Educação e Empreendedorismo

No mês passado falei aqui sobre o evento Educador Educar que irá acontecer neste mês de maio dos dias 18 a 21 promovido pelo promovido pelo Futuro Eventos e destaquei entre os 100 temas o “Sustentabilidade e Mudança Real: A Necessidade de Ampliação da Consciência e Responsabilidade Social” que será abordado por Lucy Duró – Pedagoga e Pós-graduada em Medicina do Comportamento pela USP.

Agora venho compartilhar com vocês uma entrevista dela para a TV Estadão onde aborda, nas entrelinhas um tema que gosto muito e que me incomoda em razão do engessamento a que foi fadado que é a Avaliação.

Aborda que a escola condena o erro quando na verdade o erro é quesito fundamental para que a aprendizagem aconteça. Se o aluno erra é sinal de que ele está experimentando, e este experimentar é que levará o aluno a aprender. Errar é estar em processo de aprendizagem. A partir do momento que a escola “pune” o erro, normalmente com notas baixas, ela interfere na segurança emocional deste aluno podendo, muitas vezes, bloquear os canais por onde a aprendizagem iria acontecer. A escola deve ter o erro como um aliado e não como um vilão.

Lucy ressalta que a escola não avalia o processo e sim “examina o aluno se limitando a apontar se ele acertou ou errou naquele momento”. Se ele errou, é punido quando na verdade, este erro deveria ser aproveitado para identificar o ponto o qual o entendimento não aconteceu e conduzir o aluno ao acerto.

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, afinal “Educar é transformar” diz Lucy.

Assista ao vídeo onde ela inicia falando de Educação e Empreendedorismo e deixe suas impressões sobre o tema.

5 thoughts on “Educação e Empreendedorismo

  1. Muito importante as consideraçãoes feitas pela Pedagoga Lucy com relação a escola formar um ser pensante e autonomo.seria melhor ainda se mais formadores de opiniões pudessem ouvi-la falar.

  2. Gostaria de possuir esse video.como posso fazer?seu conteudo é riquissimo para ser apresentado em encontros pedagogicos.

  3. com o avanço de tecnologia todos os dias se faz necessario buscar atualizações em todas as disciplinas e profissões para melhor capacitar, empreender e motivar os mossos educandos, alunos e nossa nossa comunidade
    parabens pelas atualizações

    Cybele Reply:

    Olá Ediel, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho do comentário e por enriquecer o nosso artigo.
    Volte sempre!
    abs

  4. Pingback: Conscientização sobre Sustentabilidade | Educa já

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *