Encuentro Internacional de Educación 2012 – 2013 #encuentroFT

Estou acompanhando o Encuentro Internacional de Educación 2012 – 2013 cujo tema principal é “Como deveria ser a educação do século XXI”.

Perguntas como:

  • Você acha que a educação de hoje avança rumo ao paradigma 3.0?
  • Para formar que tipo de trabalhadores estamos educando?
  • Estamos educando para formar sujeitos inovadores capazes de usar sua imaginação e criatividade?

E refletindo sobre estas questões lancei no Fórum a seguinte pergunta:

O professor precisa utilizar a tecnologia para acreditar e passar a utilizá-la em sala de aula?

E fundamentei da seguinte forma:

Para que a escola possa trabalhar uma educação adequada, em conformidade com as necessidades do século XXI, integrando as diferentes formas de expressões tecnológicas à didática que ora aplicam é necessário investir no professor proporcionando-lhe formações. É fundamental que estas formações venham acompanhadas de ambientes virtuais de interação, troca e partilha proporcionando ao professor vivenciar na sua rotina a eficácia que o uso destes recursos promove para que a aprendizagem aconteça.

Hoje somos todos aprendizes e todos educadores. O aluno tanto pode acessar o conteúdo produzido pelo professor como pode (e deve) produzir conteúdo para que o professor acesse.

A partir do momento que o professor  passa a utilizar diferentes recursos para trabalhar um tema está fazendo uso de diferentes linguagens e com isso está se comunicando de forma diferenciada respeitando a diversidade existente numa sala de aula.

Vocês acreditam que se o professor passar a frequentar ambientes como Fóruns, Chats e outros passará a fazer uso destes recursos em suas aulas?

Gostaria realmente que vocês participassem, principalmente lá no Fórum, deixando suas impressões. Este Encontro Internacional está tendo a participação de nove países:

Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Brasil, México, Equador, Venezuela e Espanha.

Não há oportunidade melhor do que esta para colocarmos nossas impressões e opiniões contribuindo para que a educação trilhe caminhos eficazes.

Estamos vivendo a era da comunicação e temos esta oportunidade em nossas mãos. Além disso, ensinamos para os nossos alunos a colaborarem, a cooperarem, a partilharem e devemos também exercer estas ações.

A era do “faça o que eu falo e não o que eu faço” ficou lá no século passado. Agora, temos que dar o exemplo.

Portanto, participem. Instiguem seus colegas a também participarem.

Vamos dar voz aos professores brasileiros.

2 thoughts on “Encuentro Internacional de Educación 2012 – 2013 #encuentroFT

  1. Muito interessante e atual o assunto, pois nos aproxima mais do perfil dos alunos da atualidade que estão todos desde cedo aprendendo a utilizar os novos meios de comunicação e nós devemos acompanhar esse avanço da tecnologia e de algum modo integrarmos às aulas para conseguir a atenção e maior interesse dos alunos.

    Cybele Reply:

    Olá Fabiane, tudo bem?

    Adorei sua participação.
    Obrigada por acompanhar o Educa Já! e o Encontro Internacional de Educação;
    abraços
    Equipe Educa Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *