Planejamento anual 8º ano

LEMBRETE: Curso: A Arte de Contar Histórias

*************** CURSO “A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS ***************


Daremos início a mais um curso “A Arte de Contar Histórias”

Desta vez sortearei uma vaga no curso dentre as pessoas que comentarem esta postagem.

O sorteio será realizado no dia 07 de fevereiro de 2011.

Comente clicando AQUI e boa sorte!

Fonte: CODEPIN

LÍNGUA PORTUGUESA – Professora: Valdirene

8º ANO
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Textos jornalísticos;
– Características do gênero jornal;
– Estudo dos aspectos lingüísticos do texto jornalístico;
– Estudo dos conectivos (relação de sentido);
– Adição;
– Alternância;
– Causa;
– Conseqüência;
– Revisão tempos verbais;
– Presente
– Pretéritos
– Revisão tempos verbais;
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Debate acerca dos temas do texto jornalístico;
– Conhece características do texto jornalístico;
– Constrói noção de interação do texto jornalístico com leitor;
– Reconhece marcas lingüísticas do gênero jornalísticos;
– Estabelece noção de sentido entre os conectivos no texto;
– Reflete sobre a presença dos tempos e modos verbais nas ações do cotidiano;
– Reconhece a noção semântica do subjuntivo;
– Faz coletânea de textos jornalísticos, observando características do gênero.

II UNIDADE – abril/junho

* Resenha
– Resenha crítica;
– Resenha de livros;
– Sintaxe e Morfologia; (diferença semântica)
* Frase, oração e período;
*Termos essenciais da oração:
– Sujeito;
– Predicado;

Tipos de sujeito:
-Revisão de pontuação;
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Compreende o que leu;
– Apropria-se das normas da resenha crítica;
– Produz resenha crítica do paradidático da unidade;
– Revisa seu próprio texto;
– Constrói noção de morfologia e sintaxe;
– Estabelece a distinção entre sintaxe e morfologia;
– Apropria-se do conceito de frase, oração e período;
– Conhece termos essenciais da oração;
– Examina contextos, observando os termos essenciais da oração;
– Conhece os diferentes tipos de sujeito;
– Organiza seminário sobre os conteúdos estudados
– Usa adequadamente os sinais de pontuação na produção textual.

III UNIDADE – agosto/setembro

* A televisão como meio de comunicação;
– A influência da televisão na sociedade brasileira;
– Variação lingüística:
– Geográfica;
– Histórica;
– Preconceito lingüístico
– Norma culta
– Norma popular
– Transitividade verbal;
– Mudança da transitividade verbal;
– Complementos verbais:
– Objetos direto
– Objeto indireto
– Preposição (noção semântica);
– Adjunto adverbial.
– Discute textos com o tema da unidade;
– Interpreta textos orais ou escritos com o tema da unidade;
– Posiciona-se criticamente acerca da influência da televisão na sociedade;
– Seleciona, agrupa e analisa materiais escritos sobre o tema da unidade;
– Compreende os conceitos de variedades lingüísticas;
– Examina contextos, observando transitividade verbal;
– Reconhece nos contextos as mudanças da transitividade verbal;
– Conhece os objetos verbais, enquanto complementos de contextos;
– Compara o uso das preposições com as diferentes noções de sentido estabelecidas por elas;
– Classifica nos contextos as circunstâncias expressas pelos adjuntos adverbiais.
– Organiza apresentação oral, revisando conteúdos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* A propaganda na televisão;
– Análise crítica da propaganda;
– A teledramaturgia influenciando a sociedade brasileira;
O adjunto adnominal;
– Predicativo do sujeito
– Complemento nominal
– Aposto
– Discute textos com tema da unidade;
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Aprimora sua modalidade lingüística oral;
– Argumenta, com fundamento sobre as discussões da unidade;
– Produz texto, argumentando sobre os aspectos da discussão da unidade;
– Identifica, nos contextos, a presença do adjunto adnominal;
– Conhece o predicativo do sujeito nos diferentes contextos;
– Identifica o complemento nominal nos textos;
– Tipos de predicado;
– Verbos de ligação
– Classificação dos verbos, quanto a predicação.
– Descreve o contexto em que ocorre o complemento nominal;
Conhece as características do o aposto;
– Reconhece os tipos de predicado, a partir do exame das produções textuais;
– Identifica os verbos de ligação;
– Classifica os verbos quanto a predicação;
– Produz roteiro de propaganda;
– Faz vídeos pequenos com propaganda;
– Analisa criticamente as produções de vídeos.


MATEMÁTICA – Professora Rosângela
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Revisando números:
– Naturais; inteiros; decimais e fracionários
– Múltiplos e divisores.
– Conceitua e opera com os diversos elementos dos diferentes conjuntos numéricos;
– Reconhece, calcula e determina números quadrados perfeitos;
– Representa valores por mutação científica;
– Decompõe um número natural em fatores primos;
– Calcula o M.M.C. por meio de fatoração;
– Ampliando conceitos numéricos
– Números racionais
– Reconhece um número racional
– Identifica uma dízima periódica
– Conceitua e efetua uma dízima periódica;
– Localiza números racionais na reta numérica
– Números irracionais – Reconhece um números irracional;
– Calcula raízes quadradas não escalas
– Calcula o valor de Pi e do comprimento da circunferência.
– Números reais – Identifica o conjunto de números reais.
– Sólidos geométricos – Calcula volume de blocos retangulares.
– Representa figuras tridimensionais em malhas quadriculadas.
– Desenvolve a idéia de perspectiva.
– Estabelece relações entre objetos e sólidos geométricos.

II UNIDADE – abril/junho

* Calculando área de perímetro;
– Área e perímetro de figuras planas
– Calcula área de superfícies planas;
– Estabelece e reconhece polígonos semelhantes;
– Calcula a área de polígonos;
– Utiliza formulas para cálculo de área;
– Calcula área e perímetro de polígonos curvos;
– Relaciona o Teorema de Pitágoras com o cálculo da área do quadrado;
– Operando com letras e números
* Monômios e polinômios;
– Reduz termos semelhantes dos monômios;
– Calcula o valor numérico de expressões algébricas;
– Opera com polinômios;
– Efetua divisões entre monômios e polinômios;
– Produtos e fatores: Uma questão notável
– Produtos notáveis
– Fatoração de expressões algébricas.
– Trabalhando com dados estatísticos
– Estatística
– Desenvolve a fatoração do quadrado da soma; O quadrado da diferença e a diferença de dois quadrados
– Fatora expressões algébricas.
– Constrói e analisa tabelas e gráficos.
– Analisa e interpreta problemas envolvendo dados recentes do cotidiano.
– Percebe e identifica as somas das parcelas (dados de uma pesquisa) para calculo da média aritmética.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Localizando pontos no plano;
– Sistema de coordenadas cartesianas.
– Reconhece o sistema de coordenadas cartesianas;
– Faz relação com coordenadas geográficas;
– Identifica os eixos das abscissas e ordenadas;
– Identifica e localiza os pontos num sistema de coordenadas cartesianas;
* Sistema de equações do 1º Grau; – Desenvolve a idéia de equação com duas incógnitas;
– Representa algébrica e graficamente equações com 2 incógnitas;
– Resolve algébrica e graficamente equações com 2 incógnitas;
– Identifica métodos de resolução de sistemas de equação;
* Ângulos na geometria; – Identifica ângulos formados por paralelas e transversais;
– Identifica ângulos complementares e suplementares;
– Classifica polígonos convexos e não convexos;
– Identifica o ângulo central de polígono retangular;
– Determina duas medidas dos ângulos internos de um polígono regular.
* Triângulos: Construções e relações
– Triângulos e quadriláteros
– Constrói triangulo;
– Identifica e constrói triângulos equivalentes;
– Classifica quadriláteros;
– Determina o nº de diagonais de um convexo;

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Transformando figuras
– Simetria e reflexão;
– Identifica as diferentes transformações no plano;
– Identifica-se propriedades invariantes;
– Transforma figuras no plano;
– Ampliando e reduzindo
– Proporção;
– Identifica escalas;
– Constrói figuras por homotetia;
– Calcula a razão de semelhança entre 2 polígonos;
– Estimando resultados
– Possibilidades e probabilidades;
– Representa o número de possibilidades por meio de contagem da arvore de possibilidades e da multiplicação;
– Calcula a probabilidade de ocorrer um determinado evento;
– Representa probabilidades por meio de razão, porcentagem e decimais.

CIÊNCIAS NATURAIS – Professora Valdineia
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Surgimento ser humano
– Característica e adaptações dos seres humanos.
– Ações transformadoras do ser humano no meio ambiente.
– Compreender o lugar que a espécie humana ocupa no reino animal e as adaptações do ser humano aos diferentes ambientes identificando-se como transformador do ambiente para suprir suas necessidades;
– Reprodução nos vertebrados
– Sexualidade humana
– Transformações do corpo.
– Anatomia dos sistemas reprodutores humanos.
– Fisiologia dos sistemas reprodutores.
– Fecundação e gravidez.
– Planejamento familiar e métodos anticoncepcionais .
– Prevenção e transmissão das DST’S
– Papeis sociais do homem e da mulher.
– Entender as mudanças passadas pelo ser humano nas diferentes fases da vida, determinadas por fatores biológicos e sociais.
– Interpreta os mitos e preconceitos sobre sexualidade, além de conhecer as formas de transmissão e tratamento de DST’S.

II UNIDADE – abril/junho

* Organização do corpo humano
– Célula/tecido/órgão/sistema/ organismo.
– Compreender o corpo como um sistema integrado nas dimensões biológicas, afetivas e sociais;
* A transformação dos alimentos no sistema digestório;
– Compara o sistema digestório nos vertebrados e sua evolução;
– Identifica as funções dos nutrientes e conhecer as doenças do sistema digestório;
* Circulação/sangue/plasma/ sistema ABO
– Conhece os componentes do sangue, compara com o sistema circulatório de outros vertebrados;
* Trocas gasosas/pulmões/traquéia/ inspiração e expiração.
– Compara o sistema respiratório nos vertebrados e conhece as doenças nesse sistema;
* Sistema urinário / composição da urina
– Compara a excreção e compreender a fisiologia deste sistema.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Sistema nervoso;
– Central
– Periférico
– O estruturas do SN
– Saúde do sistema nervoso
– Compreender a fisiologia do sistema nervoso, identifica o sistema nervoso central e periférico relacionando com os atos voluntários e reflexos.
– Conhece os efeitos das drogas licitas e ilícitas no sistema nervoso.
* Sistema endócrino;
– Substâncias químicas
– Sistema nervoso e endócrino
– Hipófise
– Estresse
– Diabetes
– Conhece as ações coordenadas do sistema endócrino, identificando as principais glândulas e relacionando o sistema endócrino com o uso de medicamentos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Sistema muscular
– Sistema esquelético
– Compreende a integração entre músculos e ossos.
– Instruções de primeiros socorros.
* Visão/audição/tato e olfato – Conhecer os sentidos: visão, audição, paladar/tato e olfato entendendo sua relevância na integração com o meio.
*Genética; – Compreende os princípios da hereditariedade, transfusão de sangue e compreender as doenças genéticas.

HISTÓRIA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Iluminismo:
– Antecedentes pensadores;
– Contexto – pensadores
– Conceitua e caracteriza Iluminismo;
* Revolução Inglesa:
– Antecedentes – contexto – conseqüências
– Identifica e compreende interesses da burguesia na Revolução Inglesa;
* Revolução Francesa:
– Antecedentes, contexto e conseqüências;
– Percebe transformando promovidas pela Revolução Francesa, dando início à idade contemporânea
* Brasil no contexto século XVIII
– Economia mineradora
– Inconfidência mineira
– Conjuração Baiana: diferenças e semelhanças.
– Compreende o Brasil no contexto, século XVIII, aspectos econômicos e sociais.

II UNIDADE – abril/junho

* Revolução Industrial:
– Antecedentes, contexto e conseqüências;
– Identifica e compreende elementos causadores e conseqüentes da Revolução Industrial;
* Independência da América inglesa;
* Independência América espanhola;
– Estabelece diferenças entre independência dos EUA, Independência espanhola e portuguesa na América.
* Independência do Brasil
– Família real no Brasil
– A independência
– Consolidação
– Reconhecimento
– Constituição 1824
– Compreende o contexto que ocorreu na vinda da família real para o Brasil;
– Reconhece agentes promotores da independência do Brasil;

III UNIDADE – julho/setembro

* Independência dos EUA:
– Consolidação séc XIX;
– Marcha para o Oeste;
– Imperialismo norteamericano: Cuba, panamá
– Cuba;
– Panamá;
– Compreende momentos de expansão territorial dos EUA;
– Constrói conceito para imperialismo;
*Unificação Itália e Alemanha; – Compreende contexto para unificação “tardia” da Itália e Alemanha’.
– Industrialização no século XIX;
– Movimento operário;
– Socialismo e Anarquismo;
– Reconhece movimentos operários, socialista e anarquista surgido com o desenvolvimento do capitalismo mundial;
* Brasil Imperialismo
– I Reinado;
– Regências;
– II Reinado
– Caracteriza e contextualiza período imperial brasileiro

IV UNIDADE – setembro/novembro

*Diferenças e semelhanças entre Neocolonianismo X Colonialismo
– Estabelece diferenças entre colonialismo e neocolonialismo;
* Imperialismo e Racismo;
* África;
* Ásia;
– América Latina
– Constrói conceito para racismo;
– Relaciona imperialismo com racismo.
– Percebe ações imperialismo políticos e culturais na Ásia, África e América Latina.
– Cultura urbana; Belle Ekoque
* Brasil no século XIX;
– Crise da monarquia, proclamação república.
– Compreende contexto e interesses para proclamação República no Brasil
– 1ª Constituição Republicana: características
– Caracteriza a 1ª Constituição republicana brasileira.

GEOGRAFIA – Professora Aline
I UNIDADE –fevereiro/abril

* O espaço geográfico:
– O espaço geográfico mundial;
– A organização do espaço geográfico mundial e os recursos da natureza;
– Elementos invisíveis presentes no espaço;
– Constrói os conceitos básicos da geografia;
– Identifica o uso dos conceitos geográficos para a compreensão da realidade dos países e as relações entre eles;

II UNIDADE – abril/junho

* Sociedade e natureza; – Identifica as características de desenvolvimento dos paises;
– As diferentes paisagens e a organização política dos Estados Unidos;
– O Canadá;
– Desenvolvimento e ambiente;
– Reflete sobre as diferenças socioeconômicas presentes no mundo;

III UNIDADE – agosto/setembro

* O Continente europeu suas
características físicas; contexto pósguerras; acordos comerciais; características populares e qualidade de vida.
– Identifica o processo histórico de consolidação do continente europeu;
– Reconhece as relações do poder em contexto de globalização;
– Compreende as relações entre países.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* China
* Japão e os tigres asiáticos;
– A Austrália:
– Nova Zelândia
– Reconhece o processo histórico de consolidação do desenvolvimento em regiões da Ásia e Oceania;
– Valoriza os aspectos culturais de diferentes países
– Compreende as relações socioeconômicas entre países;


EDUCAÇÃO FÍSICA – Professor: Ligia
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Apresentação dos combinados da disciplina
– Exame biométrico
– Os movimentos (naturais / Artificiais)
– História da Educação Física
– Os músculos e suas propriedades
– Anatomia humana: músculos e articulações.
– Noções básicas em higiene pessoal
– Ginástica localizada
– Apresenta o desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS;
– Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina;
– Mostra conhecimento sobre a história e a proposta da disciplina no EF II;
– Apresenta formação de conceitos em higiene pessoal é sociabilidade, respeitando
os limites e características do colegas;
– Apresenta participação efetiva, freqüência nas atividades práticas propostas pela disciplina e assiduidade na entrega das atividades escritas solicitadas pela professora (isso em todas as unidades).

II UNIDADE – abril/junho

* Handebol: história e regras
– Voleibol: história e regras.
– Apresenta desenvolvimento nas habilidades motoras como coordenação, locomoção, manipulação e equilíbrio nos desportos propostos para esta unidade.
– Apresenta conhecimento sobre as regras básicas e táticas de jogo.
– Apresenta desenvolvimento nas habilidades perceptivas motora como lateralidade
e orientação espaço/tempo.
– Apresenta desenvolvimento nas capacidades físicas e motoras, como resistência aeróbica, força e flexibilidade.

III UNIDADE – agosto/setembro

*Axé
– Samba
– Hip-hop
– Dança de Salão
– Transforma a língua musical em linguagem de movimentos (que é anerente à disciplina), que pode ser realizado por meio da exploração de gestos livres espontâneos, pelos quais o aluno pode exteriorizar o que sente em relação à mesma ou a outro estimulo sonoro escolhido.
– Troca experiências com os colegas (com os que conhecem e desconhecem a doenças escolhidas)
– Contextualiza a dança trabalhada, pois não há sentido estudar os ritmos musicais desviando-as do seu contexto social e histórico.

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Exame Biométrico
*A História da Natação e seus estilos.
– Noções básicas em
Primeiros Socorros.
– Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
– Apresenta conhecimento sobre a natação e seus estilos.
– Apresenta noções básicas no deslocamento com estilos da natação, aplicando as técnicas de deslocamento e respiração sub-aquática / a área da natação.

INGLÊS – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

* Review
– Simple present e present progressive
– Past simple – have/be
– Past progressive – adverbs in the past, uso do When e while
– Desenvolve técnicas de leitura para compreensão de texto de caráter histórico informativo;
– Reconhece dois tempos verbais, em especial o simple past;
– Compreende a relação existente entre os tempos verbais past simple e past progressive a partir do emprego do When e While.
– Constrói frases no past tense com uso do advérbio;
– Percebe a importância da leitura não apenas para saber o significado de cada palavra para compreensão do contexto;
– Produz textos preocupando-se com palavras e expressões essenciais ao contexto;
– Relaciona temas de filmes e textos estudados ao seu cotidiano;
– Posiciona-se frente aos temas apresentados nos filmes;
– Desenvolve estratégias de leitura como forma de interação com a sociedade.

II UNIDADE – abril/junho

* Reading
– Elementos para a produção de sentido textual – interlocutores, intenções;
– Entende o significado de expressões e palavras, considerando o contexto;
– Conhece as regras e ortografia dos verbos regulares na forma afirmativa;
* Language
– Vocabulary referente à proteção do meio ambiente, campanhas, mídias e propagandas de conscientização;
– EVERY, ANY no sentido de
“todos e quaisquer”.
– Reconhece os elementos para produção de sentido textual-interlocutor, condições de produção, intenções;
– Apropria-se do vocabulário referente à proteção do meio ambiente e propagandas de conscientização;
* GRAMMAR
– Novos verbos regulares e revisão de When e While..
– Entende o emprego do EVERY e ANY no sentido de “todos e quaisquer”;
– Reorganiza os procedimentos de coesão, verificando suas respostas;
– Estabelece relações com o que foi ouvido através de textos não-verbais;
– Comenta e organiza os procedimentos de correção verificando suas respostas;
– Desenvolve estratégias de leitura através de expressões do passado simples;
– Posiciona-se frente aos temas presentes nos textos.
– Contrasta o uso simultâneo do past progressive e do simple past.
– Percebe a variação de modalidades entre a fala e a escrita.

III UNIDADE – agosto/setembro

* Reading
– Matérias eletivas nas escolas dos EUA e no Brasil.
– Arte contemporânea;
– Textos de opinião e
– Percebe diferenças nas formas de lazer dentre elas o lazer cultural;
– Lê e expressa sua opinião sobre arte contemporânea;
– Descobre o significado de palavras ou frases considerando o contexto em que elas estão inseridas;
argumentativos;
– Decoração.
* Language:
– Uso do a hot of, lots of e some.
– Textos variados: receitas, certidões de casamento, nascimento,
– Óbitos;
– Brow ?Ñlend
– Reorganiza o sentido do tema de um texto a partir do significado das palavras
chaves, considerando o contexto em que elas estão inseridas;
* Grammar
– Passado simples, verbo irregular e regular;
– Verbos modais MAY E MIGHT, substantivos contáveis e incontáveis.
– Identifica a similaridade de conteúdo entre textos.
– Constrói pequenos textos no passado simple iniciado e concretizado num dando momento no passado.
– Produz pequenos textos preocupando-se com palavras e expressões essenciais ao contexto;
– Expressa ações passadas por meio de dramatizações e atividades orais.

IV UNIDADE – (21/09/2009 A 24/11/2009)

* Reading:
– Propaganda, diário anúncio (informativo)
– Analisa textos com diferentes situações comunicativas de uso público e pessoal.
– Analisa o significado de palavras, frases e expressões considerando o contexto em que elas estão inseridas.
* Language
– Uso do Much, many, litltle, few, a lot of lots of, plenty, several
– Analisa o significado de palavras, frases e expressões considerando o contexto em que elas estão inseridas.
– Lê e interpreta textos adequados a diferentes situações comunicativas propaganda, diário, anúncio.
* Grammar
– Simple past – regular and irregular verbs;
– Possessive case (‘s = OF),
– Future With GOING TO
– Emprega com propriedade os “determiners” much, many, few, little, a loto f, lots of, plety of, several para indicar quantidades;
– Identifica as particularidades dos substantivos contáveis e incontáveis;
– Refere-se a algo que possui ou que pertence a alguém, empregando o caso possessivo;
– Expressa planos e decisões empregando frases no futuro;
– Interpreta o assunto de um diálogo informal ocorrido por telefone a partir do futuro com going to.


ARTES – Professor Murilo
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Manifestações poéticas e combinações estéticas.
– Diferencia patrimônio material e material da humanidade.
– Conceitua arte bizantina
– Cria mosaicos
– Conceitua harmonia, equilíbrio e contraste em arte.
– Cria diferentes texturas
– Reconhece instrumentos musicais e os classifica em suas diferentes categorias.
– Compreende o que é patrimônio cultural

II UNIDADE – abril/junho

– Criando e recriando – Compreende o barroco como estilo de arte, reconhece e reproduz suas
características.
– Enumera artistas barrocos e suas características individuais.
– Reconhece a arquitetura barroca e suas características
– Reconhece o fotografia como forma de expressão artística.
– Utiliza bem o foco e o enquadrando nas fotos.
– Cria obras com características cubistas.
– Compreende o cubismo como forma de arte contemporânea.

III UNIDADE – agosto/setembro

– Mudas e Modas – Reconhece ou determina lugares e épocas pela observação dos figurinos.
– Jogo das texturas – Cria diferentes textuais visuais
– Rap – Faz analise crítica de músicas de diferentes épocas e estilos.
– Estava na moda – Conhece as produções culturais das décadas de 60, 70, 80 e 90.
– Moda, arte e criação – Produz peças e roupas com diferentes estilos.
– Pop Art – Compreende a Pop Art como forma de arte contemporânea
– Design – Reconhece observa as diferentes formas de design.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Mistérios e enigmas da arte – Conhece, investiga e decifra alguns dos vários mistérios da arte.
– Descobrindo o Egito – Lê e interpreta as imagens iconográficas que compõem a escrita egípcia.
– Mistérios e enigmas da Monalisa – Investiga os mistérios que cercam a imagem do Monalisa
– Renascença – Investiga os mistérios da arte renascentista
– Mistério e suspense – Se apropria dos conhecimentos diferentes a vida e a obra de Alfrio Hitchcock.

INFORMÁTICA EDUCACIONAL – Monitor Paulo Roberto
I UNIDADE – fevreiro/abril

– Partes do computador;
– O computador e seu funcionamento;
– Identifica as partes do computador e seu funcionamento;
– Sistema operacional;
– Windows;
– Compreende a evolução do computador, relacionando o seu uso no passado com os dias atuais;
– Conhece outros sistemas operacionais, compreendendo a importância do sistema operacional na máquina;
– Acessórios Windows; – Utiliza acessórios do Windows com o apoio dos softwares para desenvolver a
criatividade;

II UNIDADE – abril/junho

– O logotipo; – Utiliza as ferramentas do Word para criar logomarca ou personalizar trabalho;
– Cartão de visitas; – Cria e desenvolve diagrama, cartões de visita sabendo da importância desses
elementos para o ramo empresarial;
– Mala direta; – Conhece as facilidades que podem transformar atividades demoradas em tarefas ágeis dentro de uma empresa ou setor;

III UNIDADE – agosto/setembro

* Internet;
– Navegador da Web;
– Internet Explorer;
– O que oferece a Internet;
– Programa de e-mail;
– Personalizar papel de carta;
– Capturando imagem da Internet;
– Conhece o funcionamento da Internet identificando suas várias funções e utilidades;
– Reconhece a Internet como um meio de comunicação mundial e pensamento crítico;
– Utiliza a comunicação através de programa de e-mail;
– Sabe navegar na Internet utilizando para pesquisa em prol de seus conhecimentos;
– Captura imagens da Internet fazendo download;
* Power Point;
– Criação do slide;
– Figuras;
– Animação;
– Utiliza recursos oferecidos no Power Point para desenvolvimento e apresentações de trabalhos;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Excel;
– Edição de planilhas;
– Conhece o programa Excel e o utiliza na forma adequada em função de suas necessidades;
– Sabe utilizar gráficos, cálculos, formatar células e todos os demais recursos do programa;
– Informativo;
– Coluna, Tabela;
– Utiliza os recursos existentes para o desenvolvimento de seus trabalhos escolares.

LITERATURA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Textos jornalísticos;
– Revisão de conceito e estrutura
– O lide
– O editorial
– A entrevista
– A notícia
– O jornal impresso
– O Jornal televisado;
– Carta do leitor;
– Reconhece que tema como: jornal, revista, rádio, Tv, tem funções no contexto social;
– Percebe os diferentes meios de comunicação, diferentes mídias, caracterizam a sociedade
contemporânea;
– Analisa as diferenças e semelhanças na linguagem e estrutura textual do jornal impresso e
televisivo;
– Produz Carta de Leitor atento a estrutura, linguagem, ortografia, pontuação, coerência e
coesão principalmente.
– Reescreve um editorial analisando sua estrutura dissertativa;
– Lê e analisa os pontos pros e contras do enredo do paradidático;
– Analisa o contexto histórico em que o tema do paradidático “Os Miseráveis” está inserido;
– Identifica as características da resenha crítica;
– Reescreve um editorial na terceira pessoa;
– Analisa a atuação do editorial e a reportagem nos textos de uma revista;
– Analisa o posicionamento do leitor e do editor do texto nas cartas do leitor.

II UNIDADE – abril/junho

– Textos de opinião
– Resenha
– Jornal e revista
– Fotonovela
– HQ – historia em quadrinhos
– Percebe a atuação do editorial e reportagem nos textos de uma revista.
– Reconhece que a reportagem tem como característica marcante o trabalho de campo;
– Analisa o entrelaçamento do tema do paradidático no contexto social;
– Lê e sintetiza o que compreende sobre o paradidático “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
– Analisa a estrutura e funções das capas de revista;
– Reconhece as características da resenha crítica
– Percebe a importância da imparcialidade e veracidade como uma das características dos textos jornalísticos e revistas;
– Reconhece que código de ética faz parte do cotidiano dos bons jornais e revistas do país para assegurar a veracidade da matéria publicada;
– Entende que toda e qualquer matéria publicada em jornal revista deve ser assinada por quem escreveu o material.

III UNIDADE – agosto/setembro

– O rádio;
– A televisão
– Produz um texto dissertativo – argumentativo não só num ponto de vista escolhido, como também baseado no enunciado;
– Aborda a influencia da televisão no cotidiano das crianças e adolescentes
– Percebe os prós e contras do uso excessivo da televisão;
– Conclui que uso exagerado do fone de ouvido plugado aos aparelhos eletrônicos, podem causar sérios problemas à saúde.
– Seleciona com mais critérios programas de televisão mais educativos, de acordo com sua faixa etária;
– Percebe que entre o mundo infantil e adulto, perpassam questões que envolvem principalmente responsabilidade e naturalidade;
– Reconhece o horário nobre, 20 horas são disponíveis para quem pode pagar mais caro pela exibição de um filme, novela, propaganda e outros;
– Compreende os conceitos das variedades lingüísticas, inseridos nos programas de TV e rádio;
– Aprimora a compreensão dos textos do paradidático através da participação nos debates;

IV UNIDADE – setembro/novembro

* Propaganda,
– Teledramaturgia (novelas)
– Argumenta os textos lidos
– Desenvolve estratégias de leitura;
– Reflete, a partir de discussões em sala, a forma que o negro é visto na sociedade;
– Discute sobre a ausência de negros nas propagandas e televisão;
– Analisa a ausência de ações positivas inerentes ao negro na teledramaturgia;
– Debate a respeito da lei;
– Reconhece a importância social do jornal impresso;
– Reconhece a importância dos telejornais bem como a leitura dos jornais impressos, no que diz respeito ao acesso à informação, enriquecimento do vocabulário e no desenvolvimento crítico;
– Entende as seções de um jornal, estrutura dos jornais e os gêneros presente nele.
– Desenvolve mais significamente a prática com texto orais – rádio e telejornais;
– Analisa os aspectos não verbais presentes nas propagandas.

LÍNGUA ESPANHOLA – Professora Sandra Regina
I UNIDADE – fevereiro/abril

– Objetivos comunicativos
– Dónde vives?
– Tu nombre
– El origen
– La profesión
– Compreende a necessidade do estudo da Língua Espanhola
– Reconhece algumas formas de comunicação presentes em seu cotidiano.
– Objetivos culturales
– Comunidades autônomas de Espana
– Miguel Hernandez, um poeta del pueblo.
– Mercosul: tratado internacional
– Objetivos gramaticales
– Masculino y feminino de los adjetivos y sustantivos
– Presente de indicativo de ser, llamarse, trabajar, vivir (yo, tu, El)
– Abecedário
– Percebe os inúmeros produtos já existentes com o nome traduzido para o Espanhol;
– Conhece algumas cidades e regiões da Espanha;
– Identifica países que falam a língua espanhola.
– Diz seu nome, origem e profissão;
– Conhece e fica sabendo o que é o porque do Mercosul.
– Distingue o gênero mínimo do masculino;
– Conhece alguns substantivos e adjetivos;
– Atenta-se para os falsos cognatas;
– Conhece a conjunção no presente simples dos verbos SER, LLAMARSE, ESTUDIAR, TRABAJAR, VIVIR;
– Identifica os pronomes pessoais e oblíquos
– Conhece as principais profissões espanholas.

II UNIDADE – abril/junho

Objetivos comunicativos
– Saludar formal e informalmente;
– Dar La gracias
– Ésta ES mi escuela!
– Desenvolve habilidades de escuta e escrita;
– Compreende um diálogo com saudações formais e informais;
– Apresenta pessoas e da características;
Objetivos gramaticales
– Adjetivos posesivos
– Demonstrativos (I)
– Plural de adjetivos y substantivos
– Presente de indicativo
ESTUDIAR
– Números Del 0 al 30;
– Revisa suas produções textuais atento aos adjetivos e demonstrativos.
– Caracteriza pessoas , lugares e objetos através dos adjetivos.
– Conhece as formas do verbo estudar. Objetivos Culturales
– México: Países de Centroamérica
– José Marti: um poeta cubano
– Paises y nacionalidades de Hispanoamérica
– Conhece um pouco mais cultura espanhola e valoriza a cultura brasileira como parte importante de sua identidade.
– Identifica os numerais e os utiliza para dizer números de telefone.

III UNIDADE – agosto/setembro

Objetivos comunicativos
– Poder La comida
– Expressar los gustos
– Fala de seus gostos em relação aos alimentos a partir do verbo QUERER
– Enriquece seu vocabulário com palavras e expressões referentes aos alimentos.
Objetivos culturales
– Hábitos alimentícios
– Alimentos de España e Hispanoamérica.
– Manoel Machado: um poeta hablando de teu gustos.
– Reconhece com maior facilidade o tipo de informação apresentada no texto através do vocabulário por associação com a língua materna.
– Consegue pedir um alimento e agradecer;
– Percebe claramente as diferenças de hábitos alimentares entre brasileiros e espanhóis.
Objetivos gramaticales
– Presente do indicativo de PODER, QUERER, HACER
– Números Del 31 al 50.
– Identifica os alimentos da Espanha e Hispanoamérica.
– Conhece os ingredientes dos alimentos da Espanha.
– Compreende a poesia de Manoel Machado a partir da comparação dos gostos.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Objetivos comunicativos
– Descrición~, colores
– Acciones habituales
– Preguntar y decir La edad
– Sabe dirigir-se a um desconhecido onde está situado algum estabelecimento;
– Pergunta e diz sua idade sabendo que é necessário um certo grau de intimidade para essa prática ser realizada.
– Perguntar el precio
Objetivos Culturales
– Vida familiar
– Rômulo Gallegos! Um escritor venezolano
– Donde compramos?
– Dirigi-se a uma loja e perguntar o preço de algum objeto, utilizando os numerais.
– Descreve ações habituais que envolvem alguns membros da família;
Objetivos gramaticales
– Numeros Del 51 al 100
– Conhece o vocabulário relacionado a membros da família.
– Descreve cada membro da família e suas cores prediletas;
– Confere conjugação do verbo preferir e saber quando expõe suas preferências;
– Compara nas atividades diárias com as do colega;
– Percebe a aplicabilidade dos artigos definidos quando refere-se a peças do vestuário;
– Diferenças na estrutura familiar brasileira e espanhola;

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevreiro/abril

– Leis 10639/2003 e 11645/2008
– Conceito de Lei, decreto, sanção, artigos, parágrafo, obrigatoriedade, D.O.U veto
– Importância dos estudos sobre história e cultura afrobrasileira e indígena
– Por que a obrigatoriedade
– Formação povo brasileiro indígenas – portugueses – africanos e desigualdades sociais.
– Constrói conceito para Lei, veto, sanção, decreto, artigos e parágrafos;
– Compreende necessidade para elaboração e aplicabilidade de Leis.
– Identifica e compreende a importância dos estudos da história e cultura dos afro – brasileiros e indígenas.
– Relaciona a obrigatoriedade desses estudos com a realidade dos afro-brasileiros e
indígenas na atualidade.

II UNIDADE – abril/junho

– Espaço geográfico – África ocidental – oriental – central – meridional
Países e capitais Etnias (atualidade)
– Espaço geográfico: Brasil indígenas
– Ocupação América e Brasil (origem)
Grupos e modo de vida Países africanos de língua portuguesa.
– Localiza países africanos e suas respectivas capitais e região (continente)
– Caracteriza as sociedades africanas relacionando-a subdivisão geográfica.
– Percebe diversidade étnica africanas e indígenas.
– Localiza grupos indígenas em território brasileiro antes e depois dos portugueses (colonização portuguesa)
– Percebe diversidade de grupos indígenas – seus modos de vida e tecnologias.

III UNIDADE – agosto/setemb
ro

– Arte africana
– Artesanato
– Arquitetura
– Pintura
– Vestuário
– Música
– Literatura e poesia
– Percebe diversidade e riqueza criadora
– Constrói imaginário da evolução e contemporaneidade produção artística e cultural africana.
– Caracteriza produção cultural africana.

IV UNIDADE – setembro/novembro

– Projeto Consciência Negra
– Ações afirmativas e políticas publicas.
– Conceito, importância, objetivos, conseqüências.
– Porque reparação?
– Cotas nas universidades – rádio, Tv, propaganda
– Discriminação no trabalho
– Compreende significados históricos para reparação para afro-brasileiros e indígenas. (estatísticas negros x brancos: ocupação e renda)
– Ações afirmativas e reparação x cooperativismo;
– Objetivos
– Interesses
– Resultados

FILOSOFIA – Professora Aline
I UNIDADE – fevreiro/abril

– A origem da Filosofia e desenvolvimento das ideais
– Reflexão – O instinto x a razão.
– Contextualiza a origem ao pensamento e o desenvolvimento dos ideais.
– Diferencia Filosofia da ciência.
– Desenvolve a reflexão como metodologia de análise da realidade concreta.

II UNIDADE – abril/junho

– Cidadania e sua importância na atualidade.
– O direitos e os deveres
– A Declaração dos Direitos Universais
– Reflete sobre os direitos e deveres com construções humanas;
– Reflete sobre a necessidade dói homem em viver em sociedade.
– Analisa a cidadania como instrumento do homem participativo na sociedade.

III UNIDADE – agosto/setembro

– As profissões: conceito e transformações.
– As aptidões profissionais
– Compreende a necessidade humana de produção na sociedade e transformação da natureza;
– Reflete sobre as possibilidades e dificuldades de inserção no mercado de trabalho.
.
IV UNIDADE – setembro/novembro

– A origem no desenvolvimento da Filosofia;
– A Grécia antiga e os principais pensadores
– Sócrates
– Contextualiza a origem e o desenvolvimento das idéias filosóficas;
– Identifica as contribuições do pensamento de Sócrates para o desenvolvimento social humano.

EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA – Professora Sandra Lúcia
I UNIDADE – fevereiro/abril

Legislação cooperativista lei Lei 5764/71
– Constituição Federal 1988 Art. 5º incisos XVII a XXI artigo 146, alínea C e 174 – parágrafos 2º, 3º e 4º 187 / VI, e 192 / VIII.
– Constituição Estadual
– Ato das disposições transitórias Art. 49 Lei 8949 de 09/12/1994 parágrafo único Art. 442 CLT.
– Lei 9394 /96 – LDB art. 14 e 15.
– Importância dos estudos e prática do cooperativismo.
– Ramos do cooperativismo
– Princípios Educação cooperativista.
– Compreende necessidade e interesses para elaboração e aplicabilidade de Leis.
– Identifica e compreende a importância

II UNIDADE – abril/junho

– O cooperativismo nas sociedades formadoras do Brasil.
– Cooperativismo e as sociedades indígenas
– Etnias africanas e ações cooperativistas no Brasil (Quilombos)
– Identifica ações cooperativistas nas sociedades indígenas, africanas.
– Percebe as vantagens de ações cooperativistas na organização de uma sociedade.

5 thoughts on “Planejamento anual 8º ano

  1. Gostaria de receber os planejamentos de todas as series do Ensino Fundamental, ou melhor, estão no site? Onde?
    Grato
    William

    Cybele Reply:

    Olá William, tudo bem?

    Sim, todos os planejamentos estão no blog. Vou te passar o link http://educaja.com.br/?s=%22planejamento%22
    Toda vez que você quiser encontrar algum conteúdo no blog você pode pesquisar na caixa que está localizada no menu do lado direito do blog bem embaixo da figura do curso de contação de historia. Você coloca a palavra ali, no caso “planejamento” e todas as postagens que falam de planejamento irão aparecer.
    Fica a dica para que você sempre possa encontrar o que procura.
    beijinhos

  2. adorei, a materia trabalhando com arte.vcs sempre estão de parab´pens em tudo que fazem.

    Cybele Reply:

    Olá Regina, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das palavras.
    Ficamos muito contentes e estimulados quando recebemos este tipo de comentário.
    Continue nos acompanhando.
    abs

  3. Parabéns pela Site eu gostei muito eu trabalho com ética e cidadania e não tenho muito material e vocês tem planejamento anual gostei muito isso vai me ajudar Muito Obrigado

    Att: Thiago Augusto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>