Planejamento anual – 7° ano

LEMBRETE: Curso: A Arte de Contar Histórias

*************** CURSO “A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS ***************


Daremos início a mais um curso “A Arte de Contar Histórias”

Desta vez sortearei uma vaga no curso dentre as pessoas que comentarem esta postagem.

O sorteio será realizado no dia 07 de fevereiro de 2011.

Comente clicando AQUI e boa sorte!

LÍNGUA PORTUGUESA – Professora: Valdirene
Fonte: CODEPIN

7º ANO
I UNIDADE – fevereiro/abril
*Fábulas (características)
– Releitura de Fábulas
– Intertextualidade das fábulas;
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Aprimora leitura oral;
– Conhece características das fábulas;
– Faz releitura das fábulas oral e escrita.
* Tempos Verbais
– Futuro: do presente do pretérito
– Revisa sua produção textual, observando coesão textual.
– Conhece os tempos verbais do futuro;
– Identifica o uso do tempo futuro nos contextos.
* Modos verbais:
– Imperativo negativo
– Imperativo afirmativo
– Compreende o uso dos verbos no imperativo;
– Constrói noção de sentido no texto publicitário, observando uso do verbo no imperativo;
– Faz crítica oral e escrita acerca do filme que assistiu (Deu a louca no Chapeuzinho Vermelho);
– Sintetiza os conteúdos estudados em uma lista de atividades.
*A fábula (características)
– Releitura de Fábulas
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Aprimora leitura oral;
– Identifica uma fábula nos diferentes contextos;
– Faz releitura das fábulas.
* Sujeito e Predicado
– Tipos de sujeito;
– Pronome de tratamento/pessoas do discurso
– Revisão:
– Modos verbais
– Predicado do sujeito;
– Verbo de ligação;
– Tipos de predicado
– Revisão sua produção, observando coerência e coesão textual;
– Usa com adequação os elementos de coesão textual.
– Conhece os termos que compõe a oração;
– Diferencia os tipos de sujeitos no contexto;
– Apropria-se da noção de pronome de tratamento e pessoas do discurso;
– Reconhece nos contextos ações do cotidiano os diferentes modos do verbo;
– Análise contextos, observando a presença do predicativo do sujeito;
– Constrói a noção de verbo de ligação e sua função semântica;
– Classifica os diferentes tipos de predicado;
– Sintetiza os conteúdos estudados em uma lista de atividade.
– Critica oralmente acerca filma assistido (fábula)
II UNIDADE – abril/junho
– A notícia jornalística;
– Os princípios da notícia jornalística;
– A linguagem da notícia jornalística;
– Transitividade verbal;
– Objeto direto e indireto;
– Vozes do verbo;
– Agente da passiva
– Lê notícias de jornal e discute sobre o que leu;
– Reflete acerca da função da notícia jornalística;
– Busca aprimorar seu potencial argumentativo;
– Amplia seu vocabulário;
– Estabelece comparação entre a linguagem da notícia jornalística e outras linguagens.
– Caracteriza o verbo quanto a transitividade nos diferentes contextos;
– Constrói a noção da mudança de transitividade verbal, observando contextos;
– Analisa efeitos de sentido dos objetos do verbo;
– Reconhece nos textos os diferentes objetos do verbo;
– Conhece as vozes verbais;
– Utiliza as vozes verbais, observando a noção de sentido estabelecida;
– Reconhece nos contextos a agente da passiva;
– Produz painel interativo, com notícias da atualidade.
III UNIDADE – agosto/setembro
– A poesia (conhecendo o gênero);
– Linguagem poética (características);
– Produção textual:
– A estrutura do parágrafo;
– Substantivo coletivo;
– Uso da vírgula;
– Análise lexical;
– Concordância verbal.
– Conhece a poesia e suas características
– Diferencia poesia e prosa poética;
– Caracteriza a linguagem poética;
– Produz poesia com temas diversos;
– Revisa sua produção textual;
– Conhece estrutura do parágrafo;
– Articula informações de modo a produzir parágrafos completos;
– Constrói noção de substantivo coletivo;
– Compreende a identificação do substantivo coletivo e a concordância verbal;
– Estabelece relações de sentido entre o sujeito e a concordância verbal;
– Usa adequadamente a vírgula como sinal de pontuação;
– Percebe no contexto as implicações na inadequação no uso da vírgula;
– Faz análise lexical de forma a estabelecer sentido no contexto;
– Amplia seu vocabulário;
– Conhece as normas de concordância verbal;
– Usa adequadamente as normas de concordância verbal.
IV UNIDADE – setembro/novembro
– Reportagem;
– A linguagem da reportagem;
– Produção de reportagem;
– A importância da informação
– Elementos de coesão:
Preposição
Conjunções
– Pronomes:
Interrogativos
Relativos
– Desenvolve estratégias de leitura;
-Discute acerca do que leu;
– Caracteriza a linguagem de uma reportagem;
– Constrói uma visão pessoal sobre as reportagens que leu;
– Produz reportagem como tema proposto, após pesquisa de dados;
– Expõe sua reportagem focalizando a importância da informação na sociedade;
– Conhece os elementos de coesão – preposições e conjunções.
-Examina contextos, observando a noção semântica dos elementos de coesão;
– Conhece os pronomes relativos e interrogativos;
– Identifica os pronomes relativos e interrogativos nos contextos;
– Faz coletânea de reportagens, comentando sobre a informação trazida pelas mesmas.
MATEMÁTICA – Professor Cássio Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril
1 – Simetria
– Simetria em relação a um eixo
– Simetria de reflexão
– Identifica-as diferentes transformações no planos.
– Crie figuras simétricas manuseie dobraduras e pinte figuras simétricas e assimétricas.
2 – Números inteiros
– Construído o significado do número inteiro;
– Representação e localização na reta numérica;
– Números opostos ou simétricos;
– Comparação entre números inteiros.
– Reconhece e diferencie o número inteiro de modo a ordená-lo. Compare e localize na reta numérica utilizando o conceito de simetria.
– Compreende o conceito de oposto ou simétrico e módulo ou valor absoluto de um número inteiro.
3 – Operações fundamentais com números inteiros
– Operação com números inteiros (adição, subtração, multiplicação e divisão).
– Propriedades dos números inteiros. Expressões numéricas com números inteiros
– Resolve as quatro operações básicas utilizando números inteiros por meio de situações-problema.
– Percebe as diferenças entre as regras de sinais, referentes a cada operação.
– Compreenda e efetue as expressões numéricas com as quatro operações, respeitando a ordem das operações e dos símbolos de parênteses, colchetes e chaves.
– Identifica e aplica simultaneamente as diferentes regras de sinais.
4 – Ângulos
– Unidade de medida de ângulo (grau). Construção de ângulos com transferidos. Identificação e nomenclatura de ângulos.
Construção dos ângulos notáveis (30º, 45º, 60º e 90º).
Ângulos complementares e suplementares. Bissetriz de um ângulo, divisão do ângulo em partes iguais e ângulos opostos pelo vértice.
– Pesquise e analise e situações do seu cotidiano envolvendo ângulos.
– Percebe a importância do trabalho com ângulos numerais diversas áreas do conhecimento, como: Geografia, Astronomia, Física entre outras.
– Conceitue os ângulos complementares e suplementares.
5 – Potência e raiz de números inteiros
– Retomando o conceito de potência. Propriedades da potência. Explorando o raciocínio combinatório.
– Raiz quadrada; raiz cúbica, quarta,….
– Análise e conceitue situações-problema que envolvam raciocínios combinatórios.
– Conceitue radiciação associando ao cálculo de área de superfície.
– estabelece o fato de a radiciação ser a operação inversa da potenciação.
II UNIDADE – abril/junho
1 – Números racionais
– Representação de números racionais. Localização de números racionais na reta numérica, comparação de
números racionais, frações decimais.
– Analisa e interpreta situações-problema que envolvam números racionais.
– Identifica um número racional.
– Compare um número racional com uma fração e perceba a igualdade.
– Estabelece relação com fração decimal e número decimal.
2 – Operações com números racionais.
– Adiciona e subtrai números racionais.
– Analisa e interpreta a resolução de problemas.
3- Adição, subtração e multiplicação.
– Simplificação de números racionais. Divisão de números racionais.
– Expressões numéricas envolvendo números racionais.
Multiplicação e divisão de números racionais por 10, 100 e 1000…. Porcentagem.
– Potência e raiz de números racionais.
– Potência com expoente negativo; notação científica e raiz quadrada exata.
– Multiplica e divide os números fracionários.
– Calcula potência como expoente positivo e negativo e nulo.
Utiliza as propriedades das potências.
– Determina o lado de um quadrado por meio da raiz quadrada exata.
III UNIDADE – agosto/setembro
1 – Generalizações
– Descobrindo regularidades; construindo fórmulas; uso de letras no lugar de números.
– Generaliza diferentes situações usando letras e números.
– Constrói a idéia de variável.
2 – Medindo a superfície
– Área de uma superfície; área de polígonos (retângulo, paralelogramo, triângulo)
– Calcula a área de superfície por meio de decomposição de figuras em polígonos de
3 ou 4 lados.
– Expressões algébricas
– estudando a representação simbólica; reconhecendo termos semelhantes; valor numérico de uma expressão.
Algébrica; Simplificando termos semelhantes.
– Ponto de equilíbrio
– Explorando a idéia de equilíbrio; princípios aditivo e multiplicativo. Raiz de uma equação;
Equações equivalentes; resolvendo por meio de equações; explorando a fração de inequações (>.e <)
– Calcular o valor numérico de expressões algébricas.
– Simplifica expressões algébricas.
– Estabelece a relação da substituição da variável para encontrar o valor numérico.
– Identifica equações do 1º grau. Determina o valor desconhecido de uma equação por meio aditivo e multiplicativo. Analisa, interpreta e resolve problemas por meio de diferentes estratégias.
– Estabelece comparações dos resultados pro meio dos sinais de maior ou menor
IV UNIDADE – setembro/novembro
1 – Sólidos geométricos
– Poliedros (prismas e pirâmide)
– Corpos redondos (cilindro, cone e esfera)
– Poliedros de Platão.
– Explorando a fórmula de Euler
– Classifica os sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos.
– Identifica o número de faces, arestas e vértices de um solido geométrico.
– Identifica unidades padronizadas e não padronizadas para medir o volume de cubos e primas.
– Estabelece a conversão entre algumas unidades de medida de volume e capacidade.
– Analisa e compreende a idéia de massa em relação ao peso.
2 – Razão e proporção
– O conceito de razão; Razões especiais; A idéia de proporcionalidade; Grandezas diretamente proporcionais;
grandezas inversamente proporcionais; Grandezas não proporcionais e regra de três.
– Identifica grandezas direta e inversamente proporcionais.
– Relaciona razão e proporção.
– Amplia e reduz figuras.
– Analisa, interpreta e resolve problemas por meio de diferentes modos.
CIÊNCIAS NATURAIS – Professora Valdineia
I UNIDADE – fevereiro/abril
1 – Célula
– Formas de reprodução
– Seleção natural
– Mecanismo de sobrevivência
Perceber a coerência entre a forma dos corpos modo de vida e hábitos dos seres vivos através da célula.
2 – Classificação dos seres vivos.
– Saber analisara a classificação cientifica e como essa classificação vai ajudar na compreensão dos grupos estudados.
3 – Vírus
– Variedades de vírus e tecnologia.
– Compreender a estrutura do vírus e o por que dele não ser classificado como ser vivo.
4 – Protistas 4 – Identificar os malefícios e benefícios dos protistas como sua atuação econômica e ecológica.
5 – Reino das bactérias
– Reconhecer a importância econômica e médica desses organismos e suas diferenças patológicas com vírus e protistas.
II UNIDADE – abril/junho
1 – Briófitos
– Pteridófitos
– Identificar os grupos de plantas sem sementes e caracterizar os órgãos que
colaboram para a sobrevivência das plantas.
2 – Gimnosperma 2 – Compreender a complexidade progressiva evidente em cada grupo de planta com o
“surgimento” da semente.
3 – Angiospermas 3 – Entender a representação das angiospermas e os conceitos de plantas nativas e exóticas de acordo com os princípios de adaptação desses seres.
4 – A diversidade de vida dos fungos.
– Reconhecer o papel dos fungos na decomposição. Identificar fungos comestíveis, venenosos e as doenças provocadas por fungos.
III UNIDADE – agosto/setembro
1 – Porífero e cnidários 1 – Identificar os poríferos e cnidários, bem como suas contribuições evolutivas.
2 – Platelmintos e nematódeos 2 – Compreender as contribuições evolutivas deste grupo para o reino animal e
associar com as doenças provocadas e medidas preventivas.
3 – Moluscos e anelídeos 3 – Identificar moluscos e anelídeos, bem como suas estruturas corporais e relevância ecológica.
4 – Artrópodes 4 – Analisa e compara cada um dos sub-grupos de artropoda
IV UNIDADE – setembro/novembro
1 – Equinodermos 1 – Conhecer a diversidade e características peculiares dos equinodermos.
2 – Peixes 2 – Relacionar as estruturas corporais com as respectivas funções.
3 – Anfíbios 3 – Perceber a variedade de anfíbios na nossa fauna e sua relevância ecológica.
4 – Répteis 4 – Relacionar os répteis e a sua conquista ao ambiente terrestre.
5 – Aves 5 – Conhecer as adaptações especiais do corpo das aves.
6 – Mamíferos 6 – Conhecer as adaptações dos mamíferos e sua biodiversidade.
HISTÓRIA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril
1 – Império Bizantino
– Causas para formação
– Política – sociedade – cultura
– Compreende a formação do Império Bizantino.
2 – Mundo mulçumano
– Localização
– O Islã e Maomé
– Identifica elementos formadores do mundo muçulmano.
3 – Europa ocidental feudal aspectos; sociais, econômicos, políticos, religiosos, cultura,
As cruzadas
– Compreende e descreve formação da Europa Ocidental Feudal.
4 – Crise Sistema Feudal – Europa Ocidental
– Causa
– O Renascimento urbano e comercial
– Conceitua: feudo, servidão, vassalagem, ruralização estamentalização, descentralização política.
– Identifica crise sistema feudal – Europa Ocidental
– Conceitua: Hégre, Jihad, Ramada, Islamismo, Mulçumanos e os distingue.
II UNIDADE – abril/junho
1 – Conceito, contexto, causas e conseqüências:
Renascimento, Humanismo, Reforma Religiosa e Contrareforma.
– Conceitua Renascimento e Humanismo.
– Caracteriza e distingue o Luteranismo, Calvinismo, Anglicanismo, Inquisição católica.
2 – Elementos comparativos Luteranismo, Calvinismo,
– Distingue Reforma de Contrareforma Anglicanismo
3 – Antigo Regime: Absolutismo: características e poder do Rei.
– Caracteriza Antigo regime, absolutismo.
4 –Expansão Marítima e comercial: contexto, iniciativas Portugal e Espanha.
– Os europeus no Novo Mundo e África.
– Compreende processo da Formação Estados nacionais e relaciona-o à expansão marítima comercial e a chegada dos europeus a Àfrica.
III UNIDADE – agosto/setembro
* Povos pré-colombianos;
– Antecedentes;
– Incas; Astecas e Maias
-Aspectos Sociedade – economia – política – religião– culturas;
– Identifica e localiza e identifica sociedades pré-colombianas e pré-Cabral;
* América portuguesa:
– Antes de Cabral.
Sociedade, economia, trabalho, religião, arte e cultura;
– Caracteriza sociedades dos antigos habitantes brasileiros.
* América Portuguesa;
– Pré-colonial
– Colonial: administração, política, sociedade, economia e escravidão.
– Caracteriza e compreende organização administrativa e política América portuguesa.
– Compreende processo de formação social, trabalho e cultura América portuguesa.
IV UNIDADE – setembro/novembro
1 – Revolução Inglesa: contexto, causas, conseqüências
– Identifica e compreende interesses da burguesia na Revolução Inglesa
2 – Iluminismo: conceito, antecedentes, contexto, pensadores.
– Conceitua Iluminismo e compreende contexto.
3 – Revolução Francesa: antecedentes, contexto, fases, conseqüências….
– Caracteriza o Antigo regime e identifica interesses burgueses na Revolução Francesa.
4 – Influências, idéias iluministas, Brasil Século XVIII
– Inconfidência Mineira
– Inconfidência Baiana
– Percebe influências do Iluminismo, em processo de independência, América Inglesa e Espanhola.
– Percebe e compreende influências do Iluminismo em movimento emancipacionista Brasil.

GEOGRAFIA – Professora Aline
I UNIDADE – fevereiro/abril
1 – O território brasileiro; sua formação, ocupação e representação (os mapas)
– Os aspectos físicos brasileiros e sua diversidade.
– Verifica a formação territorial do Brasil e localize-o
– Analisa sobre a formação territorial brasileira e seus impactos na diversidade natural do país.
– Identifica a diversidade paisagista brasileira e as causa desse fenômeno.
II UNIDADE –abril/junho
1 – Os grupos étnicos e suas contribuições culturais;
– os indicadores sociais e IOH (Índice de Desenvolvimento Humano) brasileiros;
– O espaço rural e urbano no Brasil.
– Verifica os grupos étnicos formadores do povo brasileiro e as relações de poder e trabalho entre eles;
– Identifica as heranças culturais dos diferentes grupos étnicos formadores do povo brasileiro;
– Reflete sobre as diferenças socioeconômicas presentes em nosso país;
– Identifica os indicadores sociais.
III UNIDADE – agosto/setembro
1 – Os setores da economia e as atividades econômicas: a indústria; o comércio; sistemas de transportes e comunicações,. Turismo
– Economia e tecnologia
– Constrói a relação entre tecnologia e economia.
– Identifica as atividades econômicas desenvolvidas no Brasil.
IV UNIDADE – setembro/novembro
1 – Divisão político regional do Brasil.
– As regiões geoeconômicas brasileiras: Nordeste, Centro-Sul e Amazonas.
– Identifica as transformações socioeconômicas e ambientais das regiões brasileiras.
-Analisa o processo histórico para construção socioeconômica das regiões brasileiras;
– Valoriza a diversidade cultural e econômica das regiões brasileiras.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Professor: Ligia
I UNIDADE – fevereiro/abril
* Apresentação dos combinados da disciplina
– Exame biométrico
– Os movimentos (naturais / Artificiais)
– História da Educação Física
– Os músculos e suas propriedades
– Anatomia humana: músculos e articulações.
– Noções básicas em higiene pessoal
– Ginástica localizada
– Apresenta o desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS;
– Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina;
– Mostra conhecimento sobre a história e a proposta da disciplina no EF II;
– Apresenta formação de conceitos em higiene pessoal é sociabilidade, respeitando
os limites e características do colegas;
– Apresenta participação efetiva, freqüência nas atividades práticas propostas pela disciplina e assiduidade na entrega das atividades escritas solicitadas pela professora (isso em todas as unidades).
II UNIDADE – abril/junho
* Basquetebol: história e regras
– Futsal: história e regras.
– Apresenta desenvolvimento nas habilidades motoras como coordenação, locomoção, manipulação e equilíbrio nos desportos propostos para esta unidade.
– Apresenta conhecimento sobre as regras básicas e táticas de jogo.
– Apresenta desenvolvimento nas capacidades físicas e motoras, como resistência aeróbica, força e flexibilidade.
III UNIDADE – agosto/setembro
*Dança: Conhecendo diferentes ritmos
– Maracatu
– Bumba-meu-boi
– Frevo
– Fandango
– Transforma a língua musical em linguagem de movimentos (que é anerente à disciplina), que pode ser realizado por meio da exploração de gestos livres espontâneos, pelos quais o aluno pode exteriorizar o que sente em relação à mesma ou a outro estimulo sonoro escolhido.
– Troca experiências com os colegas (com os que conhecem e desconhecem a doenças escolhidas)
– Contextualiza a dança trabalhada, pois não há sentido estudar os ritmos musicais desviando-as do seu contexto social e histórico.
IV UNIDADE – setembro/novembro
* Exame Biométrico
*A História da Natação e seus estilos.
– Noções básicas em Primeiros Socorros.
– Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
– Apresenta conhecimento sobre a natação e seus estilos.
– Apresenta noções básicas no deslocamento com estilos da natação, aplicando as técnicas de deslocamento e respiração sub-aquática / a área da natação.
INGLÊS – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril
1 – Review
1.1 – Imperatives like, don’t can, can’t, spelling, occupations, present progressive, present
simple, cardinals and ordinals numbers, prepositions IN, ON
2 – Reading
– Calendars, diaries, e-mail, web
– pages
– Language
– Dates, special dates, seasons, months, days of the Week
– Reconhece a importância das placas de regulamentação para evitar acidentes;
2.1 – Cria frases com o verbo no imperativo e negativo indicando permissão,
conselho, possibilidade;
2.2 – Entende que a sinalização de trânsito também é feita por intermédio de placas,
marcos, marcas, luzes, gestos, sons, barreiras.
2.3 – Compreende que as placas de sinalização dividem-se em regulamentação,
advertência, educativa, serviços auxiliares, sinalização especial para pedestre.
2.4 – Utiliza o modo imperativo na transcrição do significado das placas de sinalização;
2.5 – Emprega o present progressive com sentido de evento contínuo, inacabados;
2.6 – Conscientiza-se da necessidade de conservação do meio ambiente;
2.7 – Descreve a realidade que o cerca através da divisibilidade que compõe as paisagens urbanas;
2.8 – Descreve suas atividades diárias empregando o simple present tense.
2.9 – Expõe suas habilidades a partir do verbo CAN.
II UNIDADE – abril/junho
1 – Reading
– E – tickets, maps, incoming passenger card, recipes
2 – Language
– Airport vocabuly, symbols, kitchen actions and supplies
3 – Grammar
– Prepositions (in, on, over, under, in the middle of, next to, between, behind, in front of,
object pronouns, liking words: first, second, after, then, finally.
– Estabelece relações com o que foi ouvido através de textos não verbais, ilustrações, fotos.
– Comenta, organiza e reescreve seus textos baseado nos procedimentos de correção;
– Produz pequenos textos preocupando-se com palavras e expressões essenciais ao contexto;
Entende o significado geral do texto através de figuras, fotos ou ilustrações;
Lê e interpreta gráficos, mapas e dados.
4 – Expressa idéias relacionadas ao transporte de pessoas com verbos e preposições adequadas;
5 – Descreve situações relacionadas ao deslocamento de pessoas em seu cotidiano.
5.1 – Prática do listening and speaking;
III UNIDADE – agosto/setembro
1 – Reading
– Blogs
2 – Grammar
– Present progressive e present simple present progressive with future mening, how many, how much – how adjetctive.
– Desenvolve estratégias de leitura em textos mais extensos.
– Reconhece palavras essenciais ao contexto;
– Entende o significado de palavras e expressões considerando o contexto em que elas estão inseridas;
– Procede a leitura de um texto através de ilustrações, figuras, fotos;
– Desenvolve estratégias de leitura para o entendimento de textos no present progressive e simple present tense.
2.1 – Amplia a leitura de mundo por meio de informações relacionadas a abrangência geográfica e cultura da Língua Inglesa.
2.2 – Posiciona-se frente aos temas apresentados nos textos em estudo;
2.3 – Emprega o present progressive enfatizando o futuro.
2.4 – Precaver-se com sua exposição nas mensagens dos blogs.
IV UNIDADE – setembro/novembro
* Reading
– Cidades grandes
– Cidades planejadas
– Cidades pequenas
– Cidades não planejadas
– Guia turístico
– Jornal
* Language
– Linguagem formal e informal
– Linguagem de carta pessoal;
* Grammar
– Adjectivos
– Grau comparativo
– Descreve pessoas e lugares dando opinião sobre elas;
– Pede permissão para organizar eventos e planejá-los;
– Desenvolve a capacidade de produção de sentido por meio da leitura e escrita;
– Compreende e valoriza a linguagem como espaço de interação social, produção e circulação do conhecimento e da estruturação da identidade pessoal e coletiva;
– Critica listando vantagens e desvantagens comparando dois lugares;
– Produz uma carta pessoal empregando o comparativo.
– Emprega o grau comparativo em textos produzidos coletivamente e indevidamente e individualmente.
– Gosta de ler textos informativos sobre o comportamento de adolescentes.
ARTES – Professor Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril
– Meios e entre meios da arte: vanguarda modernista do século XX.
– Reconhece a arte classificada moderna;
– Reconhece os diferentes estilos de arte moderna;
– Reconhece os elementos que compõe uma obra musical.
– Diferencia uma composição clássica de uma erudita;
– Compõe Rap’s e os interpreta.
– Cria coreografias e as interpreta.
II UNIDADE – abril/junho
– Criação e reação – Reconhece conceitua e diferencia cores primarias, secundárias e terciárias.
– Cria cores novas por meio de misturas.
– Cria composições artísticos visuais respeitando as leis de composição.
– Reconhece, constrói, relaciona e diferencia obras abstratas e figurativas.
– Cria produções visuais abstratas e figurativas.
– Reconhece e diferencia os diferentes sons dos diferentes instrumentos musicais.
III UNIDADE – agosto/setembro
– Tempos e contratempos – Ilustra e cria desenhos evidenciando a luz e sombra.
– Simplifica e estiliza desenhos com preto e branco.
– Constrói Kirigames
– Reconhece e diferencia dança moderna, clássica e contemporânea.
– Cria produções visuais com variações rítmicas, de cores e formas.
– Produz gravuras com matrizes em encavo ou em relevo.
IV UNIDADE – setembro/novembro
Encontros e desencontros – Percebe por meio da observação das obras de arte as mudanças da paisagem
provocada pela ação do tempo.
– Compreende o renascimento como período da história da arte, reconhece suas
características e seus principais representantes.
– Identifica períodos históricos pela investigação do vestuário dos personagens de
diferentes obras de arte.
– Diferencia emoções como razão e emoções e as aplica no processo criativo.
INFORMATICA EDUCACIONAL – Monitor Paulo Roberto
I UNIDADE – fevereiro/abril
* Introdução a informática:
– Software e Hardware;
– Periféricos;
– Sistema Operacional;
– Identifica as principais ferramentas do computador;
– Reconhece as possibilidades de utilização das ferramentas do Windows nos trabalhos escolares;
* Windows:
– Barras de ferramentas;
– Acessos do Windows;
– Point;
– Pastas e arquivos;
– Programas;
– Salvando arquivos;
– Gerenciamento de pastas e arquivos.
– Explora as diversas possibilidades do programa Windows para executar tarefas do seu cotidiano escolar;
– Demonstra interesse pela historia do Windows.
– Reconhece as suas versões e altera as funções de alguns periféricos.
– Demonstra habilidade em utilizar o sistema operacional Windows;
II UNIDADE – abril/junho
* Editor de textos Word:
– Novo documento
– Trabalhando com texto
– Configuração de papel
– Ferramentas de desenho
– Tabela
– Inserir figura
– Identifica o Word como o processador de texto mais utilizado em todo o mundo;
– Utiliza os recursos do processador de texto Word para digitar, ilustrar, personalizar trabalhos e criar gráficos e tabelas;
– Utiliza as ferramentas do Word para confeccionar panfletos e boletim informativo;
III UNIDADE – agosto/setembro
* Internet:
– Descobrindo a Internet;
– Como funciona;
– Internet Explorer;
– Identificando os componentes;
– Site de busca;
– Capturando imagens na Internet;
– Conhece o funcionamento da Internet identificando suas várias funções e utilidades;
– Reconhece a Internet com um meio de comunicação mundial e pensamento crítico;
– Diferencia site, e-mail;
– Sabe navegar na Internet utilizando-a para pesquisa em prol de seus conhecimentos;
– Captura imagens da Internet para seus trabalhos.
* Planilha eletrônica:
– Excel;
– Identificando os componentes;
– Conhece o Excel e utiliza na forma adequada em função de suas necessidades;
– Sabe utilizar gráficos, cálculos, formatar células e todos os demais recursos do programa.
IV UNIDADE – setembro/novembro
* Power Point:
– Iniciando um documento;
– Formatando uma apresentação;
– Animação;
– Salvando Arquivo;
– Utiliza os recursos oferecidos no Power Point para desenvolvimento e apresentação de trabalhos de forma correta.
LITERATURA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril
*A fabula:
– Charges
– Tiras humorísticas
– Frases de para-choque de caminhão.
– Texto publicitário
– Narra com alteração de estados iniciais;
– Seqüência a história equivalente a seqüência da narração;
– Distingue na narração pessoas e personagens;
– Reconhece na narrativa personagens principais e secundárias;
– Constrói quadro comparativo com pessoas personagens e linguagem formal x linguagem informal.
– Produz textos analisando coerência e coesão;
– Identifica recursos que conferem credibilidade ao texto;
– Percebe que a ordem das palavras provoca efeitos de sentido;
– Relê fabulas;
– Estrutura textos a partir do lide: o quê, como, onde, por quê;
– Compara textos variados buscando semelhanças e ou diferenças quanto às idéias e linguagem;
– Amplia e reescreve o próprio texto;
– Estabelece relação entre assunto, objetivo e gênero.
– Articulação na compreensão de uma passagem do texto, das informações textuais e conhecimentos prévios.
II UNIDADE – abril/junho
1 – Notícia jornalísticas
– História em quadrinhos
– Entrevista – revisão
– Crônica – revisão
– Articula na compreensão de uma passagem do texto informações textuais com conhecimentos prévios.
– Identifica o conflito gerador da narrativa e resolução oferecida;
– Estabelece relação entre assunto, objetivo e gênero;
– Relaciona pontos de vista diferentes a cerca do mesmo tema por meio de comparação de opiniões;
– Percebe mudança de sentido pelo uso de diferentes formas verbais;
– Busca informações localizadas no texto dado: fato, título, fotografia e legenda, lide e corpo da notícia;
– Pesquisa investigativa sobre o que é um auto;
– Discute os critérios básicos de crônica com base em notícia;
– Analisa linguagem próxima da oralidade;
– Relata sua visão pessoal a respeito do fato;
– Usa a linguagem poética ou recursos que produzam humor;
– Tenta criar um fato inusitado;
– Percebe a diversidade de temas propostas em uma crônica;
– Debate sobre duas das funções narrativas, fazer ver e fazer sentir;
– Adéqua com mais propriedade e caráter ortográfico.
III UNIDADE – agosto/setembro
1 – Conto – narrativas didáticas;
– Texto de instrução
– Reportagem
– Acróstico simples
– Compreende que já disserta quando opina sobre assuntos variados;
– Lê e escreve com mais segurança atento quanto à estrutura, organização de idéias, pontuação, ortografia;
– Discute o que compreendeu sobre qualquer tema;
– Compreende que veracidade dos fatos e a impessoalidade são elementos imprescindíveis na construção de uma reportagem;
– Percebe a importância da linguagem próxima da oralidade dos gêneros em estudo;
– Expõe sua visão pessoal a respeito do fato;
– Analisa o emprego do verbo no imperativo em texto de instrução;
– Relaciona textos, filmes, obras de arte em que um cita o outro;
– Relaciona o tema do paradidático com filmes e outras leituras a partir de reflexões do cotidiano;
– Reescreve seus textos mas atento a coerência, elementos de coesão, público alvo, empregada maiúscula, ortografia, pontuação;
– Identifica no texto unidades menores como frases e parágrafos;
IV UNIDADE – (21/09/2009 à 24/11/2009)
1 – Notícia/manchete
– Editorial
– Paráfase
– Estrangeirismo
– Síntese
– Revisão de Poesia
– Analisa a conversão de entrevista para texto informativo;
– Percebe os diversos gêneros textuais e suas atuações no contexto verbal e não verbal;
– Apropria-se dos conceitos da função social do texto;
– Analisa o texto de um editorial relacionando a um contexto sócio histórico;
– Analisa alguns termos do estrangeirismo inseridos em notícias, manchetes e editoriais;
– Ratifica a necessidade de valorização da língua maternal;
– Reescreve textos priorizando a coerência e coesão textuais;
– Constrói quadro comparativo com manchete notícia e editorial;
– Sequência a história de acordo com a sequência da narração;
– Narra com alteração de estados iniciais;
– Identifica recursos que conferem credibilidade no texto;
– Estrutura textos a partir do lide o quê, como, onde e por quê;
– Reconhece o gênero textual a partir das características.

LÍNGUA ESPANHOLA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Objetivos comunicativos
– Dónde vives?
– Tu nombre
– El origen
– La profesión
– Compreende a necessidade do estudo da Língua Espanhola
– Reconhece algumas formas de comunicação presentes em seu cotidiano.
– Objetivos culturales
– Comunidades autônomas de
Espana
– Miguel Hernandez, um
poeta del pueblo.
– Mercosul: tratado
internacional
– Objetivos gramaticales
– Masculino y feminino de
los adjetivos y sustantivos
– Presente de indicativo de
ser, llamarse, trabajar, vivir
(yo, tu, El)
– Abecedário
– Percebe os inúmeros produtos já existentes com o nome traduzido para o Espanhol;
– Conhece algumas cidades e regiões da Espanha;
– Identifica países que falam a língua espanhola.
– Diz seu nome, origem e profissão;
– Conhece e fica sabendo o que é o porque do Mercosul.
– Distingue o gênero mínimo do masculino;
– Conhece alguns substantivos e adjetivos;
– Atenta-se para os falsos cognatas;
– Conhece a conjunção no presente simples dos verbos SER, LLAMARSE, ESTUDIAR,
TRABAJAR, VIVIR;
– Identifica os pronomes pessoais e oblíquos
– Conhece as principais profissões espanholas.
II UNIDADE – abril/junho
Objetivos comunicativos
– Saludar formal e informalmente;
– Dar La gracias
– Ésta ES mi escuela!
– Desenvolve habilidades de escuta e escrita;
– Compreende um diálogo com saudações formais e informais;
– Apresenta pessoas e da características; Objetivos gramaticales
– Adjetivos posesivos
– Demonstrativos (I)
– Plural de adjetivos y
– Revisa suas produções textuais atento aos adjetivos e demonstrativos.
– Caracteriza pessoas , lugares e objetos através dos adjetivos.
– Conhece as formas do verbo estudar.
– substantivos
– Presente de indicativo
ESTUDIAR
– Números Del 0 al 30;
Objetivos Culturales
– México: Países de
Centroamérica
– José Marti: um poeta cubano
– Paises y nacionalidades de
Hispanoamérica
– Conhece um pouco mais cultura espanhola e valoriza a cultura brasileira como parte importante de sua identidade.
– Identifica os numerais e os utiliza para dizer números de telefone.
III UNIDADE – agosto/setembro
Objetivos comunicativos
– Poder La comida
– Expressar los gustos
– Fala de seus gostos em relação aos alimentos a partir do verbo QUERER
– Enriquece seu vocabulário com palavras e expressões referentes aos alimentos.
Objetivos culturales
– Hábitos alimentícios
– Alimentos de España e Hispanoamérica.
– Manoel Machado: um poeta hablando de teu gustos.
– Reconhece com maior facilidade o tipo de informação apresentada no texto através do vocabulário por associação com a língua materna.
– Consegue pedir um alimento e agradecer;
– Percebe claramente as diferenças de hábitos alimentares entre brasileiros e espanhóis.
Objetivos gramaticales
– Presente do indicativo de
PODER, QUERER, HACER
– Números Del 31 al 50.
– Identifica os alimentos da Espanha e Hispanoamérica.
– Conhece os ingredientes dos alimentos da Espanha.
– Compreende a poesia de Manoel Machado a partir da comparação dos gostos.
IV UNIDADE – setembro/novembro
– Objetivos comunicativos
– Descrición~, colores
– Acciones habituales
– Preguntar y decir La edad
– Perguntar el precio
– Sabe dirigir-se a um desconhecido onde está situado algum estabelecimento;
– Pergunta e diz sua idade sabendo que é necessário um certo grau de intimidade para essa prática ser realizada.
Objetivos Culturales
– Vida familiar
– Rômulo Gallegos! Um escritor venezolano
– Donde compramos?
– Dirigi-se a uma loja e perguntar o preço de algum objeto, utilizando os numerais.
– Descreve ações habituais que envolvem alguns membros da família;
Objetivos gramaticales
– Numeros Del 51 al 100
– Conhece o vocabulário relacionado a membros da família.
– Descreve cada membro da família e suas cores prediletas;
– Confere conjugação do verbo preferir e saber quando expõe suas preferências;
– Compara nas atividades diárias com as do colega;
– Percebe a aplicabilidade dos artigos definidos quando refere-se a peças do vestuário;
– Diferenças na estrutura familiar brasileira e espanhola;

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril
– Leis 10639/2003 e 11645/2008
– Conceito de Lei, decreto, sanção, artigos, parágrafo, obrigatoriedade, D.O.U veto
– Importância dos estudos sobre história e cultura afrobrasileira e indígena
– Por que a obrigatoriedade
– Formação povo brasileiro indígenas – portugueses – africanos e desigualdades sociais.
– Constrói conceito para Lei, veto, sanção, decreto, artigos e parágrafos;
– Compreende necessidade para elaboração e aplicabilidade de Leis.
– Identifica e compreende a importância dos estudos da história e cultura dos afro – brasileiros e indígenas.
– Relaciona a obrigatoriedade desses estudos com a realidade dos afro-brasileiros e
indígenas na atualidade.
II UNIDADE – abril/junho
– Espaço geográfico – África ocidental – oriental – central – meridional
– Localiza países africanos e suas respectivas capitais e região (continente)
– Caracteriza as sociedades africanas relacionando-a subdivisão geográfica.
– Percebe diversidade étnica africanas e indígenas.
– Países e capitais Etnias (atualidade)
– Espaço geográfico: Brasil indígenas
– Ocupação América e Brasil (origem)
Grupos e modo de vida Países africanos de língua portuguesa.
– Localiza grupos indígenas em território brasileiro antes e depois dos portugueses
(colonização portuguesa)
– Percebe diversidade de grupos indígenas – seus modos de vida e tecnologias.
III UNIDADE – agosto/setembro
Vocabulário indígena no idioma brasileiro
– Religião e arte indígena
– Cultura e tecnologia indígena
– Identificar e reconhecer vocábulos indígenas em nosso idioma
– Compreende signos e retos religiosos indígenas
– Identifica deuses indígenas.
– Caracteriza produção cultural e artística indígena.
IV UNIDADE – setembro/novembro
– Projeto Consciência Negra
– Religião africana no Brasil: candomblé formação – crenças orixás
– Resistência africana
– O matriarcado
– Os cânticos – instrumento musicais
– Signos e significados
– Compreende o Candomblé como reunião religiões africanas no Brasil.
– Percebe o candomblé como manifestação de resistência e resgate cultural africano.
– Compreende a diversidade cultural e prática tolerância religiosa.
– Conceitua Candomblé, orixá, matriarcado, terreiro, oferenda.
FILOSOFIA – Professora Aline
I UNIDADE – fevereiro/abril
– A origem e desenvolvimento da Filosofia:
– Os sentimentos: Paixão e Amor
– Desenvolve metodologia de estudo;
– Reflete sobre a importância do estudo filosófico;
– Identifica os diferentes sentimentos na Filosofia
II UNIDADE – abril/junho
– A razão e a filosofia de ciência;
– Filosofia x ciência
– Diferencia a Filosofia de ciência;
– Identifica a razão como elemento importante no desenvolvimento filosófico.
III UNIDADE – agosto/setembro
– Produções filosóficos
– Os sentimentos dor e raiva
– Identifica os diferentes sentimentos no Filosofia;
– Reflete sobre a relação entre sentimentos e os diversos produções filosóficos.
IV UNIDADE – setembro/novembro
– Os sentimentos no na atualidade:
– O individualismo
– O stress
– A paz
– Identifica as diferentes sentimentos na filosóficas;
– Desenvolve
EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/aril
Legislação cooperativista lei Lei 5764/71
– Compreende necessidade e interesses para elaboração e aplicabilidade de Leis.
– Identifica e compreende a importância
– Constituição Federal 1988 Art. 5º incisos XVII a XXI artigo 146, alínea C e 174 –
parágrafos 2º, 3º e 4º 187 / VI, e 192 / VIII.
– Constituição Estadual
– Ato das disposições transitórias Art. 49 Lei 8949 de 09/12/1994 parágrafo único Art. 442 CLT.
– Lei 9394 /96 – LDB art. 14 e 15.
– Importância dos estudos e prática do cooperativismo.
– Ramos do cooperativismo
– Princípios Educação cooperativista.
II UNIDADE – abril/junho
– O cooperativismo nas sociedades formadoras do Brasil.
– Cooperativismo e as sociedades indígenas
– Etnias africanas e ações cooperativistas no Brasil (Quilombos)
– Identifica ações cooperativistas nas sociedades indígenas, africanas.
– Percebe as vantagens de ações cooperativistas na organização de uma sociedade.

3 thoughts on “Planejamento anual – 7° ano

  1. Parabéns!
    Esse site é muito bom, trata de vários assuntos e nos ajuda em nossa prática pedagógica.
    Obrigada!

    Cybele Reply:

    Olá Rita, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *