Timidez

Hoje em dia é muito difícil encontrar uma criança tímida. Há muito mais crianças desinibidas do que tímidas e isso acaba incomodando os pais que, por ventura, têm um filho(a) tímido(a). É certo que vivemos a era da comunicação e ter um filho tímido acaba por trazer preocupações quanto ao futuro desta criança, mas garanto que não há motivos para preocupações.

Vamos inicialmente entender o que é ser tímido. A timidez é uma reação de medo ou insegurança diante de uma situação ou de pessoas desconhecidas. A timidez está intimamente ligada à identidade do indivíduo. A identidade é construída nos primeiros anos da criança, logo a timidez pode ser consequência da influencia do meio em que ela vive. Sabemos, entretanto, que há crianças que mesmo sendo repreendidas a todo o momento não se tornam tímidas e outras que ao menor “presta atenção” já se retraem e vestem a roupagem da timidez. Com isso podemos deduzir que a timidez está presente nas pessoas mais sensíveis.

Para falarmos em como se deve lidar com a timidez temos que tentar entender como se sente a criança tímida e como ela interpreta os fatores externos que incidem sobre ela. Muito mais do que críticas e comparações o tímido precisa de apoio e compreensão para que ele não faça da sua timidez um bloqueio para seu desempenho e convívio social. O tímido tem consciência da sua timidez e em muitos casos se sente em desvantagem diante dela, haja vista que muitas são as possibilidades de se expor numa sociedade onde o que fala mais, o que não tem vergonha tem muito mais chance de se sobressair do que o tímido.
Porém o tímido é muito mais observador do que o desinibido, que está sempre em evidência, enquanto o tímido se mantém atento a tudo que acontece ao seu redor.

Dependendo da situação este é um ponto favorável e que deve ser exaltado também.

O que se pode fazer para minimizar a timidez é propiciar que a criança desenvolva atividades em grupos como escoteiros, clube do livro, pratique esportes, teatro ou qualquer atividade que estimule a criança a se desinibir.

Conforme a criança for crescendo, ela mesma aprenderá a lidar e a vencer a timidez. Digo isso com propriedade, pois até os 16 anos quando alguém perguntava o meu nome, eu ficava tão nervosa que sentia meu coração bater no pescoço parecendo que ia sair pela boca e a voz não saia. Foi quando me propus que conseguiria controlar esta timidez. Tudo bem que eu era fruto de uma educação repressiva e extremamente autoritária, mas consegui superar com muita determinação. Hoje faço palestras, participo de debates e me sinto vitoriosa por ter aprendido a manter sob controle a minha timidez.

E você também é tímida? Seu filho é tímido? Me conte um pouco da sua história.

6 thoughts on “Timidez

  1. A importância dos pais observar isso cedo nos filhos, pois, eles teram um vida normal, e não venha ficar inibido !

    Cybele Reply:

    Olá José Carlos, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso espaço.
    O seu comentário é muito importante.
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  2. Me identifico muito com este artigo, pois desde pequena tenho dificuldade em falar, principalmente se for em um grupo muito grande e se não houver uma organização na hora de falar piora ainda mais. Hoje, tenho que sempre está falando em público, tremo e gaguejo muito. Uma vez, no inicio do curso de pedagogia perguntei a uma professora se algum dia isso acabaria, ela me disse que talvez não, mas que apesar de tudo eu poderia me acostumar a enfrentar a situação. Algumas vezes não sinto assim e fico decepciona da pois o meu desempenho fica longe do que eu esperava. Se vocês tiverem alguma dica que possa me ajudar por favor me falem, eu agradecerei muito. Obrigada!

    Cybele Reply:

    Olá Joselma, tudo bem?

    Obrigada por enriquecer o nosso espaço.
    O seu comentário é muito importante.
    Volte sempre!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  3. Crianças : O que está acontecendo com as crianças?
    Devido a criminalidade no nosso Pais ,nossas crianças ficam presas dentro de casa ,e estão se isolando do mundo se tornando cada vez mais timida…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *