Paciente com câncer de mama escreve blog em tempo real #AlbertEinstein

O câncer de mama é o que causa mais mortes entre as mulheres em todo o mundo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é que mais de 50 mil novos casos tenham sido diagnosticados no Brasil em 2012.  Este tipo da doença é temido pelas mulheres não só pela alta prevalência, mas também pelos efeitos físicos e psicológicos do tratamento.

 Apesar de ser mais comum após os 35 anos de idade, o câncer de mama pode se desenvolver em mulheres jovens. E foi o que aconteceu com Marcela Ribeiro, de 23 anos.

 Em dezembro de 2012, Marcela foi diagnosticada com câncer de mama. “Achei que o mundo estava acabando”, conta.  Ao iniciar seu tratamento, a jovem criou um blog para manter os familiares e amigos mais calmos, além de ter um local para desabafar.

 O caso da Marcela está entre a raridade, por ter apenas 23 anos.  Mesmo assim, ela soube ter maturidade para começar a enfrentar o tratamento. A ideia do blog surgiu a partir de um e-mail que escreveu a todos que tinham demonstrado solidariedade e carinho por ela. Este fato aconteceu em seu primeiro dia de quimioterapia. O e-mail circulou tanto que ela resolveu continuar escrevendo sobre a doença.

O departamento de Mídias Digitais do Hospital identificou o blog por meio do monitoramento na internet e a convidou para escrever em um blog dentro da fan Page do Hospital, chamado “Eu, Paciente”. Com pouco mais de um mês no ar já são mais de 4.000 acessos por mês, o que deixa a Marcela feliz. “Foi uma surpresa muito grande para mim, quando o Einstein me chamou. Eu acreditava que apenas entravam ali no blog alguns amigos e familiares. Saber que uma pessoa que eu nunca tinha nem visto estava lendo aquilo que eu escrevi, e ainda mais, que essa pessoa estava interessada em ler mais, foi muito legal! Eu li muitos blogs de pacientes quando recebi o diagnostico (e leio até hoje) e eles me ajudaram bastante, então o convite soou pra mim como uma forma de retribuir a todas essas pessoas.”, afirma Marcela sobre o convite.

Além de ser um espaço para que Marcela compartilhe a rotina do seu tratamento, o blog é um espaço para ajudar aquelas que passam por situações parecidas com a de Marcela, além de instruir mulheres de todas as idades a fazerem o exame de mama.

Para aquelas que estão passando pela mesma situação, ela deixa uma mensagem: O primeiro recado de todos é CALMA! O mundo não acabou. Se desesperar, ou sentir pena de si mesmo não vai levar a lugar nenhum. Chora o que tem para chorar, tenha a raiva que tiver pra ter, mas depois lava o rosto, sacode a poeira e bola pra frente. A vida continua, e quando todo este processo chegar ao fim eu e você vamos ter uma historia e tanto pra contar!

Para conhecer mais sobre o blog acesse: AQUI ou

https://www.facebook.com/HospitalAlbertEinstein/app_136658983174076

 [+] Sobre Hospital Israelita Albert Einstein –  O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) é um dos mais conceituados da América Latina, por acreditar que seu trabalho não é tratar doenças, mas cuidar de pessoas. Capaz de atender a todas as demandas da cadeia de valor de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde, o Einstein destaca-se pelo seu desempenho em procedimentos de alta complexidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *