Datas comemorativas – Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água – 22 de março

Veja as postagens anteriores:

Dia Mundial da Água 2010

Dia Mundial da Água 2008

Fonte: IBGE teen

    • A água limpa é um direito nem sempre ao alcance de todos no planeta.

      No mundo em que vivemos, um bilhão de pessoas têm acesso a fontes de águas melhoradas, enquanto 2,5 bilhões vivem sem saneamento básico. Estas últimas figuram entre as mais pobres do mundo e também como as mais propensas a adquirir doenças. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a falta de abastecimento de água potável é responsável por 80% das mortes nos países em desenvolvimento.

      No Brasil, segundo pesquisa do Censo 2000, 5,9% dos domicílios brasileiros lançam seus esgotos em valas, rios, lagos ou mar. Dessa proporção, a maior parte ocorre nas áreas rurais (10%) do que nas urbanas (5%). Já os domicílios que não possuem instalações sanitárias chegam a 8,3% do total do país, sendo mais freqüentes nas regiões rurais (35,3%). Essa situação torna-se gritante na área rural da Região Nordeste (60,5%), num contraste brutal com as áreas rurais da Região Sul (7,4%).

      • * Escovando os dentes: com a torneira fechada, claro! Você só precisa abrir na hora certa, quando vai enxaguar a boca. Assim, você deixa de desperdiçar até 80 litros de água.

        * Na hora de lavar a louça, atenção: não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa e aproveite para enxaguar toda a louça de uma vez só! Com isso você pode deixar de desperdiçar até 100 litros de água! E, já que não custa lembrar, utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõem facilmente.

        * Quando for lavar o automóvel, use um balde! Pode não parecer, mas enquanto um banho de mangueira de meia hora consome até 560 litros, usando um balde o gasto não passaria de 40. Viu só a diferença? Os maiores desperdícios a gente nem nota…

        * Lavar a calçada com a mangueira também é um desperdício. Principalmente para quem aproveita para pôr as fofocas em dia enquanto molha o passeio… Por isso, na hora de lavar a calçada, também é melhor usar um balde, evitando-se um gasto que poderia chegar a 280 litros (quinze minutos de esguicho). Mas o melhor mesmo é usar uma vassoura, que dispensa água!

        *Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água. Banhos rápidos economizam água e energia. E banhos de banheira usam mais água ainda, cerca de 200 litros.

    • De acordo com a ONU, o uso da água triplicou de 1950 para cá. Para o futuro, estima-se que nos próximos 20 anos o homem vai usar 40% a mais de água do que usa agora.

      Antes que esse dia chegue, imagine só como ficarão as pessoas que, no presente, já carecem de água. É o caso de cerca de 200 milhões de pessoas na África hoje e que, no futuro, podem chegar a 230 milhões sofrendo com a escassez de água.

      O que pouca gente se dá conta é de que os problemas relacionados à água estão mais ligados à má administração de recursos do que propriamente da escassez natural. Isto quer dizer que o futuro pode ser um pouquinho melhor, se soubermos utilizar a água e criarmos soluções para situações críticas.

      No caso das regiões semi-áridas brasileiras, por exemplo, isto fica bem claro: a região tem um índice pluviométrico (quantidade de chuva) bem alto – mais alto até do que de muitas outras regiões. O problema é a irregularidade dessas chuvas, os chamados períodos de “seca”. Adaptando-se a essa realidade, é possível manejar o problema da água na região e a vida de muitas pessoas melhoraria! É possível um futuro melhor para a população.

  • De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, ela é seiva do nosso planeta e condição essencial da vida na terra. Confira os artigos:

    Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

    Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

    Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

    Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

    Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

    Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

    Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

    Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

    Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

    Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Lembrancinhas para o Dia Mundial da Água

Fonte: Quero Aprender

.

.

.

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

Dia Internacional da Água

O dia mundial da água precisa ser mais lembrado e celebrado. É muito importante preservar e não poluir nossos rios e mares. Nossos rios garantem a nossa água de todo os dias e nossos mares preservam a vida no planeta! Você sabia que apesar da água ocupar 70% da superfície da Terra, apenas 0,01% pode ser consumida ? Por isto é muito importante economizar!
O lixo acumulado nos mares prejudica os animais marinhos e corais. E as vezes, demora milhares de anos para se decompor vide:

  • Papel: de 2 a 4 semanas
  • Palitos de fósforos: 6 meses
  • Papel plastificado: de 1 a 5 anos
  • Chicletes: 5 anos
  • Latas: 10 anos
  • Couro: 30 anos
  • Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
  • Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
  • Tecidos: de 100 a 400 anos
  • Vidros: 4.000 anos
  • Pneus: indefinido
  • Garrafas PET: indefinido

A Smartkids preparou para você um super especial de Água para você; mas também não deixe de conferir a Aventura Fundo do Mar com a Turma; o especial de Reciclagem e de Animais Marinhos!

Veja mais atividades clicando AQUI e AQUI

13 thoughts on “Datas comemorativas – Dia Mundial da Água

  1. Amei a matéria e as lembrancinhas. Com certeza irei trabalhar com minhas crianças.
    Obrigada!

    Cybele Reply:

    Olá Andréa, tudo bem?

    Que bom que você gostou. Ficamos felizes por isto.
    Volte sempre que quiser.
    beijinhos

  2. adorei as lembrancinhas! parabéns pelo texto foi extremamente útil para meu trabalho.!

    Cybele Reply:

    Olá Wiviane, tudo bem?

    Obrigada por acompanhar o Educa Já e pelo carinho do comentário.
    Volte sempre!
    abraços

  3. Adorei seu site estou mim preparando para um feira cultural expositiva com meu alunos e ele esta sendo o meu suporte no desenvolvimento do trabalho, gostei tanto que minhas lembranças eu irei fazer um dos modelos de vocês. Adorei de coração. Aproveitando a oportunidade gostaria de saber se teria como ter sempre em meu email novidades do site; esperarei por respostas em meu site. Obrigada e mais uma vez parabéns.

    Cybele Reply:

    Olá professora Shirleide, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das suas palavras.
    Pode usar a vontade e se quiser compartilhar algum trabalho, o nosso espaço está à disposição.
    Você já está cadastrada e passará a receber as novidades.
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  4. Gostei muito do site e das atividades e sugestões .
    Gostaria muito de receber dicas e atualidades do mesmo, para enriquecer meu trabalho de sala dse aula,já que tenho dificuldades com a parte da criatividade artística.
    Prof. Sandra lessa

    Cybele Reply:

    Olá Sandra, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho das palavras.
    Já incluímos você na nossa mala direta.
    A partir de amanhã você já receberá as novidades em seu email.
    Continue caminhando junto com a gente.
    abraços
    Equipe Educa Já!

  5. Vocês estão de parabéns. Gostei muito dessa matéria e das lembrancinhas, são lindas. Gostaria de receber novidades de seu site em meu e mail se for possível. Obrigada.

    Profª Beth

    Cybele Reply:

    Olá Beth, tudo bem?

    Seu e-mail já foi adicionado em nossa mala direta e passará a receber as novidades do Educa Já!
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>