Você incentiva seus filhos a ajudá-la nas tarefas domésticas?

Mãe, cadê aquela blusa vermelha que eu adoro? Mãe, quando que você vai fazer o meu prato preferido? Mãe, você pode ir me buscar no clube? Estas são algumas das inúmeras perguntas que os filhos fazem diariamente para a mãe. Houve época em que o filho perguntava e a mãe imediatamente ia atrás para lhe responder com a peça na mão, porém hoje as mães também trabalham fora e quando chegam em casa, ao final do dia, nem sempre conseguem dar a resposta.

A mulher passou a trabalhar fora para contribuir para o sustento da família, mas não abdicou dos outros afazeres, muito pelo contrário, é normal a mulher ter jornada tripla: trabalha fora, cuida da casa e cuida dos filhos.

Esta realidade também tem que mudar. A mulher batalhou tanto para conseguir um lugar no mercado de trabalho que esqueceu de lutar por ter “ajudantes” nas outras jornadas. Assim como o marido chega cansado do trabalho, o filho chega cansado da escola, a mulher também chega cansada do trabalho não sendo justo ter que assumir as outras responsabilidades sozinha.

Nada mais justo do que o marido também auxiliá-la nos afazeres domésticos e no cuidar dos filhos. Nada mais justo do que os filhos auxiliarem nos afazeres domésticos e principalmente cuidar das suas próprias coisas perdendo o hábito de querer tudo na mão e a todo do momento gritar MÃE. Com este comportamento além de cooperarem com os pais estarão desenvolvendo a responsabilidade e aprendendo a ser independentes.

Se todos desenvolverem o espírito de cooperação e solidariedade além de ajudarem muito a mãe estarão se preparando para uma boa atuação na sociedade.

E você o que pensa sobre este tipo de atitude?

Compartilhe conosco a sua opinião.

4 thoughts on “Você incentiva seus filhos a ajudá-la nas tarefas domésticas?

  1. Alice adora ajudar .E é bom incentivar a criança a fazer coisas de casa né? Mas sempre tendo o cuidado com o fogão vidros etc…
    Tem novidades amanhã no Papo de mãe ela na Tv Brasil 19 horas e na segunda no jorNAL CNT 22 horas asssita

  2. Olá, aqui em casa tenho dois pequetitos. A menina de 5 anos o menino de 2 anos. Desde quando aprenderam a andar, pois falaram antes de andar, já comecei a pedir ajuda e distribuir pequenas tarefas. Tipo, guarde seu brinquedo no lugar. Coloque seu prato na pia. Tire a roupa e ponha no cesto de roupa suja. Minha pequena já arruma até a cama. Nos meus pais um dia ela conseguiu dobrar a coberta de casal. Minha mãe perguntou como. Ela respondeu subi na cama e fui arrumando. E não é que ficou nota 10. Como trabalho meus pais olham eles na parte da manhã. Agora minha filha já vai para a escola e vamos juntas. Mesmo assim a ajuda continua e a responsabilidade também. Pois sempre digo: Crio os meus filhos não para mim e sim para o mundo. Eles tem que saber se virar sozinhos e resolver seus próprios problemas, para serem adultos de sucesso. Beijos da Bia!

    Cybele Reply:

    Olá Beatriz, tudo bem?

    Que excelente contribuição!
    Seu relato enriqueceu ainda mais o nosso espaço
    Obrigada por acompanhar o Educa Já!
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe do Educa Já!

  3. Gostaria de saber como fazer para que meus filhos de 13 e 17 anos ajudem na tarefa domesticas, trabalho fora, chego em casa tem copos em todos os lugares, é complicado ficar só brigando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *