Vista Azul – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

  • Você sabia que no Brasil há cerca de 2 milhões de portadores de autismo e que muitos ainda sem diagnóstico?
  • Você sabia que em crianças o autismo é mais comum do que a AIDS, a diabete e o câncer?
  • Você sabia que a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que em todo o mundo existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo?

O autismo, segundo a Associação Americana de Autismo ASA (1978)

“O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças, que possa causar a doença.”

A Rede Globo fez o comercial abaixo convidando todos a apoiarem a causa e hoje (sábado, dia 02 de abril) vestirem roupas de cor AZUL que é a cor símbolo do movimento.

Hoje acontecerá por todo o Brasil inúmeras ações  em adesão ao Movimento em Conscientização ao Autistmo chamando assim a atenção de toda a sociedade para o avanço do autismo

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado de azul esta noite. Em Cabo Frio a Igreja Nossa Senhora da Assunção já começou a ser iluminada de azul desde ontem.

A iluminação é inspirada na campanha “Light it Up Blue”, da Organização Autism Speaks e aqui no Brasil estas ações são coordenadas pela ONG Autismo & Realidade.

Em São Paulo o Monumento às Bandeiras, o Viaduto do Chá e a Ponte Estaiada estarão iluminados na cor AZUL. A ONG A&R está organizando uma Caminhada para amanhã, dia 03 de abril, saindo às 8h da Ponte Estaiada em SP. A ideia é integrar esta Caminhada no calendário da cidade de São Paulo. Você que mora em São Paulo não deixe de participar.

5 thoughts on “Vista Azul – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

  1. Excelente iniciativa! É importante a divulgação, pois creio que nem todos sabem o que seja “Autismo”.
    Parabéns pelo texto e pela campanha…
    Um abraço,
    Ana Maria

  2. Maravilhoso,pois qto mais divulgação mais conhecimento sobre o assunto.Parabéns!!!!

    Cybele Reply:

    Ol[a Andreia, tudo bem?

    Obrigada pelo incentivo e pelo comentário.
    Volte sempre!
    abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *