Começa hoje a série: Destino: Educação no #canalfutura

Hoje, 17 de outubro, temos encontro marcado às 21h, no Canal Futura, pois uma super série em formato de Documentário, com sete episódios, abordará a realidade educacional de países como a Coreia do Sul, Canadá, Chile, Finlândia e a província de Xangai na China que têm um grande ponto comum: todos eles estão bem colocados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) que avalia a qualidade da educação por meio do desempenho dos estudantes.

Você quer saber o que cada um destes países tem de diferente? Pois é este o foco do “destino: educação” que tem por meta identificar o que leva os sistemas educacionais destes países terem por resultado a ocupação das melhores colocações do mundo.

O mais interessante é que o Destino: Educação – diferentes países, diferentes respostas não virá com fórmulas prontas, mas trará dados provocativos que incentivarão a reflexão de todos para que cada um encontre o seu próprio caminho.

Clique na imagem para assistir ao vídeo

Intimista, a série entra na sala de aula, se aproxima dos alunos, conversa com professores e vai até a casa dos estudantes para mostrar a rotina de estudos e conversar com os pais. A partir desses personagens, constrói o contexto político, histórico, social e cultural do local, além de colher depoimentos e análises de especialistas, entre eles o criador do PISA, Andreas Schleicher.

Ao refletir sobre a Educação nestes diferentes países e sem ter a obrigatoriedade de seguir modelos determinados por estes resultados é possível se deter nas estratégias utilizadas por eles e verificar quais pontos se têm em comum para que possam servir de referência para adequações.

Vamos refletir também sobre as questões abaixo que são apontadas no Documentário:

Qual a preocupação dos governos com o ensino? O que eles têm feito para melhorar os indicadores de qualidade e como isso é percebido no aprendizado desses alunos? Qual a articulação entre as políticas macro e as práticas do dia a dia escolar? Como valorizar e formar o elemento-chave do processo, o professor? Quem são as pessoas que estão por trás dos bons resultados do PISA? A família tem realmente papel decisivo na educação?

Nas séries haverá conversa com pais, professores, especialistas além de acompanhar a rotina de estudos dos jovens dos países percorridos.

Para assistir aos melhores momentos do “Destino:Educação” clique na imagem

 

Estas séries foram realizadas em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), com consultoria da educadora Maria Helena Guimarães de Castro e também do Todos pela Educação e da Comunidade Educativa (Cedac).
É claro que há um episódio dedicado ao Brasil que por ocupar o 53º mesmo sendo apontado como o país que mais evoluiu na Educação na última década.

IMPORTANTE:

Além da exibição no Canal Futura, o destino:educação também estará disponível no site doFuturaTec, a videoteca gratuita do Canal Futura, para download dos usuários cadastrados no sistema. O FuturaTec é reservado a instituições educacionais que usam o conteúdo do canal como material pedagógico e, hoje, conta com mais de seis mil instituições inscritas, sendo a grande maioria escolas e universidades.

Não esqueçam: é hoje às 21 horas no Canal Futura

2 thoughts on “Começa hoje a série: Destino: Educação no #canalfutura

  1. Adoro as programacoes do canal,gostaria de receber videos educativos para formacao de professores.
    Abrigada Cassia Coord. Pedagogica

    Cybele Reply:

    Olá Cassia, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso espaço com seu comentário
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *