50 Técnicas de Avaliação Formativa #livro

O que é Avaliar?

O que é que está errado na Avaliação?

Quais os objetivos da Avaliação?

E seus efeitos na aprendizagem?

Estas são algumas das perguntas que normalmente são feitas e que dificilmente são respondidas.

No livro 50 técnicas de Avaliação Formativa você encontra as respostas para estas e tantas outras perguntas.

Avaliação é um processo contínuo em que se identificam as informações relevantes, se recolhem, analisam e medem os dados e comunicam informações, isto é, fatos a interpretar, que atendam a critérios de relevância para julgar as decisões possíveis de ensino, orientação dos alunos, etc. (Stuffebeam e Webster, 1980)

A Avaliação deve ser constante para “evitar que o cérebro guarde informações incorretas. Idealmente, cada aluno deve ter a oportunidade de avaliar imediatamente a qualidade de cada aprendizagem.”.

                O livro apresenta 50 técnicas de Avaliação Formativa que podem ser usadas como atividades do dia a dia da sala de aula. Os professores podem planificar, ensinar, avaliar e ajudar os alunos a corrigir as suas dificuldades com mais precisão e os alunos podem prosseguir com maior confiança na sua própria aprendizagem.

Cada uma das técnicas conta com:

  • Descrição
  • Como funciona
  • Finalidades
  • Como informa o ensino
  • Como informa a aprendizagem
  • Outras sugestões de utilização

E mais detalhes e outras sugestões que cada técnica requer.

Este livro não pode faltar na sua mesa de trabalho.

Os livros podem ser adquiridos no Brasil na Livraria Saraiva –  http://www.livrariasaraiva.com.br; zambonibooks@terra.com.br; e Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *