Meu filho tem autismo, e agora? #sorteio

Esta é a pergunta que normalmente vem à mente dos pais quando ficam sabendo do diagnóstico. O medo, a insegurança e muitas vezes o desespero toma conta da família, principalmente, em razão da falta de informação sobre o que vem a ser o autismo.

A autora do livro “Meu filho tem autismo, e agora?”, Susan Larson Kidd, lançado pela M.Books, afirma que os pais ao saberem do diagnóstico sentem-se aterrorizados e que “toda a vida da criança passa na frente dos seus olhos. Isto causa muita ansiedade e é debilitante, em vez de útil”.

Ela gosta de “explicar para pais e professores que criar crianças com autismo pode ser um longo passeio em uma montanha-russa. Nesta subimos e descemos, damos voltas sem fim, rápidas e lentas, e até andamos de cabeça para baixo.”

Regras básicas como:

– Se algo não funciona, tente outra coisa.

– O único especialista em autismo é uma pessoa com autismo

– Cada criança com autismo é diferente – o que funciona para uma pode não funcionar para outra.

– Talvez você não conheça o autismo, mas conhece seu filho, e isso é o bastante,

ajudam os pais a se sentirem mais seguros e a entenderem que “o único modo errado de abordar o autismo é não tentar nada”.

O autista sente dificuldade para se comunicar e para entender a comunicação do outro, por isso usar recursos visuais para se comunicar pode ser uma boa estratégia. Orientar visualmente cada ação da criança pode ser um excelente recurso para ela obter sua autonomia nas atividades e ações rotineiras.

Um bom exemplo é esta sequência de fotos orientando, passo a passo, como a criança deve agir para usar o banheiro.

Esta é uma pequena amostra do quão interessante e útil são as abordagens deste livro.

SOBRE A AUTORA: Susan Larson Kidd é consultora educacional e comportamental, commais de 25 anos de experiência em educação especial. Sua filosofia e prática baseiam-se na convicção de que todas as crianças podem aprender – é nossa tarefa descobrir como elas aprendem. Suas áreas de especialização incluem distúrbios do espectro autista (TEA) e distúrbiode hiperatividade/déficit de atenção entre outros. Ela reside em Duluth, no estado de Minnesota, Estados Unidos.

Você gostou? Quer ganhar um exemplar?

Pois então participe do sorteio clicando aqui:

http://www.yesganhei.com/sorteios/61961

 

One thought on “Meu filho tem autismo, e agora? #sorteio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *