Estacione com segurança

Procedimentos simples podem evitar tragédias. Sim, estou me referindo a tragédia mesmo e não estou fazendo drama.

As pessoas ainda não se deram conta do perigo que é estacionar na vaga da garagem de casa, do shopping ou do supermercado, de frente. É claro que este procedimento é automático. Você chega e ao invés de manobrar para guardar o carro de ré, você já o coloca de frente. Muito mais fácil. Mas o perigo está justamente no momento em que você for tirar o carro da garagem, pois a visibilidade é mínima, para não dizer “nenhuma”.

Aqui no Brasil ainda não há estatísticas sobre os acidentes causados por esta prática, mas nos Estados Unidos morrem cerca de 250 crianças por ano atropeladas, na maioria das vezes, pelo próprio pai ou mãe. Quase uma criança por dia.

Até os 10 anos a criança enxerga o carro como um “brinquedo”. Ela não tem noção do perigo que ele pode causar. Além disso, ela não tem noção de velocidade e como ela está vendo o carro ela pensa que o motorista também a está vendo. É neste momento que os acidentes acontecem.

Quanto maior o carro menos visibilidade na ré se tem.

O código de trânsito não prevê esta ação e, portanto, o motorista não está infringindo nenhuma regra. Porém diante dos registros esta prática tem que ser mudada.

O mesmo cuidado deve acontecer dentro dos estacionamentos do shopping. Muitos pais deixam o filho sair correndo na frente, pois imaginam que estão seguros. Ledo engano! O motorista que está saindo da sua vaga pode não ver a criança e a atropelar. Por isto os pais devem sempre estar de mãos dadas com o filho, seja no estacionamento do shopping, do supermercado ou qualquer outro local em que haja trânsito de carros. Onde houver passagens para carros, os filhos têm que estar de mãos dadas com os pais.

O piloto de testes César Urnhani falou sobre as possibilidades de não enxergar uma criança que está atrás do carro. Veja na reportagem e assista ao vídeo dojornal EPCampinas.

Os pais também devem verificar se o filho não está escondido embaixo do carro. Este procedimento é normal em crianças, principalmente em meninos. Eles adoram brincar de mecânico ou mesmo gostam de se esconder tanto nas brincadeiras de esconde-esconde, quanto para brincar de se esconder dos pais.

Há inúmeros casos onde o pai saiu com o carro e atropelou o próprio filho.

Estes cuidados simples devem integrar as nossas ações diárias. Melhor perder um pouquinho de tempo, mas ter plena visão de tudo o que se passa ao redor do nosso veículo.

Você já levou algum susto envolvendo criança e carro?

Conte para nós. Quanto mais relatos tivermos mais motivação teremos para mudar este hábito.

One thought on “Estacione com segurança

  1. Já vivi varias situações semelhantes,mas todas as vezes foram com idosos.Temos que ter muitooo cuidado com eles.também. ..pois alguns se tornam uma verdadeira criança. Boa tarde!.
    Muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *