O que é Cidadania? #GloboCidadania

Quarta-feira, dia 28 de março, participei do Workshop “O que é Cidadania” promovido pela TV Globo comandado pelo jornalista Serginho Groisman e que teve como convidados o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Cesar Callegari; o físico José Goldemberg, professor da Universidade de São Paulo (USP); o economista e escritor Eduardo Giannetti e o coordenador do GIFE, Fernando Rossetti.

Antes de o Workshop começar fomos presenteados pela exibição da Orquestra de Metais Lyra Tatuí que eu agravei e compartilho com vocês.

A Orquestra de Metais Lyra Tatuí, fundada pelo Maestro Adalto Soares e pela percussionista Sílvia Zambonini Soares em 2002, é composta por oitenta crianças com idades entre seis e dezesseis anos.

A proposta do projeto é mostrar que o ensino da música é fundamental no processo educativo, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências benéficas ao bom desempenho escolar, à interação com a família e à comunidade de uma forma geral.

As crianças participantes da orquestra, provenientes de comunidades de baixa renda, têm a oportunidade de aprender por intermédio da música noções de civismo, respeito aos colegas, disciplina e convívio social, transformando-se em multiplicadoras de conceitos, modificando sua interação com a família e com a comunidade.

“Pensar o desenvolvimento social com a colaboração da sociedade, e mostrar as soluções adotadas, já faz parte da pauta do nosso programa o ano inteiro. Estamos muito felizes por hoje poder estender e ampliar essa discussão a vocês”. Foram estas as palavras ditas por Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social e Relações Públicas da Central Globo de Comunicação (CGCOM), na abertura do Workshop

Nada mais pertinente do que definir Cidadania. Segundo o Professor e Jurista Dalmo Dallari:

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14

Se temos a oportunidade de “participar ativamente da vida e do governo” podemos dizer que a cidadania está em constante estado de construção, pois somos seres em movimento. Portanto ser um cidadão e exercer a cidadania consiste em respeitar os seus direitos, o direito do outro e cumprir com seus deveres.

Falando assim parece tudo muito vago e distante, mas não é nem uma coisa e nem outra.

Assim que a pessoa nasce passa a ter um nome, torna-se um cidadão, e uma família, passa a conviver e a se relacionar com outras pessoas. Para que esta convivência seja harmoniosa todos têm que cumprir regras. As primeiras regras são aprendidas em casa ensinadas pelos pais. Outras regras a pessoa aprende quando passa a frequentar a escola e outras, estabelecidas pelas leis, sendo a principal a Constituição, quando passa a conviver em sociedade.

Como disse logo acima, a cidadania está em constante estado de construção, por esta razão pode, a todo o momento, aparecer novas ações como é o caso da Agenda 21 abordada por Cesar Callegari logo no início do encontro:

A Agenda 21 é o principal resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – UNCED/Rio-92. Este documento foi discutido e negociado exaustivamente entre as centenas de países ali presentes, sendo portanto um produto diplomático contendo consensos e propostas.

A Agenda 21 mexeu literalmente com os prefeitos que têm se empenhado e muito para conscientizar a população. Com a realização do Rio+20 este “despertar”  vai acontecer de modo ainda mais eficaz. O fator mais importante para que a cidadania seja praticada é o cidadão conhecer qual o seu real papel na sociedade.

Há uma lei que obrigada as crianças a frequentarem a escola e os pais, como cidadãos têm que cumprir, porém ele pode e deve cobrar que a educação que o seu filho vai receber seja de qualidade. Ao cobrar estará exercendo a sua cidadania.

Como bem disse José Goldemberg “Se as crianças recebem uma educação de qualidade e com noções de cidadania, elas educam os pais.

Serginho Groisman perguntou se já chegou para o cidadão normal a consciência da importância da política na vida deles, e de que não só o político tem a responsabilidade total.

Eduardo Giannetti  começa a responder fazendo uma citação de Santo Agostinho: “Daí-me senhor a castidade e a virtude, mas não já”.  Continua dizendo que a consciência do povo avançou muito, só que mais do que a prática. Muita gente prega ações sustentáveis, por exemplo, mas não age da empregando as ações que fala. Foi por esta razão que citou a frase acima de Santo Agostinho. Todos sabem o que devem fazer, mas não fazem  já.

Serginho Groisman instiga para que falem sobre os Direitos Humanos.

Abordam que a preocupação com os Direitos Humanos é recente, surgiu após a segunda guerra mundial quando as pessoas continuavam a resolver seus problemas matando uns aos outros.

Mas levantaram uma questão importante: todos têm que ter deveres, mas também direitos, por esta razão é inadmissível ainda ter gente passando fome. Todos são responsáveis pela construção do direito: estado, governo, político, cidadão. O direito é alcançado no momento que existe a participação de todos.

Serginho Groisman pergunta como se formam o sentimento e valores morais na construção da identidade?

A família assim como a escola através de bons exemplos e com a reflexão destes exemplos podendo fazer a diferença na construção da identidade e consequente formação do cidadão. Quando uma pessoa se sente respeitada ela se sente bem, se sente cidadã. O ideal é que ela respeite e aja da mesma forma com o outro.

Quando a comunidade e a família são parceiros da escola o resultado é sempre melhor.

É importante que a escola priorize boas ações envolvendo a participação da família deixando de chamá-la somente quando precisa relatar problemas com o filho.

Algumas dicas de ações para instigar a criança ao exercício da cidadania

Quando estiver em casa:

– Junte os brinquedos depois que acabar de brincar;

– O brinquedo que você não brinca mais, doe para quem não tem nenhum;

– Deixe seus pertences sempre organizados;

– Ajude seus pais

– Separe sempre o lixo que pode ser reciclado

– Seja educado com as pessoas, diga bom dia, obrigada, desculpe, com licença;

– Seja gentil cedendo seu lugar para os mais velhos;

– Cuide do seu material escolar, suas roupas, seus brinquedos;

Na escola

– Respeite seu professor e todos os funcionários da escola;

– Respeite seus colegas, lembre-se que brincadeira tem limite;

– Coopere com seus colegas ajudando-o sempre que tiver dúvidas;

– Cuide dos bens da escola, ele pertence a todos que lá estudam;

– Participe da troca de livros e gibis entre colegas

– Respeite o horário de chegada e saída e vá de uniforme;

O professor que quiser trabalhar com os pequenos o que vem a ser cidadania sugiro este vídeo: O Mundo Mágico da Cidadania Parte 1

O Mundo Mágico da Cidadania Parte 2

Após o debate foi apresentada a nova temporada do Globo Cidadania (www.globocidadania.com.br) da Rede Globo que reúne os programas Globo Educação, Globo Ciência, Globo Ecologia, Globo Universidade e Ação em torno de um único compromisso: fazer diferença na vida das pessoas. A nova temporada começa a partir do dia 14 de abril sempre aos sábados a partir das 6h e continuará sendo apresentada pelo Serginho Groisman

Galeria de fotos:

2 thoughts on “O que é Cidadania? #GloboCidadania

  1. gosto muito de todos esses programas, mas poderiam passar em um horário em que mais pessoas pudessem assistir. Deveria ser obrigatório passar entre o jornal nacional e a novela ,olha que grande contribuição a Globo daria para a sociedade.

    Cybele Reply:

    Olá Ieda, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer ainda mais o nosso espaço.
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

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