Projeto Vamos Ler

Vamos Ler volta para às escolas de PG e região

O Vamos Ler atendeu, aproximadamente, 30 mil alunos nos Campos Gerais, durante cinco anos. Em 2013, estima-se que mais de cem professores utilizarão a mídia em sala de aula

O Programa Jornal e Educação desenvolvido pelo Jornal da Manhã, Vamos Ler, retoma hoje as atividades com o envio de exemplares para as escolas participantes. Este ano, serão atendidas turmas de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, e uma turma do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) – unidade Sabará, em Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. Serão mais de cem professores realizando atividades que envolvem a discussão de temas sociais, relacionando-os com o conteúdo disciplinar, promovendo a cidadania e contribuindo na formação dos jovens.

No último dia 22 de março, os professores estiveram reunidos durante uma Oficina de Formação Continuada, realizada em parceria com o SESC Ponta Grossa, que contemplou os temas: a composição de um jornal; a construção da notícia, da imagem e da opinião; o jornal na escola, suas características e benefícios; a relação mídia-educação (Educomunicaçao); o jornal escolar mural, o impresso e o online – como fazer; o que são mídias sociais e a relação com o jovem; como educar numa era midiática. A formação foi feita pela coordenadora do Vamos Ler, Talita Moretto. “Procuro esclarecer aos professores que não basta ler as notícias, mas é necessário haver um entendimento do que é mídia, o que é notícia e o que é opinião, para que possam articular as discussões com os alunos promovendo uma reflexão mais profunda sobre os assuntos tratados e sua influência na sociedade. Somente dessa forma estarão, efetivamente, contribuindo na formação dos jovens”, esclarece Talita.
“A formação dos professores nas oficinas, os concursos culturais, a mostra cultural, todas as atividades realizadas a partir da leitura do jornal contribuíram efetivamente para a melhoria da qualidade do ensino em nossas escolas”, afirma a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Maria Izabel Vieira. De acordo com a professora Fabiana do Rocio Mesquita, os alunos estão mais participativos desde que começaram a ler o jornal nas aulas. “Estão mais Interessados com o que está acontecendo na cidade, também começaram a assistir o jornal na TV, o que antes não acontecia. Com certeza, o trabalho está contribuindo na construção de um aprendizado mais significativo”, afirmou após avaliar o trabalho realizado durante o ano de 2012.

Cybele Meyer fará oficina para professores do Vamos Ler em maio
No próximo mês, o Vamos Ler traz para Ponta Grossa a escritora, psicopedagoga e educadora, Cybele Meyer, que ministrará uma oficina sobre o tema “Educação transformadora: um novo olhar sobre o uso da tecnologia e das Inteligências pela escola”. Cybele é formadora de professores para o uso da Tecnologia na Educação pelo Instituto Paramitas e pelo Microsoft Educação, editora do blog – Educa Já! (educaja.com.br) e embaixadora do Todos pela Educação e do SaferNet (Internet Segura). No encontro, a educadora falará sobre os desafios diários que envolvem a escola como um todo, o conteúdo e a forma como ele se apresenta, a importância da gestão, o uso da tecnologia como mais um recurso para promover a aprendizagem e da identificação das Múltiplas Inteligências presentes nesses diferentes cenários. “O professor, ao se apropriar dessas diferentes formas de linguagens, estará estreitando ainda mais o relacionamento com seus alunos, promovendo o desenvolvimento das competências relacionais, pessoais, cognitivas e produtivas, formando indivíduos criativos e autônomos”, esclarece Cybele

Você pode ler esta e outras notícias no Jornal da Manhã

One thought on “Projeto Vamos Ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *