Como você está se comportando?

Na correria do dia a dia normalmente ligamos o “piloto automático” e seguimos em frente tomando decisões, realizando tarefas, interagindo com pessoas, ficando aborrecida(o), se sentindo alegre, realizada(o), cansada(o), muitas vezes acabada(o) e nem quando deitamos à noite para dormir refletimos sobre o que vivemos e como vivemos.

Nesta “loucura” muitas vezes não percebemos que nosso comportamento pode estar tumultuando e dificultando a convivência no ambiente de trabalho, nos momentos de lazer com a família e amigos ou em casa. Não temos tempo para olhar o outro e ver se a sua expressão nos dá como resposta se ele está feliz ou não por nos ter ao seu lado.

Foi com o objetivo de puxar o “breque de mão” e forçar uma parada para reflexão que elaborei o Teste sobre “Temperamento” que disponibilizo logo abaixo.

Não é nada saudável passar o dia inteiro correndo, conseguindo dar conta de todas as atividades e não conseguir tirar uns cinco minutos para refletir sobre como foi o nosso comportamento diante de determinado fato.

Sei que somos seres complexos e que não apresentamos somente um determinado tipo de comportamento, por isto não podemos ser “rotulados” categoricamente como sendo “dinâmica e comunicativa, perfeccionista, imprevisível e negativista”, porém quando paramos para realizar um teste, automaticamente, refletimos sobre o resultado apresentado verificando se realmente nos identificamos com o conteúdo ali apresentado.

Aproveite, faça o Teste e veja se o resultado  condiz com a sua maneira de agir:

Como é o seu temperamento?

O temperamento é o reflexo das particularidades que o indivíduo demonstra no seu comportamento principalmente quanto a sua personalidade, sua afetividade e sua atenção. Eles são independentes e podem se apresentar em diferentes graus.

Em situações de dificuldades como é o seu otimismo?

a) Sempre elevado;

b) Instável;

c) Muito baixo;

d) Nunca sou otimista.

Em situações novas como é a sua ousadia?

a) Sempre elevada;

b) Instável;

c) Muito baixa;

d) Nunca sou ousada(o).

Em locais onde há muita gente você é extrovertida(o)?

a) Sempre;

b) Instável;

c) Às vezes tímida(o);

d) Nunca sou extrovertida(o).

Em situações desconhecidas você é reflexiva?

a) Sou impulsiva(o);

b) Muito pouco;

c) Às vezes;

d) Sempre .

Quando você vai a eventos normalmente se veste de modo extravagante?                       

a) Sempre;

b) Às vezes;

c) Sou discreta(o);

d) Nunca sou extravagante.

Você é perfeccionista em suas ações?

a) Nunca sou perfeccionista;

b) Pouco pragmático;

c) Às vezes;

d) Sempre.

Seu contato com as pessoas normalmente é afetivo e caloroso?

a) Sempre;

b) Às vezes;

c) Com reservas;

d) Sou sempre frio e impessoal.

Normalmente você é uma pessoa irritável?

a) Nunca me irrito;

b) Sou resignado;

c) Às vezes;

d) Sempre.

Você é uma pessoa acomodada?

a) Nunca me acomodo;

b) Sou aplicado;

c) Às vezes;

d) Sempre.

Tudo que lhe fazem você acha que foi de propósito?

a) Sempre;

b) Às vezes;

c) Alguns sim;

d) Sou muito mimada(o).

Se a maioria das alternativas escolhidas foi a letra “a”      

Dinâmica e comunicativa

Você é uma pessoa que não deixa que obstáculos atrapalhem a realização das suas atividades e sonhos. Você não pensa duas vezes em arriscar para ver qual o resultado que irá obter. Sabe aproveitar as oportunidades, toma decisões rápidas, pois tem plena certeza que saberá lidar com o resultado, mesmo que este não seja o esperado. Você é desinibida, segura, alegre e procura sempre enxergar o lado bom das coisas. Para você o copo está sempre meio cheio e nunca meio vazio.

Parabéns!

Se a maioria das alternativas escolhidas foi a letra “b”          

Imprevisível

Podemos dizer que você é uma pessoa imprevisível. Dificilmente traça planos a longo prazo e na maioria das vezes opta por ações com baixo grau de dificuldade e empenho. Se percebe que a situação poderá não dar certo, deixa de lado e parte para outra menos necessária ou se conforma em simplesmente não fazer nada. Na maioria das vezes consegue realizar o proposto, mas nunca se preocupa em realizar de forma que fique perfeito. Consegue surpreender sempre os que te rodeiam pelo fato de você ser imprevisível.

Procure determinar e cumprir metas tentando superar esta instabilidade comportamental e emocional.

Se a maioria das alternativas escolhidas foi a letra “c”      

Negativista

Você é aquela pessoa que incorporou o negativismo e que sempre acha que se uma ação pode dar errado, dificilmente dará certo. Este pensamento consome sua energia e faz com que ao resolver algum problema você já aja com desmotivação e se preparando para o fracasso, o que torna o resultado uma realidade. Você tem que se empenhar em mudar este tipo de pensamento, pois acabará perdendo o estímulo à vida. Saiba que a vida é feita de acertos e erros de sucessos e fracassos e que boa parte destes resultados dependem das nossas ações.

Se a maioria das alternativas escolhidas foi a letra “d”  

Perfeccionista

Você está atenta a tudo e a todos e exige que todos tenham uma atitude impecável dentro dos padrões que são importantes para você. Dificilmente você aceita uma falha, mesmo que esta venha de você. Você é do tipo que presta atenção aos mínimos detalhes e que não poupa esforços para realizar tudo o mais impecável possível. Isto não é de todo mal porque normalmente você faz tudo muito bem feito, porém é extremamente desgastante tornando a convivência ao seu lado muito conturbada.

Tente encontrar o meio termo.

Agora que você já fez o Teste vamos continuar a reflexão:

Vamos supor que o resultado apontou que você é uma pessoa imprevisível, que opta por planos rápidos e fáceis de serem executados, que desiste diante da menor dificuldade ou opta por resolvê-la de qualquer maneira, sem qualquer empenho. Você pode não ter se dado conta de que está agindo desta maneira. Se você tivesse refletido sobre o seu comportamento poderia entender que este comportamento pode ser um dos fatos geradores de você não progredir de acordo com suas expectativas.

Ou vamos supor então que o Teste tenha apontado que você é uma pessoa negativista e que por esta razão reclama de tudo. Estar sempre na expectativa do fracasso consome todas as suas energias e acaba lhe provocando uma apatia gigantesca. As pessoas não se sentem bem ao lado de uma pessoa que fala de doença o tempo todo, que sempre conta uma “desgraça”, que reclama de tudo e que sempre que alguém tenta ajudá-la,  rebate imediatamente com a frase que já virou bordão: “eu sei que não vai dar certo”.

Ser perfeccionista também não é o melhor dos resultados porque exige muito de si mesma(o) e de todos que a(o) rodeiam. Tenho uma conhecida que sempre me diz que nunca arruma os armários porque eles nunca estão desarrumados. O perfeccionista está em constante estado de alerta para que tudo fique sempre na mais perfeita ordem e dificilmente aceitando o erro. Errar faz parte do ser humano. Crescemos através do erro. É claro que não estou falando do erro por negligência ou imprudência, mas daquele que a pessoa, tentando acertar, acaba errando, e de agora em diante não trilhará mais este caminho. O perfeccionista acaba promovendo uma insegurança nas pessoas que o rodeiam, pois elas se sentem acuadas com medo de errar e ser recriminada.

E finalmente ser dinâmica e comunicativa. Normalmente a pessoa dinâmica tem olhos para enxergar tudo à sua volta e por isto se sente segura nas suas ações. Não estou falando aqui da pessoa que passa como um trator por cima de tudo que encontra pela frente, esta não é dinâmica e sim egoísta que só vê a si mesma. Estou falando daquela pessoa que sempre encontra um tempo para ajudar uma pessoa, para integrar nas suas atividades uma emergência. Já diz o ditado que se você quer pedir um favor a alguém, peça para quem não tem tempo. Quem tem tempo dificilmente o fará. Assim sendo, saiba que você sempre poderá contar com a ajuda de uma pessoa dinâmica e comunicativa.

Estas são algumas das inúmeras características que apresentamos quando falamos de “Temperamento”.

Espero que este Teste sirva de estímulo para que você reserve um tempinho durante o seu dia para analisar como você está se apresentando tanto para o outro quanto para você mesma.

Você acha que esta conversa serviu de alerta para você olhar para você mesma?

O objetivo maior, muito mais do que dar nome ao seu temperamento é fazer você ter um olhar mais reflexivo sobre o seu temperamento.

Compartilhe conosco a sua opinião.

Ela enriquecerá ainda mais a nossa conversa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *