartão postal uma conversa ao telefone;
– Analisa a concepção que se tem do outro e o respeito mútuo, a partir da cordialidade;
– Percebe e respeita os sentimentos do outro;
* Grammar
– Verbo to be: nas formas afirmativa, negative, interrogative, contrada personal questions: WHAT,
WHERE, WHO.
– Questiona problemas originados pela impontualidade;
– Compara culturas diferentes diante dos hábitos a partir do fuso horário;

II UNIDADE – abril/junho

* Reading
– Folders, postcards, web pages, e-mails, signs;
– Desenvolve com habilidades cognitivas LISTEN and WRITE;
– Revisa as produções textuais a partir da grafia, pronomes, artigos e verbos.
* Language – Compreende um diálogo com tema “festivais folclóricos juninos no Brasil” com
– Family tree, nature, hotel vocabulary, computer comandes; informações sobre a festa, cidades, hospedagem;
* Grammar
– Indefinite articles demonstrative pronouns (singular and plural)
– there to be, imperatives.
– Descreve a realidade que o cerca a partir da diversidade que compõe as paisagens urbanas e as do campo;
– Conscientiza-se da necessidade da conservação do meio ambiente.
– Analisa o tipo de linguagem e informações utilizadas em folders de hotéis e restaurantes
– Valoriza a cultura brasileira através das festas populares.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Reading
– Information text chats, lyrics, ridles;
– Entende que a superexposição através do Orkut pode gerar ameaças virtuais e vírus;
* Language
– Animals, time, cardinal numbers, occupations;
– Reconhece com maior facilidade o tipo de informação apresentada no texto, através do vocabulário por associação com a língua materna;
*Grammar
– Modal verbs – Can, cant, present progressive, affirmative, negative, interrogative, contract forms.
– Questiona problemas originados pela impontualidade;
– Percebe mudanças de hábitos e atitudes diante do horário;
– Respeita as diferenças grupais a partir das noções de respeito nas relações interpessoais;
– Entende noções de capacidade e limite a perceber que há uma passagem gradativa entre o mundo infantil e o adulto;
– Expressa capacidade ou não para executar determinadas atividades.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Reading
– Posters,tickets, list, ads,
– Entende depoimento e ingressos como gêneros textuais, bem como calendários, entrevistas e fotografias.
* Language
– Days of the week, and routine , likes and dislikes, – vocabulary expansion;
– Entende a fotografia como um elemento importante em textos na língua estrangeira para facilitar o entendimento.
– Expressa ações habituais a partir das diferenças individuais.
* Grammar
– Simple present and connectors, adverbs of frequency.
– Expressa atitudes de cordialidade, solidariedade e respeito no âmbito escola e em sua comunidade.
– Expõe suas atividades diárias a partir dos adversários de freqüências de freqüências;
– Analisa as conseqüências da falta de organização nas ações do dia-a-dia;
– Reorganiza seu tempo para o estudo, destacando as prioridades;
– Percebe-se como ser social e como tal insere em seu cotidiano maneiras polidas e adequadas de integração com o outro.

ARTES – Professor Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Universos diversas da arte – Define o conceito de arte
– Artes visuais – Explora e diferencia as linguagens da arte
– Interpreta / lê / decodifica uma produção artística visual.
– Dança – Conceitua a dança
– Compreende a dança como linguagem artística
– Compõe movimentos e cria grafias.
– Música – Compreende o conceito de música
– Reconhece e diferencia os diferentes instrumentos musicais.

II UNIDADE – abril/junho

– Construindo e desconstruindo
– Constrói uma linha do tempo organizando por ordens cronológica imagens de obras de
arte.
– Recria obras de arte reestruturando-a em diferentes estilos.
– Identifica características que se repetem e são comuns a um período de tempo ou a um estilo.
– Constrói, utiliza e identifica diferentes textuais em diferentes obras de arte.
– Observa, diferencia e constata a evolução do vestuário observando diferentes obras de arte.

III UNIDADE – agosto/setembro

O velho e o novo – Identifica as diferentes expressões faciais.
– Conhece os ritmos das festas brasileiras, os diferencia e os identifica.
– Percebe os ritmos presentes em seu meio
– Compreende o romantismo como estilo de arte
– Reconhece e diferencia os gêneros musicais.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Cenas e poemas – Observe a poética existente no teatro e na música
– Reconhece, classifica e diferencia os diferentes movimentos musicais.
– Valoriza artistas e músicos de diferentes épocas e estilos.
– Compreende a “instalação” como forma da arte
– Reconhece o Barroco como forma de arte
– Reconhece o Barroco como forma e estilo de arte e suas características.
-Cria novas cores por meio de misturas e classifica por tonalidades e luminosidade.

INFORMATICA EDUCACIONAL – Monitor Paulo Roberto
I UNIDADE – fevereiro/aabril
* Conhecendo computador
– Hardware (mouse, teclado, monitor, CPU).
– Identifica cada parte do computador.
– Diferencia Hardware e Software.
– O computador e seu funcionamento:
– Placa mãe e microprocessador
– Memórias: RAM E ROM
– Periféricos de entrada e saída.
– Identifica as placas: Mãe, Memórias RAM e ROM como fundamentais para o funcionamento de um computador;
– Reconhece as funções dos periféricos;
* Sistema Operacional – Demonstra interesse pela historia do Windows.
– Reconhece as suas versões e altera as funções de alguns periféricos.
– Demonstra habilidade em utilizar o sistema operacional Windows

II UNIDADE – abril/junho

* Criar novas pastas;
– Lixeira
– Executa no computador as tarefas de criar arquivos e pastas para documentos;
– Demonstra habilidade nas tarefas de excluir arquivos desnecessários.
* Respeitando as diferenças
– História em quadrinhos.
– Reconhece e valoriza as diferenças individuais.
* Editor de textos
– Escrever, salvar, abrir, configurar página, inserir figura, criar colunas, desenhar, imprimir, criar documentos em forma de folder, boletins informativos.
– Utiliza o editor de textos para criar e executar trabalhos no computador explorando ao máximo seus recursos e possibilidades;
– Desenvolve atividades de texto utilizando ao máximo os recursos oferecidos como: copiar, colar, salvar, abrir, criar documentos, inserir figuras, deletar;
– Utiliza o computador para desenvolver suas atividades escolares;
– Demonstra habilidade e criatividade nas produções de folder, boletim informativo.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Introdução a Internet
– Endereços na Internet
– Correio eletrônico
– Download
– Reconhece a Internet como o meio de comunicação que permite o contato e informações no mundo todo;
– Diferencia Endereço de e-mail e de site;
– Possui pensamento crítico quanto ao uso da Internet e reflete sobre a veracidade das informações;
– Captura figuras de um site;
– Utiliza os recursos da Internet e do Word para preparar folder e boletins informativo;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Apresentações
– Power Point
– Inserir e modificar textos
– Inserir figuras no slide
– Animação
– Transição de slides
– Demonstra habilidade ao manusear o programa para apresentações de seus trabalhos,
utilizando slides com animação, figuras e textos;
LITERATURA – Professora Sandra Regina

I UNIDADE – fevereiro/abril

Anúncio publicitário
– Poesia
– Crônica
– Resenha crítica
– Utiliza mecanismos para persuadir, revelar, informar, identificar, vender, produzir,
provocar, seduzir através do anúncio;
– Reconhece e produz textos de acordo com as características do gênero.
– Identifica no texto unidades como frases, parágrafos.
– Produz elementos básicos do gênero textual tais como SLOGAN, logotipo e estratégias
de persuasão.
– Compara a linguagem verbal e não verbal em textos publicitários.
– Revisa e reescreve os textos observando a coerência, coesão, ortografia, público alvo;
– Relaciona textos, filmes, obras de arte em que um cita o outro.
– Compara textos buscando semelhanças quanto às idéias e linguagens;
– Interpreta poesia a partir da identificação do eu lírico.

II UNIDADE – abril/junho

* Contos populares
– Crônica
– Sinopses
– Canção
– Biografia
– Livro paradidático: O Alto da Compadecida
– Resenha crítica
– Conscientiza-se quanto a importância da valorização dos temas regionais, brasileiros, como resgate à sua própria identidade;
– Identifica música de raiz e outros textos, estabelecendo relação com os contos populares.
– Reconhece que valores, sentimentos e temas regionais brasileiros perpassam pelo gênero em estudo.
– Desenvolve habilidades de expressão oral no recanto do conto;
– Compara textos buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias de linguagem.
– Reescreve contos e crônicas através da coerência, coesão;
– Discute sobre a origem dos contos populares;
– Identifica variedades lingüísticas de tempo e espaço;
– Percebe a relação entre assunto e finalidade com o gênero textual.
– Analisa as complicações sócio – históricas contextuais e situacionais na construção da imagem de locutor e interlocutor.
– Analisa o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos prosódicos – repetição, rima;
– Identifica a linguagem usada por meio das marcas lingüísticas apresentadas gírias,
expressões de tempo.

III UNIDADE – agosto/setembro

– Diário íntimo + Blog +
Orkut + história pessoal
– Texto jornalístico e informativo;
– Resenha crítica
– Sintetiza informações pesquisadas sobre blog e Orkut;
– Identifica um texto jornalístico preocupando-se com os recursos visuais e lingüísticos tais como: níveis de linguagem, imagens, público alvo;
– Reconhece as intenções de um texto publicitário;
– Preocupa-se com o uso adequado dos sinais de pontuação e letra maiúsculas.
– Relaciona textos publicitários em que um cita o outro;
– Lê, interpreta, discute, o que entendeu de sua leitura do paradidático.
– Tem ciência que a liberação do cadastro do Orkut é para maiores de 18 anos.
– Utiliza o blog para publicação de relatos pessoais em substituição a agenda comum
– Interessa-se em publicar textos como: músicas, poemas, poesias, receitas, jogos, automobilismo.
– Preocupa-se com a pontuação expressiva na construção do texto.

IV UNIDADE – setembro/novembro

Relatos de memória
– Tira humorística
– descrição e narração
– Entrevista
– Resenha crítica
– Lê, argumenta e dá opinião sobre assuntos propostos
– Respeita o ponto de vista do outro
– Sintetiza o que leu
– Ler por prazer
– Compara diferentes textos destacando a intertextualidade.
– Desenvolve habilidades de leitura analisando criticamente as relações entre o tema do
paradidático.
– Discute temas variados a partir dos diversos textos apresentados.
– Aprimora a leitura.
– Reconhece o título como parte do texto

LÍNGUA ESPANHOLA – Professora Sandra Regina

I UNIDADE – fevereiro/abril

– Objetivos comunicativos
– Dónde vives?
– Tu nombre
– El origen
– La profesión
– Compreende a necessidade do estudo da Língua Espanhola
– Reconhece algumas formas de comunicação presentes em seu cotidiano.
– Objetivos culturales
– Comunidades autônomas de Espana
– Miguel Hernandez, um poeta del pueblo.
– Mercosul: tratado internacional
– Objetivos gramaticales
– Masculino y feminino de los adjetivos y sustantivos
– Presente de indicativo de ser, llamarse, trabajar, vivir (yo, tu, El)
– Abecedário
– Percebe os inúmeros produtos já existentes com o nome traduzido para o Espanhol;
– Conhece algumas cidades e regiões da Espanha;
– Identifica países que falam a língua espanhola.
– Diz seu nome, origem e profissão;
– Conhece e fica sabendo o que é o porque do Mercosul.
– Distingue o gênero mínimo do masculino;
– Conhece alguns substantivos e adjetivos;
– Atenta-se para os falsos cognatas;
– Conhece a conjunção no presente simples dos verbos SER, LLAMARSE, ESTUDIAR,
TRABAJAR, VIVIR;
– Identifica os pronomes pessoais e oblíquos
– Conhece as principais profissões espanholas.
II UNIDADE – abril/junho

Objetivos comunicativos
– Saludar formal e informalmente;
– Dar La gracias
– Ésta ES mi escuela!
– Desenvolve habilidades de escuta e escrita;
– Compreende um diálogo com saudações formais e informais;
– Apresenta pessoas e da características; Objetivos gramaticales
– Adjetivos posesivos
– Demonstrativos (I)
– Plural de adjetivos y substantivos
– Presente de indicativo
ESTUDIAR
– Números Del 0 al 30;
– Revisa suas produções textuais atento aos adjetivos e demonstrativos.
– Caracteriza pessoas , lugares e objetos através dos adjetivos.
– Conhece as formas do verbo estudar.
Objetivos Culturales
– México: Países de Centroamérica
– José Marti: um poeta cubano
– Paises y nacionalidades de Hispanoamérica
– Conhece um pouco mais cultura espanhola e valoriza a cultura brasileira como parte
importante de sua identidade.
– Identifica os numerais e os utiliza para dizer números de telefone.

III UNIDADE – agosto/setembro

Objetivos comunicativos
– Poder La comida
– Expressar los gustos
– Fala de seus gostos em relação aos alimentos a partir do verbo QUERER
– Enriquece seu vocabulário com palavras e expressões referentes aos alimentos.
Objetivos culturales
– Hábitos alimentícios
– Alimentos de España e Hispanoamérica.
– Manoel Machado: um poeta hablando de teu gustos.
– Reconhece com maior facilidade o tipo de informação apresentada no texto através do
vocabulário por associação com a língua materna.
– Consegue pedir um alimento e agradecer;
– Percebe claramente as diferenças de hábitos alimentares entre brasileiros e espanhóis.
Objetivos gramaticales
– Presente do indicativo de PODER, QUERER, HACER
– Números Del 31 al 50.
– Identifica os alimentos da Espanha e Hispanoamérica.
– Conhece os ingredientes dos alimentos da Espanha.
– Compreende a poesia de Manoel Machado a partir da comparação dos gostos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Objetivos comunicativos
– Descrición~, colores
– Acciones habituales
– Preguntar y decir La edad
– Sabe dirigir-se a um desconhecido onde está situado algum estabelecimento;
– Pergunta e diz sua idade sabendo que é necessário um certo grau de intimidade para essa
prática ser realizada.
– Perguntar el precio Objetivos Culturales
– Vida familiar
– Rômulo Gallegos! Um escritor venezolano
– Donde compramos?
– Dirigi-se a uma loja e perguntar o preço de algum objeto, utilizando os numerais.
– Descreve ações habituais que envolvem alguns membros da família;
Objetivos gramaticales
– Numeros Del 51 al 100
– Conhece o vocabulário relacionado a membros da família.
– Descreve cada membro da família e suas cores prediletas;
– Confere conjugação do verbo preferir e saber quando expõe suas preferências;
– Compara nas atividades diárias com as do colega;
– Percebe a aplicabilidade dos artigos definidos quando refere-se a peças do vestuário;
– Diferenças na estrutura familiar brasileira e espanhola;

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Leis 10639/2003 e 11645/2008
– Conceito de Lei, decreto, sanção, artigos, parágrafo, obrigatoriedade, D.O.U veto
– Importância dos estudos sobre história e cultura afrobrasileira e indígena
– Por que a obrigatoriedade
– Formação povo brasileiro indígenas – portugueses – africanos e desigualdades sociais.
– Constrói conceito para Lei, veto, sanção, decreto, artigos e parágrafos;
– Compreende necessidade para elaboração e aplicabilidade de Leis.
– Identifica e compreende a importância dos estudos da história e cultura dos afro – brasileiros e indígenas.
– Relaciona a obrigatoriedade desses estudos com a realidade dos afro-brasileiros e indígenas na atualidade.

II UNIDADE – abril/junho

– Espaço geográfico – África ocidental – oriental – central – meridional
Países e capitais Etnias (atualidade)
– Espaço geográfico: Brasil indígenas
– Ocupação América e Brasil (origem) Grupos e modo de vida Países africanos de língua
portuguesa.
– Localiza países africanos e suas respectivas capitais e região (continente)
– Caracteriza as sociedades africanas relacionando-a subdivisão geográfica.
– Percebe diversidade étnica africanas e indígenas.
– Localiza grupos indígenas em território brasileiro antes e depois dos portugueses
(colonização portuguesa)
– Percebe diversidade de grupos indígenas – seus modos de vida e tecnologias.

III UNIDADE – (06/07/2009 A 18/09/2009)

Vocabulário indígena no idioma brasileiro
– Religião e arte indígena
– Cultura e tecnologia indígena
– Identificar e reconhecer vocábulos indígenas em nosso idioma
– Compreende signos e retos religiosos indígenas
– Identifica deuses indígenas.
– Caracteriza produção cultural e artística indígena.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Projeto Consciência Negra
– Religião africana no Brasil: candomblé formação – crenças orixás
– Resistência africana
– O matriarcado
– Os cânticos – instrumento musicais
– Signos e significados
– Compreende o Candomblé como reunião religiões africanas no Brasil.
– Percebe o candomblé como manifestação de resistência e resgate cultural africano.
– Compreende a diversidade cultural e prática tolerância religiosa.
– Conceitua Candomblé, orixá, matriarcado, terreiro, oferenda.

FILOSOFIA – Professora Aline
I UNIDADE – fevereiro/abril

– A origem da Filosofia:
– Contexto histórico
– Filosofia x Religião
– Filosofia x Ciência
– O pensamento e os ideais
– Contextualiza a origem ao pensamento e o desenvolvimento dos ideais.
– Diferencia Filosofia de religião e ciência.

II UNIDADE – abril/junho

– A Grécia Antiga e o desenvolvimento da Filosofia
– Os pensadores: Sócrates, Aristóteles, Platão;
– Filosofia e metodologia de estudo.
– Contextualiza a origem e o desenvolvimento da Filosofia;
– Identifica os principais pensadores;
– Desenvolve metodologia de estudo.

III UNIDADE – agosto/setembro

– A natureza: conceito e formas de observação ao longo da história.
– Relação homem e natureza: contemplação, destruição; produção.
– Compreende a relação homem – natureza nos diferentes contextos históricos;
– Identifica as diferentes formas de observação da natureza pelo homem.
– Reflete sobre a possibilidade de transformação da atual relação homem – natureza.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Os sentimentos no desenvolvimento da Filosofia;
– As produções filosóficas na história das sociedades.
– Identifica as diferentes produções filosóficas;
– Reflete sobre a importância do estudo filosófico;
– Identifica os diferentes sentimentos e as produções filosóficas.

EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril

Legislação cooperativista lei Lei 5764/71
– Constituição Federal 1988 Art. 5º incisos XVII a XXI artigo 146, alínea C e 174 –
parágrafos 2º, 3º e 4º 187 / VI, e 192 / VIII.
– Constituição Estadual
– Ato das disposições transitórias Art. 49 Lei 8949
de 09/12/1994 parágrafo único Art. 442 CLT.
– Lei 9394 /96 – LDB art. 14 e
15.
– Importância dos estudos e prática do cooperativismo.
– Ramos do cooperativismo
– Princípios Educação cooperativista.
– Compreende necessidade e interesses para elaboração e aplicabilidade de Leis.
– Identifica e compreende a importância

II UNIDADE – abril/junho

– O cooperativismo nas sociedades formadoras do Brasil.
– cooperativismo nas sociedades indígenas
– Identifica ações cooperativistas nas sociedades indígenas, africanas.
– Percebe as vantagens de ações cooperativistas na organização de uma sociedade.
– Etnias africanas e ações cooperativistas no Brasil (Quilombos)

One thought on “Planejamento 6° ano

  1. Sou professora e sempre gostei das postagens dinâmicas aqui postadas que são belíssimas, parabens! Continuem assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *