No Dia Mundial do Meio Ambiente – Seminário SP + Limpa

Aonde você descarta as pilhas e baterias que você não as mais?
E os eletroeletrônicos que quebrou e você não vai mandar consertar, você os joga aonde?
E o lixo da sua casa, você sabe o que acontece com ele?

Se você não soube responder corretamente alguma destas perguntas precisará acompanhar o Seminário SP + Limpa que acontecerá amanhã 5 de junho, na USP.

Este Seminário é baseado na série de reportagens exibida pelos telejornais SPTV 1ª e 2ª edições.

Em 2011, por exemplo, São Paulo produziu uma média diária de 18 mil toneladas de resíduos sólidos, sendo que, deste total, apenas 214 foram recicladas. A cidade, que conta com apenas 21 cooperativas para realizar a coleta seletiva, gasta quase R$ 1 bilhão por ano com o lixo. Produtos como o vidro, que pode ser reciclado infinitas vezes e não perde a qualidade, possui apenas 40% de aproveitamento no Brasil. Na região Sudeste, a que mais faz reciclagem no país, o reaproveitamento do plástico é de apenas 60%. Já em países como o Japão, o descarte irregular do lixo gera multa de cerca de R$ 240 mil ou prisão por cinco anos.

O seminário também será transmitido pela internet ao vivo no site do Globo Universidade, a partir das 9h. Além do vídeo, uma cobertura em tempo real com textos e fotos mostrará em tempo real todas as novidades do evento acadêmico.

O Seminário SP + Limpa é uma realização do Globo Universidade e da Central Globo de Jornalismo em parceria com Instituto de Eletrotécnica e Energia, a Escola Politécnica da USP e o Centro Multidisciplinar de Estudos em Resíduos Sólidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *