Filho(a) estabanado(a)

É muito comum quando o menino ou menina começa a chegar perto da adolescência e, de um dia para o outro, dá um salto de crescimento. Cresce a olhos vistos. Dependendo do fator genético este crescimento acelerado é até esperado. O que não se espera é o efeito que este crescimento rápido pode ocasionar.

Quando o rapaz ou a mocinha cresce muito rápido o cérebro não acompanha no que diz respeito à noção espacial, ou seja, ele continua dando as mensagens tomando por base o tamanho do pé, braço, mão anteriores.

É por esta razão que quando a menina está almoçando e vai pegar o copo para beber esbarra derrubando-o. Na verdade o cérebro calcula a distância tomando por base o tamanho anterior do braço e da mão. Como ela cresceu rápido sua mão chegou antes do calculado chocando-se com o copo.

O mesmo acontece com o menino que antes calçava 35 e de repente calça 39 e passa a chutar os pés da mesa quando se aproxima para sentar-se, ou choca-se com o pé da cadeira, ou mesmo pisa no pé do outro sempre quando se aproxima para conversar e assim por diante.

Os braços então, que se movimentam para todos os lados vão “varrendo” tudo que encontram pelo caminho num efeito devastador.

É claro que estou exagerando um pouco, mas o “ser estabanado” tem origem nesta fase da vida. O importante é entender o que está acontecendo com este adolescente e procurar lhe passar calma e segurança para enfrentar mais esta mudança, dentre tantas que ocorrem na adolescência.

Sabendo que ele não está fazendo isso de propósito e muito menos porque quer provocar ou chatear, os pais podem orientar seus filhos para que se concentrem nos movimentos ajudando o cérebro a desenvolver a noção espacial com mais rapidez.

 

One thought on “Filho(a) estabanado(a)

  1. Querida amiga

    Hoje minha visita é para agradecer
    o presente que é para mim
    a sua amizade,
    e também desejar
    um maravilhoso Natal,
    onde possas encontrar nestes dias
    ainda mais inspiração
    para a alegria de ser feliz,
    e para o milagre de fazer
    quem passa por tua vida feliz.

    Que o teu olhar seja a mais perfeita
    luz do Natal a enfeitar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *