Parceria entre pais e avós na educação das crianças

Hoje em dia é muito normal as crianças serem criadas também pelos avós, haja vista que os pais (mãe e pai) trabalham fora o dia inteiro e optam por deixar o período inverso ao da escola na casa dos avós. A eles cabe levar e buscar na escola, dar comida, banho, cobrar os deveres e educar. Porém, muitas vezes, quando vão chamar a atenção do neto, os pais ficam bravos e dizem que cabe a eles (pais) educar os filhos e não os avós.

Esta situação é complicada, pois o educar compete a quem nestes casos?
O cuidar e educar os filhos sempre foi competência dos pais, porém hoje a realidade é diferente, pois quem passa a maior parte do tempo com os filhos são os avós em muitos dos casos.

Esta relação é muito difícil, primeiramente porque os avós não se sentem com a obrigação de educar e formar os netos. Isto eles já fizeram com os filhos. Agora eles querem é “curtir” os netos de forma descomprometida. Porém, se estes ficam sob sua responsabilidade diariamente, não há como se esquivar.

Para os netos também, a concepção de “casa da vovó” é de um lugar onde eles serão “paparicados” onde poderão comer doces antes do almoço e que tudo que eles fizerem, os avós acharão lindo e engraçado.

Porém, se a escola onde as crianças estudam não é de período integral, a alternativa mais aconselhável ainda é deixá-los na casa da vovó. Assim sendo, o melhor a fazer é tentar entrar num acordo para que todos ajam em sintonia evitando conflitos que venham a desgastar o convívio e a educação das crianças.

Fazer combinados ainda é uma boa escolha. Os avós devem agir de acordo com as orientações dos pais. É preciso deixar bem claro que a palavra final é dos pais. Tudo deve ser feito com muito carinho, parceria e compreensão. A parceria é fundamental, pois estando, tanto os pais quanto os avós, de acordo com as regras a serem cumpridas, não haverá disputa e nem jogo de empurra.

Seu filho fica na casa da avó? E como é esta relação. Compartilhe conosco.

2 thoughts on “Parceria entre pais e avós na educação das crianças

  1. Prezado(a),

    Gostariamos de solicitar que seja divulgado em seu blog informações sobre a 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, um projeto voltado aos professores e alunos de todo o Brasil.

    4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

    O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
    O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
    Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
    A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
    A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
    A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

    Calendário da 4ª ONHB
    Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012.
    Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
    Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
    Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
    Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
    Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
    Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012
    Cerimônia de Premiação: 21/10/2012

    Inscrições no site: http://www.mc.unicamp.br

    Atenciosamente
    Alessandra Pedro
    Coordenadora Associada Olimpíada Nacional em História do Brasil
    Museu Exploratório de Ciências
    Caixa Postal 6025
    UNIVERSIDADE ESTADUAL D E CAMPINAS (UNICAMP)
    Cidade Universitária Zeferino Vaz
    13083-970 – Campinas – SP
    Brasil

    Cybele Reply:

    Olá Alessandra, tudo bem?

    Foi divulgado no blog hoje e também já coloquei nas Redes Sociais.
    Obrigada por compartilhar.
    abraços e o Educa Já! está à disposição sempre.
    Cybele Meyer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *