Professora que faz

http://educaja.com.br/wp-content/uploads/2010/12/professora-q-faz.jpg

EMEI e ENS. Fundamental Tenente Daniel Aluízio Nazário (Entidade Municipal), em Guiratinga – MT, que leciona na sala de informática, nos mandou este material riquissimo para ser compartilhado com todos vocês.

Projeto: Gincana da Tabuada.

Os números estão diretamente ligados à maneira como vemos o mundo, como interagimos com ele, como sobrevivemos nele e também à forma que utilizamos para nos comunicar.

Os números são imprescindíveis. Quem não se lembra das tabuadas de multiplicar, aprendidas na escola dos “antigos”, com sabatinas quase musicais das multiplicações, memorizadas e na escola dos jovens com abstrações lógicas e cálculos mentais?

A tabuada foi criada pelo homem para suprir a necessidade de representar por meio de tabelas a definição de um produto adquirido através de dois números naturais, gerando um terceiro, denominado produto.

Existem alguns tipos de tabuadas de multiplicar e um deles é a tabuada de multiplicação tradicionalmente conhecida pelas repetições e memorizações de antigamente. Decorava-se o produto de números entre 1 e 10 por sucessivos números entre 1 e 10.

Hoje, fala-se mais em tabela de multiplicação por coordenadas cartesianas. Sendo assim, nossa escola E. M. Tenente Daniel Aluizio Nazário, contemplou essa  tabela decimal a Tabuada com atividades diversificadas, encantando os alunos e fazendo-os compreender como raciocinar deferente para aprender a Tabuada de Multiplicação. Cada professor aplicou a sua metodologia, estratégia e enfim, houve a inserção de vários jogos que contribuíram para a concretização dessa Matemática.

Entre as docentes destacou-se a Professora Zilka Moreira, que providenciou medalhas com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e do funcionário público amante do futebol Gilmar Nunes.  E a mesma, também conseguiu bombons como um segundo prêmio para os alunos que acertassem a Tabuada.

O Projeto prosseguiu da seguinte maneira: primeiro foi dividida a sala em duas equipes ‘A’ e ‘B’ (4º ano), depois usando balões cada líder escolhia um aluno para estourar, pegar as 4 (quatro) tarefas que havia dentro e respondê-las prontamente. O aluno que  concluía a tarefinha conquistava ponto no placar da equipe. Assim, foi feito sucessivamente até que a quantidade de balões se esgotassem.

Para tanto, a Professora convidou a Coordenadora Clarice Dallabrida, a Turma da 5º ano, a qual também acabou participando com 4 (quatro) alunos. Ao término,  a professora Lucineide Magalhães e a Coordenadora entregaram as medalhas aos vencedores.

Portanto, como toda pedagoga, a professora Zilka Moreira, não deixou os alunos sentirem-se entristecidos por não serem vencedores, dando as medalhas de ouro e prata para as equipes que ficaram em 1º e 2º lugares e bombons para todos os alunos pelo esforço e empreendimento de cada um que foi somado para a realização do Projeto.

Nossos Parabéns à Professora Zilka e aos demais Professores, que continuem o trabalho com cálculos matemáticos, motivando os alunos a apreenderem mais e mais com interesse e entusiasmo.

Texto: Profª Vanda Cardoso  – Guiratinga-MT/Ano 2010.

2 thoughts on “Professora que faz

  1. Òtima atividade pois sai da mesmísse, tornando a aula mais dinâmica; e o mais importante deixando a mesma mais atrativa para os alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>