Meio de transporte = Bicicleta #sustentabilidade

Ter uma bicicleta sempre foi o sonho de qualquer criança. Quantas cartinhas escritas para o Papai-noel tinham como pedido: uma bicicleta.

Sair com a família para andar de bicicleta nas tardes de domingo sempre foi um super programa. Meus filhos amaram quando mudamos de Santos para Indaiatuba, pois podiam ir de bicicleta para a escola. Quando batia o sinal indicando a finalização das aulas era até bonito de ver aqueles estudantes todos voltando para casa de bicicleta.

E o cuidado com a bike? Vivia polida, cheia de adesivos, era um carinho só.

Este amor pela bicicleta foi até cantado na voz de Simone.

Esta paixão pela bicicleta não diminuiu no coração destes jovens enquanto cresciam e hoje vemos que muitos ainda utilizam a bike como seu veículo de locomoção. Isto até que é natural nas cidades de interior, porém li uma notícia que me deixou muito feliz e motivada a escrever este texto. A manchete me despertou curiosidade: Em São Paulo, 70% dos ciclistas usam a bicicleta para trabalhar e a reportagem é o resultado de uma pesquisa realizada no Metrô indicando que os moradores usam a bicicleta como seu meio de transporte e que somente 4% é que usa a bike só para o lazer.

São aproximadamente 214 mil moradores que usam a bicicleta para ir trabalhar todos os dias.

Se forem levadas em conta outras atividades do dia a dia, como ir para a escola, fazer compras ou ir ao dentista, o índice sobe para 96%. Recreação mesmo, como pedalar pelos parques, responde por apenas 4% das viagens.

O melhor disso tudo é que muitos jovens optaram pelo uso das bicicletas por ideologia, ou seja, estão dando seu exemplo e sua contribuição para um trânsito melhor e uma vida sustentável.

Estas ações estão motivando as prefeituras a construírem ciclovias e promoverem ações de incentivo ao uso das bicicletas.

O Rio de Janeiro lançou o Programa “Rio Capital da Bicicleta” que propõe desenvolver ações educativas e implantação de ciclovias. Também está desenvolvendo o projeto educativo “Rio Capital da Bicicleta vai à escola” o qual

fará com que os alunos das escolas da 10ª CRE (Sepetiba, Cosmos, Paciência, Santa Cruz, Guaratiba, Pedra e Ilha de Guaratiba) participem de uma exposição didática, interpretativa e interativa que vai propiciar conhecimento e fomento do uso consciente da bicicleta como um transporte saudável e que não causa poluição do ar.

E você já tentou ir trabalhar de bicicleta?

Pois vale a pena tentar. Além de fazer exercícios e queimar calorias está contribuindo para um Meio Ambiente mais saudável.

Experimente!

3 thoughts on “Meio de transporte = Bicicleta #sustentabilidade

  1. Pingback: Meio de transporte = Bicicleta #sustentabilidade « Jean Coloca

  2. Parabéns por esta postagem!
    em uma época em que o trânsito parece cada vez mais um problema interminável, é bom ver que alguém tem coragem suficiente para defender o transporte saudável. É uma pena que em muitos lugares de nosso país os ciclistas são desrespeitados por maus motoristas que se acham os reis do pedaço. Mesmo assim, é bom saber assim como vocês citaram acima que os brasileiros são favoráveis ao uso da bicicleta.
    Acredito que os governantes deveriam ler esse artigo de vocês e pensar em aumentar as ciclovias, só assim os ciclistas vão se sentir seguros, certo?

    Cybele Reply:

    Olá Eduardo, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso espaço com seu comentário
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *