Seu cérebro frequenta academia?

Em razão da preocupação constante com a preparação física frequenta-se academia; porém não vemos, na mesma intensidade, o frequentar atividades que desenvolvam o saber, a concentração, a criatividade, enfim exercícios de rede neural provocando o treinamento do comportamento cognitivo.

O cérebro, inclusive, é o responsável pelo sucesso de todas estas atividades descritas acima, porém não podemos privá-lo de exercer a sua principal atividade, o raciocínio.

Está provado que quanto mais ele for exercitado tanto melhor será o seu desempenho. Em contrapartida um cérebro decadente é a morada perfeita de diversas doenças degenerativas como, por exemplo, o mal de Alzheimer.

Você tem o hábito de exercitar seu cérebro decorando o número de telefone das suas amigas ou vai direto para o roll de contatos do seu celular? Quando você vai assistir a um filme você procura memorizar além dos nomes dos atores principais o nome do diretor? Pois é, com o uso da agenda tudo passou a ser lido e nada a ser memorizado. Parece a mesma coisa? Pois não é. A partir do momento que você anota algum dado na agenda você dá o comando para o seu cérebro que aquela informação não precisa ser memorizada e ele deleta. É por esta razão que se você não verificar a agenda logo que acorda acabará esquecendo dos seus compromissos. É claro que não há necessidade de memorizarmos tudo que temos que fazer durante o dia, mas que é bom realizarmos alguns exercícios cognitivos, isto é muito bom.

Uma boa opção é jogar o Jogo da Memória? Aqui na internet tem uma variedade imensa. Assim como Tetris que você desenvolve também a atenção e a aplicação de estratégias. E palavras cruzadas, Sudoku, Letroca, e tantos outros que proporcionam exercícios de treinamento cognitivo.

Todas estas atividades podem ser muito bem conciliadas à leitura de um bom livro que além de exercitar a concentração, desenvolve o raciocínio, aumenta o vocabulário e lhe proporciona o prazer de conhecer novos personagens, de viajar por lugares exóticos, distantes, e ainda por cima lhe fazer companhia nas horas de lazer.

Ter um belo corpo, vesti-lo com roupas maravilhosas é tudo que se quer, porém se puder conciliar a bela aparência com uma boa conversa, será perfeito!

E você o que pensa sobre isso? Deixe aqui a sua opinião.

4 thoughts on “Seu cérebro frequenta academia?

  1. PERFEITO!!!!! SEM PRECISAR ACRESCENTAR NADA, PERFEITA A FORMA COMO FOI SINTETIZADO A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO DO CÉREBRO.

    Cybele Reply:

    Olá José Roberto, tudo bem?

    Agradeço o carinho das palavras
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe do Educa Já!

  2. |olah| Passei para conhecer seu blog e amei!!! Faz uma visitinha no meu tbm e me siga. Já estou te seguindo.bjs

    Cybele Reply:

    Olá Cassia, tudo bem?

    Agradeço o carinho das palavras
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Vamos lá conhecer seu cantinho, com certeza!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe do Educa Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *