Premiação Curso Aprendizagem Baseada em Projetos

Foi nesta terça-feira, 01 de março de 2011, com início às 8h30, a premiação do curso Aprendizagem Baseada em Projetos promovido pelo Instituto Paramitas em parceria com a Intel.

Vocês lembram quando divulguei o curso aqui no Educa Já! e que contamos com a divulgação dos nossos leitores e de vários parceiros comprometidos com o professor e com a Educação? Pois saibam que o curso foi um verdadeiro sucesso! Tivemos 4.124 participantes que mesmo tendo sido promovido numa época tão tumultuada como a do encerramento do ano letivo se mantiveram participativos, trocando experiências e muito motivados entregando projetos de grande relevância, prontos para serem colocados em prática.

Tivemos participantes do Rio de Janeiro (1.040 pessoas), seguido por Santo André (SP), com 840, São Paulo (SP), com 395, e Salvador (BA), que atraiu 99 educadores. O curso abrigou ainda participantes de Macapá (AP), Feira de Santana (BA) e Imperatriz (MA), totalizando participação em mais de 17 localidades brasileiras.

Foram quatro meses de curso (de outubro/2010 a janeiro/2011), gratuito, totalmente on-line, o qual o professor teve a maravilhosa oportunidade de ter acesso a um conteúdo riquíssimo que o possibilitou caminhar por novos horizontes despertando novas perspectivas para trabalhar com projetos. O curso era baseado na metodologia de aprendizagem colaborativa, instigando os participantes a interagirem entre si através do Fórum, mediados pela equipe pedagógica responsável o qual fiz parte, orientando sempre que necessário e tirando dúvidas.

Dividido em módulos, o curso se aprofundou em temas como “Visão Geral de Projetos”, “Concepção de Projetos”, “Avaliação”, “Planejamento de projeto” e “Orientação de Aprendizagem”. Além disso, ao longo do curso, os participantes foram estimulados a desenvolver planos de ação reais, com o objetivo de potencializar suas práticas no dia-a-dia nas escolas.

O resultado não poderia ter sido diferente! Tivemos Planos de Ação excelentes sendo difícil a missão de selecionar os melhores.

O comitê de seleção foi composto por: Eliane Candida Pereira, Cybele Meyer, Mary Grace P. Andrioli, Claudia Regina Stippe Rodrigues e Teresa Cristina Jordão o qual avaliamos de acordo com os critérios “Favorecimento de Aprendizagem”, Clareza no Conteúdo”, “Integração das TIC”, “Inovação”, “Colaboração em Rede” e “Viabilidade de Aplicação”.

Os grandes vencedores foram:

3º lugar – Documentário sobre Propaganda de Massa e seus efeitos na sociedade, de Hercules Pimenta dos Santos. O plano prevê a tarefa de os alunos produzirem um documentário envolvendo pesquisa e desenvolvimento de habilidades para o uso das TIC. O vídeo será postado no YouTube e será divulgado pelos estudantes em blogs e nas redes sociais.

3º lugar –  Produção de jogos educativos em língua estrangeira, com textos instrucionais, por Andressa Menezes de Souza. O projeto prioriza a articulação multidisciplinar no desenvolvimento dos desafios, promovendo o desenvolvimento de habilidades específicas nos alunos.

2º lugar – Problemas sociais e ambientais dos grandes centros urbanos – análise da comunidade local, por Marli Vieira. A partir de mapas online, os estudantes farão pesquisas na comunidade com entrevistas e produção de imagens.

1º lugar – Parque para a Escola Vizinha, de Claudia Ferreira Inazaki. Segundo o projeto, os alunos têm um objetivo bem claro: colaborar para a construção de um parque para a escola vizinha, com estratégias traçadas a partir das habilidades do século XXI e conteúdos matemáticos. O projeto indica uso de ferramentas tecnológicas nas pesquisas com os pais e comunidade e no compartilhamento de dados, por meio de wiki.

O primeiro lugar foi premiado com um notebook, o segundo com uma máquina digital, e o terceiro com um curso presencial oferecido pela Intel.

O evento contou com a palestra da professora Beth Almeida (PUC-SP) e o debate entre os professores finalistas foi mediado pela professora doutora Vani Kenski.

Vejam algumas fotos:

Premiação Aprendizagem Baseada em Projetos

View more presentations from cybelemeyer.

Foi uma experiência maravilhosa para todos nós, desde o começo até a sua finalização com a premiação.

Fiquem atentos que novas oportunidades virão.

Aguardem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *