Livro Inovação – Negócios como Rotina #sorteio

O livro é um convite a se tornar “ARQUITETO DE INOVAÇÃO”, ou seja, ser “Aquele que faz as outras pessoas inovarem ao modificar o ambiente no qual elas trabalham”.

Seu público alvo são gestores e líderes, porém foca nos líderes locais, aqueles que “travam a real batalha nas linhas de frente da empresa, trabalhando com o pessoal à sua disposição e com tempo e orçamento limitados”.

Difícil? De forma alguma! Basta apenas se propor a fazer aquilo que você faz todos os dias, só que de maneira diferente.

… as pessoas se deparam com uma escolha entre duas estradas; somente para elas isto é uma escolha diária. Uma das estradas leva a fazer as coisas como sempre foram feitas… as pessoas percorrem com frequência e sabem exatamente onde ela vai dar. A outra opção é seguir o caminho criativo – …cujo destino final é obscurecido pelas árvores. Em geral, as pessoas optam por permanecer na estrada cotidiana, todos os dias.”.

Muitas empresas investem em seus funcionários proporcionando encontros externos o qual compartilham suas ideias e interagem com as ideias de seus colegas. Porém, quando voltam ao ambiente de trabalho, estes continuam os mesmos, e após algumas semanas todo mundo está agindo exatamente igual atuava antes do encontro.

Este livro demonstra que a busca pela inovação deve estar presente no cotidiano dos funcionários investindo primeiramente no “ambiente no qual eles trabalham para que se torne mais fácil e atraente para essas pessoas se transformarem em inovadores.”.

Os autores abordam detalhadamente os 5+1 comportamentos fundamentais da inovação a serem promovidos.

Os autores ao abordarem cada um dos 5+1 comportamentos compartilham inúmeros exemplos, todos muito interessantes, dando respaldo e sustentação ao leitor que está determinado a tirar da inércia tanto sua vida quando seu negócio.

Quando li o livro identifiquei várias situações citadas muito semelhantes às que ocorrem no ambiente escolar. Sabemos que há muitos professores inovadores que não recebem qualquer apoio dos seus gestores para que mudanças ocorram, muito pelo contrário, são total e completamente desestimulados e forçados a continuarem a agir de acordo com o sistema engessado existente.

Se queremos que a Educação progrida, precisamos colocá-la em movimento. Não há como obter resultado diferente agindo de maneira sempre igual. Nada nem ninguém progride estando parado, estagnado, engessado.

Temos que colocar a Educação em movimento. E quando falo em Educação estou me referindo ao professor e à escola, pois se um muda e o outro não a inovação não acontece.

Muitos sistemas escolares sufocam a criatividade, tanto do professor quanto do aluno. A solução não é acabar com o sistema, mas reformulá-lo de modo a dar espaço para o comportamento criativo tanto do aluno quanto do professor.

Se cada um promover mudanças no seu ambiente, em breve teremos resultados diferentes dos que temos hoje.

Uma boa dica é a leitura deste livro Inovação – Negócios como Rotina de Paddy Miller e Thomaz Wedell – Wedellsborg da Editora M.Books.

Estou sorteando um exemplar.

Para concorrer basta acessar o YesGanhei! através deste link

https://www.facebook.com/pages/Educa-J%C3%A1/319836011374559?sk=app_165114686916599&app_data%5Bid%5D=68924

One thought on “Livro Inovação – Negócios como Rotina #sorteio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *