O professor pode fazer toda a diferença? #Livro #Sorteio

Antes de iniciar esta conversa quero convidar vocês a deixarem um comentário sobre este post até o dia 31 de março, pois no dia 01 de abril sortearei um exemplar do livro “O PROFESSOR FAZ A DIFERENÇA”. Participem!

Quero iniciar esta nossa conversa fazendo uma pergunta: O professor pode fazer toda a diferença?

Será esta a primeira de algumas perguntas feitas e respondidas no livro “O professor faz a diferença” de José Lopes e Helena Santos Silva, e que me foi enviado como mimo junto com outros dois títulos: A Aprendizagem cooperativa na sala de aula – Um guia prático para o professor e 50 Técnicas de Avaliação Formativa, pela Lidel – edições técnicas, e que passo a compartilhar com vocês algumas impressões que acho pertinente destacar.

Os autores, ao longo dos últimos anos, constataram que a influência do professor é superior a fatores como o ambiente familiar do aluno, a sua origem étnica e nível socioeconômico, a sua motivação e potencial intelectual. Afirmam que o que o professor faz em sala de aula é o principal fator para determinar a aprendizagem e o sucesso dos alunos.

No livro os autores respondem que

“bons professores fazem uma grande diferença na aprendizagem dos alunos. Ou seja, não basta ter potencial intelectual. A qualidade do professor faz toda a diferença porque impede ou facilita que o potencial intelectual se manifeste”.

Citam o exemplo de gêmeos monozigóticos, com o mesmo potencial intelectual, que foram colocados em salas de aula diferentes, com professores de qualidades diferentes. O resultado foi que o rendimento escolar de um e de outro apontou diferenças significativas reforçando que a qualidade dos professores foi uma das razões para esta diferença.

O livro aponta vários percentuais oriundos de pesquisas realizadas em diferentes circunstâncias que reforçam a importância da qualidade intelectual do professor. Marzano (2003) fez uma síntese da investigação sobre escolas eficazes realizada nos últimos 35 anos. Veja o gráfico abaixo:

“Só se consegue assegurar melhorias importantes no rendimento escolar do aluno se o professor assumir uma atitude de questionamento e reflexão sobre concepções pouco adequadas de ensino”.

O que permite que os professores façam a diferença?

Os professores experientes e peritos possuem não só o conhecimento pedagógico da matéria, mas também a paixão pelo ensino. Improvisam e alteram estratégias para atingir os alunos que encontram dificuldades. Interrogam-se, preocupam-se com as razões que estão interferindo e dificultando a aprendizagem.

O livro apresenta por ordem de importância os 31 fatores que têm maior eficácia na aprendizagem dos alunos. A cada início é apresentado uma balança como maneira de expressar o peso dos seus efeitos na aprendizagem.

Dentre os fatores vocês vão encontrar a Relação professor-aluno, Ensino recíproco, Ensino de estratégias metacognitivas, Não rotular os alunos, Efeitos das expectativas do professor no desempenho escolar do aluno e muito mais.

Para cada um dos fatores abordados se inicia com a definição, sua importância, aplicações em sala de aula, qual o papel do professor diante de cada fator, estratégias de uso, sugestões de uso e reflexões dentre outras.

Enfim, através deste livro o leitor toma ainda conhecimento das estratégias e métidos de ensino mais eficazes na aprendizagem dos aluno e poderá tirar partido das inúmeras sugestões de aplicação na sala de aula.

RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO SORTEIO

  1. ANDREA DA SILVA CASTAGINI
  2. Melissa machado
  3. Marcos Pizzelli
  4. CARLOTA APARECIDA MEDEIROS DA SILVA
  5. Mara Miranda
  6. dione
  7. Claudete Aparecida da Silva
  8. Simone Monteiro
  9. Iêda
  10. Sueli Abadia Godoi Pereira
  11. Jane Eyre Azevedo
  12. carmem machado
  13. Jucilene Santos
  14. angela maria
  15. ADIRCE DE SOUSA LOBO ABREU
  16. ELIANE
  17. Márcia
  18. Bárbara A S Ritter
  19. Maria Margarida de Souza Melo
  20. Andre Luis Correa
  21. TONIELE MARTINS
  22. Hiran Pinel
  23. Lucia Silva Morais
  24. ronaldo nepomuceno
  25. Rosana Rodrigues dos Santos
  26. Rosana Rodrigues

Agradeço a todos pela participação e pelo carinho dos comentários.

O NÚMERO SORTEADO É: 

PARABÉNS, CARMEM MACHADO!

 

43 thoughts on “O professor pode fazer toda a diferença? #Livro #Sorteio

  1. O professor é a referência que as crianças têm, suas intervenções fazem a diferença na vida de cada um!
    Quero muito ganhar este livro!

    Cybele Reply:

    Olá Melissa, tudo bem?

    Obrigada por sua participação
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  2. O professor é a diferença. O que precisamos é valorização e reconhecimento. Podemos e devemos continuar nosso trabalho com o mesmo amor e dedicação, nossas crianças sabem do que falamos.

  3. SEM DÚVIDA, O PROFESSOR FAZ TODA DIFERENÇA. QUANDO AMAMOS O QUE FAZEMOS NOSSA POSTURA É A MESMA DIANTE DE UMA REMUNERAÇÃO JUSTA OU INJUSTA. SEMPRE DAREMOS O MELHOR DE NÓS, AFINAL FAZEMOS POR AMOR À CAUSA “EDUCAÇÃO” E NADA MAIS.

    Cybele Reply:

    Olá Carlota, tudo bem?

    Obrigada por sua participação
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  4. O professor com certeza na sua ação faz toda a diferença, pois sao mtos desafios que surgem e ate mesmo alguns obstáculos e vai depender da ação de cada educador para se chegar ao topo com êxito.

  5. O PROFESSOR QUE FAZ A DIFERENÇA É AQUELE QUE AMA A EDUCAÇÃO SE PREOCUPA COM A EVOLUÇÃO DE COMO ENSINAR E COMO ALCANÇAR O ENTENDIMENTO DO ALUNO ATRAVEZ DA CONQUISTA E DE COMO PASSAR O CONHECIMENTO DE FORMA CLARA E OBJETIVA COM ARTE E ENVOLVIMENTO .MAS NÃO É TÃO FÁCIL ASSIM…É PRECISO ENVOLVIMENTO E DEDICAÇÃO NÃO ESQUECENDO QUE CADA CABEÇA TEM UMA VISÃO E ORIENTAÇÃO DIFERENTE UMA DAS OUTRAS TEMOS QUE TER O CUIDADO E AMOR, PACIENCIA E CAUTELA ,RESPEITO E MUITA CRIATIVIDADE POR QUE OS TEMPOS SÃO OUTROS.

    Cybele Reply:

    Olá Dione, tudo bem?

    Obrigada por sua participação
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  6. O professor faz muita diferença, e acredito nisso.
    Porém, a melhoria de condições de trabalho e um salário de qualidade, faria uma diferença, pois a maioria dos professores tem várias jornadas de trabalho.

  7. O professor sempre fará diferença.Mesmo não sendo o melhor, mas que ofereça aos seus alunos, o MELHOR de sí!
    Independente de valorização, condições de trabalho entre outras revindicações da classe. Desde sempre o discurso é o mesmo.
    A diferença esta no compromisso, que eu, professor assumo como minha profissão.Afinal a escolha foi minha, assim como a escolha de dar o melhor de mim para os alunos também é minha! Felizes daqueles mestres, que não perderam o compromisso consigo e com seu ofício!

    Cybele Reply:

    Olá Simone, tudo bem?

    Obrigada por sua participação
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  8. O professor está sendo confundido como principal responsável pela educação geral da criança. O que na realidade deveria partir da família a primeira educação(respeito pelo outro). Deste deveria ser cobrado somente a parte pedagógica que cabe ao profissional e não a responsabilidade domiciliar.

    Cybele Reply:

    Olá Ieda, tudo bem?

    Obrigada por sua participação
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  9. Certamente faz sim. Embora poucos percebem essa condição. Creio que o professor pode estabelecer mudanças de conceito, postura, pois é um modelo a ser oservado…

    Cybele Reply:

    Olá Sueli, tudo bem?

    Obrigada por sua participação
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  10. Acredito categoricamente que um bom professor faça mesmo a diferença!
    Um professor que além de ter potencial intelectual e se relaciona bem com os alunos consegue facilitar a aprendizagem apesar de não resolver os problemas deles. Resta as autoridades cooperarem para que mudanças políticas ocorram na educação no intuito de motivar o prazer em ser professor com uma valorização verdadeira de fato.

    Cybele Reply:

    Olá Jane, tudo bem?

    Obrigada por sua participação
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  11. Olá! com toda certeza que o professor faz e tem que fazer a diferença, pois no seu dia a dia, nós encontramos muitos desafios e esses desafios nos fazem crescer, de acordo com nosso conhecimento e busca pelo melhor, pelo novo, apresentando sempre ideias novas para nossos alunos, e isso ajuda muito em seu crescimento profissional e também pessoal.

  12. Com certeza que nós como professores fazemos toda diferença, na vida dessas crianças que muitas vezes espera por uma mão amiga para que sua vida de uma forma natural seja diferente.

  13. Ser professor é muito sacrificante e prazeroso, é ser cobrado todo o tempo e sentir-se feliz no final da aula sabendo que conseguiu incutir algum conhecimento em seus pupilos. Sou professora e tenho orgulho por mim e por meus companheiros de lutas e vitórias, porque fazemos a diferença.

  14. COM CERTEZA FAZEMOS TODA DIFERENÇA.E TEMOS QUE FAZER ESSA DIFERNÇA, POIS NO DIA A DIA NOS DEPARAMOS COM TANTOS DESAFIOS QUE NOS FAZ CRESCER PROFISSIONALMENTE E INTELECTUALMENTE. SEMPRE EM BUSCA DO NOVO E DE QUE HÁ DE MELHOR PARA NOSSOS EDUCANDOS. E COM TODOS OBSTÁCULOS VAI DEPENDER DA AÇÃO DE CADA PROFISSIONAL PARA SE CHEGAR AO SUCESSO.

    Cybele Reply:

    Olá Adirce, tudo bem?

    Obrigada por sua participação
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  15. Olá Angela Maria, tudo bem?

    Obrigada por sua participação
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  16. Buscamos sempre exemplos a seguir , caminhos a percorrer, sonhos a realizar e quando nos deparamos com pessoas alegres, capacitadase dispostas a aumentar nossa estima e a formentar nossos sonhos percebemos as possibilidades de sermos melhores e de conquistar-mos nosso espaço no mundo .Eu vejo assim o prefessor, e sei que por vezes um singelo afago nos cabelos na momento certo pode fazer toda a diferença na vida de um aluno.

    Cybele Reply:

    Olá Eliane, tudo bem?

    Obrigada por sua participação
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  17. O professor faz a diferença sem dúvida! Amo ser Educadora, amo minhas crianças e corro atrás do melhor para elas, já que a vida é cruel com algumas delas, infelizmente. Quero muito ganhar este livro! Estou na torcida aqui e ansiosa.Obrigada por vc fazer a diferença com este belíssimo site.

  18. É a postura, o olhar e o comprometimento do professor que fazem a diferença no processo de ensino e aprendizagem. É a “sedução” com que o professor faz com que o aprender torne-se divertido e significativo que interfere no resultado de ocorrer ou não a aprendizagem.
    Eu quero ganhar o livro!

    Cybele Reply:

    Olá Bárbara, tudo bem?

    Obrigada por sua participação
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  19. Nós educadores que queremos fazer a diferença temos que a todo momento atualizarmos seja através de cursos, leituras e até nos nossos relacionamentos na nossa área como educadores que somos. Portanto,se não formos portadores da diferença no nosso dia a dia de nada adiantará as nossas´práticas pedagógicas.

    Preciso ganhar esse livro.

  20. Eu quero participar desse sorteio. Sou professor e estou vivendo o dilema de trabalhar no ensino tradicional. Meus alunos olham pra mim como se eu falasse outra lingua. Estou refletindo sobre minha pratica pedagogica e propondo solucoes pra mim mesmo e para a escola.

    Cybele Reply:

    Olá Andre, tudo bem?

    Obrigada por sua partipação.
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  21. Sim. O professor faz toda a diferença na vida dos seus alunos, ele passa a ser um referencial, alguêm que vai influenciar muitas vidas com suas atitudes e ações. O professor é o primeiro referencial do aluno com relação a amar aquilo que ele escolheu pra fazer a vida inteira, desde que o professor perceba que não basta apenas ser intelectual e sim doar-se à arte de ensinar.

    Cybele Reply:

    Olá Toniele, tudo bem?

    Obrigada por participar.
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  22. Vou comprar e ler… abraços OBS: Darei um retorno.
    Brasil – Vitória – ES – UFES – PPGE

    Cybele Reply:

    Olá Hiran, tudo bem?

    Como você comentou, seu nome irá para a lista dos concorrentes ao sorteio que será realizado no dia 01 de abril.
    Aguarde, quem sabe você será o ganhador?
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  23. O professor com certeza faz a diferença, somos educadores e não mercenários no processo ensino aprendizagem, aprendemos e ensinamos. É uma troca de saberes entre seres constituídos de alma, desejo e sentimento. O verdadeiro educador faz grande diferença na vida do ser humano.

    Cybele Reply:

    Olá Lucia, tudo bem?

    Obrigada por sua participação.
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  24. Olá amiga Cybele, tudo bem?
    Estou fazendo uma Pós-Graduação em Psicopedadogia Clínica e Institucional e tenho certeza que esse livro irá me ajudar bastante.
    Estarei torcendo muito para que eu seja contemplado no sorteio.
    Tenha uma semana abençoada!
    Grande abraço!!
    Ronaldo Nepomuceno.

    Cybele Reply:

    Olá Ronaldo, tudo bem?

    Estou aqui na torcida!
    Obrigada por participar!
    Uma excelente e abençoada semana pra você também.
    Abraço
    Cybele Meyer

  25. Olá,

    Este livro é muito interessante, porque o Professor que faz a diferença em minha opinião é aquele que é criativo e faz de uma simples idéia uma aula excelente, usar de recursos simples ou apenas um comentário de um aluno sobre determinado assunto. Para o professor critativo e que ama a sua turma, transforma esse simples comentário em um tema pedagógico, mesmo que nao tenha planejado. Isto sim é fazer a diferença, apresentar o que os alunos vivenciam de forma lúdica e prazerosa.

  26. Olá, Cibele

    Este livro é muito interessante, porque o Professor que faz a diferença em minha opinião é aquele que é criativo e faz de uma simples idéia uma aula excelente, usar de recursos simples ou apenas um comentário de um aluno sobre determinado assunto. Para o professor critativo e que ama a sua turma, transforma esse simples comentário em um tema pedagógico, mesmo que nao tenha planejado. Isto sim é fazer a diferença, apresentar o que os alunos vivenciam de forma lúdica e prazerosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *