Misturando as tintas #baudediversoes

A criança se sente atraída pelas cores desde que é bebê. As indústrias de brinquedos, bonecos e móbiles usam e abusam das cores para chamar a atenção das crianças.

Desde pequena adora pintar e desenhar mesmo porque é veículo de expressão e comunicação.

O desenho é o primeiro registro da  linguagem da criança.

Dê uma caixa de lápis de cor para uma criança e veja quanto tempo ela ficará entretida.

Se a opção for pintar com tinta a alegria será ainda maior porque ela terá oportunidade de formar novas cores e esta experiência será maravilhosa.

Quando meus filhos eram pequenos eu forrava a mesa com plástico e colocava as cores primárias para que eles pudessem experimentar as misturas dando origem às secundárias. Eles achavam que eram capazes de fazer mágica!

Esta é uma excelente opção para entreter a criançada neste período de férias, assim como outras sugestões de brincadeiras que você poderá obter no #Baú de diversões do Portal Nestlé o qual já falei AQUI e que estamos retornando hoje após uns dias de recesso em razão das Festas de Final de Ano.

Voltando ao assunto das tintas quero apontar o post “Vamos brincar de carimbo de mão” do Blog da Ti, que  está junto no #Baú de diversões,e que compartilhou uma atividade de carimbo de mão proposta pela escola e realizada pelo seu filhote, o qual deixei meu comentário com foco pedagógico.

Se você optar por entreter seus filhos com esta atividade saiba que há uma grande variedade de tintas. Há os guaches que podem ser usados com pincel e há os em tubos, excelentes para preencher espaços pequenos e fazer contornos. Se não quiser usar pincel, pode cortar pedaços de esponja ou fazer carimbos usando rolhas ou batatas.

Há os potes de pintura a dedo ideal para as crianças menores de 3 anos.

Tem também as famosas aquarelas onde a criança molha o pincel na água e raspa nas pastilhas coloridas.

No meu tempo havia também livrinhos que molhávamos o pincel na água e passávamos na paisagem e ela ia ficando colorida. Será que ainda existe? Era vendido nas bancas de jornal.

Esta brincadeira além de ser muito atraente desenvolve a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

Você também pode fazer sua própria tinta, caso queira. É só misturar amido (Maizena) em um pouco de água fria e mexer até virar um mingau. Não precisa ir ao fogo.  Você irá controlar a textura da tinta através da quantidade de água tornado um mingau mais ou menos ralo.  Então é só colorir com anilina na cor desejada e colocar em potes.

Não deixe de compartilhar conosco contando como foi sua experiência e acompanhem outras sugestões de brincadeiras através das amigas Gisele Barcellos (@kidsindoors), Monica Brandão (@comercrescer), Eliane Ceccon (@1001roteirinhos), Sam Shiraishi (@samegui),  Tiffany Stica (@blogdati) e eu Cybele Meyer (@educaja) no #baudediversões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *