VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE BEBEDOURO

Tema: A humanização dos saberes e o papel do educador social nos dias atuais

Público-alvo: Educadores, profissionais da área da saúde, da área jurídica, da área de economia e administração, pais e o público em geral.

Há vários anos o Instituto Advance e o Centro Integrado de Educação e Cultura – CIEC têm promovido, em nossa cidade de Bebedouro, eventos educacionais, culturais, artístico, e de lazer para todos os segmentos profissionais, especialmente aos relacionados à educação. Esses eventos visam sempre a atualização, a aquisição de novos conhecimentos e, sobretudo o enriquecimento pessoal de seus participantes.

Em nossa sociedade atual, a educação humanizadora é esquecida e, na maioria das vezes, é inexistente.  Preocupamo-nos muito mais com os resultados finais do que com a construção de um ser humanizado. Entendemos ser a educação, muito mais do que o simples ensinar e aprender. Educar é saber conhecer, aquilatar, julgar, construir o conhecimento e a sabedoria.

As instituições educacionais e culturais em sintonia com o século XXI  buscam, além de transmitir os conhecimentos pedagógico e teórico, transmitir valores sociais e transformar as pessoas em cidadãos conscientes e éticos. O que realmente importa para as instituições geradoras de educação e de cultura contemporâneas não é apenas a formação de profissionais, mas sim, a criação de cidadãos do bem capazes de transformar vidas.

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE BEBEDOURO nos proporcionará momentos para dialogarmos, problematizarmos, refletirmos, partilharmos experiências que envolvam as diversidades cada vez mais presentes em nossa sociedade e, consequentemente, no ambiente educativo. Trabalhar, respeitar e valorizar essas diversidades se constitui em desafios para uma educação comprometida e engajada com a humanização de todos.

O tema proposto para o VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE BEBEDOURO é  A humanização dos saberes na educação e o papel dos educadores e da comunidade escolar e  terá como principal objetivo proporcionar o encontro, o debate e troca de conhecimentos entre docentes e/ou pesquisadores sobre os imperativos educacionais e culturais nos diversos níveis de ensino, de modo a favorecer a concepção, o desenvolvimento e a implementação de práticas de ensino e de aprendizagem que favoreçam a implantação da cultura humanizadora no sistema educacional contemporâneo.

A sexta versão deste evento terá uma formatação modular perfazendo uma carga horária total de 30 horas, distribuídas módulos de conferências, palestras, workshops, debates e momentos culturais. Os módulos acontecerão separadamente e não todos concentrados em 03 ou 04 dias como costumeiramente os congressos acontecem.

A estrutura modular do congresso apresenta, entre outras, as seguintes vantagens:

?Fácil assimilação de unidades de aprendizagem pouco extensas;

?Melhor gestão do tempo por parte dos participantes;

?Maior motivação dos formandos em virtude da sensação de consecução progressiva dos objetivos de aprendizagem.

Importante ressaltar que e estruturação modular, permitirá que profissionais dos mais variados segmentos, estudantes universitários e cidadãos em geral, participem eletiva e isoladamente de palestras, conferencias, etc. Entretanto, a participação de apenas um ou de alguns módulos não darão direito aos participantes esporádicos da obtenção de certificados, apenas de declarações de participação. Para a obtenção do certificado com a carga de 30 horas, os cidadãos deverão ter participado de todos os módulos.

Participar do VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE BEBEDOURO é ter acesso a uma rede de conhecimento formada por doutores, mestres e profissionais da área educacional e cultural.

PRIMEIRO MÓDULO do VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE BEBEDOURO = 8 horas

Workshop e Lançamento do Livro

Público-alvo deste modulo de 08 horas: Profissionais de Educação: Professores, Coordenadores, Orientadores, Diretores, Contadores de histórias, bibliotecários, psicólogos, atores e pessoas interessadas no tema.

Neste encontro serão abordados os desafios diários que envolvem a escola como um todo, do conteúdo e da forma como ele se apresenta, à importância da gestão no cenário escolar, o uso da tecnologia como mais um recurso para promover a aprendizagem e da presença das Múltiplas Inteligências presentes nestes diferentes cenários.

Data: 08 de outubro – na UNIFAFIBE

Horário: das 8 às 17 horas, com intervalos para cafés interativos e almoço

DETALHES DO CONGRESSO

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE BEBEDOURO E REGIÃO tem os seguintes objetivos:

?Propiciar aos cidadãos momentos de reflexão sobre assuntos que estão presentes no cotidiano de todos os seres humanos de nosso tempo;

?Proporcionar ao público-alvo a oportunidade de aprimorar e/ou adquirir conhecimentos;

?Tornar nossa comunidade um polo difusor de conhecimentos, comprometida com a cultura e a educação continuada de nossos profissionais;

?Promover a reflexão sobre a concepção, a introdução e o desenvolvimento de projetos de educação para o empreendedorismo e responsabilidade social na educação e na cultura contemporâneas;

?Despertar nos participantes o espírito do empreendedorismo e de responsabilidade social, potencializando aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais, para uma postura ativa diante da vida e da carreira profissional;

?Proporcionar aos participantes subsídios para o desenvolvimento de trabalhos e desafios ligados à implantação de projetos sociais e a prática da responsabilidade social das e nas escolas da e na comunidade onde estão inseridas;

?Ampliar o debate sobre responsabilidade social das escolas, inclusive através da comunidade escolar e da rede de transformação social (meio ambiente, direitos humanos, práticas de trabalho, envolvimento da comunidade com a educação e a cultura, entre outros).

Rua Francisco Inácio, 520 – Fone: 17- 3343-2626 – Bebedouro – SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *