Revista Educatrix #Sorteio dia 28/06

Na sexta feira coloquei no Facebook a imagem dos comentários feitos no sorteio da edição anterior da Revista Educatrix realizado aqui no Educa Já! e que foram publicados nesta quarta edição lançada no final de maio/2013. As participantes escolhidas ficaram muito felizes e honradas deixando manifestações carinhosas.

Você gostaria que seu comentário fosse publicado na próxima edição?  Gostaria de concorrer a 10 exemplares da Revista Educatrix?

Pois então anime-se!

Inicia hoje o prazo para concorrer ao sorteio de 10 exemplares da Revista Educatrix.

O sorteio será realizado no dia 28 de junho às 20 horas.

Veja como participar:

  1. Acessar a versão on-line da revista EDUCATRIX disponibilizada logo abaixo 
  2. Escolher e ler a matéria que mais lhe desperte interesse;
  3. Fazer um comentário sobre esta matéria aqui no Educa Já! clicando no link COMENTÁRIOS ou seja, no balão de diálogo localizado do lado direito logo após o título;
  4. Você poderá concorrer com vários comentários desde que sobre matérias diferentes;
  5. Quem comentar mais de uma vez, o nome será colocado na lista tantas vezes quantos forem os comentários;
  6. Os nomes serão elencados na ordem dos comentários;
  7. Fiquem atentos, pois os ganhadores terão que enviar seus endereços logo após o sorteio por DM para o perfil (@cybelemeyer).

Não se esqueça de seguir os perfis da @EuLeioEDUCATRIX, da @Editora_Moderna e da @cybelemeyer no Twitter.

Versão online:

 

Começo pela matéria do Professor Mozart Neves Ramos (que eu tanto admiro), que é Membro do Conselho de Governança do Todos Pela Educação, Membro do Conselho Nacional de Educação e professor da UFPE, cujo título é QUERO SER PROFESSOR.

 Em uma visão realista e nada camuflada ele afirma que apenas 2% dos jovens querem seguir esta profissão comprometendo e afetando diretamente o futuro do nosso país. Eu, assim como ele, sou apaixonada pela docência e sempre digo que me tornei professora por opção e paixão, pois minha primeira graduação foi Direito e a exerci por 10 anos, porém quando meus filhos (tenho três) estavam em idade escolar me apaixonei perdidamente por aquela dinâmica e troquei o Fórum pela Sala de Aula. Embora hoje, após 25 anos de exercício do magistério, não esteja mais em sala de aula não consigo deixar de pisar no chão da escola trabalhando com formação de professores.

Ele ressalta, entre vários tópicos importantes, o programa batizado “Quero ser Professor” que está nascendo através do empenho do Ministério da Educação, do Governo do Estado de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco que

 “pretende ser uma mudança de paradigma buscando, em regime de colaboração, reverter a baixa atratividade dos jovens pela carreira do magistério… se for exitoso e tiver adesões de outros estados, poderá se tornar uma política pública para reverter a tendência atual dos jovens brasileiros, a de não querer ser professor”.

A Revista Educatrix aborda também o tema PROJETOS, sempre muito pertinente, pois embora esta palavra esteja presente no vocabulário de todas as escolas, seu conceito nem sempre é o fiel. Porém o que é mais importante é que “a perspectiva de projeto se opõe à ideia de isolamento, fragmentação, partes isoladas”.

            “Conhecer essas dimensões da metodologia de projetos permite ao professor construir seus próprios percursos em sala de aula. Afinal, projetos não devem ser vistos como receitas prontas, alertam os pesquisadores, mas como um mapa de possibilidades, nos quais o percurso, como queria o poeta Antônio Machado, também se faz ao caminhar”.

Você já ouviu falar sobre ETNOMATEMÁTICA? Pois tenha o prazer de conhecê-la formalmente e perceber que ela sempre esteve ao seu lado. A Gestão de escolas em tempo integral se faz presente na matéria GESTÃO EM DOSE DUPLA, abordando novos desafios para os gestores educativos “afinal, não basta manter a criança por mais horas na escola, mas, assim como no período regular, é preciso saber o que se espera que ela aprenda, e como”. Isto e muito mais está na nova edição da REVISTA EDUCATRIX, da Editora Moderna que você pode acessar na versão on-line e concorrer ao sorteio de 10 exemplares. PARTICIPE!

 

19 thoughts on “Revista Educatrix #Sorteio dia 28/06

  1. NA TELA
    . Formação de professores em uma nova era: O desafio do ensino digital e a integração da tecnologia ao currículo

    A escola necessita estar adequada para receber e qualificar os alunos de forma atrativa e construtiva, para que o mundo tenha pessoas criticas e criativas.
    Acredito que a tecnologia tem um papel fundamental na contribuição da melhoria do ensino e na transformação da sociedade em geral.

    Cybele Reply:

    Olá Sandra, tudo bem?

    Obrigada por sua participação.
    Boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  2. Artigo: Expedição EDUCAR

    O ato de planejar é algo extremamente importante! Na minha opinião, nos cursos de Licenciatura, o Planejamento deveria se tornar uma disciplina. Infelizmente, nem todo curso universitário reserva espaço de destaque para esta parte tão importante da vida didática de um professor.

    Cybele Reply:

    Olá Cássio, tudo bem?

    Obrigada por participar.
    Desejamos-lhe boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  3. Gostei da matéira da educatrix de número 2 de 2012, sobre A escola no mundo ou o mundo na escola .A importância dos conhecimentos prévios na aprendizagem. É um tema muito importante, pois temos que trabalhar a diversidade de cada aluno, e o fator principal é a bagagem que eles já trazem consigo, isso ajuda a conhecer o perfil do aluno que temos em sala de aula, e mais ainda quando trabalhamos a diversidade estamos fazendo um convite ao aluno para nos contar a sua história, daí fazemos uma aula diferencial onde o foco é o aluno.

    Cybele Reply:

    Olá Simone, tudo bem?

    Obrigada por participar.
    Desejamos-lhe boa sorte!
    abraços
    Equipe Educa Já!

  4. Olá amiga Cybele… adorei a revista, mto boa mesmo, cheia de conteúdos que nos levam a uma reflexão como lidar com o meio escolar e tudo mais…

    Gostei da matéria: Comunicação para dissolver barreiras – onde fala-se da comunicação e seus meios didáticos.
    A comunicação professor-aluno é essencial para um bom entendimento e rendimento na aprendizagem. Não adianta estar ao pé da letra com a matéria que se vai passar se o professor não tiver uma boa comunicação ao transmitir o conteúdo. Planejamento é bom e é necessário, mas a comunicação é mais que importante. Ser prático, objetivo, sem muitos rodeios. A comunicação entre equipes também é importante, pois traduz um bom relacionamento entre os profissionais e um melhor preparo para o educador. Idéias são sempre bem vindas e trabalhando em equipe torna-se prazerosa e fácil de ser transmitida.

    Vai a minha contribuição, amiga…
    bjinhos
    Cris

    Cybele Reply:

    Querida Cristiane, tudo bem?

    Obrigada por sua participação.
    É sempre muito bom tê-la junto de nós.
    Boa sorte!
    Beijo
    Cybele Meyer

  5. Adorei a revista Educatrix porque ela traz duas coisas muito interessantes para quem faz a educação: prática e reflexão.

    Nos textos da revista vemos exemplos de projetos bem sucedidos em todo o país, dentro e fora da sala de aula, como pude comprovar na Seção Cidadania, na matéria sobre as bibliotecas e espaços alternativos de leitura trazidos pela edição de maio. O texto nos lembra a Lei 12.244/10 que torna obrigatória a existência de bibliotecas em todas as escolas do país até 2020.

    É importante destacar que sem informação de qualidade, sem que consigamos formar leitores competentes de palavras, imagens e do próprio mundo em que vivemos, dificilmente teremos cidadãos ativos, participativos, que possam lutar por seus direitos e mudar a sociedade!

    Da mesma forma, temos também a possibilidade de refletir sobre questões como a importância de uma boa comunicação na sala de aula; ler a opinião de pesquisadores, refletir sobre temas como a tecnologia na sala de aula e outros tópicos que exigem tempo para reflexão e discussão com nossos colegas de profissão.

    Espero que a revista possa integrar cada vez mais educadores e profissionais que trabalham o tema da educação. Torço também para que ela possa trazer um espaço fixo para discutir a relação mídia e educação, tão presente e tão importante nos dias atuais.

    Cristiane Parente
    Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação – ABPEducom; Coordenadora do Programa Jornal e Educação/ANJ e do Blog Mídia e Educação (culturamidiaeducacao.blogspot.com)

    Cybele Reply:

    Olá querida Cristiane, tudo bem?

    Obrigada por sua participação.
    Desejo-lhe boa sorte!
    Estou na torcida!
    beijos
    Cybele Meyer

  6. Adorei conhecer a revista, em especial a matéria sobre projetos. Trabalho com o tema desde 2001 e ainda me surpreendo e emociono com o resultado de um trabalho bem feito baseado na pedagogia de projetos.
    O tema ganhou destaque e hoje até um certo modismo nas escolas, porém é importante estudar mais e conhecer o que realmente é um trabalho com projetos. Por isso, achei a matéria bastante pertinente.
    A Pedagogia de Projetos visa transformar o espaço escolar em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões proporcionando aos alunos uma aprendizagem prazerosa e significativa.
    Que tenhamos muitas matérias interessantes sobre o assunto na revista.
    Obrigada por compartilhar conosco!
    Fraterno abraço!

    Cybele Reply:

    Olá querida Paty, tudo bem?

    Obrigada por sua participação.
    Desejo-lhe boa sorte!
    Estou na torcida!
    beijos
    Cybele Meyer

  7. Afinal qual é o seu projeto? Sobre esse tema de muita importância digo que trabalhar com projetos da
    Significado ao aprendizado já que atende aos interesses dos educandos dentro do seu contexto social. A palavra é interação. Chega de conteúdo vazio. Bj!

    Cybele Reply:

    Querida Marli,

    Obrigada por sua participação.
    Mesmo na correria investiu um tempinho na participação.
    Boa sorte e estou na torcida!
    beijinhos
    Cybele Meyer

  8. Querida Cybele,

    Gostei muito da revista Educatrix da Editora Moderna. Ela tem a linguagem do nosso tempo: atrativa, colorida, divertida, flexível, sem perder a consistência teórica. Entendo que é uma excelente iniciativa e certamente contribuirá efetivamente com a formação continuada de professores e com as escolas que pretendem se atualizar e encontrar recursos que agreguem valor ao seu trabalho.

    Cybele Reply:

    Minha amiga Lucy,

    Obrigada pelo carinho e pela participação.
    Estou na torcida!
    Boa sorte!
    beijos
    Cybele Meyer

  9. Gostei da matéria sobre projetos.
    Meu trabalho com projetos faz toda a diferença em sala de aula.
    Os alunos aprendem a criar, planejar e realizar as atividades de uma forma clara, favorecendo e enriquecendo o processo de desenvolvimento e aprendizagem.

    Cybele Reply:

    Olá querida Silvia, tudo bem?

    Super obrigada por participar!
    Estou aqui na torcida.
    Boa sorte!
    beijos
    Cybele Meyer

  10. Gostei muito da matéria “Quero ser professor”. Concordo plenamente quando diz que é uma profissão fundamental para alavancar um país, e por esta razão é inacreditável presenciar a desvalorização de profissional tão importante. A partir do momento que se começar a investir neste profissional, seja proporcionando condições dignas de trabalho, seja promovendo formação continuada, seja pagando salário digno, com certeza a valorização virá por parte de todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *