Professora que faz!

Conversando com a professora Maria Elena Santos Gomes do Mato Grosso  fiquei encantada com o seu Projeto de Lingua Portuguesa o qual ela incentiva seus alunos do Ensino Médio a produzirem Textos. Estas produções são publicadas no blog Produção de Textos: Ensino Médio.

Fiquei encantada e resolvi compartilhar com vocês tanto a ideia que é brilhante quanto as produções que são excelentes! Numa época em que a evasão do Ensino Médio é uma triste realidade, ter contato com ações que incentivam e dão motivação aos alunos desta fase escolar é muito gratificante.

Vou compartilhar algumas produções com link para o blog, pois assim, caso queiram, podem comentar os textos como um reconhecimento ao trabalho realizado e incentivo aos alunos para que dêem continuidade.

Produção de Textos: Ensino Médio

O objetivo do Blog é a divulgação dos textos dos alunos do Ensino Médio da Escola Professor João Batista, como o Artigo de Opinião, cuja opção partiu da proposta das “Olimpíadas de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro”. Os demais gêneros, objetiva estimular o desenvolvimento das habilidades e competências dos educandos. A ideia é que todos os alunos se beneficiem, além de valorizar e divulgar textos que mostrem a competência dos alunos da escola pública, no uso da língua portuguesa.

Lição de vida

Crônica
Por Leyla Cíntia da Silva – 2 Ano B

Uma manhã mais que tranquila, estou em casa ouvindo o tic-tac do relógio, desvio o olhar e o vejo, são exatamente dez horas, ninguém em casa além de mim, sinto-me só e resolvo dar uma saída, ver o movimento lá fora. Deparo-me com o portão fechado a cadeado, volto pego a chave e saio à rua.

Fico a observar as pessoas, os carros, as motos e as bicicletas indo e vindo. Começo a andar sem rumo, olho para as casas e vejo, moças arrumadas olhando os rapazes que passam, senhoras idosas carregando o fardo da vida, crianças seminuas que correm e brincam de pega-pega…
Dou mais alguns passos, e uma das casas chama minha atenção, casa em madeira, pintura verde já desgasta pelo tempo e vejo uma mãe chamando por seus cinco filhos para o almoço, ao ver-me sorri e convida-me a entrar, aceito e permaneço ali por alguns minutos.

Logo as crianças entram correndo e …continue lendo

O negro na escuridão

Por Paulo Maia – 2 Ano B
Andando pelos becos da grande São Paulo, cuidadosamente atento a todos os detalhes olhando por todos os lados, procuro algo que chamasse mais minha atenção, porém, não esperava que em meio a tantas coisas encontrasse algo que me surpreendesse tanto. Por alguns segundos parecia que estava em um sonho, em minha mente, a realidade invadia o meu sofrimento, pois, logo notei, que na escuridão daquele beco havia um menino abandonado, aproximei-me e ele disse-me que havia saído de casa muito cedo, para que sua mãe não o visse sair.
Em poucos instantes, um transeunte se aproxima do garoto e diz a ele que sua mãe, ao notar sua falta, chorava rezando por ele e de repente, deu seu último suspiro.

O menino, sabendo da noticia, desnorteado começa a usar droga sem parar, no intuito de acalmar aquela tristeza, sua mente começa a pesar, andou para todos os lados e parou em uma esquina, sentou-se na calçada e …continue lendo

Tarefa Difícil

Por: Nágila Pereira 2 Ano B

Penso… Ando olho, respiro, assento-me, levanto-me, como ,bebo, repenso, olho ao meu redor novamente, mas não dá, não consigo, não vai! Não consigo fazer uma simples crônica que conte meu cotidiano, ou de outra pessoa ou algo relacionado a isso. Pois há tantas coisas que acontecem ao longo do nosso dia a dia, que fica difícil escolher um tema e escrever pelo menos, e de preferência uma bela crônica.
Sei lá, há tanta coisa para falar, esta é minha grande dúvida! Em que falar? Futebol? TV? Violência? Crianças? Palhaço? Drogas? Viagens? Polícia? Política? Leis? Escola? Classe social mais baixa ou mais alta? Sinceramente, tenho muitas dúvidas, por isso não sei o que escrever.

Penso na primeira hipótese de um texto. Estou sentada, ou melhor,…continue lendo

http://professoramariaelena.blogspot.com/2011/02/licao-de-vida.html?showComment=1299248164904#c1270498340835977596

3 thoughts on “Professora que faz!

  1. Boa tarde,

    Apreciei a matéria cima, porém acredito que a professora seja de MT e não MS como atribuido na matéria. É possível fazer uma errata?

    Obrigada.

    Maria

    Cybele Reply:

    Olá Maria, tudo bem?

    Obrigada pela informação. Realmente é do Mato Grosso e já arrumei, ok!
    Continue nos acompanhando e deixando seus comentários.
    beijinhos

  2. Oi Cybele! Sem querer encontrei esta página, obrigada pelo reconhecimento de meu trabalho querida, que bom que temos pessoas como você para nos incentivar a continuar trabalhando em prol desses educandos que tanto necessitam.
    Quero compartilhar contigo que estarei partindo para Portugal dia 11/01/14 para fazer um curso de 20 dias na Universidade do Porto, espero trazer boas experiências para compartilhar com meus colegas e com as escolas. Supervisiono o PIBID de Letras da UNEMAT e fui selecionada pela CAPES para fazer esse curso de aperfeiçoamento, tudo custeado pela própria CAPES.
    Super abraço, sou apreciadora de seu trabalho.

    Maria Elena Santos Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *