Pratique a gentileza, afinal “Gentileza gera gentileza”

Bom dia a todos!

Este é um tema que me chama muito a atenção, pois precisamos incentivar a gentileza uma vez que ela está se extinguindo das nossas ações diárias. Não sei se vocês já ouviram falar do Profeta Gentileza, que era um empresário que largou tudo para distribuir gentileza pelas ruas do Rio de Janeiro. Todos liam suas frases de incentivo à gentileza pintadas em diversos locais do Rio de Janeiro enquanto ficavam presos nos trânsito, enquanto esperavam o ônibus ou simplesmente passavam por ali.

Mas foi quando as autoridades mandaram cobrir de cinza as palavras por ele pintadas que a população se revoltou e exigiu que fossem novamente trazidas de volta. Foi esta reação do povo que consagrou o Poeta Gentileza morto em 1996. Hoje a Praça da Rodoviária leva o seu nome, sua vida foi contada num filme, virou tese de faculdades, há a ONG denominada Rio de Gentileza e até a escola de Samba Grande Rio contou a história do Profeta Gentileza em seu samba enredo.

Gentileza também foi cantada na voz de Marisa Monte na música Gentileza.

 

Por tudo isso vemos o quanto exercer a gentileza é importante nas nossas vidas e por que não a praticamos?

Não há situação mais motivadora do que olhar para alguém e este dar um sorriso, um bom dia ou até mesmo um simples olhar. Isto nos faz sentir vivos e perceber que não somos invisíveis aos olhos do outro. Não há nada pior do que nos tornarmos invisíveis. Caminhamos sempre apressados e quando olhamos o outro ao nosso lado normalmente não o vemos. Paramos no semáforo e só olhamos para o semáforo. Assim que ele abre, não nos importamos se ainda há alguém atravessando a rua, pisamos no acelerador e seguimos em frente perdendo uma ótima oportunidade de praticarmos a gentileza.

No ambiente de trabalho quantos chegam e nem sequer cumprimentam seu colega do lado. Dizer um “belo bom dia” poderia fazer toda a diferença. Não basta somente falar um obrigado quando alguém lhe entrega algum documento, este “obrigado ou agradecido” como dizia o Profeta Gentileza tem que vir acompanhado da afetividade.

Nos preocupamos tanto em estar sempre bem informados, em descobrir o uso de uma nova ferramenta na internet e nos esquecemos do mais simples, e que faz toda a diferença: o praticar a gentileza.

Quando comecei a usar o Twitter há quatro anos as pessoas simplesmente tuitavam como se estivessem falando para si mesmas. Quase não interagiam e muito menos se cumprimentavam. Hoje, quando você entra e cumprimenta as pessoas, elas lhe respondem com várias gentilezas. Isto torna o ambiente muito mais atraente e  faz com que criemos laços afetivos com estes tuiteiros. Muitas amizades fiz através do uso das Midas e que se tornaram amigos de coração tanto virtual quanto presencial.

Ao encontrar pela primeira vez uma pessoa que eu só conhecia via internet me provoca uma emoção mágica. O carinho é tanto que parece que a gente já se conhecia há muito tempo. Por isto quem diz que quem vive conectado se afasta da vida social está redondamente enganado, mas isto é assunto para outro post.

Vamos educar nossos filhos ensinando muito além do simples: obrigada, por favor, dá licença, bom dia….

Vamos ensinar nossos filhos a dizer tudo isso com o coração. E isso só será possível através do nosso exemplo.

Praticar a gentileza dá muito mais prazer para quem a pratica do que para quem a recebe.

Vamos contaminar nosso ambiente com atitudes gentis.

Lembre-se de que Gentileza gera Gentileza.

Pratique-a sem economia!

Você tem alguma experiência para compartilhar conosco sobre o exercer a gentileza?

Seja gentil e compartilhe! 🙂

3 thoughts on “Pratique a gentileza, afinal “Gentileza gera gentileza”

  1. muito bom o texto. A gentiliza é um pedacinho de felicidade no nosso dia a dia. Ja compartilhei com meus amigos.

    Abraços

    Cybele Reply:

    Olá Flavinha,

    Obrigada pelo carinho e por compartilhar.
    Assim estaremos contribuindo para um mundo feito por pessoas melhores.
    Volte sempre!
    abraços

  2. Olá Cybele, tudo bem?
    Adorei o texto e o vídeo!
    Tive o privilégio de conhecer o profeta gentileza pessoalmente.
    Ainda bem que a sua mensagem está tendo repercussão!Estou terminando a leitura do seu livro e tenho aprendido muito com ele.
    Um bom início de ano letivo para todos nós!
    Um beijo no seu coração!!!
    Ronaldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *