Datas comemorativas – Dia do Índio

Veja as postagens anteriores:

Dia do Ìndio – 2008

Dia do Índio – 2008 cont

Dia do Índio – 2009

Dia do Índio – 2010

Ainda falando dos Índios

História do Dia do Índio

Fonte: Blog Cultura


Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Origem da data
Em 1940, foi realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Diversas autoridades governamentais da América estiveram presentes. Porém os vários líderes indígenas do continente, apesar de convidados, não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.     No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico.


Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, com a função de zelar pelos direitos dos indígenas na América.     O Brasil não aderiu imediatamente ao Instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.Marechal Rondon
Além das diversas comemorações, esse dia deve ser de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Da aldeia virtual aos povos indígenas – atividade para sala de aula

Fonte: Educadores Inovadores

Dia 19 de abril é Dia do Índio! Que tal uma atividade para sala de aula que possibilite seus alunos a aprender sobre a rica cultura indígena? No site Conteúdos Educacionais há uma atividade especial para comemorar esta data!

A ideia é que os alunos se tornem agentes de viagens e montem um roteiro ecológico completo para visitar uma aldeia. Eles deverão montar um cartão postal publicitário com todas as informações de como será a viagem: como chegar; onde se hospedar; o que vai ser visitado, quando e como. Por fim, vão trocar este material por e-mail.

Esta atividade pode ser usada para mostrar a influência que os indígenas têm até hoje na nossa cultura e o quanto perdemos ao ignorá-la, pois toda sua riqueza cultural é um patrimônio que devemos reconhecer e valorizar.

Cadastre-se no site Conteúdos Educacionais e baixe esta e outras atividades! Todo mês temos conteúdo novo para você aplicar em sala de aula e ajudar os alunos a entenderem melhor e de forma interativa os conteúdos apresentados em sala de aula.

Não esqueça de deixar o seu comentário em nosso blog para dizer o que achou das atividades postadas. Seu comentário é muito importante para que possamos trazer toda semana materiais interessantes sobre educação!

Conversando pelo Twitter com minha amiga @ceila sobre cultura indígena e fábulas maravilhosas me indicou uma postagem que fez em seu blog Desabafo de Mãe o qual compartilho com vocês.

Toda criança tem direito de conhecer Iauaretê

Enquanto trabalho que nem um robô na cozinha de casa em frente ao PC, ouço uma pergunta no fundo da sala: Mãe, tem índio que usa roupa e outros que não usam? Respondi que existia muito tipo de índio ainda hoje. Então, ela me explica que são muitas tribos e pergunta se depende de cada tribo para o uso da roupa. Respondi: acho que até mesmo dentro das próprias tribos deve ter índio que usa roupa e outros não.

Eu fiquei orgulhosa de ver minha filha questionar a pluralidade e os costumes do nosso povo. Ela sabe que índio não é aquele que só faz barulho, pega o arco, a flecha e canoa pra pescar. Índio conta história, usa roupa, fala língua diferente e ainda vira onça. Não dá pra explicar a alegria de ver uma criança de 5 anos entender uma cultura diferente da sua e ao mesmo tempo aprender com as fábulas indígenas como enfrentar seus medos infantis. Eu confesso que estou fascinada pelas fábulas de Iauaretê. Conheça mais sobre autor abaixo e, se tiver interesse de ler a estória para seu filho, comenta aqui!

3 thoughts on “Datas comemorativas – Dia do Índio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *