Blogagem coletiva no Dia do estudante #estudarvaleapena

Hoje, 11 de agosto, Dia do Estudante estou integrando a Blogagem Coletiva #estudarvaleapena mobilizada pela @samegui do blog A Vida como a Vida Quer que tem como foco principal a evasão escolar principalmente no nível Ensino Médio.

O Dia do Estudante ficou tendo o dia 11 de agosto em razão de D. Pedro I ter instituído no Brasil os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas (Direito) no Brasil sendo um em São Paulo – Faculdade de Direito do Largo São Francisco e outro em Recife quase um ano mais tarde.

Cem anos após a criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927. [W]

Assim sendo, no dia 11 de agosto os estudantes de Direito passaram a comemorar o aniversário da Faculdade do Largo São Francisco.

Ocorre que estas comemorações deram origem também ao “Dia do Pindura” uma vez que os estudantes se dirigiam ao restaurante localizado perto da Faculdade e faziam a refeição de comemoração pela data. Ao final, o estudante mais desinibido e com o dom da oratória fazia um belo discurso elogiando os garçons, o cozinheiro e o dono do estabelecimento e firmava o compromisso de que tão logo se formasse voltaria para quitar a dívida do jantar, e que enquanto isso o dono do restaurante deveria “pendurar” a conta ficando no aguardo.

Hoje, esta prática já não mais é válida primeiro porque todo estudante se sente no “direito” de praticar o “Pindura” e o faz usando de má fé comendo os pratos mais caros, bebendo os vinhos mais especiais saindo do restaurante sem pagar pegando o dono de surpresa. É por esta razão que a maioria dos restaurantes prefere fechar as portas no dia de hoje do que ficar vulnerável a esta situação e acabar se aborrecendo, além do prejuízo financeiro, é claro.

Eu mesma nunca pratiquei o Pindura, mesmo tendo feito Direito. A essência já não era a mesma dos anos iniciais, então nunca me senti confortável em praticá-lo achando, inclusive, injusto.

Hoje, acredito ser muito mais válido abraçarmos causas mais justas, como a do “estudarvaleapena e comemorarmos o Dia do Estudante com ações que venham, cada vez mais, dar condições para que jovens, principalmente de 15 a 17 anos, estejam na escola cursando o Ensino Médio e se preparando para ingressar no mercado de trabalho.

Dados de 2009 apontam que dos 10,3 milhões de jovens nesta faixa etária somente 50,9% cursavam o Ensino Médio. Sem completar o Ensino Básico o jovem tem diminuída sua chance de conseguir um bom trabalho, se submetendo a serviços temporários e de baixa remuneração reforçando o ciclo de pobreza da população.

Ainda por conta da blogagem coletiva #estudarvaleapena voltarei a abordar este tema que muito me interessa e que muito tem para se fazer.

Se você se interessa por este assunto deixe aqui o seu comentário, divulgue a blogagem para seus contatos, coloque o selo no seu blog, enfim participe ativamente.

One thought on “Blogagem coletiva no Dia do estudante #estudarvaleapena

  1. Pingback: Por que Estudar Vale a Pena? (por @gnsbrasil) | @avidaquer | www.avidaquer.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *