Brincando também se aprende #baudediversoes

Falar sobre criança e suas brincadeiras é sempre um assunto muito sério. É por esta razão que quem há anos se preocupa com a nutrição da criançada não poderia deixar de se preocupar com suas brincadeiras também, principalmente resgatando algumas que seus pais brincavam quando eram criança e que servirá de elo entre as duas gerações. Sim, estou falando do Portal Nestlé – NINHO Soleil.

Esta integração entre pais e filhos é muito importante para o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e até mesmo físico da criança. Quando a criança brinca, ela ativa suas potencialidades, bem como sua criatividade sendo fundamental a prontidão, o experimentar, o vivenciar, o imaginar, o criar, o deduzir, o conceituar e tantos outros verbos fundamentais para o seu desenvolvimento.

Quem não se lembra com saudades de alguma brincadeira que vivenciou quando pequeno(a). Eu adorava pular amarelinha. A brincadeira começava desde o desenhar a amarelinha na calçada com um pedaço de tijolo ou até mesmo um carvão. Quantas habilidades e competências não são desenvolvidas ao desenhar e depois pular a amarelinha? Vejamos algumas: noção de proporção, lateralidade, noção espacial, sequência numérica, equilíbrio, destreza, sequência lógica, pontaria e concentração.

Imagine quão importante e fundamental pode ser uma simples brincadeira para o desenvolvimento da criança, principalmente se for acompanhada da participação dos pais.

A brincadeira também é um “abre portas” para a socialização sendo uma comunicação bem eficaz, pois muitas vezes, muito antes de dirigir uma única palavra, duas crianças iniciam sua interação compartilhando uma mesma brincadeira.

É através da brincadeira que a criança aprende a cumprir regras, a esperar a sua vez, a ouvir o que o outro está dizendo, a perder e a ganhar, a trabalhar em equipe e a respeitar o outro. Estes ensinamentos são fundamentais para o desenvolvimento harmonioso da criança.

Estes focos aqui apresentados e tantos outros que integram o Baú de diversões do Portal Nestlé serão abordados, vivenciados através das brincadeiras entre pais e filhos, e registrados por fotos que comporão o álbum de figurinhas.

Todos estes recursos serão utilizados por cinco famílias representadas por: Eliane Ceccon, Gisele Barcellos, Sam Shiraishi , Simone Miletic, Tiffany Stica , que assim como eu são embaixadoras do Ninho nesta ação o qual convidamos a todos para acompanharem e brincarem com a gente no site Portal do Ninho e/ou no Facebook

A cada postagem feita por cada uma das mães eu comentarei dando meu foco pedagógico o qual fico no aguardo da interação de todos vocês também.

 

Vamos fazer destes nossos encontros uma grande brincadeira construtiva e pedagógica

desenvolvendo ao máximo as nossas crianças.

Tenho certeza que vocês vão adorar!

One thought on “Brincando também se aprende #baudediversoes

  1. Pingback: Misturando as tintas #baudediversoes | Educa já

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *