Alunos especiais em sala de aula #dicas

Cuidados diferentes para cada deficiência

Fonte: Pra Gente Miúda

Na educação inclusiva não se espera que a pessoa com deficiência se adapte à escola, mas que esta se transforme de forma a possibilitar a inserção daquela. Para isso, algumas orientações são úteis. As que estão a seguir mesclam informações do kit Escola Viva, criado pelo MEC em conjunto com a associação Sorri Brasil, com indicações elaboradas pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. Vale lembrar que os serviços de apoio não substituem o professor da escola regular.

Dicas e Sugestões – Deficiência Auditiva

Não se esqueça, sempre fale de frente!
A escola precisa providenciar um instrutor para a criança que não conhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas cujos pais tenham optado pelo uso dessa forma de comunicação. Esse profissional deve estar disponível para ensinar os professores e as demais crianças. O ideal é ter também fonoaudiólogos disponíveis.

Dicas:

 

1- Consiga junto ao médico do estudante informações sobre o funcionamento e a potência do aparelho auditivo que ele usa.
2- Garanta que ele possa ver, do lugar onde estiver sentado, seus lábios. Ou seja, nunca fale de costas para a classe.
3- Solicite que o estudante repita suas instruções para se certificar de que a proposta foi compreendida.
4- Use representações gráficas para introduzir conceitos novos.
5- Oriente o restante da classe a falar sempre de frente para o deficiente.

Dicas e Sugestões – Deficiência Visual

Como trabalhar com alunos com Deficiência Visual?

Material específico
A escola deve solicitar à mantenedora o material didático necessário — regletes (régua para escrever em braille) e soroban —, além da presença de um profissional para ensinar a criança cega, os colegas e os professores a ler e escrever em braille. O deficiente deve contar com tratamento oftalmológico e receber, na rede ou em instituições especializadas, instruções sobre mobilidade e locomoção nas ruas. Deve também conhecer e aprender a utilizar ferramentas de comunicação, como sintetizadores de voz que possibilitam ao cego escrever e ler via computador. Em termos de acessibilidade, o ideal é colocar cercados no chão, abaixo dos extintores de incêndio, e instalar corrimão nas escadas.

 

Dicas:
1- Pergunte ao aluno e à família quais são as possibilidades e necessidades dele.
2- A melhor maneira de guiar o cego é oferecer-lhe o braço flexionado, de forma que ele possa segurá-lo pelo cotovelo.
3- Descreva os ambientes com detalhes e não mude os móveis de lugar com freqüência. Os recursos didáticos aconselhados são: lupa, livro falado e materiais desportivos como bola de guizo.
4- Busque na turma colegas dispostos a ajudá-lo.
5- Substitua explicações com gestos por atividades em que o deficiente se movimente. Por exemplo: forme uma roda com a criançada para explicar o movimento de translação da Terra.

Dicas e Sugestões – Baixa Visão

- Ensine a criança e o jovem sobre sua deficiência e sobre o que eles podem ver ou não poder ver bem (muitas crianças não têm consciência disso).
- Os alunos com baixa visão deverão trabalhar olhando para os objetos e para as pessoas (algumas crianças apresentam comportamento de cegos, olham para o vazio. Peça para que “olhe” o objeto ou pessoa em questão).
- Ajude-o a desenvolver comportamentos e habilidades para participar de brincadeiras e recreações junto com os colegas, facilitando o processo de socialização e inclusão.
- Oriente o uso de contraste claro e escuro entre os objetos e seu fundo.
- Estimule o aluno a olhar para aspectos como cor, forma e encoraje-o a tocar nos objetos enquanto olha.
- Lembre-se que o uso prolongado da baixa visão pode causar fadiga.
- Seja realista nas expectativas do desempenho visual do estudante, encorajando-o sempre ao progresso.
- Encoraje a coordenação de movimentos com a visão, principalmente das mãos.
- Oriente o estudante a procurar recursos como o computador pois, ele se cansará menos e aumentará sua independência.· Pense nos estudantes com baixa visão como pessoas que vêem.
- Use as palavras “olhe” e “veja” livremente.
- Esteja ciente da diferença entre nunca ter tido boa visão e tê-la perdido após algum tempo.
- Compreenda que o sentido da visão funciona melhor em conjunto com os outros sentidos.
- Aprenda a ignorar os comentários negativos sobre as pessoas com baixa visão.· Dê-lhe tempo para olhar os livros e revistas, chamando a atenção para os objetos familiares. Peça-lhes para descrever o que vê.
- Torne o “olhar” e “ver” uma situação agradável, sem pressionar.
IMPORTANTE: Deve-se evitar fazer tudo pela criança com baixa visão para que ela não se canse ou se machuque. Ela deve ser responsável pelas próprias ações.

NÃO ÓPTICOS PARA BAIXA VISÃO
Os recursos não ópticos são aqueles que melhoram a função visual sem o auxílio de lentes ou promovem a melhoria das condições ambientais ou posturais para a realização das tarefas (podem ser efetuados pelo professor). Os meios para que se consiga esta melhora são:
- Trazer o objeto mais próximo do olho, o que aumenta o tamanho da imagem percebida (ou seja, deixe a criança aproximar o objeto do rosto ou aproximar-se para observar algo, como por exemplo, a lousa ou a TV);
- Aumentar o tamanho do objeto para que ele seja percebido.
CARACTERÍSTICAS DE MATERIAL IMPRESSO PARA BAIXA VISÃO
- Desenhos sem muitos detalhes (muitos detalhes confundem);
- Uso de maiúsculas;
- Usar o tipo (letra) Arial;
- Tamanho de letra em torno de 20 a 24 (ou seja, ampliada);
- Usar entrelinhas e espaços;
- Cor do papel e tinta (contraste).
FORMAS DE AMPLIAÇÃO
- Fotocopiadora;
- Computador;
- Ampliação à mão: é a mais utilizada e deve seguir requisitos como tamanho, espaços regulares, contraste, clareza e uniformidade dos caracteres.

MATERIAIS
- Lápis 6B e/ou caneta hidrográfica preta;
- Cadernos com pautas ampliadas ou reforçadas;
- Suporte para livros;
- Guia para leitura;
- Luminária com braços ajustáveis.
OUTRAS DICAS INPORTANTES
  • Nos CAPES pode ser encontrado o caderno com pauta ampliada (mais larga) para alunos com baixa visão; mas também pode ser confeccionado utilizando o próprio caderno do aluno riscando com uma caneta hidrocor preta uma linha sim, outra não. Como normalmente os cadernos encontrados hoje em dia as linhas são claras, não haverá problema pois, normalmente o aluno não consegue enxergar as linhas mais clara somente as mais escuras e ele poderá escrever no espaço entre elas (no caso utilizando 2 linhas).
  • Para alguns alunos é necessário um espaço maior entre as linhas; como não encontramos este tipo de caderno no mercado pode-se encadernar um maço de sulfite, colocar uma capa e traçar as linhas, folha por folha (com lápis 6B) de acordo com a necessidade do aluno. As mães costumam colaborar quando orientadas neste sentido.
  • Caso o aluno apresente além da baixa visão, uma dificuldade motora, pode-se utilizar de letras móveis em papel para que o aluno cole as letras, formando palavras, ao invés de escrever.
  • Para evitar o cansaço de estar constantemente com o rosto sobre o caderno, pode-se utilizar um suporte para leitura encontrado em casas que trabalham com artigos para deficientes visuais. Pode ainda ser confeccionado ou ser utilizados livros, como suporte, embaixo do caderno para que este possa ficar mais elevado.
  • O professor pode ainda confeccionar uma grade para facilitar a escrita do aluno com baixa visão. Pode ser utilizado uma lâmina de radiografia, como na foto, do tamanho da folha do caderno e com a mesma medida das linhas ou ainda em papel cartão com cores que contrastem com o fundo branco da folha do caderno. Para a leitura pode ser confeccionado no mesmo modelo, uma guia para leitura utilizando-se somente uma linha vazada e à medida que o aluno vai lendo a guia vai sendo deslocada para a linha de baixo, o que evita que ele se perca durante a leitura.
  • O professor também pode se utilizar dos encartes que contém figuras grandes para trabalhar com o aluno com baixa visão para reconhecimento dos produtos e palavras conhecidas bem como com rótulos de embalagens que são utilizados em seu dia-a-dia. A medida que ele vai aprendendo a ver começará a identificar figuras cada vez menores. O aluno pode recortar o produto que identificou visualmente e nomeá-lo. Posteriormente pode colocar as figuras em ordem alfabética criando um livrinho.
  • Pode-se ainda trabalhar com jogos pedagógicos.
IMPORTANTE: Ensine a criança e o jovem sobre sua deficiência e sobre o que eles podem ver ou não poder ver bem (muitas crianças não têm consciência disso). O professor deverá identificar o tamanho de letra que a criança consegue enxergar para realizar as atividades, caso contrário não se sentirá motivado a realizar as tarefas. O professor deve estar atento pois este pode ser um dos motivos pela falta de interesse e indisciplina do aluno. Se perceber que o aluno apresenta dificuldade em enxergar peça aos pais para que leve-o ao oftalmologista.

Dicas e Sugestões – Deficiência Física

Como trabalhar com crianças com Deficiência Física? Adapte os espaços!
Toda escola precisa eliminar as barreiras arquitetônicas, mesmo que não tenha jovens com deficiências matriculados. As adaptações do edifício incluem: rampas de acesso, instalação de barras de apoio e alargamento das portas. No caso de haver deficientes físicos nas classes, a modelagem do mobiliário deve levar em conta as características deles.

Entre os materiais de apoio pedagógico necessários estão pranchas ou presilhas para prender o papel na carteira, suporte para lápis, computadores que funcionam por contato na tela e outros recursos tecnológicos.

 

Dicas:

 

1- Pergunte ao aluno e à família que tipo de ajuda ele precisa, se toma medicamentos, se tem horário específico para ir ao banheiro, se tem crises e que procedimento adotar se isso ocorrer.
2- Aqueles que andam em cadeira de rodas precisam mudar constantemente de posição para evitar cansaço e desconforto.
3- Informe-se sobre a postura adequada do aluno, tanto em pé quanto sentado, e garanta que ele não fuja dela.
4- Se necessário, fixe as folhas de papel na carteira usando fita adesiva. Os lápis podem ser engrossados com esparadrapo para auxiliá-lo na escrita, caso ele tenha pouca força muscular.
5- Ouça com paciência quem tem comprometimento da fala e não termine as frases por ele.

Dicas e Sugestões – Deficiência Mental

Deficiência Mental – Tarefas individuais
Geralmente os deficientes mentais têm dificuldade para operar as idéias de forma abstrata. Como não há um perfil único, é necessário um acompanhamento individual e contínuo, tanto da família como do corpo médico. As deficiências não podem ser medidas e definidas genericamente. Há que levar em conta a situação atual da pessoa, ou seja, a condição que resulta da interação entre as características do indivíduo e as do ambiente. Informe-se sobre as especificidades e os instrumentos adequados para fazer com que o jovem encontre na escola um ambiente agradável, sem discriminação e capaz de proporcionar um aprendizado efetivo, tanto do ponto de vista educativo quanto do social.

Dicas:
1- Posicione o aluno nas primeiras carteiras, de forma que você possa estar sempre atento a ele.
2- Estimule o desenvolvimento de habilidades interpessoais e ensine-o a pedir instruções e solicitar ajuda.
3- Trate-o de acordo com a faixa etária.

 

Utilizando um quebra-cabeça

 

Fazemos muitas deduções quando executamos um quebra-cabeça porque já montamos um anteriormente. Isto quer dizer que muitas pessoas que ensinam o manuseio deste brinquedo ou tipos semelhantes às crianças, ensinam erradamente. Não é efetivo espalharmos o quebra-cabeça quando o tiramos da caixa, com as peças todas separadas na frente da criança, ou colocar talvez algumas peças juntas e esperar que ela termine a montagem.
Comece de outro jeito e as coisas ficam diferentes!
1. Monte você mesmo o quebra-cabeça e converse acerca dele.
2. Tire uma de suas peças.
3. Faça com que a criança reponha a peça. Ela terminou? Diga-lhe que isso é um sucesso alcançado!
4. Tire outra peça, ou talvez a primeira que removeu e mais uma.
5. Faça com que a criança complete o jogo. Ela teve sucesso mais uma vez!
6. Repita a ação com outras peças.
Esta técnica, chamada encadeamento é muito útil quando é importante evitar o fracasso. Simplesmente, comece do fim e dê uma marcha ré. Isso é muito bom para qualquer brinquedo seqüencial: um quebra-cabeça, um ábaco, jogos de construção e muitos outros.

 

E no que diz respeito ao estímulo?

 

Quando alguma coisa nova for feita, elogie.
Quando uma habilidade antiga for usada, fique apenas contente.
À medida que uma habilidade nova se torna antiga, reduza o elogio pouco a pouco.
Lembre-se sempre de manifestar o maior prazer quando aparecer uma habilidade nova – muito elogio, um abraço, um doce.
Este seu estímulo ficará associado à tarefa. Com o tempo a tarefa será executada, mesmo com você ausente, devido a este estímulo lembrado. Então, embora talvez com alguns poucos brinquedos, você verá a criança brincar. Não será mais uma “tarefa” para nenhum de vocês dois.

68 thoughts on “Alunos especiais em sala de aula #dicas

  1. Maravilhoso este trabalho, sou coordenadora de ed. inclusiva no município de porto de Moz,que ainda é muito carente, e nosso trabalho ainda precisa ser mais elaborado por isso, todo material desta natureza, por favor envie pro meu email, bjs

    Cybele Reply:

    Olá Alda,a tudo bem?

    Obrigada pelo carinho.
    Já te cadastrei para receber as novidades do Educa Já!, ok!
    Sinta-se a vontade para navergar.
    beiijinhos

  2. Sou orientador pedagógico, gostaria de, quando que possivel, que mandei por meu email, orientações como essa.
    desde já, obrigado..

    Cybele Reply:

    Olá Carlos,

    Já te adicionei na mala direta.
    Obrigada por querer seguir o Educa Já!
    abraços

  3. Adorei este site muito instrutivo. Sou professora de Sala Multifuncional e possuo alunos de idades variadas desde crianças a adultos, com deficiencia fisica, intelectual, auditiva e visual. Se puderem me enviar mais dicas e sugestoes via email, ficarei grata. Nossos alunos agradecem. Bjinhusssssss

    Cybele Reply:

    Olá Mara, tudo bem?

    Estamos sempre postando sobre o tema.
    Pode deixar que em breve terás novidades.
    Sucesso no trabalho e continue acompanhando o Educa Já!
    abs
    Cybele

  4. muito interessante,como trabalhar com os alunos especias em sala de aula.Gostei pelas dicas.

    Cybele Reply:

    Olá Ordileia, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    Volte sempre que ficaremos felizes.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  5. Olá, sou professora do AEE, e estava procurando por dicas interessante e de fácil acesso para passar para os meus colegas de trabalho, e adorei suas dicas, irão me ajudar muito, os porfessores precisam muito desse tipo de informação para facilitar seu trabalho em sala de aula. Obrigada. Professora Elaine Fuzaro.

    Cybele Reply:

    Olá Elaine, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Ficamos muito felizes com a sua visita.
    Volte sempre e continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  6. Olá! Gostei muito das dicas, são importantíssimas para nós professores e TDEE, tenho um aluno que sofreu encefalopatia hipóxico-isquêmica durante procedimento cirúrgico aos 4 anos de idade, hoje aos 9 anos possui algumas defasagens, principalmente no que se refere à concentração, atenção e memorização.Estou procurando tudo o que estiver disponível para ajudá-lo no processo de aprendizagem.
    Gostaria de receber matérias sobre o assunto.
    Obrigada!

    Cybele Reply:

    Olá Adriane, tudo bem?

    Seu e-mail já foi adicionado em nossa mala direta e passará a receber as novidades do Educa Já!
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  7. Obrigada pelas orientações, pois elas serão muito úteis para o estágio que eu estou fazendo na APAE ,Jequié-BA.

    Cybele Reply:

    Olá Carmem, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  8. Gostaria que me respondesse o seguinte. Quantos alunos devo ter a menos por cada aluno especial?

  9. OUTRA DICAS INPORTANTES

    fora esse erro seu site e perfeito estou me formando agora em licenciatura e vou usar muito suas dicas…

    Cybele Reply:

    Olá Marcos, tudo bem?

    Obrigada por sinalizar o meu descuido. Já foi arrumado.
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntos em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  10. GOSTEI MUITO , ESTOU DANDO INICIO A UMA CLASSE DE CRIANÇA COM NECESSIDADE ESPECIAL E GOSTARIA MUITO DE FICAR RECEBENDO AJUDA POR EMAIL,CONTRIBUIU MUITO PARA O MEU DIA A DIA QUE IREI ENFRENTAR EM 2013. ORIENTE-ME COMO MONTAR ESSA SALA, QUAIS OS MATERIAIS QUE TENHO QUE PEDIR EM LISTAGEM E MUITO MAIS ASSIM SEJA NECESSARIO NO SEU ENTENDER, FICAREI MUITO GRATA. AGUARDO.

    Cybele Reply:

    Olá Dilma, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  11. Parabéns pelo trabalho.. muito bom. grata pela ajuda

    Cybele Reply:

    Olá Roberta, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  12. Estou iniciando um trabalho na educação especial, e gostaria de está sempre informada com todas as novivades na área.

    Cybele Reply:

    Olá Andréia, tudo bem?

    Já incluímos o seu e-mail na nossa mala direta.
    A partir de agora você receberá em seu e-mail todas as novidades do Educa Já!
    Obrigada por nos acompanhar.
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já

  13. Olá, sou professora e estarei em 2013 iniciando trabalhar em sala multifuncional. Lendo as dicas me ajudaram bastante para esse desafio.Gostaria de ficar recebendo dicas novas por e-mail.
    Parabéns aos colaboradores do EDUCA JÁ.
    Abraços.

    Cybele Reply:

    Olá Maria Neide, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    Contamos com a sua presença também neste ano de 2013.
    Tudo de bom!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  14. Este ano vou ter um aluno no 1º ano que não tem os braços, você pode me dar umas dicas para eu poder ajudar o meu aluno, gostei das outras dicas, mas preciso em especial esta do meu aluno novo. Se puder me ajudar!!! Obrigada!!!

    Cybele Reply:

    Olá Denise, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por acompanhar o Educa Já!
    O que podemos sugerir é que você entre em contato com os pais do seu aluno para que eles coloquem você em contato com os profissionais que o ajudam nas atividades diárias. Pergunte se há algum psicólogo que faz o acompanhamento para que possa lhe orientar. É muito importante que todos ajam em parceria e que falem a mesma linguagem para que não dificultem ainda mais o cotidiano do seu aluno
    Boa sorte!
    Tudo de bom!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  15. Sou professora de educação especial trabalho com deficiência mental. Gostaria de estar recebendo por email dicas de atividades. beijos e obrigada .

    Cybele Reply:

    Olá Edna, tudo bem?

    Já incluímos o seu e-mail na nossa mala direta.
    A partir de agora você receberá em seu e-mail todas as novidades do Educa Já!
    Obrigada por nos acompanhar.
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já

  16. sou professora do AEE e quero dizer-lhe que gostei muito das atividades de vcs para trabalhar com os alunos do arendimento educacional especializado, se for possivel gostaria que mantivessemos contatos pelo meu imail.boa noite,obrigada.

    Cybele Reply:

    Olá Maria Rose, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Continuamos em contato.
    Sucesso sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  17. Gostaria de receber sugestões em meu e mail do site educa já. Trabalho no apoio de classes especiais do municipio de Magé e sinto necessidade de alguns tipos de trabalho para o público específico de classes especiais. Desde ja agradeço a atenção. Graziela

    Cybele Reply:

    Olá Graziela, tudo bem?

    Seu nome já foi adicionado à nossa relação de assinantes.
    A partir de hoje começará a receber as novidades do Educa Já pelo seu e-mail.
    Obrigada por nos acompanhar.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  18. ADOREI O SITE, POIS SOU PROFESSORA DE SAED DEFICIÊNCIA MENTAL E GOSTARIA SE POSSIVEL RECEBER EM MEU E-MAIL OUTRAS DICAS DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO SAED DM.
    OBRIGADA .

    Cybele Reply:

    Olá Juçara, tudo bem?

    Seu nome já foi adicionado à nossa relação de assinantes.
    A partir de hoje começará a receber as novidades do Educa Já pelo seu e-mail.
    Obrigada por nos acompanhar.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  19. Gostei muito da atividades,do seu site, muito criativa e inteligente. Gosto muito de trabalhar com crianças especiais, mas não tenho experiência, por isso gostaria que me enviasse mais dicas dessa natureza.Com crianças autistas e D.A. muito obrigada.Abraços e parabéns pelo seu trabalho!Por favor mantenha contato pelo meu e-mail.Dulce

    Cybele Reply:

    Olá Dulce, tudo bem?

    Seu nome já foi adicionado à nossa relação de assinantes.
    A partir de hoje começará a receber as novidades do Educa Já pelo seu e-mail.
    Obrigada por nos acompanhar.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  20. Gostei muitos de todas as dicas, mas gostaria de receber dicas de como dar aulas de desenhos, pois será minha primeira esperiencia como professor para turminhas especiais. Apesar de ler bastante e interagir com pessoas especiais, a prática de dar aulas e entrar no cotidiano de suas vidas me deixa preocupado com a forma de conduzir as aulas.

    Cybele Reply:

    Olá Edvan, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário.
    Continue nos acompanhando, pois sempre teremos novidades.
    abraços e sucesso!
    Equipe Educa Já!

  21. Estou iniciando agora em sala de aula e tenho alunos com deficiencia fisica e visual. como dar aulas de desenhos, pois será minha primeira esperiencia como professor para turminhas especiais. Apesar de ler bastante e interagir com pessoas especiais, a prática de dar aulas e entrar no cotidiano de suas vidas me deixa preocupado com a forma de conduzir as aulas.Gostaria de estar recebendo por email dicas de atividades. beijos e obrigada .

    Cybele Reply:

    Olá Elma, tudo bem?

    Seu nome já foi incluído e a partir de agora passará a receber em seu e-mails as novidades do Educa Já!
    Obrigada por nos acompanhar!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  22. Sou professora do município do RJ e recebi em sala do PEJA, alfabetização, uma aluno com deficiência mental, severa, e talvez alguma forma de autismo. Me interessa muito ter acesso a dicas como as que li acima. Muito boas.
    Sera que podem me incluir em sua mala direta?
    Agradeço desde já.

    Patricia
    (21) 8104-4937

    Cybele Reply:

    Olá Patricia, tudo bem?

    Seu nome já foi incluído e a partir de agora passará a receber em seu e-mails as novidades do Educa Já!
    Obrigada por nos acompanhar!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  23. AMEI ESTE SITE. ESTOU INICIANDO COMO GESTORA DE UMA ENTIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E NECESSITO DE MUITAS ORIENTAÇÕES.
    POR FAVOR, CADASTRE-ME PARA RECEBER NOVIDADES DE EDUCA JÁ.

    E DESDE JÁ TENHO UMA DÚVIDA.
    EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ESCOLA ESPECIAL, QUANTOS ALUNOS DEVE TER EM UMA SALA?

    Cybele Reply:

    Olá Raimundinha, tudo bem?

    Seu nome já foi incluído e a partir de agora passará a receber em seu e-mails as novidades do Educa Já!
    Obrigada por nos acompanhar!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  24. Sou coordenadora de Educação Inclusiva no municípipo de Tabatinga-Am, vivemos muito longe de tudo e ainda estamos engatinhando nesta área. Temos muita garra pra fazer a diferença e buscar tudo que houver de melhor para os alunos com deficiência. Peço que enviem novidades para meu e-mail, pois adorei todas as informações.

  25. ola ! adorei a suas dicas, vai me ajudar muito ,gostaria que vcs mandasse sempre novidade para o meu e- mail , desde ja agradeço!!muitos obrigadas !

  26. Ola sou educadora da educação especial, e minha preocupação no momento e ter alunos com baixa visão, gotaria de informações mais acerca dessa deficiencia e se possivel maissugestões de trabalho e de material. Mto obg e parabens pela explanação. Sou de Surubim – PE

    Solicito, q me envieonde poderei pegar materialgratuitamente.

  27. Adorei seu site,pois fiz um curso de Educação Especial e quero trabalhar com o saed se possivelgostaria de receber em meu (e-mail) outras atividades relacionadas ao saed. Sou dePaulo Lopes SC.

    Cybele Reply:

    Olá Christiane, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do seu comentário.
    E continue a acompanhar o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  28. sou monitora de uma criança de 8 anos com deficiência intelectual,motora,baixa audição e visão.como devo trabalhar com ele?

    obrigada.

  29. Olá equipe do Educa já! Muito bom o trabalho de vcs, sou estudante do 7/º semestre de Ed.Especial/UFSM e iniciei o estágio agora com uma menina down, meu tema para o s plano de aula será família e escola. Gostaria que vcs me dessem ideias de como prosseguir, sugestões de planos de aula envolvendo este tema…obrigada, aguardo!

  30. Oi comercei a ensinar á uma criança com problemas mentais,não tem consentraçao para nada,toma remédios controlados,as vezes dorme em sala de aula.Esse é o1º ano dele na ESCOLA a maê dele já penssou em tirá-lo da escola mais não tirou então preciso da ajuda do EDUCA JÁ para manter esse aluno na escola e educa-lo SEM PROBLEMAS,esse aluno é muito querido e amoroso com todos do colégio.Ele nao consegue pegar no lápis tem as articulaçoes duras.??????
    preciso de orientaçao para desenvolver um bom trabalho

    aguado através do meu hotmail.

  31. Olá, estou iniciando um trabalho na educação especial, e gostaria de está sempre informada com todas as novidades na área, se possível gostaria muito de ficar recebendo em meu email dicas e orientações. ficarei muito grata pela tão relevante contribuição. Obrigada e parabéns pelas dicas.

    Cybele Reply:

    Olá Maurucia, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Sempre temos novidade!
    Abraços
    Equipe Educa Já!

  32. Boa noite! Sou professora Rania do AEE da sala de Recursos Multifuncionais do município de Camocim-Ce há 03 anos, conheço vários sites e dentre minhas pesquisas encontrei este site “Educa já” riquíssimo, portanto, gostaria de receber atividades diversificadas, sugestões e a partir de hoje, irei acompanhar, buscar novidades para aprofundar meus conhecimentos e também contribuir. Um abraço inclusivo e virtual! Rania

    Cybele Reply:

    Olá Rania, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Sempre temos novidade!
    Abraços
    Equipe Educa Já!

  33. Amei as dicas. Gostaria de receber mais informações, pois trabalho no Atendimento Educacional Especializado.
    Obrigada,
    Maura

  34. Gostaria de receber todo material que vocês tenham para me ajudar pois comecei agora a trabalhar com educação inclusiva , na verdade com um aluno em específico, e ele é autista , e essa é a minha primeira experiencia em sala de aula. Conto com a ajuda de vocês.

    Cybele Reply:

    Olá Valéria, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Sempre temos novidade!
    Abraços
    Equipe Educa Já!

  35. Oi gostei muito das dicas para educação infantil,gostaria de receber mais informações….parabéns

    Cybele Reply:

    Olá Janaína, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Sempre temos novidade!
    Abraços
    Equipe Educa Já!

  36. Comecei minhas atividades de 2014 com uma sala na SAED e só trabalhei com regência e 2º professor. Poderiam me dar mais dicas sobre a sala multifuncional?
    Adorei este site, muito bom!!!

  37. Estou concluindo o curso de Pedagogia, e por acaso vendo este quadro me interessei muito,nos meus estágios passei por escolas totalmente despreparada para lidar com crianças especiais mesmo assim a escola recebe, triste.

  38. Gostostei muito das orientações sobre os alunos c/necessidades especiais.
    gostaria de receber mais informações sobre a sala do AEE,pois neste ano estou nesta sala e tenho q/ atender todos os alunos especiais.gostaria de obter conteúdos e objetivos de todos eles do ensino fundamental nas séries iniciais,tbém tenho alunos imperativos.
    Agradeço atenção e carinho de vcs.
    Abraços Profª Teresinha.
    Obs:mande por meu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>