Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos

Fonte: Escola Municipal “João Alves Duca” – Santana do Jacaré – MG
Professoras: Ailce Zulmira da Costa, Mirna Ferreira Barbosa e Shirlei Teixeira Januário – 1º , 2º e 3 º Período EJA – 2009


1 – Apresentação

Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com a EJA, levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.
O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.

LÍNGUA PORTUGUESA

2 – Objetivos Gerais

* Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
* Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.

3 – Objetivos Específicos

* Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
* Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
* Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
* Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
* Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
* Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
* Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.

LEITURA E ESCRITA

* Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
* Emprego adequado de letras;
* Montagem de palavras, sentenças e textos;
* Identificação de idéias básica do texto;
* Sílabas, fonemas e grafemos;
* Produção de textos;
* Interpretação de texto;
* Comparação e diferenciação de escritas diversas;
* Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
* Identificar poesia, propaganda e textos;
* Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;

LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.

* Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
* Relato de filmes, reportagens e causos;
* Mímica, dança e atividades lúdica;
* Localização e identificação de rimas;
* Leitura e análise de texto informativo e poético;
* Verbalização de opiniões e comentários.


GRAMÁTICA

* Ortografia;
* Partição Silábica;
* Tonicidade;
* Ordem alfabética;
* Alfabeto móvel;
* Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou
* Palavras etc;
* Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
* Quadras e poesias;
* Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.

METODOLOGIA

* Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
* O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
* Leitura de diversos tipos de textos;
* A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
* Textos informativos, expositivos e prescritivos.
* Ortografia;
* Achar palavras dentro de outra;
* Ilustrar poemas e dramatiza – los;
* Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
* O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
* Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
* Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
* Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
* Distinção entre vogal e consoante.
* Identificação de versos e estrofes;
* Localização e identificação de rima;
* Atividades que envolvam classes de palavras.

MATEMÁTICA

4 – Objetivos Gerais

* Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
* Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.

5 – Objetivos Específicos

* Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
* Ler e registrar quantias.
* Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
* Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
* Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
* Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
* Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
* Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
* Promover cálculo mental e estimativo.
* Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
* Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
* Estabelecer relações entre as operações.
* Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
* Trabalhar conjuntos.
* Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.

METODOLOGIA

* Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;
* Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
* Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
* Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
* Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
* Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
* Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
* Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
* Utilizar o livro didático com suas atividades.
* Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.
* Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
* por extenso.
* Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.

GEOGRAFIA

6 – Objetivos Gerais

* Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
* Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
* Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
* Conhecer a formação do povo brasileiro;
* Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.

7 – Objetivos Específicos

* Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
* Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
* Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
* Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;
* Compreender as leis que regem o país;
* Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
* Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
* Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
* Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
* Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.

METODOLOGIA

* Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
* Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
* Usar atividades mimeografadas e o livro didático;
* Uso da biblioteca para pesquisa;
* Uso do quadro e caderno;
* Trabalhar com palestras e debates.

CIÊNCIAS

8 – Objetivos Gerais

* Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
* Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.

9 – Objetivos Específicos

* Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
* Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
* Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
* Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
* Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
* Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
* Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
* Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
* Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
* Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
* Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.

METODOLOGIA

* Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
* Trabalhos com experimentos e pesquisa..
* Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.

ARTES

10 – Objetivo Geral

* Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.

11 – Objetivos Específicos

* Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.
* Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.
* Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.

METODOLOGIA

* Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.
* Trabalhos com desenhos, figuras, revistas, tinta, sucata etc.
* Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.


AVALIAÇÃO

“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
( PCN –p.94)

A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.

97 thoughts on “Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos

  1. Boa noite!

    Este ano vou lecionar nas turmas do EJA, do 6º ao 9º ano na disciplina de geografia e gostaria que me enviasse o planejamento anual ,e algumas dicas de como trabalhar no EJA.

    Desde já agradeço.

  2. Olá adorei tudo!Me ajudou bastante,estou começando agora atuar no EJA e estou com bastante dificuldade,principalmente com atividades do 6 ao 9 ano com Língua Portuguesa.Se tiver como me enviar ficarei muito grata!

  3. parabéns pela organização são bem elaborados esses planos. obrigada me ajudou muito

  4. Leciono história, e nao encontro nada não preocupam com essa disciplina , será que e menos valorizada que as outras . Foi um desabafo . obg

  5. GOSTEI MUITO DO MATERIAL. ELE VAI ME AJUDAR BASTANTE NOS MEUS TRABALHOS PEDAGÓGICOS.
    PARABÉNS E CONTINUE DIVULGANDO SEUS TALENTOS.

  6. Parabéns por este planejamento tão bem elaborado. A EJA precisa muito de uma interação bastante ampla para que possamos trabalhar cada vez mais melhor, em prol do aluno e de uma educação de qualidade.

  7. Olá,
    Gostaria que me enviasse o conteúdo programático de Artes Eja, VI e VII (1º e 2º E. M).
    Agradeço desde já. Trabalho com esta modalidade e preciso inovar as minhas aulas. Aguardo o material e aceito sugestões de atividades.

  8. Vou lecionar na EJA com Lingua Portuguesa no 5º ; 6º 7º e 8º períodos e gostaria se possível de receber o material.

  9. Estou trabalhando com os anos finais do Eja seu planejamento ajudou bastante, para que eu possa ter ideia de como fazer o meu planejamento, obrigado.

  10. Gostei muito gostaria que me enviasse os conteudos progamados de histori eja anos finais 7 e8

  11. Gostei do planejamento.Creio que esse ano 2015 ele será meu norteador de minhas aulas .Obrigada pela ajuda.

  12. Gostei do planejamento.Creio que nesse ano 2015 ,ele será meu norteador de minhas aulas.Obrigada pela ajuda

  13. Olá! Eu sou professora de Português na Modalidade EJA ( T3,T4,T5 e T6 que corresponde ao ensino fundamental séries finais) Gostaria que me mandassem atividades que possam me auxiliar, pois ainda encontro bastante dificuldades em relação as mesmas e a seleção de Conteúdos para cada totalidade. Grata.

    Irene Inês Endres Reply:

    Desculpe mas nunca usei Site, sempre só por E-mail, mas tudo bem
    Também queria aproveitar para pedir auxílio de material e sugestões de Inglês no Ensino Fundamental Séries Finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) pois sou professora também de inglês em outro turno. E gostaria muito de inovar e receber ideias novas. Grata desde já.

  14. Olá!
    Bom planejamento.Poderia ter acrescentado mais alguns temas transversais.
    Obs. Pessoal, não é o EJA e sim a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>