A EAD e o processo de aprendizagem

A educação está trilhando por caminhos “nunca d’antes navegados” e isso é muito bom tanto para os alunos quanto para a escola. As mudanças na educação sempre foram muito lentas, e coloco fé que agora, por estar em parceria com a tecnologia, que mudanças aconteçam num processo mais rápido.

A EAD está promovendo um novo estilo de pedagogia que tem o foco tanto na aprendizagem individual quanto na coletiva.

Quando um aluno opta por um curso em EAD tem que ter a consciência de que será, mais do que nunca, o protagonista da sua aprendizagem. Ele irá desenvolver uma nova metodologia de aprendizagem onde terá que aflorar a iniciativa e a autonomia de estudo.

Quem frequenta os cursos semipresenciais, normalmente com uma aula por semana, diferentemente dos presenciais, tem que se apropriar do conteúdo antes de assistir a aula. Deverá ler o material indicado durante a semana anterior à aula, para que, ao assisti-la ministrada ao vivo através de telões, possa sanar as dúvidas por ventura existentes. Caso o conteúdo exposto pelo professor não consiga responder aos seus questionamentos, poderá o aluno interagir através do 0800 perguntando diretamente ao professor, ao vivo e em abrangência nacional.

O aluno que assim age tem muito mais chance de adquirir conhecimento através das informações transmitidas do que aquele que restringe sua participação somente a assistir as aulas e só estudar em época de prova. Este é um comportamento típico da metodologia tradicional em que o aluno frequenta a aula sem saber qual o assunto a ser tratado. Este comportamento não tem mais razão para existir. Hoje as informações estão ao alcance de todos. Basta digitar o tema no Google e lhe será apresentado uma gama de sites com conteúdos riquíssimos. Porém, a informação sem significação de nada adianta. O que promove a aprendizagem e consequente conhecimento é a informação significativa. Por esta razão que o interesse e o comprometimento têm fazer parte do perfil do estudante do século XXI.

O curso ministrado totalmente em EAD exige o mesmo perfil do estudante, e o professor tem que ser completamente presente embora assíncrono. Tanto o aluno quanto o professor podem fazer o seu horário de estudo e de interação, porém têm que ser constantes. O professor deve responder a cada manifestação do aluno promovendo uma interação frequente, motivando-o a se manifestar. Deverá acompanhar a sua frequência na sala onde o curso está sendo ministrado, e caso o aluno fique mais de dois dias sem acessar, o professor/tutor deverá entrar em contato através de e-mails convidando-o a participar. Este comportamento não é arcaico, muito pelo contrário, ele supri a falta do contato físico existente no sistema presencial. O aluno, no momento em que acessa a sala da plataforma onde o curso está acontecendo, o faz na expectativa de ler qual foi o comentário registrado pelo professor e/ou pelos colegas. Quando o professor comenta a interação de um e não a de outro gera uma frustração que pode ocasionar na evasão.

O curso em EAD tem ainda um diferencial muito importante sobre o presencial, pois valoriza e propicia a participação de todos os alunos. Numa sala de aula convencional somente os alunos “falantes” é que opinam e participam ativamente. Nas salas de EAD todos os alunos podem ser “ouvidos” através de seus comentários. Claro que também na EAD há aqueles que escrevem demais, mas estes não “abafam” e nem inibem os demais de participar como é o caso do ensino presencial.

Dessa forma a EAD promove a interação, a desenvoltura na escrita, a formação de opinião, enfim a aprendizagem colaborativa.

E você já teve alguma experiência com educação a distância?

Compartilhe conosco!

5 thoughts on “A EAD e o processo de aprendizagem

  1. Eu fiz normal superior através de um curso de EAD, foi excelente ,porque é voce que tem que buscar e isso é muito importante

    Cybele Reply:

    Olá Marlene, tudo bem?

    É muito importante o seu comentário. Precisamos mesmo de pessoas compartilhando suas experiências em EAD, pois somente assim a EAD será encarada como um ensino sério, eficaz e eficiente.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abs

  2. É a primeira vez q vou fazer,estou começando agora a fazer o curso, espero obter muitos conhecimentos, nessa modalidade!

    Cybele Reply:

    Olá Raquel, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    É sempre bom contar com a sua presença.
    abraços
    Equipe Educa Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *