Seu filho ou aluno tem atitudes inconstantes?

 

Há crianças e adolescentes que num determinado momento se mostram educadas e gentis e que, no momento seguinte, apresentam atitudes grosseiras e mal educadas. Quando isto acontece com frequência é preciso ficar atenta. Emoções fortes como raiva, tristeza e medo são alguns dos sentimentos que aparecem justamente em razão de se ser indeciso. O não saber como agir naquele momento pode desenfrear atitudes drásticas causando sofrimento levando o indivíduo a “brigar” consigo mesmo.

 

Adolescentes com atitudes inconstantes se mostram eternamente insatisfeitos, pois querem um determinado celular e, após ganhar, já acham que não era bem aquele que ele queria; quer muito ir a uma festa e quando chega lá,  acha que não era bem este tipo de festa que queria. Basta um único comentário sobre seu cabelo ou sua roupa para querer mudar ou nunca mais vestir. Pode também dizer que detesta determinado perfume, mas porque viu a propaganda do perfume na TV já resolve que este é o melhor que existe. O mesmo acontece com as amizades. Hoje é amigo de um, amanhã de outro e assim com tantas outras ações.

 

Quando adulto esta inconstância pode se acentuar principalmente quando este vive em busca da sua verdadeira identidade. É fundamental dialogar com esta criança ou adolescente mostrando a importância da diversidade e do saber o que quer.

Elogiar quando ele tem atitudes pertinentes também é um bom recurso, pois dará segurança para novas ações.

 

Sugiro a leitura do artigo “O meio e a construção da identidade” pois irá robustecer ainda mais o nosso tema.

E você já vivenciou situação semelhante com seus alunos ou filho? Compartilhe conosco.

One thought on “Seu filho ou aluno tem atitudes inconstantes?

  1. Prezado(a),

    Gostariamos de solicitar que seja divulgado em seu blog informações sobre a 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, um projeto voltado aos professores e alunos de todo o Brasil.

    4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

    O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
    O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
    Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
    A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
    A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
    A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

    Calendário da 4ª ONHB
    Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012.
    Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
    Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
    Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
    Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
    Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
    Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012
    Cerimônia de Premiação: 21/10/2012

    Inscrições no site: http://www.mc.unicamp.br

    Atenciosamente
    Alessandra Pedro
    Coordenadora Associada Olimpíada Nacional em História do Brasil
    Museu Exploratório de Ciências
    Caixa Postal 6025
    UNIVERSIDADE ESTADUAL D E CAMPINAS (UNICAMP)
    Cidade Universitária Zeferino Vaz
    13083-970 – Campinas – SP
    Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *