O sentimento expressado nas linhas do desenho

A criança mostra no desenho o que não consegue expressar em palavras. É por isto que se deve olhar o desenho da criança com bastante cuidado e responsabilidade.

O desenhar é um meio de comunicação seja para a criança, seja para o adulto. A diferença é que o adulto, quando questionado, consegue, caso o queira, interpretar em palavras o que ali está registrado.

Através do desenho pode-se expressar alegrias, tristezas, frustrações, sentimentos enfim, pode-se desabafar no papel através de traços e cores

A criança ao iniciar seus registros através das garatujas como bem mencionei quando falei sobre as Fases do Desenho se sente realizada por deixar sua marca na folha limpa de papel. Conforme vai crescendo e tomando consciência de tudo que a rodeia e de tudo que lhe provoca sensações começa a dar forma à sua maneira.

“Na verdade o desenho não reproduz as coisas que vemos, mas traduz a visão que se tem delas”.

Ao desenhar a criança sempre cria um enredo que pode revelar os segredos mais íntimos seja através dos traços, seja através das cores usadas. Também pode ser um lugar de refúgio o qual, no papel, ela pode ser o que quiser sem a interferência de ninguém.

Então desenha a si mesma fazendo tudo aquilo que deseja ser, fazer ou ir demonstrando como se sente acerca de si mesma.

No desenho a criança demonstra claramente seus sentimentos de bem querer quando utiliza corações envolvendo ela e a pessoa querida. Há criança que não consegue demonstrar este sentimento através de palavras, beijos ou abraços e no desenho se sente segura para revelar seu amor.

Quando o sentimento é inverso, ou seja, se sente magoada, triste ou injustiçada com alguma ação que lhe foi imposta ou caso tenha sofrido castigos físicos a criança representa esta pessoa na figura do diabo ou de algum personagem do mau desenhado em tamanho muito maior que a sua figura deixando claro o quanto está se sentindo intimidada.

É por esta razão que sou favorável ao desenho livre na escola e não àqueles que já vêm xerocados e que a criança tem que somente pintar emudecendo sua criatividade e capacidade de expressar seus sentimentos.

Ao interpretar o desenho de uma criança há que se ter muito cuidado e responsabilidade, pois muitos pontos devem ser levados em consideração. Se valer de dicas que generalizam apontando, por exemplo, para uma criança triste e problemática aquela que utiliza a cor preta muito mais que qualquer outra é um erro que pode implicar em consequências graves.

O desenho é mais um indicador quando se quer estudar a personalidade ou a existência de algum problema com a criança. Muitos outros fatores têm que ser levados em conta e deve ser realizado por um profissional especializado e não por leigos.

E você costuma olhar atentamente o desenho do seu filho(a)?

Tem alguma experiência que queira compartilhar conosco?

9 thoughts on “O sentimento expressado nas linhas do desenho

  1. Nossa ,pra começar adorei o texto.Agora que fui reparar meu filho sempre desenha com lápis gravite,é muito dificil ele desenhar tudo colorido,achei que ele gostasse desse lápis ,pq ele sempre fala -Lápis gravite mãe?
    Ele sempre desenha também uma casa bem grande,sua bicicleta,seu irmãozinho ,o triciclo ,um churrasco com toda a família (avós,tias ,tios ,primos)e uma casa na arvóre (a única coisa que ele não tem).
    Gosto muito de ver os desenhos dele,são sempre muito criativos ,só fiquei preocupada agora com a cor,tem alguma opinião sobre isso ?
    Meu outro filho mais novo uma vez desenhou eu com um barrigão(ele fala assim),ainda brinquei com ele,mas a mamãe não tem barriga,e ele tem sim,um mês depois descobri que estava grávida,conscidência ou não ,acho que eles sentem as coisas melhor que nós.bjs e adorei o post.

    Cybele Reply:

    Olá Margareth, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso espaço com seu comentário.
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Continuamos juntas em 2013.
    abraços
    Cybele Meyer e Equipe Educa Já!

  2. Meu filho sempre desenha a mesma coisa:
    Um garoto com um dos braços esticado soltando fogo pela mão, as vezes raio, gelo, água, como se fosse um super heroi (segundo ele), para mim parece mais um exterminador. O que ele pode querer expressar com esse desenho?

  3. sim, minha filha tem 3 anos e costuma fazer desenhos sempre circulares
    ultimamente tem pintado os desenhos de maneira muito bruta, tipo ultrapasando as bordas do desenho e sempre com cores muito forte, misturando verde, vermelho, preto, e marrom.

    Cybele Reply:

    Olá Paula, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso espaço com seu comentário
    Continue acompanhando o Educa Já!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  4. Olá!
    Achei interessante essa matéria sobre o desenho da criança, eu valorizo muito. E gostaria de desvendar um mistério no desenho do meu aluno ( digo pintura). Pois quando o mesmo esta pintando utiliza somente uma cor. Por exemplo: a figura de um corpo ou até mesmo um desenho livre, ele pinta o desenho inteiro somente de uma cor e utiliza mais a cor vermelha. O que isso quer dizer?

  5. Adorei!!!
    Meu filho tem 10 anos, e prefere pintar com pincel e tinta a base d’ água, à desenhar ou pintar com lápis, costuma usar uma única cor e geralmente a cor roxa. Pergunto sobre a cor e ele diz que gosta.

  6. Boa Noite, cheguei nesta reportagem, pois meu filho de 5 anos, sempre desenha as mulheres em escala maior do que os homens. Exemplo eu sou maior que o pai, a avó é maior que avô, a tia e maior que o tio, enfim, as mulheres da família sempre são maiores, o que vcs acham sobre isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>