Os Adolescentes, os games e as férias

Você que é mãe de adolescente sabe muito bem o quanto eles adoram ficar jogando na internet. Os jogos são muito atrativos e a vontade de tornar-se um expert numa determinada modalidade é a meta de todo adolescente que compete através dos jogos radicais online. Ver o seu nome em destaque no ranking de abertura dos jogos é um sonho conquistado com muita perseverança.

Com as Férias batendo na porta de casa é um convite ao jogo em ambientes online.

É por esta razão que há milhares de adolescente jogando simultaneamente promovendo uma interação com um objetivo comum: serem campeões.

Antes o jogador ficava isolado somente interagindo com a máquina (videogame). Hoje não, há um contato interpessoal com troca de dicas e informações sobre as fases do jogo estabelecendo um conceito de comunidade.

Em época de copa das confederações nada melhor do que este jogo de Futebol o qual seu filho joga com pessoas de diferentes países. Este também é um excelente recurso para ser trabalhado na escola, há muitas possibilidades a serem exploradas.

Os jogos estabelecem regras a serem seguidas e caso alguma delas seja infringida, o infrator sofrerá punições já previstas ou terá que arcar com as consequências do seu ato.

Esta vivência trará ao adolescente uma visão muito próxima de como se dá a vida em sociedade, com seus direitos e deveres, embasando a sua conduta no mundo real.

A criatividade é uma ferramenta muito importante no desenrolar dos jogos radicais uma vez que há situações em que o adolescente tem que “vestir” o seu personagem para viver as aventuras. O exercício da criatividade é fundamental para o bom desempenho e ingresso ao mercado de trabalho e não podemos esquecer que os adolescentes são os futuros trabalhadores da geração 3.0.

Dependendo do jogo escolhido é exigido do jogador habilidade, coordenação, velocidade e raciocínio lógico. Para saber como deverá agir em determinadas situações a atenção tem que ser intensa.

O estímulo destes quesitos é fundamental para um bom desempenho tanto nos estudos quanto no trabalho.

Pelo abordado acima, está fundamentado o quanto estes jogos online são benéficos para o desenvolvimento geral dos adolescentes, porém, como tudo que é em excesso é prejudicial, este alerta deve se manter sempre ativado. Uma boa alternativa é estabelece um tempo diário para o jogo online conciliando o restante do tempo com atividades físicas, passeios, leituras, conversa com a galera no shopping e tudo o mais que a boa energia adolescente sugerir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *